O poder de acessar a saúde: uma análise do acesso à saúde na etnia indígena Xukuru do Ororubá, Pesqueira (PE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo,Ana Lucia Martins de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gurgel,Idê Gomes Dantas, Tavares,Maurício Antunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2014000300275
Resumo: O artigo analisou o acesso à saúde indígena em Pernambuco após a criação do Subsistema de Saúde Indígena, hoje gerido pela Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (MS), tendo como foco o povo indígena Xukuru do Ororubá. A partir da sociologia de Pierre Bourdieu, foi realizado um estudo de caso buscando caracterizar as “relações de poder" como fator dinãmico associado ao acesso, utilizando-se entrevistas, grupos focais, análise documental e observação direta. Identificou-se que essas relações nos campos micro e macro da saúde indígena constituíram elementos importantes na garantia do acesso à saúde. A posição ocupada pelos indígenas nesse campo, resultado de longos anos de relações conflituosas com a sociedade e o Estado, alterna entre a subalternidade e a busca de autonomia, aspectos constituintes do habitus Xukuru que os orienta frente às necessidades de acessar a saúde. O exercício do poder no acesso à saúde foi associado aos diferentes tipos de capital ativos no campo da saúde indígena. O capital cultural étnico surgiu ora como elemento facilitador, ora dificultador do acesso, dependendo dos fatores dinãmicos e do espaço de relações que o requereram.
id UFRJ-7_fc8c6ad46f68d13a1aa6719abad29bef
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-462X2014000300275
network_acronym_str UFRJ-7
network_name_str Cadernos Saúde Coletiva (Online)
repository_id_str
spelling O poder de acessar a saúde: uma análise do acesso à saúde na etnia indígena Xukuru do Ororubá, Pesqueira (PE)acesso aos serviços de saúdesistemas de saúdesaúde de populações indígenaspoderO artigo analisou o acesso à saúde indígena em Pernambuco após a criação do Subsistema de Saúde Indígena, hoje gerido pela Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (MS), tendo como foco o povo indígena Xukuru do Ororubá. A partir da sociologia de Pierre Bourdieu, foi realizado um estudo de caso buscando caracterizar as “relações de poder" como fator dinãmico associado ao acesso, utilizando-se entrevistas, grupos focais, análise documental e observação direta. Identificou-se que essas relações nos campos micro e macro da saúde indígena constituíram elementos importantes na garantia do acesso à saúde. A posição ocupada pelos indígenas nesse campo, resultado de longos anos de relações conflituosas com a sociedade e o Estado, alterna entre a subalternidade e a busca de autonomia, aspectos constituintes do habitus Xukuru que os orienta frente às necessidades de acessar a saúde. O exercício do poder no acesso à saúde foi associado aos diferentes tipos de capital ativos no campo da saúde indígena. O capital cultural étnico surgiu ora como elemento facilitador, ora dificultador do acesso, dependendo dos fatores dinãmicos e do espaço de relações que o requereram.Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro2014-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2014000300275Cadernos Saúde Coletiva v.22 n.3 2014reponame:Cadernos Saúde Coletiva (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/1414-462X201400030009info:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo,Ana Lucia Martins deGurgel,Idê Gomes DantasTavares,Maurício Antunespor2015-09-09T00:00:00Zoai:scielo:S1414-462X2014000300275Revistahttp://www.iesc.ufrj.br/cadernos/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpabelha@iesc.ufrj.br||abelha@iesc.ufrj.br2358-291X1414-462Xopendoar:2015-09-09T00:00Cadernos Saúde Coletiva (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O poder de acessar a saúde: uma análise do acesso à saúde na etnia indígena Xukuru do Ororubá, Pesqueira (PE)
title O poder de acessar a saúde: uma análise do acesso à saúde na etnia indígena Xukuru do Ororubá, Pesqueira (PE)
spellingShingle O poder de acessar a saúde: uma análise do acesso à saúde na etnia indígena Xukuru do Ororubá, Pesqueira (PE)
Azevedo,Ana Lucia Martins de
acesso aos serviços de saúde
sistemas de saúde
saúde de populações indígenas
poder
title_short O poder de acessar a saúde: uma análise do acesso à saúde na etnia indígena Xukuru do Ororubá, Pesqueira (PE)
title_full O poder de acessar a saúde: uma análise do acesso à saúde na etnia indígena Xukuru do Ororubá, Pesqueira (PE)
title_fullStr O poder de acessar a saúde: uma análise do acesso à saúde na etnia indígena Xukuru do Ororubá, Pesqueira (PE)
title_full_unstemmed O poder de acessar a saúde: uma análise do acesso à saúde na etnia indígena Xukuru do Ororubá, Pesqueira (PE)
title_sort O poder de acessar a saúde: uma análise do acesso à saúde na etnia indígena Xukuru do Ororubá, Pesqueira (PE)
author Azevedo,Ana Lucia Martins de
author_facet Azevedo,Ana Lucia Martins de
Gurgel,Idê Gomes Dantas
Tavares,Maurício Antunes
author_role author
author2 Gurgel,Idê Gomes Dantas
Tavares,Maurício Antunes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo,Ana Lucia Martins de
Gurgel,Idê Gomes Dantas
Tavares,Maurício Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv acesso aos serviços de saúde
sistemas de saúde
saúde de populações indígenas
poder
topic acesso aos serviços de saúde
sistemas de saúde
saúde de populações indígenas
poder
description O artigo analisou o acesso à saúde indígena em Pernambuco após a criação do Subsistema de Saúde Indígena, hoje gerido pela Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (MS), tendo como foco o povo indígena Xukuru do Ororubá. A partir da sociologia de Pierre Bourdieu, foi realizado um estudo de caso buscando caracterizar as “relações de poder" como fator dinãmico associado ao acesso, utilizando-se entrevistas, grupos focais, análise documental e observação direta. Identificou-se que essas relações nos campos micro e macro da saúde indígena constituíram elementos importantes na garantia do acesso à saúde. A posição ocupada pelos indígenas nesse campo, resultado de longos anos de relações conflituosas com a sociedade e o Estado, alterna entre a subalternidade e a busca de autonomia, aspectos constituintes do habitus Xukuru que os orienta frente às necessidades de acessar a saúde. O exercício do poder no acesso à saúde foi associado aos diferentes tipos de capital ativos no campo da saúde indígena. O capital cultural étnico surgiu ora como elemento facilitador, ora dificultador do acesso, dependendo dos fatores dinãmicos e do espaço de relações que o requereram.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2014000300275
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2014000300275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1414-462X201400030009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Saúde Coletiva v.22 n.3 2014
reponame:Cadernos Saúde Coletiva (Online)
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Cadernos Saúde Coletiva (Online)
collection Cadernos Saúde Coletiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Saúde Coletiva (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv abelha@iesc.ufrj.br||abelha@iesc.ufrj.br
_version_ 1750128224389562368