Convergências: pensar ensino e desigualdade com Scheffler, Patto, Bourdieu e Passeron

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Juliana de Souza
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva,Katiene Nogueira da, Cândido,Renata Marcílio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Avançados
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142022000200237
Resumo: RESUMO Nosso texto, assim como todos os que compõem a iniciativa deste dossiê, é o resultado dos esforços de evidenciar os livros e autores que se tornaram “clássicos” para cada uma de nós. Assim, os autores aqui em pauta foram escolhidos por serem leituras estruturantes da forma como pensamos e concebemos o mundo e a área à qual decidimos dedicar nossos esforços de pesquisa e de reflexão. Desse modo, neste artigo, retomamos as reflexões propostas por Maria Helena Souza Patto e Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron sobre a desigualdade escolar, e Israel Scheffler sobre o discurso pedagógico que forja certas compreensões sobre ela. No momento contemporâneo, no qual a emergência de uma pandemia e seu consequente isolamento social impõem que a escolarização, para que continue ocorrendo, reinvente suas práticas, seus tempos e seus espaços, modificando a relação pedagógica, o acesso à tecnologia, o capital cultural herdado e a escolarização dos pais mostram-se como trunfos para o sucesso escolar. Nesse âmbito, retomar as contribuições de tais autores mostra-se um exercício potente de reflexão.
id UFRJ-8_85f9c8f41a04138f4899d85dbb97c0f1
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-40142022000200237
network_acronym_str UFRJ-8
network_name_str Estudos Avançados
repository_id_str
spelling Convergências: pensar ensino e desigualdade com Scheffler, Patto, Bourdieu e PasseronDesigualdade escolarReproduçãoRelação pedagógicaEnsino remotoRESUMO Nosso texto, assim como todos os que compõem a iniciativa deste dossiê, é o resultado dos esforços de evidenciar os livros e autores que se tornaram “clássicos” para cada uma de nós. Assim, os autores aqui em pauta foram escolhidos por serem leituras estruturantes da forma como pensamos e concebemos o mundo e a área à qual decidimos dedicar nossos esforços de pesquisa e de reflexão. Desse modo, neste artigo, retomamos as reflexões propostas por Maria Helena Souza Patto e Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron sobre a desigualdade escolar, e Israel Scheffler sobre o discurso pedagógico que forja certas compreensões sobre ela. No momento contemporâneo, no qual a emergência de uma pandemia e seu consequente isolamento social impõem que a escolarização, para que continue ocorrendo, reinvente suas práticas, seus tempos e seus espaços, modificando a relação pedagógica, o acesso à tecnologia, o capital cultural herdado e a escolarização dos pais mostram-se como trunfos para o sucesso escolar. Nesse âmbito, retomar as contribuições de tais autores mostra-se um exercício potente de reflexão.Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo2022-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142022000200237Estudos Avançados v.36 n.105 2022reponame:Estudos Avançadosinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UFRJ10.1590/s0103-4014.2022.36105.014info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Juliana de SouzaSilva,Katiene Nogueira daCândido,Renata Marcíliopor2022-11-11T00:00:00Zoai:scielo:S0103-40142022000200237Revistahttps://www.revistas.usp.br/eavPUBhttps://www.revistas.usp.br/eav/oai||estudosavancados@usp.br1806-95920103-4014opendoar:2022-11-11T00:00Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Convergências: pensar ensino e desigualdade com Scheffler, Patto, Bourdieu e Passeron
title Convergências: pensar ensino e desigualdade com Scheffler, Patto, Bourdieu e Passeron
spellingShingle Convergências: pensar ensino e desigualdade com Scheffler, Patto, Bourdieu e Passeron
Silva,Juliana de Souza
Desigualdade escolar
Reprodução
Relação pedagógica
Ensino remoto
title_short Convergências: pensar ensino e desigualdade com Scheffler, Patto, Bourdieu e Passeron
title_full Convergências: pensar ensino e desigualdade com Scheffler, Patto, Bourdieu e Passeron
title_fullStr Convergências: pensar ensino e desigualdade com Scheffler, Patto, Bourdieu e Passeron
title_full_unstemmed Convergências: pensar ensino e desigualdade com Scheffler, Patto, Bourdieu e Passeron
title_sort Convergências: pensar ensino e desigualdade com Scheffler, Patto, Bourdieu e Passeron
author Silva,Juliana de Souza
author_facet Silva,Juliana de Souza
Silva,Katiene Nogueira da
Cândido,Renata Marcílio
author_role author
author2 Silva,Katiene Nogueira da
Cândido,Renata Marcílio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Juliana de Souza
Silva,Katiene Nogueira da
Cândido,Renata Marcílio
dc.subject.por.fl_str_mv Desigualdade escolar
Reprodução
Relação pedagógica
Ensino remoto
topic Desigualdade escolar
Reprodução
Relação pedagógica
Ensino remoto
description RESUMO Nosso texto, assim como todos os que compõem a iniciativa deste dossiê, é o resultado dos esforços de evidenciar os livros e autores que se tornaram “clássicos” para cada uma de nós. Assim, os autores aqui em pauta foram escolhidos por serem leituras estruturantes da forma como pensamos e concebemos o mundo e a área à qual decidimos dedicar nossos esforços de pesquisa e de reflexão. Desse modo, neste artigo, retomamos as reflexões propostas por Maria Helena Souza Patto e Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron sobre a desigualdade escolar, e Israel Scheffler sobre o discurso pedagógico que forja certas compreensões sobre ela. No momento contemporâneo, no qual a emergência de uma pandemia e seu consequente isolamento social impõem que a escolarização, para que continue ocorrendo, reinvente suas práticas, seus tempos e seus espaços, modificando a relação pedagógica, o acesso à tecnologia, o capital cultural herdado e a escolarização dos pais mostram-se como trunfos para o sucesso escolar. Nesse âmbito, retomar as contribuições de tais autores mostra-se um exercício potente de reflexão.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142022000200237
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142022000200237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s0103-4014.2022.36105.014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Avançados v.36 n.105 2022
reponame:Estudos Avançados
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Estudos Avançados
collection Estudos Avançados
repository.name.fl_str_mv Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||estudosavancados@usp.br
_version_ 1750128209387585536