Ensinar longe da escola: ensaio sobre as representações em E. Durkheim e R. Chartier

Bibliographic Details
Main Author: Menezes,Roni Cleber Dias de
Publication Date: 2022
Other Authors: Silva,Vivian Batista da
Format: Article
Language: por
Source: Estudos Avançados
Download full: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142022000200321
Summary: RESUMO Após meses com as salas de aula fechadas, professores e alunos ainda não vislumbram quando se poderá voltar às escolas. Roger Chartier, no artigo “Mundo pós-pandemia”, publicado em 1º de junho na página virtual do Sesc-SP, destaca a “infinita tristeza do ensino” no isolamento. Na esteira dessa percepção, vimos desde a interrupção das aulas avaliações as mais diversas sobre o papel da instituição escolar e da socialização que ela realiza para a formação educacional da infância e juventude. Interessados em alargar a visão sobre o tema, propomos historicizar o que chamamos aqui de “imagem da sala de aula”. Para concretizar nosso propósito, escolhemos para análise as imagens presentes nas famosas histórias em quadrinhos francesas do Petit Nicholas, assinadas por René Goscinny e ilustradas por Jean-Jacques Sempé entre 1956 e 1964. Tais imagens serão interpeladas com o auxílio da noção de representação, na voz de autores há muito tempo lidos e relidos entre os educadores: Émile Durkheim e Roger Chartier. O uso do conceito de representação nos será útil para explorar as múltiplas respostas dos autores de seus respectivos tempos históricos sobre os problemas e as potências da escola. Lembrando as palavras de Ítalo Calvino (1993), convém dedicarmos um tempo para revisitar leituras importantes de nossa formação. As referências permanecem as mesmas, mas nossas trajetórias e desafios mudam. A atual situação é um convite à releitura dessas obras “clássicas” que, pela sua fecundidade, sobretudo quando explicam a força da representação, permitem refletir sobre a construção do desejável em educação hoje.
id UFRJ-8_fd32e89eacf28a90f6a25c6b436545be
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-40142022000200321
network_acronym_str UFRJ-8
network_name_str Estudos Avançados
repository_id_str
spelling Ensinar longe da escola: ensaio sobre as representações em E. Durkheim e R. ChartierImagem da sala de aulaRepresentações coletivasÉmile DurkheimRoger ChartierRESUMO Após meses com as salas de aula fechadas, professores e alunos ainda não vislumbram quando se poderá voltar às escolas. Roger Chartier, no artigo “Mundo pós-pandemia”, publicado em 1º de junho na página virtual do Sesc-SP, destaca a “infinita tristeza do ensino” no isolamento. Na esteira dessa percepção, vimos desde a interrupção das aulas avaliações as mais diversas sobre o papel da instituição escolar e da socialização que ela realiza para a formação educacional da infância e juventude. Interessados em alargar a visão sobre o tema, propomos historicizar o que chamamos aqui de “imagem da sala de aula”. Para concretizar nosso propósito, escolhemos para análise as imagens presentes nas famosas histórias em quadrinhos francesas do Petit Nicholas, assinadas por René Goscinny e ilustradas por Jean-Jacques Sempé entre 1956 e 1964. Tais imagens serão interpeladas com o auxílio da noção de representação, na voz de autores há muito tempo lidos e relidos entre os educadores: Émile Durkheim e Roger Chartier. O uso do conceito de representação nos será útil para explorar as múltiplas respostas dos autores de seus respectivos tempos históricos sobre os problemas e as potências da escola. Lembrando as palavras de Ítalo Calvino (1993), convém dedicarmos um tempo para revisitar leituras importantes de nossa formação. As referências permanecem as mesmas, mas nossas trajetórias e desafios mudam. A atual situação é um convite à releitura dessas obras “clássicas” que, pela sua fecundidade, sobretudo quando explicam a força da representação, permitem refletir sobre a construção do desejável em educação hoje.Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo2022-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142022000200321Estudos Avançados v.36 n.105 2022reponame:Estudos Avançadosinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UFRJ10.1590/s0103-4014.2022.36105.019info:eu-repo/semantics/openAccessMenezes,Roni Cleber Dias deSilva,Vivian Batista dapor2022-11-11T00:00:00Zoai:scielo:S0103-40142022000200321Revistahttps://www.revistas.usp.br/eavPUBhttps://www.revistas.usp.br/eav/oai||estudosavancados@usp.br1806-95920103-4014opendoar:2022-11-11T00:00Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar longe da escola: ensaio sobre as representações em E. Durkheim e R. Chartier
title Ensinar longe da escola: ensaio sobre as representações em E. Durkheim e R. Chartier
spellingShingle Ensinar longe da escola: ensaio sobre as representações em E. Durkheim e R. Chartier
Menezes,Roni Cleber Dias de
Imagem da sala de aula
Representações coletivas
Émile Durkheim
Roger Chartier
title_short Ensinar longe da escola: ensaio sobre as representações em E. Durkheim e R. Chartier
title_full Ensinar longe da escola: ensaio sobre as representações em E. Durkheim e R. Chartier
title_fullStr Ensinar longe da escola: ensaio sobre as representações em E. Durkheim e R. Chartier
title_full_unstemmed Ensinar longe da escola: ensaio sobre as representações em E. Durkheim e R. Chartier
title_sort Ensinar longe da escola: ensaio sobre as representações em E. Durkheim e R. Chartier
author Menezes,Roni Cleber Dias de
author_facet Menezes,Roni Cleber Dias de
Silva,Vivian Batista da
author_role author
author2 Silva,Vivian Batista da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes,Roni Cleber Dias de
Silva,Vivian Batista da
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem da sala de aula
Representações coletivas
Émile Durkheim
Roger Chartier
topic Imagem da sala de aula
Representações coletivas
Émile Durkheim
Roger Chartier
description RESUMO Após meses com as salas de aula fechadas, professores e alunos ainda não vislumbram quando se poderá voltar às escolas. Roger Chartier, no artigo “Mundo pós-pandemia”, publicado em 1º de junho na página virtual do Sesc-SP, destaca a “infinita tristeza do ensino” no isolamento. Na esteira dessa percepção, vimos desde a interrupção das aulas avaliações as mais diversas sobre o papel da instituição escolar e da socialização que ela realiza para a formação educacional da infância e juventude. Interessados em alargar a visão sobre o tema, propomos historicizar o que chamamos aqui de “imagem da sala de aula”. Para concretizar nosso propósito, escolhemos para análise as imagens presentes nas famosas histórias em quadrinhos francesas do Petit Nicholas, assinadas por René Goscinny e ilustradas por Jean-Jacques Sempé entre 1956 e 1964. Tais imagens serão interpeladas com o auxílio da noção de representação, na voz de autores há muito tempo lidos e relidos entre os educadores: Émile Durkheim e Roger Chartier. O uso do conceito de representação nos será útil para explorar as múltiplas respostas dos autores de seus respectivos tempos históricos sobre os problemas e as potências da escola. Lembrando as palavras de Ítalo Calvino (1993), convém dedicarmos um tempo para revisitar leituras importantes de nossa formação. As referências permanecem as mesmas, mas nossas trajetórias e desafios mudam. A atual situação é um convite à releitura dessas obras “clássicas” que, pela sua fecundidade, sobretudo quando explicam a força da representação, permitem refletir sobre a construção do desejável em educação hoje.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142022000200321
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142022000200321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s0103-4014.2022.36105.019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Avançados v.36 n.105 2022
reponame:Estudos Avançados
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Estudos Avançados
collection Estudos Avançados
repository.name.fl_str_mv Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||estudosavancados@usp.br
_version_ 1750128209394925568