Análise das estratégias de marketing de conteúdo digital: um estudo de caso de um e-commerce com modelo de vendas por assinatura recorrente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Pedro Armbrust
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12375
Resumo: Esse estudo foi formulado a partir conceito de funil de vendas, que estrutura a jornada de compra de um cliente, começando pelo momento em que é atraído por uma oferta e toma conhecimento da marca – topo do funil, descobre um problema a ser resolvido e considera as soluções – meio do funil, até o momento em que decide concluir a aquisição – fundo do funil, estendendo-se também à etapa do pós venda. Dado que, a cada ano, cresce não só o número de usuários online, como também adeptos à ideia de comprar pela internet, buscou-se identificar os canais e temasde conteúdos explorados pelas empresas para aplicar suas estratégias de marketing no ambiente digitala fim de impactar os usuários ao longo de todo o processo de compra. A pesquisa em questão se baseou no estudo de caso da TAG – Experiências Literárias, um e-commercecom modelo de vendas por assinatura recorrente, com coleta de dados disponíveis na internet. Os resultados mostram que blog, redes sociais, website, e-maile Spotify foram os canais escolhidos pela empresa para a publicação de seus conteúdos. Dentre as redes sociais, em epecial foram analisadas Facebook, Instagram, Youtube, Twitter e Whatsapp que,além de possuírem forte relevância no mercado digital, são utilizadas com significativa recorrência pela TAG – Experiências Literárias. Dentre os temas de conteúdos identificados no período de amostra do estudo, concluiu-se que 8 se enquadram na etapa de topo do funil, por reunirem a característica de serem informativos acessíveis e sem cunho comercial. Para o meio do funil, foram identificados 12 temas de conteúdo que têm como essencia guiar o usuário a tomar as melhores decisões para solucionar seu problema. Foram identificados 13 conteúdos que têm como objetivo estimular que os usuários realizem o negócio com a empresa, enquadrando-os assim no fundo do funil. E, por fim, 20 temas de conteúdo que se encaixam na pós-venda, por focarem em melhorar a experiência do usuário à fim de rete-lo.
id UFRJ_0f6fc83c2fcf508dfb0fe9916a056f89
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/12375
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Carvalho, Pedro Armbrusthttp://lattes.cnpq.br/1777780551500816Westenberger, Henriquehttp://lattes.cnpq.br/0471326518384550Ferreira, Daniela Abrantes2020-06-04T22:44:59Z2023-11-30T03:04:01Z2019http://hdl.handle.net/11422/12375Submitted by Maria Aparecida Teixeira (aparecidateixeira@ccje.ufrj.br) on 2019-09-27T14:54:09Z No. of bitstreams: 1 PACarvalho.pdf: 396930 bytes, checksum: 2b19e5a93bb9073be4d409c899a255bd (MD5)Approved for entry into archive by Maria Aparecida Teixeira (aparecidateixeira@ccje.ufrj.br) on 2020-06-04T22:44:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PACarvalho.pdf: 396930 bytes, checksum: 2b19e5a93bb9073be4d409c899a255bd (MD5)Made available in DSpace on 2020-06-04T22:44:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PACarvalho.pdf: 396930 bytes, checksum: 2b19e5a93bb9073be4d409c899a255bd (MD5) Previous issue date: 2019Esse estudo foi formulado a partir conceito de funil de vendas, que estrutura a jornada de compra de um cliente, começando pelo momento em que é atraído por uma oferta e toma conhecimento da marca – topo do funil, descobre um problema a ser resolvido e considera as soluções – meio do funil, até o momento em que decide concluir a aquisição – fundo do funil, estendendo-se também à etapa do pós venda. Dado que, a cada ano, cresce não só o número de usuários online, como também adeptos à ideia de comprar pela internet, buscou-se identificar os canais e temasde conteúdos explorados pelas empresas para aplicar suas estratégias de marketing no ambiente digitala fim de impactar os usuários ao longo de todo o processo de compra. A pesquisa em questão se baseou no estudo de caso da TAG – Experiências Literárias, um e-commercecom modelo de vendas por assinatura recorrente, com coleta de dados disponíveis na internet. Os resultados mostram que blog, redes sociais, website, e-maile Spotify foram os canais escolhidos pela empresa para a publicação de seus conteúdos. Dentre as redes sociais, em epecial foram analisadas Facebook, Instagram, Youtube, Twitter e Whatsapp que,além de possuírem forte relevância no mercado digital, são utilizadas com significativa recorrência pela TAG – Experiências Literárias. Dentre os temas de conteúdos identificados no período de amostra do estudo, concluiu-se que 8 se enquadram na etapa de topo do funil, por reunirem a característica de serem informativos acessíveis e sem cunho comercial. Para o meio do funil, foram identificados 12 temas de conteúdo que têm como essencia guiar o usuário a tomar as melhores decisões para solucionar seu problema. Foram identificados 13 conteúdos que têm como objetivo estimular que os usuários realizem o negócio com a empresa, enquadrando-os assim no fundo do funil. E, por fim, 20 temas de conteúdo que se encaixam na pós-venda, por focarem em melhorar a experiência do usuário à fim de rete-lo.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOMarketing DigitalMarketing de ConteúdoE-commerceFunil de VendasAnálise das estratégias de marketing de conteúdo digital: um estudo de caso de um e-commerce com modelo de vendas por assinatura recorrenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALPACarvalho.pdfPACarvalho.pdfapplication/pdf396930http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12375/1/PACarvalho.pdf2b19e5a93bb9073be4d409c899a255bdMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12375/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/123752023-11-30 00:04:01.262oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:04:01Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise das estratégias de marketing de conteúdo digital: um estudo de caso de um e-commerce com modelo de vendas por assinatura recorrente
title Análise das estratégias de marketing de conteúdo digital: um estudo de caso de um e-commerce com modelo de vendas por assinatura recorrente
spellingShingle Análise das estratégias de marketing de conteúdo digital: um estudo de caso de um e-commerce com modelo de vendas por assinatura recorrente
Carvalho, Pedro Armbrust
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Marketing Digital
Marketing de Conteúdo
E-commerce
Funil de Vendas
title_short Análise das estratégias de marketing de conteúdo digital: um estudo de caso de um e-commerce com modelo de vendas por assinatura recorrente
title_full Análise das estratégias de marketing de conteúdo digital: um estudo de caso de um e-commerce com modelo de vendas por assinatura recorrente
title_fullStr Análise das estratégias de marketing de conteúdo digital: um estudo de caso de um e-commerce com modelo de vendas por assinatura recorrente
title_full_unstemmed Análise das estratégias de marketing de conteúdo digital: um estudo de caso de um e-commerce com modelo de vendas por assinatura recorrente
title_sort Análise das estratégias de marketing de conteúdo digital: um estudo de caso de um e-commerce com modelo de vendas por assinatura recorrente
author Carvalho, Pedro Armbrust
author_facet Carvalho, Pedro Armbrust
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1777780551500816
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Pedro Armbrust
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Westenberger, Henrique
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0471326518384550
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Daniela Abrantes
contributor_str_mv Westenberger, Henrique
Ferreira, Daniela Abrantes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Marketing Digital
Marketing de Conteúdo
E-commerce
Funil de Vendas
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Digital
Marketing de Conteúdo
E-commerce
Funil de Vendas
description Esse estudo foi formulado a partir conceito de funil de vendas, que estrutura a jornada de compra de um cliente, começando pelo momento em que é atraído por uma oferta e toma conhecimento da marca – topo do funil, descobre um problema a ser resolvido e considera as soluções – meio do funil, até o momento em que decide concluir a aquisição – fundo do funil, estendendo-se também à etapa do pós venda. Dado que, a cada ano, cresce não só o número de usuários online, como também adeptos à ideia de comprar pela internet, buscou-se identificar os canais e temasde conteúdos explorados pelas empresas para aplicar suas estratégias de marketing no ambiente digitala fim de impactar os usuários ao longo de todo o processo de compra. A pesquisa em questão se baseou no estudo de caso da TAG – Experiências Literárias, um e-commercecom modelo de vendas por assinatura recorrente, com coleta de dados disponíveis na internet. Os resultados mostram que blog, redes sociais, website, e-maile Spotify foram os canais escolhidos pela empresa para a publicação de seus conteúdos. Dentre as redes sociais, em epecial foram analisadas Facebook, Instagram, Youtube, Twitter e Whatsapp que,além de possuírem forte relevância no mercado digital, são utilizadas com significativa recorrência pela TAG – Experiências Literárias. Dentre os temas de conteúdos identificados no período de amostra do estudo, concluiu-se que 8 se enquadram na etapa de topo do funil, por reunirem a característica de serem informativos acessíveis e sem cunho comercial. Para o meio do funil, foram identificados 12 temas de conteúdo que têm como essencia guiar o usuário a tomar as melhores decisões para solucionar seu problema. Foram identificados 13 conteúdos que têm como objetivo estimular que os usuários realizem o negócio com a empresa, enquadrando-os assim no fundo do funil. E, por fim, 20 temas de conteúdo que se encaixam na pós-venda, por focarem em melhorar a experiência do usuário à fim de rete-lo.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-04T22:44:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:04:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/12375
url http://hdl.handle.net/11422/12375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12375/1/PACarvalho.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12375/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2b19e5a93bb9073be4d409c899a255bd
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097160785035264