"I buy cause I must have, don't cause I must use": an exploration of nonuse
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2012 |
Format: | Report |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFRJ |
Download full: | http://hdl.handle.net/11422/10222 |
Summary: | A compra e suas consequências têm sido amplamente estudadas em comportamento do consumidor. As pesquisas, no entanto, partem do pressuposto que coisas compradas serão usadas, desconsiderando a possibilidade do não uso. Esse comportamento, que pode ocorrer em função de uma tendência do consumidor ao materialismo, compreendido como a vontade de ter ou de possuir um bem, ocorre quando se compra um bem planejando utilizá-lo, mas isso não acontece. Este artigo apresenta uma abordagem inicial sobre o não uso, trazida através de uma pesquisa exploratória, realizada com oito mulheres autodeclaradas compradoras compulsivas de maquiagens. Os resultados indicam que a não uso pode estar associado à vontade de ter, a compulsão e a uma tendência ao materialismo. |
id |
UFRJ_281689e32d800f467b48872dea87ac10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/10222 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Vanzellotti, Caroline Agne2019-10-23T15:54:34Z2023-11-30T03:01:16Z2012VANZELLOTTI, Caroline Agne. "I buy cause I must have, don't cause I must use": an exploration of nonuse. Rio de Janeiro: UFRJ, 2012. 24 p. (Relatórios COPPEAD, 405).97885750809551518-3335http://hdl.handle.net/11422/10222A compra e suas consequências têm sido amplamente estudadas em comportamento do consumidor. As pesquisas, no entanto, partem do pressuposto que coisas compradas serão usadas, desconsiderando a possibilidade do não uso. Esse comportamento, que pode ocorrer em função de uma tendência do consumidor ao materialismo, compreendido como a vontade de ter ou de possuir um bem, ocorre quando se compra um bem planejando utilizá-lo, mas isso não acontece. Este artigo apresenta uma abordagem inicial sobre o não uso, trazida através de uma pesquisa exploratória, realizada com oito mulheres autodeclaradas compradoras compulsivas de maquiagens. Os resultados indicam que a não uso pode estar associado à vontade de ter, a compulsão e a uma tendência ao materialismo.The purchase and its consequences have been widely studied in consumer behavior. However, these studies assume that purchased products and services will be used somehow, disregarding the possibility of non-use. Non-use, which may happen due to a consumer tendency to materialism, understood as the desire to have or possess, occurs when a person purchases a good planning to use it, but it does not happen. This paper presents an initial approach on the non-use, approached through an exploratory study conducted with eight women self-declared makeups compulsive buyers. Results associated non-use with the desire to have, compulsion behaviors and a tendency to materialism.Submitted by Anderson Luiz Cardoso Rodrigues (andersonlcr@hotmail.com) on 2019-10-23T15:54:34Z No. of bitstreams: 1 RC_405-Comp..pdf: 295649 bytes, checksum: 5ba286afeb5b4ff3124496931d0f3579 (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-23T15:54:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RC_405-Comp..pdf: 295649 bytes, checksum: 5ba286afeb5b4ff3124496931d0f3579 (MD5) Previous issue date: 2012porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilInstituto COPPEAD de AdministraçãoRelatórios COPPEADCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOMaketingWorking paper"I buy cause I must have, don't cause I must use": an exploration of nonuseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/report405abertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALRC_405-Comp..pdfRC_405-Comp..pdfapplication/pdf295649http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/10222/2/RC_405-Comp..pdf5ba286afeb5b4ff3124496931d0f3579MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/10222/3/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5311422/102222023-11-30 00:01:16.567oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:16Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
"I buy cause I must have, don't cause I must use": an exploration of nonuse |
title |
"I buy cause I must have, don't cause I must use": an exploration of nonuse |
spellingShingle |
"I buy cause I must have, don't cause I must use": an exploration of nonuse Vanzellotti, Caroline Agne CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Maketing Working paper |
title_short |
"I buy cause I must have, don't cause I must use": an exploration of nonuse |
title_full |
"I buy cause I must have, don't cause I must use": an exploration of nonuse |
title_fullStr |
"I buy cause I must have, don't cause I must use": an exploration of nonuse |
title_full_unstemmed |
"I buy cause I must have, don't cause I must use": an exploration of nonuse |
title_sort |
"I buy cause I must have, don't cause I must use": an exploration of nonuse |
author |
Vanzellotti, Caroline Agne |
author_facet |
Vanzellotti, Caroline Agne |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vanzellotti, Caroline Agne |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Maketing Working paper |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Maketing Working paper |
description |
A compra e suas consequências têm sido amplamente estudadas em comportamento do consumidor. As pesquisas, no entanto, partem do pressuposto que coisas compradas serão usadas, desconsiderando a possibilidade do não uso. Esse comportamento, que pode ocorrer em função de uma tendência do consumidor ao materialismo, compreendido como a vontade de ter ou de possuir um bem, ocorre quando se compra um bem planejando utilizá-lo, mas isso não acontece. Este artigo apresenta uma abordagem inicial sobre o não uso, trazida através de uma pesquisa exploratória, realizada com oito mulheres autodeclaradas compradoras compulsivas de maquiagens. Os resultados indicam que a não uso pode estar associado à vontade de ter, a compulsão e a uma tendência ao materialismo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-23T15:54:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:01:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VANZELLOTTI, Caroline Agne. "I buy cause I must have, don't cause I must use": an exploration of nonuse. Rio de Janeiro: UFRJ, 2012. 24 p. (Relatórios COPPEAD, 405). |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/10222 |
dc.identifier.isbn.pt_BR.fl_str_mv |
9788575080955 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1518-3335 |
identifier_str_mv |
VANZELLOTTI, Caroline Agne. "I buy cause I must have, don't cause I must use": an exploration of nonuse. Rio de Janeiro: UFRJ, 2012. 24 p. (Relatórios COPPEAD, 405). 9788575080955 1518-3335 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/10222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Relatórios COPPEAD |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto COPPEAD de Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/10222/2/RC_405-Comp..pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/10222/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5ba286afeb5b4ff3124496931d0f3579 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097166557446144 |