"I buy cause I must have, don't cause I must use": an exploration of nonuse

Bibliographic Details
Main Author: Vanzellotti, Caroline Agne
Publication Date: 2012
Format: Report
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFRJ
Download full: http://hdl.handle.net/11422/10222
Summary: A compra e suas consequências têm sido amplamente estudadas em comportamento do consumidor. As pesquisas, no entanto, partem do pressuposto que coisas compradas serão usadas, desconsiderando a possibilidade do não uso. Esse comportamento, que pode ocorrer em função de uma tendência do consumidor ao materialismo, compreendido como a vontade de ter ou de possuir um bem, ocorre quando se compra um bem planejando utilizá-lo, mas isso não acontece. Este artigo apresenta uma abordagem inicial sobre o não uso, trazida através de uma pesquisa exploratória, realizada com oito mulheres autodeclaradas compradoras compulsivas de maquiagens. Os resultados indicam que a não uso pode estar associado à vontade de ter, a compulsão e a uma tendência ao materialismo.
id UFRJ_281689e32d800f467b48872dea87ac10
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/10222
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Vanzellotti, Caroline Agne2019-10-23T15:54:34Z2023-11-30T03:01:16Z2012VANZELLOTTI, Caroline Agne. "I buy cause I must have, don't cause I must use": an exploration of nonuse. Rio de Janeiro: UFRJ, 2012. 24 p. (Relatórios COPPEAD, 405).97885750809551518-3335http://hdl.handle.net/11422/10222A compra e suas consequências têm sido amplamente estudadas em comportamento do consumidor. As pesquisas, no entanto, partem do pressuposto que coisas compradas serão usadas, desconsiderando a possibilidade do não uso. Esse comportamento, que pode ocorrer em função de uma tendência do consumidor ao materialismo, compreendido como a vontade de ter ou de possuir um bem, ocorre quando se compra um bem planejando utilizá-lo, mas isso não acontece. Este artigo apresenta uma abordagem inicial sobre o não uso, trazida através de uma pesquisa exploratória, realizada com oito mulheres autodeclaradas compradoras compulsivas de maquiagens. Os resultados indicam que a não uso pode estar associado à vontade de ter, a compulsão e a uma tendência ao materialismo.The purchase and its consequences have been widely studied in consumer behavior. However, these studies assume that purchased products and services will be used somehow, disregarding the possibility of non-use. Non-use, which may happen due to a consumer tendency to materialism, understood as the desire to have or possess, occurs when a person purchases a good planning to use it, but it does not happen. This paper presents an initial approach on the non-use, approached through an exploratory study conducted with eight women self-declared makeups compulsive buyers. Results associated non-use with the desire to have, compulsion behaviors and a tendency to materialism.Submitted by Anderson Luiz Cardoso Rodrigues (andersonlcr@hotmail.com) on 2019-10-23T15:54:34Z No. of bitstreams: 1 RC_405-Comp..pdf: 295649 bytes, checksum: 5ba286afeb5b4ff3124496931d0f3579 (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-23T15:54:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RC_405-Comp..pdf: 295649 bytes, checksum: 5ba286afeb5b4ff3124496931d0f3579 (MD5) Previous issue date: 2012porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilInstituto COPPEAD de AdministraçãoRelatórios COPPEADCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOMaketingWorking paper"I buy cause I must have, don't cause I must use": an exploration of nonuseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/report405abertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALRC_405-Comp..pdfRC_405-Comp..pdfapplication/pdf295649http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/10222/2/RC_405-Comp..pdf5ba286afeb5b4ff3124496931d0f3579MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/10222/3/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5311422/102222023-11-30 00:01:16.567oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:16Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "I buy cause I must have, don't cause I must use": an exploration of nonuse
title "I buy cause I must have, don't cause I must use": an exploration of nonuse
spellingShingle "I buy cause I must have, don't cause I must use": an exploration of nonuse
Vanzellotti, Caroline Agne
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Maketing
Working paper
title_short "I buy cause I must have, don't cause I must use": an exploration of nonuse
title_full "I buy cause I must have, don't cause I must use": an exploration of nonuse
title_fullStr "I buy cause I must have, don't cause I must use": an exploration of nonuse
title_full_unstemmed "I buy cause I must have, don't cause I must use": an exploration of nonuse
title_sort "I buy cause I must have, don't cause I must use": an exploration of nonuse
author Vanzellotti, Caroline Agne
author_facet Vanzellotti, Caroline Agne
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vanzellotti, Caroline Agne
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Maketing
Working paper
dc.subject.por.fl_str_mv Maketing
Working paper
description A compra e suas consequências têm sido amplamente estudadas em comportamento do consumidor. As pesquisas, no entanto, partem do pressuposto que coisas compradas serão usadas, desconsiderando a possibilidade do não uso. Esse comportamento, que pode ocorrer em função de uma tendência do consumidor ao materialismo, compreendido como a vontade de ter ou de possuir um bem, ocorre quando se compra um bem planejando utilizá-lo, mas isso não acontece. Este artigo apresenta uma abordagem inicial sobre o não uso, trazida através de uma pesquisa exploratória, realizada com oito mulheres autodeclaradas compradoras compulsivas de maquiagens. Os resultados indicam que a não uso pode estar associado à vontade de ter, a compulsão e a uma tendência ao materialismo.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-23T15:54:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:01:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VANZELLOTTI, Caroline Agne. "I buy cause I must have, don't cause I must use": an exploration of nonuse. Rio de Janeiro: UFRJ, 2012. 24 p. (Relatórios COPPEAD, 405).
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/10222
dc.identifier.isbn.pt_BR.fl_str_mv 9788575080955
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-3335
identifier_str_mv VANZELLOTTI, Caroline Agne. "I buy cause I must have, don't cause I must use": an exploration of nonuse. Rio de Janeiro: UFRJ, 2012. 24 p. (Relatórios COPPEAD, 405).
9788575080955
1518-3335
url http://hdl.handle.net/11422/10222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Relatórios COPPEAD
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto COPPEAD de Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/10222/2/RC_405-Comp..pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/10222/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5ba286afeb5b4ff3124496931d0f3579
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097166557446144