Narrativas de não-ficção: as interseções entre o novo jornalismo e o cinema documentário de Eduardo Coutinho e João Moreira Salles

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Mariana Ribeiro
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1743
Resumo: Análise das interseções entre as narrativas de não-ficção do Novo Jornalismo e do Cinema Documentário, a partir da comparação das características de livros-reportagens, elucidadas por Edvaldo Pereira Lima em Páginas Ampliadas, com os filmes Edifício Master e Peões, de Eduardo Coutinho, e Nelson Freire e Entreatos, de João Moreira Salles. As narrativas do Novo Jornalismo buscam unir a compreensão racional do mundo com o entendimento intuitivo, passando pela leitura sensível de pessoas, ações, cenários e contextos, unindo a razão e a lógica e integrando as esferas objetiva e subjetiva que constituem a realidade. Esse esforço no sentido de tornar a narrativa mais abrangente foi preterido pela maior parte das produções jornalísticas convencionais, sejam impressas ou audiovisuais, mas encontrou espaço no cinema, principalmente nos filmes documentários. A imersão do documentarista na realidade que pretende retratar; a presença de uma voz autoral; o estilo das entrevistas; a precisão de dados e de informações; o uso de símbolos; a digressão e a humanização são só alguns dos pontos de interseção dessas duas naturezas de narrativas de não-ficção.
id UFRJ_775e897ec237e46e56979b0a83e95a4f
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/1743
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Souza, Mariana Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/8383022780236277Lins, Consuelo da Luzhttp://lattes.cnpq.br/6656585766641643Pires, Paulo RobertoHollanda, Heloísa Buarque de2017-04-10T20:41:29Z2023-11-30T03:00:21Z2008-06-30SOUZA, Mariana Ribeiro de. Narrativas de não-ficção: as interseções entre o novo jornalismo e o cinema documentário de Eduardo Coutinho e João Moreira Salles. 2008. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.http://hdl.handle.net/11422/1743Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-09-30T13:58:31Z No. of bitstreams: 1 MSOUZA.pdf: 532576 bytes, checksum: f8fecec70e1bc8e4d468011bdc0f3d5b (MD5)Made available in DSpace on 2017-04-10T20:41:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MSOUZA.pdf: 532576 bytes, checksum: f8fecec70e1bc8e4d468011bdc0f3d5b (MD5) Previous issue date: 2008-06-30Análise das interseções entre as narrativas de não-ficção do Novo Jornalismo e do Cinema Documentário, a partir da comparação das características de livros-reportagens, elucidadas por Edvaldo Pereira Lima em Páginas Ampliadas, com os filmes Edifício Master e Peões, de Eduardo Coutinho, e Nelson Freire e Entreatos, de João Moreira Salles. As narrativas do Novo Jornalismo buscam unir a compreensão racional do mundo com o entendimento intuitivo, passando pela leitura sensível de pessoas, ações, cenários e contextos, unindo a razão e a lógica e integrando as esferas objetiva e subjetiva que constituem a realidade. Esse esforço no sentido de tornar a narrativa mais abrangente foi preterido pela maior parte das produções jornalísticas convencionais, sejam impressas ou audiovisuais, mas encontrou espaço no cinema, principalmente nos filmes documentários. A imersão do documentarista na realidade que pretende retratar; a presença de uma voz autoral; o estilo das entrevistas; a precisão de dados e de informações; o uso de símbolos; a digressão e a humanização são só alguns dos pontos de interseção dessas duas naturezas de narrativas de não-ficção.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAONarrativaJornalismoCinema documentárioNarrativas de não-ficção: as interseções entre o novo jornalismo e o cinema documentário de Eduardo Coutinho e João Moreira Sallesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALMSOUZA.pdfMSOUZA.pdfapplication/pdf532576http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1743/1/MSOUZA.pdff8fecec70e1bc8e4d468011bdc0f3d5bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1743/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTMSOUZA.pdf.txtMSOUZA.pdf.txtExtracted texttext/plain170676http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1743/3/MSOUZA.pdf.txtbd6ad74bcadb0ac66d22a23cf9ac6952MD5311422/17432023-11-30 00:00:21.996oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:00:21Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Narrativas de não-ficção: as interseções entre o novo jornalismo e o cinema documentário de Eduardo Coutinho e João Moreira Salles
title Narrativas de não-ficção: as interseções entre o novo jornalismo e o cinema documentário de Eduardo Coutinho e João Moreira Salles
spellingShingle Narrativas de não-ficção: as interseções entre o novo jornalismo e o cinema documentário de Eduardo Coutinho e João Moreira Salles
Souza, Mariana Ribeiro
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Narrativa
Jornalismo
Cinema documentário
title_short Narrativas de não-ficção: as interseções entre o novo jornalismo e o cinema documentário de Eduardo Coutinho e João Moreira Salles
title_full Narrativas de não-ficção: as interseções entre o novo jornalismo e o cinema documentário de Eduardo Coutinho e João Moreira Salles
title_fullStr Narrativas de não-ficção: as interseções entre o novo jornalismo e o cinema documentário de Eduardo Coutinho e João Moreira Salles
title_full_unstemmed Narrativas de não-ficção: as interseções entre o novo jornalismo e o cinema documentário de Eduardo Coutinho e João Moreira Salles
title_sort Narrativas de não-ficção: as interseções entre o novo jornalismo e o cinema documentário de Eduardo Coutinho e João Moreira Salles
author Souza, Mariana Ribeiro
author_facet Souza, Mariana Ribeiro
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8383022780236277
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Mariana Ribeiro
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lins, Consuelo da Luz
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6656585766641643
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Pires, Paulo Roberto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hollanda, Heloísa Buarque de
contributor_str_mv Lins, Consuelo da Luz
Pires, Paulo Roberto
Hollanda, Heloísa Buarque de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Narrativa
Jornalismo
Cinema documentário
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativa
Jornalismo
Cinema documentário
description Análise das interseções entre as narrativas de não-ficção do Novo Jornalismo e do Cinema Documentário, a partir da comparação das características de livros-reportagens, elucidadas por Edvaldo Pereira Lima em Páginas Ampliadas, com os filmes Edifício Master e Peões, de Eduardo Coutinho, e Nelson Freire e Entreatos, de João Moreira Salles. As narrativas do Novo Jornalismo buscam unir a compreensão racional do mundo com o entendimento intuitivo, passando pela leitura sensível de pessoas, ações, cenários e contextos, unindo a razão e a lógica e integrando as esferas objetiva e subjetiva que constituem a realidade. Esse esforço no sentido de tornar a narrativa mais abrangente foi preterido pela maior parte das produções jornalísticas convencionais, sejam impressas ou audiovisuais, mas encontrou espaço no cinema, principalmente nos filmes documentários. A imersão do documentarista na realidade que pretende retratar; a presença de uma voz autoral; o estilo das entrevistas; a precisão de dados e de informações; o uso de símbolos; a digressão e a humanização são só alguns dos pontos de interseção dessas duas naturezas de narrativas de não-ficção.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-06-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-10T20:41:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:00:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Mariana Ribeiro de. Narrativas de não-ficção: as interseções entre o novo jornalismo e o cinema documentário de Eduardo Coutinho e João Moreira Salles. 2008. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/1743
identifier_str_mv SOUZA, Mariana Ribeiro de. Narrativas de não-ficção: as interseções entre o novo jornalismo e o cinema documentário de Eduardo Coutinho e João Moreira Salles. 2008. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
url http://hdl.handle.net/11422/1743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1743/1/MSOUZA.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1743/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1743/3/MSOUZA.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f8fecec70e1bc8e4d468011bdc0f3d5b
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bd6ad74bcadb0ac66d22a23cf9ac6952
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097073210064896