Concepções de educação popular: a educação do MST enquanto modelos para a construção de uma escola púlica libertadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Aline Silva de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12532
Resumo: O presente trabalho pretende contribuir através da pesquisa para a construção de projetos alternativos de educação que possam, de fato, oferecer sentido concreto a vida das crianças, jovens e adultos do Brasil, em contraponto ao atual projeto capitalista e burguês de educação para o trabalho e educação para a burguesia. Tendo como principal referencia, o projeto político educacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), discutindo os conceitos educação popular e o papel do Estado e das instituições políticas e sociais na educação. A metodologia utilizada, foi baseada nas pesquisas bibliográficas referentes a educação pública, educação popular e materiais pedagógicos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Além da observação e reflexão à respeito dos materiais difundidos pelo MEC. Os autores que tomei como base foram Gaudêncio Frigotto,1993 e István Mezsáros,2008, que falam sobre a questão da educação no sistema capitalista e fazem uma reflexão sobre a situação da escola pública no contexto da relação educação x capitalismo. Além de autores do cenário da educação popular e movimentos sociais que embasaram a pesquisa, como Paulo Freire,1967, Demerval Saviani,1999, Moacir Gadotti,2000, Conceição Paludo,2001 entre outros, no qual as leituras foram fundamentais para as reflexões e apontamentos deste trabalho.
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