Um panorama do espaço ocupado pelas comédias brasileiras no mercado de cinema nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Ana Luisa Barreiros Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/632
Resumo: Essa pesquisa pretende explorar o painel de desempenho em mercado de algumas comédias brasileiras, a partir da análise de dados como o market share, bilheteria, número de salas de exibição e diferentes formas de financiamento e comercialização dos filmes. O estudo percorre os diversos momentos da cinematografia nacional em que as comédias conseguiram se sustentar de forma competitiva no mercado, principalmente fazendo oposição ao produto estrangeiro. Diante de alguns entraves à realização da atividade cinematográfica, muitos filmes do gênero conseguiram acompanhar as transformações estruturais e representar apostas do setor, que enxergaram nos filmes de humor uma fórmula de sucesso já testado. A atuação de agentes do setor como a Globo Filmes, e as estrangeiras distribuidoras majors, e grupos de exibidores dos complexos multiplex, exerceram influência na carreira de muitos filmes de comédia. O surgimento do Fundo Setorial Audiovisual, e a atividade de distribuidoras nacionais, refletiram uma nova investida aos filmes de comédia que se proliferaram numa mais recente explosão do gênero. Através da participação desses agentes, e por meio de grandes investimentos na comercialização dos filmes, observou-se a aparição de blockbusters de comédia, que ocuparam lugares de relevância no market share de distribuição do mercado nacional. Além disso, os desempenhos dos filmes desse gênero são capazes de refletir as condições estruturais do setor e do mercado de cinema brasileiro.
id UFRJ_86cf1e5cec2e8191d64d97b5e4fdfce5
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/632
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Freitas, Ana Luisa Barreiros Silvahttp://lattes.cnpq.br/8100404916721779Salis, Fernando Alvareshttp://lattes.cnpq.br/7250543486330602Lissovsky, Mauríciohttp://lattes.cnpq.br/8617902192670705Maciel, Kátia Augusta2016-07-05T19:41:51Z2023-11-30T03:03:05Z2016-03-14FREITAS, Ana Luisa Barreiros Silva. Um panorama do espaço ocupado pelas comédias brasileiras no mercado de cinema nacional. 2016. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação – Habilitação em Radialismo) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/632Submitted by Daniel Teixeira (dncmotors@gmail.com) on 2016-05-04T13:42:55Z No. of bitstreams: 1 Monografia - Ana Luisa Barreiros Silva Freitas.pdf: 6767706 bytes, checksum: 49ef1d48b279ffc4f249470098d04713 (MD5)Made available in DSpace on 2016-07-05T19:41:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monografia - Ana Luisa Barreiros Silva Freitas.pdf: 6767706 bytes, checksum: 49ef1d48b279ffc4f249470098d04713 (MD5) Previous issue date: 2016-03-14Essa pesquisa pretende explorar o painel de desempenho em mercado de algumas comédias brasileiras, a partir da análise de dados como o market share, bilheteria, número de salas de exibição e diferentes formas de financiamento e comercialização dos filmes. O estudo percorre os diversos momentos da cinematografia nacional em que as comédias conseguiram se sustentar de forma competitiva no mercado, principalmente fazendo oposição ao produto estrangeiro. Diante de alguns entraves à realização da atividade cinematográfica, muitos filmes do gênero conseguiram acompanhar as transformações estruturais e representar apostas do setor, que enxergaram nos filmes de humor uma fórmula de sucesso já testado. A atuação de agentes do setor como a Globo Filmes, e as estrangeiras distribuidoras majors, e grupos de exibidores dos complexos multiplex, exerceram influência na carreira de muitos filmes de comédia. O surgimento do Fundo Setorial Audiovisual, e a atividade de distribuidoras nacionais, refletiram uma nova investida aos filmes de comédia que se proliferaram numa mais recente explosão do gênero. Através da participação desses agentes, e por meio de grandes investimentos na comercialização dos filmes, observou-se a aparição de blockbusters de comédia, que ocuparam lugares de relevância no market share de distribuição do mercado nacional. Além disso, os desempenhos dos filmes desse gênero são capazes de refletir as condições estruturais do setor e do mercado de cinema brasileiro.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOCinemaCinema brasileiroComédiaMercadoUm panorama do espaço ocupado pelas comédias brasileiras no mercado de cinema nacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALALBSFreitas.pdfALBSFreitas.pdfapplication/pdf1245244http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/632/3/ALBSFreitas.pdf9a42bc3b79b3acc6913af5bc23e771e9MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/632/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTALBSFreitas.pdf.txtALBSFreitas.pdf.txtExtracted texttext/plain106913http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/632/4/ALBSFreitas.pdf.txtbe8df5e637a285f86f41c47280d3cf96MD5411422/6322023-11-30 00:03:05.005oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:05Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um panorama do espaço ocupado pelas comédias brasileiras no mercado de cinema nacional
title Um panorama do espaço ocupado pelas comédias brasileiras no mercado de cinema nacional
spellingShingle Um panorama do espaço ocupado pelas comédias brasileiras no mercado de cinema nacional
Freitas, Ana Luisa Barreiros Silva
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Cinema
Cinema brasileiro
Comédia
Mercado
title_short Um panorama do espaço ocupado pelas comédias brasileiras no mercado de cinema nacional
title_full Um panorama do espaço ocupado pelas comédias brasileiras no mercado de cinema nacional
title_fullStr Um panorama do espaço ocupado pelas comédias brasileiras no mercado de cinema nacional
title_full_unstemmed Um panorama do espaço ocupado pelas comédias brasileiras no mercado de cinema nacional
title_sort Um panorama do espaço ocupado pelas comédias brasileiras no mercado de cinema nacional
author Freitas, Ana Luisa Barreiros Silva
author_facet Freitas, Ana Luisa Barreiros Silva
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8100404916721779
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Ana Luisa Barreiros Silva
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Salis, Fernando Alvares
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7250543486330602
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lissovsky, Maurício
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8617902192670705
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maciel, Kátia Augusta
contributor_str_mv Salis, Fernando Alvares
Lissovsky, Maurício
Maciel, Kátia Augusta
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Cinema
Cinema brasileiro
Comédia
Mercado
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Cinema brasileiro
Comédia
Mercado
description Essa pesquisa pretende explorar o painel de desempenho em mercado de algumas comédias brasileiras, a partir da análise de dados como o market share, bilheteria, número de salas de exibição e diferentes formas de financiamento e comercialização dos filmes. O estudo percorre os diversos momentos da cinematografia nacional em que as comédias conseguiram se sustentar de forma competitiva no mercado, principalmente fazendo oposição ao produto estrangeiro. Diante de alguns entraves à realização da atividade cinematográfica, muitos filmes do gênero conseguiram acompanhar as transformações estruturais e representar apostas do setor, que enxergaram nos filmes de humor uma fórmula de sucesso já testado. A atuação de agentes do setor como a Globo Filmes, e as estrangeiras distribuidoras majors, e grupos de exibidores dos complexos multiplex, exerceram influência na carreira de muitos filmes de comédia. O surgimento do Fundo Setorial Audiovisual, e a atividade de distribuidoras nacionais, refletiram uma nova investida aos filmes de comédia que se proliferaram numa mais recente explosão do gênero. Através da participação desses agentes, e por meio de grandes investimentos na comercialização dos filmes, observou-se a aparição de blockbusters de comédia, que ocuparam lugares de relevância no market share de distribuição do mercado nacional. Além disso, os desempenhos dos filmes desse gênero são capazes de refletir as condições estruturais do setor e do mercado de cinema brasileiro.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-05T19:41:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-14
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:03:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FREITAS, Ana Luisa Barreiros Silva. Um panorama do espaço ocupado pelas comédias brasileiras no mercado de cinema nacional. 2016. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação – Habilitação em Radialismo) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/632
identifier_str_mv FREITAS, Ana Luisa Barreiros Silva. Um panorama do espaço ocupado pelas comédias brasileiras no mercado de cinema nacional. 2016. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação – Habilitação em Radialismo) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://hdl.handle.net/11422/632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/632/3/ALBSFreitas.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/632/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/632/4/ALBSFreitas.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9a42bc3b79b3acc6913af5bc23e771e9
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
be8df5e637a285f86f41c47280d3cf96
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097060709990400