Universidade para todos? Um estudo sobre a democratização do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Isabela Sant’Ana Bittencourt
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/16127
Resumo: Considerando a revolução econômica e cultural promovida pela legitimação da educação como instrumento de dominação social e de mobilidade entre classes, bem como, a compreensão do ensino superior como um dos pilares da democracia na modernidade, além dos esforços para democratizar esse nível de ensino em todo o mundo, o presente trabalho tem por objetivo analisar como a implantação de políticas públicas para ampliação do acesso ao ensino superior colaboraram para a democratização desse nível de escolarização no Brasil, através da verificação do perfil dos graduandos concluintes que realizaram o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), entre os anos de 2017 e 2019. Os dados foram coletados do Questionário do Estudante, que é parte do referido exame e aborda questões de cunho socioeconômico, em seguida os dados foram estruturados para possibilitar uma comparação entre as diferentes universidades e cursos selecionados, a fim que fosse possível analisar a distribuição percentual entre as alternativas. Por último, o estudo verificou se o perfil socioeconômico dos concluintes demonstra uma democratização do acesso ao ensino superior, a partir das formas de democratização do acesso ao ensino superior propostas por François Dubet no artigo “Qual a democratização do Ensino Superior?” Os resultados indicam que a massificação do acesso ao ensino superior sugere uma tendência positiva no que se refere à diversificação do perfil econômico dos graduandos, entretanto, também demonstra pouca representatividade no perfil étnico dos concluintes.
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