Música pop como comunicação de massa: uma análise do protagonismo de Madonna e Michael Jackson na cultura pop norte americana no decênio 1982 a 1992

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Felipe de Paula
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/2356
Resumo: Analisa a música pop como instrumento de comunicação social por excelência que prolifera imagens/ideias que invadem a realidade ao nosso redor, resignificando valores, práticas e estéticas, ora rompendo totalmente com estes conceitos ora apenas os renovando. Imersa em uma cultura de consumo volátil e efêmera, sem, no entanto, restringir-se a ela, a música pop consolidou-se como importante canal de interlocução com o público jovem, desde a década de 50, comunicando, por intermédio de canções, performances ao vivo e imagens, símbolos, referências e emoções que sublimavam mensagens de incitação à mudança, à contestação ou mesmo ao conformismo e à alienação. Para fundamentar este potencial do pop como veículo de comunicação de massa, serão tomados como objeto de estudo Michael Jackson e Madonna, hoje reverenciados como ícones máximo desta música, os quais conjugaram, a partir de manipulação sagaz e astuta dos conceitos da moda e do espetáculo, música e imagem de forma pioneira, renovando a estética musical no período que vai de 1982 a 1992 e ampliando, com isso, as possibilidades de comunicação com o público.
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