Jogos eletrônicos educativos: um estudo de caso
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2004 |
Other Authors: | , |
Format: | Report |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFRJ |
Download full: | http://hdl.handle.net/11422/968 |
Summary: | A explicação de um assunto através de explanações longas e exercícios repetitivos são maçantes, tornando o estudo tedioso. Além disso, os assuntos são explicados mas o propósito do aprendizado não fica claro para o aluno. Os alunos não conseguem relacionar o interesse real e o interesse individual. A falta de propósito diminui a motivação do aluno dificultando o aprendizado. É necessário criar desafios para que o aluno se sinta motivado e seja capaz de adquirir o conhecimento desejado.A utilização de atividades lúdicas, que sirvam como um instrumento que permita a interconexão entre o aluno e o assunto estudado, pode melhorar o processo de aprendizagem. Este artigo1 propõe a utilização de um jogo eletrônico educativo para motivar o aluno. O jogo diverte o aluno e aumenta as chances de aprendizagem de conceitos inseridos no jogo. O aluno aprende brincando porque o conhecimento adquirido é a chave do sucesso no jogo. |
id |
UFRJ_b5bde1f3f2a303373deb97f008cc3a74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/968 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Carlo E. Tolla dePereira, LucianeLima, Josefino Cabral M.2016-10-27T12:26:35Z2023-11-30T03:02:11Z2004-06-25OLIVEIRA, C. E. T. de; PEREIRA, L.; LIMA, J. C. M. Jogos eletrônicos educativos: um estudo de caso. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2003. 15 p. (Relatório Técnico, 03/03).http://hdl.handle.net/11422/968A explicação de um assunto através de explanações longas e exercícios repetitivos são maçantes, tornando o estudo tedioso. Além disso, os assuntos são explicados mas o propósito do aprendizado não fica claro para o aluno. Os alunos não conseguem relacionar o interesse real e o interesse individual. A falta de propósito diminui a motivação do aluno dificultando o aprendizado. É necessário criar desafios para que o aluno se sinta motivado e seja capaz de adquirir o conhecimento desejado.A utilização de atividades lúdicas, que sirvam como um instrumento que permita a interconexão entre o aluno e o assunto estudado, pode melhorar o processo de aprendizagem. Este artigo1 propõe a utilização de um jogo eletrônico educativo para motivar o aluno. O jogo diverte o aluno e aumenta as chances de aprendizagem de conceitos inseridos no jogo. O aluno aprende brincando porque o conhecimento adquirido é a chave do sucesso no jogo.The repetitive explanation of a subject through long communications and exercises are dull, turning study into a tedious chore. Moreover, not with standing subjects explained the purpose of learning them is not clearly stated. Students do not manage to relate the real interest and the individual interest. The elusive purpose diminishes the motivation of the student impairing the learning. It is necessary to create challenges so that student becomes motivated and can acquire knowledge. The use of ludic activities, which serves as an instrument interconnecting the student to the studied subject, can improve the learning process. This article considers the use of an educative game to motivate the student. The game amuses the student and increases the possibilities of learning concepts conveyed by the game. The student learns playing because the acquired knowledge is the key for his success.Submitted by Raquel Porto (raquel@nce.ufrj.br) on 2016-10-27T12:26:35Z No. of bitstreams: 1 03_03_000622325.pdf: 1582432 bytes, checksum: 30fba0366c11dc7d33531ca2143ee126 (MD5)Made available in DSpace on 2016-10-27T12:26:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 03_03_000622325.pdf: 1582432 bytes, checksum: 30fba0366c11dc7d33531ca2143ee126 (MD5) Previous issue date: 2004-06-25porRelatório Técnico NCECNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOLudicidadeEducaçãoTecnologiaLudicEducationTechnologyJogos eletrônicos educativos: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/report0303abertoBrasilInstituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINAL03_03_000622325.pdf03_03_000622325.pdfapplication/pdf1582432http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/968/1/03_03_000622325.pdf30fba0366c11dc7d33531ca2143ee126MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/968/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXT03_03_000622325.pdf.txt03_03_000622325.pdf.txtExtracted texttext/plain22236http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/968/3/03_03_000622325.pdf.txtf1e69fcd5c8e3ea3a13360b7cd64df61MD5311422/9682023-11-30 00:02:11.217oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:11Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Jogos eletrônicos educativos: um estudo de caso |
title |
Jogos eletrônicos educativos: um estudo de caso |
spellingShingle |
Jogos eletrônicos educativos: um estudo de caso Oliveira, Carlo E. Tolla de CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Ludicidade Educação Tecnologia Ludic Education Technology |
title_short |
Jogos eletrônicos educativos: um estudo de caso |
title_full |
Jogos eletrônicos educativos: um estudo de caso |
title_fullStr |
Jogos eletrônicos educativos: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Jogos eletrônicos educativos: um estudo de caso |
title_sort |
Jogos eletrônicos educativos: um estudo de caso |
author |
Oliveira, Carlo E. Tolla de |
author_facet |
Oliveira, Carlo E. Tolla de Pereira, Luciane Lima, Josefino Cabral M. |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Luciane Lima, Josefino Cabral M. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Carlo E. Tolla de Pereira, Luciane Lima, Josefino Cabral M. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Ludicidade Educação Tecnologia Ludic Education Technology |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ludicidade Educação Tecnologia Ludic |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Technology |
description |
A explicação de um assunto através de explanações longas e exercícios repetitivos são maçantes, tornando o estudo tedioso. Além disso, os assuntos são explicados mas o propósito do aprendizado não fica claro para o aluno. Os alunos não conseguem relacionar o interesse real e o interesse individual. A falta de propósito diminui a motivação do aluno dificultando o aprendizado. É necessário criar desafios para que o aluno se sinta motivado e seja capaz de adquirir o conhecimento desejado.A utilização de atividades lúdicas, que sirvam como um instrumento que permita a interconexão entre o aluno e o assunto estudado, pode melhorar o processo de aprendizagem. Este artigo1 propõe a utilização de um jogo eletrônico educativo para motivar o aluno. O jogo diverte o aluno e aumenta as chances de aprendizagem de conceitos inseridos no jogo. O aluno aprende brincando porque o conhecimento adquirido é a chave do sucesso no jogo. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004-06-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-10-27T12:26:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:02:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, C. E. T. de; PEREIRA, L.; LIMA, J. C. M. Jogos eletrônicos educativos: um estudo de caso. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2003. 15 p. (Relatório Técnico, 03/03). |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/968 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, C. E. T. de; PEREIRA, L.; LIMA, J. C. M. Jogos eletrônicos educativos: um estudo de caso. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2003. 15 p. (Relatório Técnico, 03/03). |
url |
http://hdl.handle.net/11422/968 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Relatório Técnico NCE |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/968/1/03_03_000622325.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/968/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/968/3/03_03_000622325.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
30fba0366c11dc7d33531ca2143ee126 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 f1e69fcd5c8e3ea3a13360b7cd64df61 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097075253739520 |