Jogos eletrônicos educativos: um estudo de caso

Bibliographic Details
Main Author: Oliveira, Carlo E. Tolla de
Publication Date: 2004
Other Authors: Pereira, Luciane, Lima, Josefino Cabral M.
Format: Report
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFRJ
Download full: http://hdl.handle.net/11422/968
Summary: A explicação de um assunto através de explanações longas e exercícios repetitivos são maçantes, tornando o estudo tedioso. Além disso, os assuntos são explicados mas o propósito do aprendizado não fica claro para o aluno. Os alunos não conseguem relacionar o interesse real e o interesse individual. A falta de propósito diminui a motivação do aluno dificultando o aprendizado. É necessário criar desafios para que o aluno se sinta motivado e seja capaz de adquirir o conhecimento desejado.A utilização de atividades lúdicas, que sirvam como um instrumento que permita a interconexão entre o aluno e o assunto estudado, pode melhorar o processo de aprendizagem. Este artigo1 propõe a utilização de um jogo eletrônico educativo para motivar o aluno. O jogo diverte o aluno e aumenta as chances de aprendizagem de conceitos inseridos no jogo. O aluno aprende brincando porque o conhecimento adquirido é a chave do sucesso no jogo.
id UFRJ_b5bde1f3f2a303373deb97f008cc3a74
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/968
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Oliveira, Carlo E. Tolla dePereira, LucianeLima, Josefino Cabral M.2016-10-27T12:26:35Z2023-11-30T03:02:11Z2004-06-25OLIVEIRA, C. E. T. de; PEREIRA, L.; LIMA, J. C. M. Jogos eletrônicos educativos: um estudo de caso. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2003. 15 p. (Relatório Técnico, 03/03).http://hdl.handle.net/11422/968A explicação de um assunto através de explanações longas e exercícios repetitivos são maçantes, tornando o estudo tedioso. Além disso, os assuntos são explicados mas o propósito do aprendizado não fica claro para o aluno. Os alunos não conseguem relacionar o interesse real e o interesse individual. A falta de propósito diminui a motivação do aluno dificultando o aprendizado. É necessário criar desafios para que o aluno se sinta motivado e seja capaz de adquirir o conhecimento desejado.A utilização de atividades lúdicas, que sirvam como um instrumento que permita a interconexão entre o aluno e o assunto estudado, pode melhorar o processo de aprendizagem. Este artigo1 propõe a utilização de um jogo eletrônico educativo para motivar o aluno. O jogo diverte o aluno e aumenta as chances de aprendizagem de conceitos inseridos no jogo. O aluno aprende brincando porque o conhecimento adquirido é a chave do sucesso no jogo.The repetitive explanation of a subject through long communications and exercises are dull, turning study into a tedious chore. Moreover, not with standing subjects explained the purpose of learning them is not clearly stated. Students do not manage to relate the real interest and the individual interest. The elusive purpose diminishes the motivation of the student impairing the learning. It is necessary to create challenges so that student becomes motivated and can acquire knowledge. The use of ludic activities, which serves as an instrument interconnecting the student to the studied subject, can improve the learning process. This article considers the use of an educative game to motivate the student. The game amuses the student and increases the possibilities of learning concepts conveyed by the game. The student learns playing because the acquired knowledge is the key for his success.Submitted by Raquel Porto (raquel@nce.ufrj.br) on 2016-10-27T12:26:35Z No. of bitstreams: 1 03_03_000622325.pdf: 1582432 bytes, checksum: 30fba0366c11dc7d33531ca2143ee126 (MD5)Made available in DSpace on 2016-10-27T12:26:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 03_03_000622325.pdf: 1582432 bytes, checksum: 30fba0366c11dc7d33531ca2143ee126 (MD5) Previous issue date: 2004-06-25porRelatório Técnico NCECNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOLudicidadeEducaçãoTecnologiaLudicEducationTechnologyJogos eletrônicos educativos: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/report0303abertoBrasilInstituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINAL03_03_000622325.pdf03_03_000622325.pdfapplication/pdf1582432http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/968/1/03_03_000622325.pdf30fba0366c11dc7d33531ca2143ee126MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/968/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXT03_03_000622325.pdf.txt03_03_000622325.pdf.txtExtracted texttext/plain22236http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/968/3/03_03_000622325.pdf.txtf1e69fcd5c8e3ea3a13360b7cd64df61MD5311422/9682023-11-30 00:02:11.217oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:11Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogos eletrônicos educativos: um estudo de caso
title Jogos eletrônicos educativos: um estudo de caso
spellingShingle Jogos eletrônicos educativos: um estudo de caso
Oliveira, Carlo E. Tolla de
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Ludicidade
Educação
Tecnologia
Ludic
Education
Technology
title_short Jogos eletrônicos educativos: um estudo de caso
title_full Jogos eletrônicos educativos: um estudo de caso
title_fullStr Jogos eletrônicos educativos: um estudo de caso
title_full_unstemmed Jogos eletrônicos educativos: um estudo de caso
title_sort Jogos eletrônicos educativos: um estudo de caso
author Oliveira, Carlo E. Tolla de
author_facet Oliveira, Carlo E. Tolla de
Pereira, Luciane
Lima, Josefino Cabral M.
author_role author
author2 Pereira, Luciane
Lima, Josefino Cabral M.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Carlo E. Tolla de
Pereira, Luciane
Lima, Josefino Cabral M.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Ludicidade
Educação
Tecnologia
Ludic
Education
Technology
dc.subject.por.fl_str_mv Ludicidade
Educação
Tecnologia
Ludic
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Technology
description A explicação de um assunto através de explanações longas e exercícios repetitivos são maçantes, tornando o estudo tedioso. Além disso, os assuntos são explicados mas o propósito do aprendizado não fica claro para o aluno. Os alunos não conseguem relacionar o interesse real e o interesse individual. A falta de propósito diminui a motivação do aluno dificultando o aprendizado. É necessário criar desafios para que o aluno se sinta motivado e seja capaz de adquirir o conhecimento desejado.A utilização de atividades lúdicas, que sirvam como um instrumento que permita a interconexão entre o aluno e o assunto estudado, pode melhorar o processo de aprendizagem. Este artigo1 propõe a utilização de um jogo eletrônico educativo para motivar o aluno. O jogo diverte o aluno e aumenta as chances de aprendizagem de conceitos inseridos no jogo. O aluno aprende brincando porque o conhecimento adquirido é a chave do sucesso no jogo.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004-06-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-27T12:26:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:02:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, C. E. T. de; PEREIRA, L.; LIMA, J. C. M. Jogos eletrônicos educativos: um estudo de caso. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2003. 15 p. (Relatório Técnico, 03/03).
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/968
identifier_str_mv OLIVEIRA, C. E. T. de; PEREIRA, L.; LIMA, J. C. M. Jogos eletrônicos educativos: um estudo de caso. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2003. 15 p. (Relatório Técnico, 03/03).
url http://hdl.handle.net/11422/968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Relatório Técnico NCE
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/968/1/03_03_000622325.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/968/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/968/3/03_03_000622325.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 30fba0366c11dc7d33531ca2143ee126
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
f1e69fcd5c8e3ea3a13360b7cd64df61
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097075253739520