Cinema documentário: uma verdade (in)conveniente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/2362 |
Resumo: | Observa como o cinema documentário acabou constantemente associado a um gênero mais apto a captar e “revelar” a verdade, muito embora exista hoje documentários onde a única “verdade” a ser exibida seja a da problematização da representação em si. A análise do desenvolvimento e transformações por que passou o documentário indica que o domínio de técnicas e experimentações com a linguagem audiovisual acabaram influenciando a maneira do grande público se relacionar com esse gênero, vendo nele uma representação do real mais legítima. Porém, o estudo do processo por qual passou o documentário (técnicas, avanços tecnológicos, experimentações, domínio da linguagem) acaba, também, por ampliar o entendimento sobre esse gênero cinematográfico e no que, afinal, ele se transformou, já que, numa sociedade que confere grande valor à imagem, um cinema que pode se constituir a partir do próprio questionamento da representação é, no mínimo, interessante, para não dizer inconveniente. |
id |
UFRJ_c0b038757bea15b8ff67b1c1ee87304c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/2362 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Barbosa, Allan Jones Araújohttp://lattes.cnpq.br/8778872217181908Pires, Paulo RobertoSalis, Fernando Alvareshttp://lattes.cnpq.br/7250543486330602Fragozo, Fernando2017-06-29T20:25:47Z2023-11-30T03:02:00Z2016-12-03BARBOSA, Allan Jones Araújo. Cinema documentário: uma verdade (in)conveniente. 2009. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.http://hdl.handle.net/11422/2362Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-10-20T14:01:28Z No. of bitstreams: 1 ABARBOSA.pdf: 385726 bytes, checksum: 9c7d767443692293f10d5bf445475ad1 (MD5)Made available in DSpace on 2017-06-29T20:25:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ABARBOSA.pdf: 385726 bytes, checksum: 9c7d767443692293f10d5bf445475ad1 (MD5) Previous issue date: 2016-12-03Observa como o cinema documentário acabou constantemente associado a um gênero mais apto a captar e “revelar” a verdade, muito embora exista hoje documentários onde a única “verdade” a ser exibida seja a da problematização da representação em si. A análise do desenvolvimento e transformações por que passou o documentário indica que o domínio de técnicas e experimentações com a linguagem audiovisual acabaram influenciando a maneira do grande público se relacionar com esse gênero, vendo nele uma representação do real mais legítima. Porém, o estudo do processo por qual passou o documentário (técnicas, avanços tecnológicos, experimentações, domínio da linguagem) acaba, também, por ampliar o entendimento sobre esse gênero cinematográfico e no que, afinal, ele se transformou, já que, numa sociedade que confere grande valor à imagem, um cinema que pode se constituir a partir do próprio questionamento da representação é, no mínimo, interessante, para não dizer inconveniente.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAODocumentárioVerdadeCinema documentário: uma verdade (in)convenienteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALABARBOSA.pdfABARBOSA.pdfapplication/pdf385726http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2362/1/ABARBOSA.pdf9c7d767443692293f10d5bf445475ad1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2362/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTABARBOSA.pdf.txtABARBOSA.pdf.txtExtracted texttext/plain109361http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2362/3/ABARBOSA.pdf.txtc3372e9c8ddd6129e41b1a1f6b7842acMD5311422/23622023-11-30 00:02:00.81oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cinema documentário: uma verdade (in)conveniente |
title |
Cinema documentário: uma verdade (in)conveniente |
spellingShingle |
Cinema documentário: uma verdade (in)conveniente Barbosa, Allan Jones Araújo CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO Documentário Verdade |
title_short |
Cinema documentário: uma verdade (in)conveniente |
title_full |
Cinema documentário: uma verdade (in)conveniente |
title_fullStr |
Cinema documentário: uma verdade (in)conveniente |
title_full_unstemmed |
Cinema documentário: uma verdade (in)conveniente |
title_sort |
Cinema documentário: uma verdade (in)conveniente |
author |
Barbosa, Allan Jones Araújo |
author_facet |
Barbosa, Allan Jones Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8778872217181908 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Allan Jones Araújo |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Pires, Paulo Roberto |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Salis, Fernando Alvares |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7250543486330602 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fragozo, Fernando |
contributor_str_mv |
Pires, Paulo Roberto Salis, Fernando Alvares Fragozo, Fernando |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO Documentário Verdade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Documentário Verdade |
description |
Observa como o cinema documentário acabou constantemente associado a um gênero mais apto a captar e “revelar” a verdade, muito embora exista hoje documentários onde a única “verdade” a ser exibida seja a da problematização da representação em si. A análise do desenvolvimento e transformações por que passou o documentário indica que o domínio de técnicas e experimentações com a linguagem audiovisual acabaram influenciando a maneira do grande público se relacionar com esse gênero, vendo nele uma representação do real mais legítima. Porém, o estudo do processo por qual passou o documentário (técnicas, avanços tecnológicos, experimentações, domínio da linguagem) acaba, também, por ampliar o entendimento sobre esse gênero cinematográfico e no que, afinal, ele se transformou, já que, numa sociedade que confere grande valor à imagem, um cinema que pode se constituir a partir do próprio questionamento da representação é, no mínimo, interessante, para não dizer inconveniente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-12-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-06-29T20:25:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:02:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BARBOSA, Allan Jones Araújo. Cinema documentário: uma verdade (in)conveniente. 2009. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/2362 |
identifier_str_mv |
BARBOSA, Allan Jones Araújo. Cinema documentário: uma verdade (in)conveniente. 2009. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/2362 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2362/1/ABARBOSA.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2362/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2362/3/ABARBOSA.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9c7d767443692293f10d5bf445475ad1 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 c3372e9c8ddd6129e41b1a1f6b7842ac |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097074532319232 |