Criação e desenvolvimento de spin-offs no contexto da perspectiva emergente do empreendedorismo acadêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Robson Moreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12208
Resumo: Pesquisas recentes na área do empreendedorismo acadêmico indicam a insuficiência do modelo centrado estritamente na exploração da propriedade intelectual das universidades e defendem que há uma ampliação de escopo nas formas de se comercializar o conhecimento gerado no ambiente universitário. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo identificar como a perspectiva emergente do empreendedorismo acadêmico se manifesta no contexto de universidades públicas federais brasileiras no que se refere à criação e ao desenvolvimento de empresas que exploram o conhecimento gerado na universidade, conhecidas como spin-offs acadêmicos. A partir da revisão da literatura, foi proposta uma tipologia para a classificação dos spin-offs, incluindo também empreendimentos que passaram por um processo informal de transferência de tecnologia/conhecimento. A pesquisa de campo foi realizada em duas universidades, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal Fluminense (UFF). Para obtenção dos resultados, foram analisados onze casos de spin-offs, que foram combinados com o acompanhamento de iniciativas de educação empreendedora e entrevistas com atores da comunidade acadêmica envolvidos com a temática do empreendedorismo. Os resultados indicam que há uma lacuna nas formas de apoio aos empreendimentos formados no ambiente acadêmico, bem como fornecem indicações para pesquisas futuras.
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A partir da revisão da literatura, foi proposta uma tipologia para a classificação dos spin-offs, incluindo também empreendimentos que passaram por um processo informal de transferência de tecnologia/conhecimento. A pesquisa de campo foi realizada em duas universidades, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal Fluminense (UFF). Para obtenção dos resultados, foram analisados onze casos de spin-offs, que foram combinados com o acompanhamento de iniciativas de educação empreendedora e entrevistas com atores da comunidade acadêmica envolvidos com a temática do empreendedorismo. Os resultados indicam que há uma lacuna nas formas de apoio aos empreendimentos formados no ambiente acadêmico, bem como fornecem indicações para pesquisas futuras.Current researches in academic entrepreneurship point out that a model exclusively focused on the exploitation of intellectual property at universities is not entirely effective and that there is an increasing scope of ways to commercialise academic knowledge. Therefore, this thesis aims to analyse how the emerging perspective of academic entrepreneurship presents itself at the federal universities in Brazil as regards the creation and development of companies that exploit academic knowledge, known as academic spin-offs. A new typology was proposed for the classification of spin-offs based on a revision of the literature, which also includes enterprises that underwent an informal transfer of technology and/or knowledge. Field research was carried out both at UFRJ and UFF. The results were obtained from the analysis of eleven spin-off cases along with the follow-up of entrepreneurship education initiatives and interviews with members of the academic community whose expertise centers on entrepreneurship. Those results show that there is a gap in the existing ways to support academic enterprises and also hint at further researches.Submitted by Daniele Fonseca (daniele@ct.ufrj.br) on 2020-05-12T12:59:31Z No. of bitstreams: 1 RobsonMoreiraCunha-min.pdf: 946176 bytes, checksum: 688a5cb51ad99d41b2ff410ad9b501d4 (MD5)Made available in DSpace on 2020-05-12T12:59:31Z (GMT). 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