A temporalidade por fragmentos enraizados na experiência da arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/19974 |
Resumo: | O presente trabalho sugere uma reflexão sobre a influência da temporalidade em projetos de arte realizados durante meu período acadêmico no curso de Artes Visuais com ênfase em Escultura da Escola de Belas Artes na Universidade do Rio de Janeiro. A abordagem desta pesquisa focaliza na temporalidade por fragmentos da experiência, apontando para a necessidade de mostrar a importância de compreender o trabalho de arte pelo movimento, ainda assim, como algo que pode encontrar um modo específico de enraizamento. O interesse pelo tema da fragmentação surge por reflexões da arte no limiar entre cultura e natureza, tendo como parte constitutiva dessa questão: a simbologia da raiz, do barro e da árvore, em concepções de diversas metodologias artísticas e suas imbricações, principalmente em proposições práticas de projeto, instalação, escultura, pintura, fotografia e vídeo. Tal investigação foi desenvolvida pesquisando autores como, Vilém Flusser, Gaston Bachelard, que discutem o tema da relação entre natureza e cultura. Atravessando a pesquisa também por referências de artistas que colocam suas ações sobre a importância do gesto de manipulação, onde a argila aparece como matéria que informa a experiência, as mãos presentes como foco da ação do artista, as árvores como um simbólico da presença relevante da natureza atuantes na relação entre o artista, o gesto aplicado na matéria e suas constantes alterações temporais. |
id |
UFRJ_ecf20acfc214584d2970a35b2b512089 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/19974 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Maciel, Ana Carolinne GomesMacDowell, Ana Cecília2023-03-21T14:18:41Z2023-11-30T03:01:43Z2022-08-02MACIEL, Ana Carolinne Gomes. A temporalidade por fragmentos enraizados na experiência da arte. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Escultura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/19974Submitted by André Araújo (leoaraujo@eba.ufrj.br) on 2023-03-21T14:18:41Z No. of bitstreams: 1 ACGMaciel.pdf: 1434893 bytes, checksum: ad13e34455ad91ba49d1f49db92a4b4b (MD5)Made available in DSpace on 2023-03-21T14:18:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ACGMaciel.pdf: 1434893 bytes, checksum: ad13e34455ad91ba49d1f49db92a4b4b (MD5) Previous issue date: 2022-08-02O presente trabalho sugere uma reflexão sobre a influência da temporalidade em projetos de arte realizados durante meu período acadêmico no curso de Artes Visuais com ênfase em Escultura da Escola de Belas Artes na Universidade do Rio de Janeiro. A abordagem desta pesquisa focaliza na temporalidade por fragmentos da experiência, apontando para a necessidade de mostrar a importância de compreender o trabalho de arte pelo movimento, ainda assim, como algo que pode encontrar um modo específico de enraizamento. O interesse pelo tema da fragmentação surge por reflexões da arte no limiar entre cultura e natureza, tendo como parte constitutiva dessa questão: a simbologia da raiz, do barro e da árvore, em concepções de diversas metodologias artísticas e suas imbricações, principalmente em proposições práticas de projeto, instalação, escultura, pintura, fotografia e vídeo. Tal investigação foi desenvolvida pesquisando autores como, Vilém Flusser, Gaston Bachelard, que discutem o tema da relação entre natureza e cultura. Atravessando a pesquisa também por referências de artistas que colocam suas ações sobre a importância do gesto de manipulação, onde a argila aparece como matéria que informa a experiência, as mãos presentes como foco da ação do artista, as árvores como um simbólico da presença relevante da natureza atuantes na relação entre o artista, o gesto aplicado na matéria e suas constantes alterações temporais.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de Belas ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::ESCULTURAArteTemporalidadeFragmentosProjetoInstalaçãoEsculturaPinturavídeoA temporalidade por fragmentos enraizados na experiência da arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19974/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALACGMaciel.pdfACGMaciel.pdfapplication/pdf1434893http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19974/1/ACGMaciel.pdfad13e34455ad91ba49d1f49db92a4b4bMD5111422/199742023-11-30 00:01:43.735oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:43Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A temporalidade por fragmentos enraizados na experiência da arte |
title |
A temporalidade por fragmentos enraizados na experiência da arte |
spellingShingle |
A temporalidade por fragmentos enraizados na experiência da arte Maciel, Ana Carolinne Gomes CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::ESCULTURA Arte Temporalidade Fragmentos Projeto Instalação Escultura Pintura vídeo |
title_short |
A temporalidade por fragmentos enraizados na experiência da arte |
title_full |
A temporalidade por fragmentos enraizados na experiência da arte |
title_fullStr |
A temporalidade por fragmentos enraizados na experiência da arte |
title_full_unstemmed |
A temporalidade por fragmentos enraizados na experiência da arte |
title_sort |
A temporalidade por fragmentos enraizados na experiência da arte |
author |
Maciel, Ana Carolinne Gomes |
author_facet |
Maciel, Ana Carolinne Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Ana Carolinne Gomes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
MacDowell, Ana Cecília |
contributor_str_mv |
MacDowell, Ana Cecília |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::ESCULTURA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::ESCULTURA Arte Temporalidade Fragmentos Projeto Instalação Escultura Pintura vídeo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Temporalidade Fragmentos Projeto Instalação Escultura Pintura vídeo |
description |
O presente trabalho sugere uma reflexão sobre a influência da temporalidade em projetos de arte realizados durante meu período acadêmico no curso de Artes Visuais com ênfase em Escultura da Escola de Belas Artes na Universidade do Rio de Janeiro. A abordagem desta pesquisa focaliza na temporalidade por fragmentos da experiência, apontando para a necessidade de mostrar a importância de compreender o trabalho de arte pelo movimento, ainda assim, como algo que pode encontrar um modo específico de enraizamento. O interesse pelo tema da fragmentação surge por reflexões da arte no limiar entre cultura e natureza, tendo como parte constitutiva dessa questão: a simbologia da raiz, do barro e da árvore, em concepções de diversas metodologias artísticas e suas imbricações, principalmente em proposições práticas de projeto, instalação, escultura, pintura, fotografia e vídeo. Tal investigação foi desenvolvida pesquisando autores como, Vilém Flusser, Gaston Bachelard, que discutem o tema da relação entre natureza e cultura. Atravessando a pesquisa também por referências de artistas que colocam suas ações sobre a importância do gesto de manipulação, onde a argila aparece como matéria que informa a experiência, as mãos presentes como foco da ação do artista, as árvores como um simbólico da presença relevante da natureza atuantes na relação entre o artista, o gesto aplicado na matéria e suas constantes alterações temporais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-08-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-21T14:18:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:01:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MACIEL, Ana Carolinne Gomes. A temporalidade por fragmentos enraizados na experiência da arte. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Escultura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/19974 |
identifier_str_mv |
MACIEL, Ana Carolinne Gomes. A temporalidade por fragmentos enraizados na experiência da arte. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Escultura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/19974 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Belas Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19974/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19974/1/ACGMaciel.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 ad13e34455ad91ba49d1f49db92a4b4b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097282688286720 |