Controvérsias sobre ensino remoto em escolas no isolamento social: um estudo dos posicionamentos de entidades da educação e psicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tondin, Celso Francisco
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Barbosa, Deborah Rosária, Araújo, Elenice Procópio, Silva, Marielle Costa, Souza, Stela Maris Bretas, Magalhães, Deruchette Danire Henriques, Andrade, Aline Campolina, Otaciano, Fernanda de Cássia Oscar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos de Psicologia (Natal)
Texto Completo: https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/epsic/article/view/20649
Resumo: Este trabalho objetivou realizar levantamento, em fontes da internet relacionadas à educação e à psicologia, que se referem ao ensino a distância, em escolas, no período entre 11/03 e 11/05/2020, no contexto da pandemia da COVID-19. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, exploratória e documental, em que foram analisadas referências de 13 entidades. Nestas, foram encontradas 86 produções (75 escritas e 11 audiovisuais) discutidas segundo a análise de conteúdo, a qual produziu sete categorias. Os resultados apontam um movimento para agilizar a efetivação do ensino a distância, fazendo com que as estratégias pedagógicas ficassem à mercê da improvisação, o que pode trazer consequências nefastas para alunos, professores, responsáveis e educação em geral. Percebeu-se a relevância de posicionamentos críticos, comprometidos com uma educação de qualidade para todos, visto que as medidas adotadas podem implicar na (re)produção das desigualdades sociais e invisibilizar as singularidades dos processos de ensino-aprendizagem.
id UFRN-2_95763aef4a33c0c242303e9e96a5c636
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20649
network_acronym_str UFRN-2
network_name_str Estudos de Psicologia (Natal)
repository_id_str
spelling Controvérsias sobre ensino remoto em escolas no isolamento social: um estudo dos posicionamentos de entidades da educação e psicologiaPsicologia escolareducação a distânciaensino fundamental e médiotecnologia da informaçãopandemiaEste trabalho objetivou realizar levantamento, em fontes da internet relacionadas à educação e à psicologia, que se referem ao ensino a distância, em escolas, no período entre 11/03 e 11/05/2020, no contexto da pandemia da COVID-19. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, exploratória e documental, em que foram analisadas referências de 13 entidades. Nestas, foram encontradas 86 produções (75 escritas e 11 audiovisuais) discutidas segundo a análise de conteúdo, a qual produziu sete categorias. Os resultados apontam um movimento para agilizar a efetivação do ensino a distância, fazendo com que as estratégias pedagógicas ficassem à mercê da improvisação, o que pode trazer consequências nefastas para alunos, professores, responsáveis e educação em geral. Percebeu-se a relevância de posicionamentos críticos, comprometidos com uma educação de qualidade para todos, visto que as medidas adotadas podem implicar na (re)produção das desigualdades sociais e invisibilizar as singularidades dos processos de ensino-aprendizagem.Universidade Federal do Rio Grande do Norte2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa documentalapplication/pdfhttps://submission-pepsic.scielo.br/index.php/epsic/article/view/20649Estudos de Psicologia (Natal); Vol. 26 No. 4 (2021); 412 - 423Estudos de Psicologia (Natal); Vol. 26 Núm. 4 (2021); 412 - 423Estudos de Psicologia (Natal); v. 26 n. 4 (2021); 412 - 4231678-46691413-294Xreponame:Estudos de Psicologia (Natal)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://submission-pepsic.scielo.br/index.php/epsic/article/view/20649/999Copyright (c) 2022 Estudos de Psicologia (Natal)https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTondin, Celso FranciscoBarbosa, Deborah RosáriaAraújo, Elenice ProcópioSilva, Marielle CostaSouza, Stela Maris BretasMagalhães, Deruchette Danire HenriquesAndrade, Aline CampolinaOtaciano, Fernanda de Cássia Oscar2022-10-14T18:16:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20649Revistahttps://submission-pepsic.scielo.br/index.php/epsicPUBhttps://submission-pepsic.scielo.br/index.php/epsic/oai||revpsi@cchla.ufrn.br1678-46691413-294Xopendoar:2022-10-14T18:16:38Estudos de Psicologia (Natal) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv Controvérsias sobre ensino remoto em escolas no isolamento social: um estudo dos posicionamentos de entidades da educação e psicologia
title Controvérsias sobre ensino remoto em escolas no isolamento social: um estudo dos posicionamentos de entidades da educação e psicologia
spellingShingle Controvérsias sobre ensino remoto em escolas no isolamento social: um estudo dos posicionamentos de entidades da educação e psicologia
Tondin, Celso Francisco
Psicologia escolar
educação a distância
ensino fundamental e médio
tecnologia da informação
pandemia
title_short Controvérsias sobre ensino remoto em escolas no isolamento social: um estudo dos posicionamentos de entidades da educação e psicologia
title_full Controvérsias sobre ensino remoto em escolas no isolamento social: um estudo dos posicionamentos de entidades da educação e psicologia
title_fullStr Controvérsias sobre ensino remoto em escolas no isolamento social: um estudo dos posicionamentos de entidades da educação e psicologia
title_full_unstemmed Controvérsias sobre ensino remoto em escolas no isolamento social: um estudo dos posicionamentos de entidades da educação e psicologia
title_sort Controvérsias sobre ensino remoto em escolas no isolamento social: um estudo dos posicionamentos de entidades da educação e psicologia
author Tondin, Celso Francisco
author_facet Tondin, Celso Francisco
Barbosa, Deborah Rosária
Araújo, Elenice Procópio
Silva, Marielle Costa
Souza, Stela Maris Bretas
Magalhães, Deruchette Danire Henriques
Andrade, Aline Campolina
Otaciano, Fernanda de Cássia Oscar
author_role author
author2 Barbosa, Deborah Rosária
Araújo, Elenice Procópio
Silva, Marielle Costa
Souza, Stela Maris Bretas
Magalhães, Deruchette Danire Henriques
Andrade, Aline Campolina
Otaciano, Fernanda de Cássia Oscar
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tondin, Celso Francisco
Barbosa, Deborah Rosária
Araújo, Elenice Procópio
Silva, Marielle Costa
Souza, Stela Maris Bretas
Magalhães, Deruchette Danire Henriques
Andrade, Aline Campolina
Otaciano, Fernanda de Cássia Oscar
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia escolar
educação a distância
ensino fundamental e médio
tecnologia da informação
pandemia
topic Psicologia escolar
educação a distância
ensino fundamental e médio
tecnologia da informação
pandemia
description Este trabalho objetivou realizar levantamento, em fontes da internet relacionadas à educação e à psicologia, que se referem ao ensino a distância, em escolas, no período entre 11/03 e 11/05/2020, no contexto da pandemia da COVID-19. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, exploratória e documental, em que foram analisadas referências de 13 entidades. Nestas, foram encontradas 86 produções (75 escritas e 11 audiovisuais) discutidas segundo a análise de conteúdo, a qual produziu sete categorias. Os resultados apontam um movimento para agilizar a efetivação do ensino a distância, fazendo com que as estratégias pedagógicas ficassem à mercê da improvisação, o que pode trazer consequências nefastas para alunos, professores, responsáveis e educação em geral. Percebeu-se a relevância de posicionamentos críticos, comprometidos com uma educação de qualidade para todos, visto que as medidas adotadas podem implicar na (re)produção das desigualdades sociais e invisibilizar as singularidades dos processos de ensino-aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/epsic/article/view/20649
url https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/epsic/article/view/20649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/epsic/article/view/20649/999
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Estudos de Psicologia (Natal)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Estudos de Psicologia (Natal)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv Estudos de Psicologia (Natal); Vol. 26 No. 4 (2021); 412 - 423
Estudos de Psicologia (Natal); Vol. 26 Núm. 4 (2021); 412 - 423
Estudos de Psicologia (Natal); v. 26 n. 4 (2021); 412 - 423
1678-4669
1413-294X
reponame:Estudos de Psicologia (Natal)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Estudos de Psicologia (Natal)
collection Estudos de Psicologia (Natal)
repository.name.fl_str_mv Estudos de Psicologia (Natal) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||revpsi@cchla.ufrn.br
_version_ 1799770154872078336