DEBATE ELEITORAL SIMULADO: UMA NOVA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valentim, Regis de Souza
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ataíde , Cáthia Alessandra Varela, Lima , Dinorah de França, Moura , Marina Gabriela Medeiros de, Valença, Cecília Nogueira, Souza, Jane Carla de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciência Plural
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/31235
Resumo: Introdução: As concepções e metodologias tradicionais vêm sendo substituídas por metodologias ativas de ensino-aprendizagem, visando uma formação que seja capaz de transformar o discente em um profissional crítico e reflexivo. Objetivo: Descrever uma nova estratégia metodológica de ensino-aprendizagem, nomeada Debate Eleitoral Simulado (DES) Metodologia: Relato de experiência de uma disciplina obrigatória cursada em um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva. Resultados: A metodologia do DES exige o engajamento e preparo do grupo moderador de debate. Além disso, exige também envolvimento ativo dos estudantes, pois difere de métodos de ensino tradicionais. O objetivo central foi, portanto, o desenvolvimento da autonomia e protagonismo dos estudantes, o estímulo à discussão e às argumentações pertinentes ao tema e o aprendizado consistente. Conclusões: A inovação do método de ensino incentivou a criatividade dos sujeitos na atividade, principalmente na construção de propostas e argumentos. Esse novo enfoque metodológico é dinâmico e interativo, dessa forma proporcionou uma aprendizagem consistente, efetiva e principalmente, significativa.
id UFRN-4_51f9aaf042c1c6d2b36a2272eddfa886
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/31235
network_acronym_str UFRN-4
network_name_str Revista Ciência Plural
repository_id_str
spelling DEBATE ELEITORAL SIMULADO: UMA NOVA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA SAÚDE Introdução: As concepções e metodologias tradicionais vêm sendo substituídas por metodologias ativas de ensino-aprendizagem, visando uma formação que seja capaz de transformar o discente em um profissional crítico e reflexivo. Objetivo: Descrever uma nova estratégia metodológica de ensino-aprendizagem, nomeada Debate Eleitoral Simulado (DES) Metodologia: Relato de experiência de uma disciplina obrigatória cursada em um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva. Resultados: A metodologia do DES exige o engajamento e preparo do grupo moderador de debate. Além disso, exige também envolvimento ativo dos estudantes, pois difere de métodos de ensino tradicionais. O objetivo central foi, portanto, o desenvolvimento da autonomia e protagonismo dos estudantes, o estímulo à discussão e às argumentações pertinentes ao tema e o aprendizado consistente. Conclusões: A inovação do método de ensino incentivou a criatividade dos sujeitos na atividade, principalmente na construção de propostas e argumentos. Esse novo enfoque metodológico é dinâmico e interativo, dessa forma proporcionou uma aprendizagem consistente, efetiva e principalmente, significativa.Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN2023-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/3123510.21680/2446-7286.2023v9n3ID31235Revista Ciência Plural; v. 9 n. 3 (2023): Revista Ciência Plural; 1-112446-728610.21680/2446-7286.2023v9n3reponame:Revista Ciência Pluralinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/31235/17688Copyright (c) 2023 Revista Ciência Pluralhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Valentim, Regis de Souza Ataíde , Cáthia Alessandra Varela Lima , Dinorah de FrançaMoura , Marina Gabriela Medeiros de Valença, Cecília Nogueira Souza, Jane Carla de2023-12-27T02:50:09Zoai:periodicos.ufrn.br:article/31235Revistahttps://periodicos.ufrn.br/rcpPUBhttps://periodicos.ufrn.br/rcp/oai||irisdoceu.ufrn@gmail.com2446-72862446-7286opendoar:2023-12-27T02:50:09Revista Ciência Plural - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv DEBATE ELEITORAL SIMULADO: UMA NOVA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA SAÚDE
title DEBATE ELEITORAL SIMULADO: UMA NOVA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA SAÚDE
spellingShingle DEBATE ELEITORAL SIMULADO: UMA NOVA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA SAÚDE
Valentim, Regis de Souza
title_short DEBATE ELEITORAL SIMULADO: UMA NOVA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA SAÚDE
title_full DEBATE ELEITORAL SIMULADO: UMA NOVA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA SAÚDE
title_fullStr DEBATE ELEITORAL SIMULADO: UMA NOVA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA SAÚDE
title_full_unstemmed DEBATE ELEITORAL SIMULADO: UMA NOVA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA SAÚDE
title_sort DEBATE ELEITORAL SIMULADO: UMA NOVA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA SAÚDE
author Valentim, Regis de Souza
author_facet Valentim, Regis de Souza
Ataíde , Cáthia Alessandra Varela
Lima , Dinorah de França
Moura , Marina Gabriela Medeiros de
Valença, Cecília Nogueira
Souza, Jane Carla de
author_role author
author2 Ataíde , Cáthia Alessandra Varela
Lima , Dinorah de França
Moura , Marina Gabriela Medeiros de
Valença, Cecília Nogueira
Souza, Jane Carla de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valentim, Regis de Souza
Ataíde , Cáthia Alessandra Varela
Lima , Dinorah de França
Moura , Marina Gabriela Medeiros de
Valença, Cecília Nogueira
Souza, Jane Carla de
description Introdução: As concepções e metodologias tradicionais vêm sendo substituídas por metodologias ativas de ensino-aprendizagem, visando uma formação que seja capaz de transformar o discente em um profissional crítico e reflexivo. Objetivo: Descrever uma nova estratégia metodológica de ensino-aprendizagem, nomeada Debate Eleitoral Simulado (DES) Metodologia: Relato de experiência de uma disciplina obrigatória cursada em um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva. Resultados: A metodologia do DES exige o engajamento e preparo do grupo moderador de debate. Além disso, exige também envolvimento ativo dos estudantes, pois difere de métodos de ensino tradicionais. O objetivo central foi, portanto, o desenvolvimento da autonomia e protagonismo dos estudantes, o estímulo à discussão e às argumentações pertinentes ao tema e o aprendizado consistente. Conclusões: A inovação do método de ensino incentivou a criatividade dos sujeitos na atividade, principalmente na construção de propostas e argumentos. Esse novo enfoque metodológico é dinâmico e interativo, dessa forma proporcionou uma aprendizagem consistente, efetiva e principalmente, significativa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/31235
10.21680/2446-7286.2023v9n3ID31235
url https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/31235
identifier_str_mv 10.21680/2446-7286.2023v9n3ID31235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/31235/17688
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Ciência Plural
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Ciência Plural
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciência Plural; v. 9 n. 3 (2023): Revista Ciência Plural; 1-11
2446-7286
10.21680/2446-7286.2023v9n3
reponame:Revista Ciência Plural
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Revista Ciência Plural
collection Revista Ciência Plural
repository.name.fl_str_mv Revista Ciência Plural - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||irisdoceu.ufrn@gmail.com
_version_ 1789438298234552320