DEBATE ELEITORAL SIMULADO: UMA NOVA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA SAÚDE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ciência Plural |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/31235 |
Resumo: | Introdução: As concepções e metodologias tradicionais vêm sendo substituídas por metodologias ativas de ensino-aprendizagem, visando uma formação que seja capaz de transformar o discente em um profissional crítico e reflexivo. Objetivo: Descrever uma nova estratégia metodológica de ensino-aprendizagem, nomeada Debate Eleitoral Simulado (DES) Metodologia: Relato de experiência de uma disciplina obrigatória cursada em um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva. Resultados: A metodologia do DES exige o engajamento e preparo do grupo moderador de debate. Além disso, exige também envolvimento ativo dos estudantes, pois difere de métodos de ensino tradicionais. O objetivo central foi, portanto, o desenvolvimento da autonomia e protagonismo dos estudantes, o estímulo à discussão e às argumentações pertinentes ao tema e o aprendizado consistente. Conclusões: A inovação do método de ensino incentivou a criatividade dos sujeitos na atividade, principalmente na construção de propostas e argumentos. Esse novo enfoque metodológico é dinâmico e interativo, dessa forma proporcionou uma aprendizagem consistente, efetiva e principalmente, significativa. |
id |
UFRN-4_51f9aaf042c1c6d2b36a2272eddfa886 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufrn.br:article/31235 |
network_acronym_str |
UFRN-4 |
network_name_str |
Revista Ciência Plural |
repository_id_str |
|
spelling |
DEBATE ELEITORAL SIMULADO: UMA NOVA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA SAÚDE Introdução: As concepções e metodologias tradicionais vêm sendo substituídas por metodologias ativas de ensino-aprendizagem, visando uma formação que seja capaz de transformar o discente em um profissional crítico e reflexivo. Objetivo: Descrever uma nova estratégia metodológica de ensino-aprendizagem, nomeada Debate Eleitoral Simulado (DES) Metodologia: Relato de experiência de uma disciplina obrigatória cursada em um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva. Resultados: A metodologia do DES exige o engajamento e preparo do grupo moderador de debate. Além disso, exige também envolvimento ativo dos estudantes, pois difere de métodos de ensino tradicionais. O objetivo central foi, portanto, o desenvolvimento da autonomia e protagonismo dos estudantes, o estímulo à discussão e às argumentações pertinentes ao tema e o aprendizado consistente. Conclusões: A inovação do método de ensino incentivou a criatividade dos sujeitos na atividade, principalmente na construção de propostas e argumentos. Esse novo enfoque metodológico é dinâmico e interativo, dessa forma proporcionou uma aprendizagem consistente, efetiva e principalmente, significativa.Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN2023-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/3123510.21680/2446-7286.2023v9n3ID31235Revista Ciência Plural; v. 9 n. 3 (2023): Revista Ciência Plural; 1-112446-728610.21680/2446-7286.2023v9n3reponame:Revista Ciência Pluralinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/31235/17688Copyright (c) 2023 Revista Ciência Pluralhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Valentim, Regis de Souza Ataíde , Cáthia Alessandra Varela Lima , Dinorah de FrançaMoura , Marina Gabriela Medeiros de Valença, Cecília Nogueira Souza, Jane Carla de2023-12-27T02:50:09Zoai:periodicos.ufrn.br:article/31235Revistahttps://periodicos.ufrn.br/rcpPUBhttps://periodicos.ufrn.br/rcp/oai||irisdoceu.ufrn@gmail.com2446-72862446-7286opendoar:2023-12-27T02:50:09Revista Ciência Plural - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DEBATE ELEITORAL SIMULADO: UMA NOVA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA SAÚDE |
title |
DEBATE ELEITORAL SIMULADO: UMA NOVA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA SAÚDE |
spellingShingle |
DEBATE ELEITORAL SIMULADO: UMA NOVA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA SAÚDE Valentim, Regis de Souza |
title_short |
DEBATE ELEITORAL SIMULADO: UMA NOVA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA SAÚDE |
title_full |
DEBATE ELEITORAL SIMULADO: UMA NOVA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA SAÚDE |
title_fullStr |
DEBATE ELEITORAL SIMULADO: UMA NOVA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA SAÚDE |
title_full_unstemmed |
DEBATE ELEITORAL SIMULADO: UMA NOVA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA SAÚDE |
title_sort |
DEBATE ELEITORAL SIMULADO: UMA NOVA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA SAÚDE |
author |
Valentim, Regis de Souza |
author_facet |
Valentim, Regis de Souza Ataíde , Cáthia Alessandra Varela Lima , Dinorah de França Moura , Marina Gabriela Medeiros de Valença, Cecília Nogueira Souza, Jane Carla de |
author_role |
author |
author2 |
Ataíde , Cáthia Alessandra Varela Lima , Dinorah de França Moura , Marina Gabriela Medeiros de Valença, Cecília Nogueira Souza, Jane Carla de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valentim, Regis de Souza Ataíde , Cáthia Alessandra Varela Lima , Dinorah de França Moura , Marina Gabriela Medeiros de Valença, Cecília Nogueira Souza, Jane Carla de |
description |
Introdução: As concepções e metodologias tradicionais vêm sendo substituídas por metodologias ativas de ensino-aprendizagem, visando uma formação que seja capaz de transformar o discente em um profissional crítico e reflexivo. Objetivo: Descrever uma nova estratégia metodológica de ensino-aprendizagem, nomeada Debate Eleitoral Simulado (DES) Metodologia: Relato de experiência de uma disciplina obrigatória cursada em um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva. Resultados: A metodologia do DES exige o engajamento e preparo do grupo moderador de debate. Além disso, exige também envolvimento ativo dos estudantes, pois difere de métodos de ensino tradicionais. O objetivo central foi, portanto, o desenvolvimento da autonomia e protagonismo dos estudantes, o estímulo à discussão e às argumentações pertinentes ao tema e o aprendizado consistente. Conclusões: A inovação do método de ensino incentivou a criatividade dos sujeitos na atividade, principalmente na construção de propostas e argumentos. Esse novo enfoque metodológico é dinâmico e interativo, dessa forma proporcionou uma aprendizagem consistente, efetiva e principalmente, significativa. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/31235 10.21680/2446-7286.2023v9n3ID31235 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/31235 |
identifier_str_mv |
10.21680/2446-7286.2023v9n3ID31235 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/31235/17688 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Ciência Plural https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Ciência Plural https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ciência Plural; v. 9 n. 3 (2023): Revista Ciência Plural; 1-11 2446-7286 10.21680/2446-7286.2023v9n3 reponame:Revista Ciência Plural instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Revista Ciência Plural |
collection |
Revista Ciência Plural |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ciência Plural - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||irisdoceu.ufrn@gmail.com |
_version_ |
1789438298234552320 |