CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA “FORMANDO SORRISOS” PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Daniel Felipe Fernandes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Beatriz de Freitas Lira, Karla, Campos Pinheiro, Juliana, Gomes da Silva, Gabriel, Amorim Araújo, Matheus, Cavalcante de Sousa, Lucas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciência Plural
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/20566
Resumo: Introdução: Os projetos de extensão universitária apresentam grande importância para os estudantes e para a sociedade como um todo, uma vez que possibilitam uma reflexão crítica nos indivíduos, a fim de integrar os conhecimentos acadêmicos à sociedade. O projeto Formando Sorrisos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, promove atendimento odontológico aos estudantes da instituição que sejam caracterizados como vulneráveis socioeconomicamente; durante as atividades os pacientes são constantemente instruídos sobre cuidados orais e incentivados a levar as práticas às suas residências, configurando-se um vetor inicial para prevenção de agravos orais. Objetivo: Relatar a contribuição do projeto na formação do estudante de Odontologia. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência com base na rotina clínica existente no projeto de extensão referido desde a recepção dos pacientes até a finalização de seus tratamentos odontológicos. Resultados: A experiência nas diferentes atividades do projeto possibilita aos estudantes um olhar mais integral do paciente. A vivência clínica desde cedo na graduação auxilia ao aluno um maior entendimento sobre a Odontologia, motivando-o em relação ao curso, facilitando o aprendizado e contribuindo para a formação profissional. Conclusões: As atividades desenvolvidas pelo projeto contribuem para a formação acadêmica do estudante de Odontologia e proporciona aos estudantes universitários atendimento odontológico de qualidade e em horários flexíveis.
id UFRN-4_b77bc74d9b17972ee647ca52c33544ef
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/20566
network_acronym_str UFRN-4
network_name_str Revista Ciência Plural
repository_id_str
spelling CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA “FORMANDO SORRISOS” PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA Introdução: Os projetos de extensão universitária apresentam grande importância para os estudantes e para a sociedade como um todo, uma vez que possibilitam uma reflexão crítica nos indivíduos, a fim de integrar os conhecimentos acadêmicos à sociedade. O projeto Formando Sorrisos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, promove atendimento odontológico aos estudantes da instituição que sejam caracterizados como vulneráveis socioeconomicamente; durante as atividades os pacientes são constantemente instruídos sobre cuidados orais e incentivados a levar as práticas às suas residências, configurando-se um vetor inicial para prevenção de agravos orais. Objetivo: Relatar a contribuição do projeto na formação do estudante de Odontologia. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência com base na rotina clínica existente no projeto de extensão referido desde a recepção dos pacientes até a finalização de seus tratamentos odontológicos. Resultados: A experiência nas diferentes atividades do projeto possibilita aos estudantes um olhar mais integral do paciente. A vivência clínica desde cedo na graduação auxilia ao aluno um maior entendimento sobre a Odontologia, motivando-o em relação ao curso, facilitando o aprendizado e contribuindo para a formação profissional. Conclusões: As atividades desenvolvidas pelo projeto contribuem para a formação acadêmica do estudante de Odontologia e proporciona aos estudantes universitários atendimento odontológico de qualidade e em horários flexíveis.Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN2020-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/2056610.21680/2446-7286.2020v6n2ID20566Revista Ciência Plural; v. 6 n. 2 (2020): Revista Ciência Plural; 192-2042446-728610.21680/2446-7286.2020v6n2reponame:Revista Ciência Pluralinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/20566/12851Copyright (c) 2020 Revista Ciência Pluralinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, Daniel Felipe FernandesBeatriz de Freitas Lira, KarlaCampos Pinheiro, JulianaGomes da Silva, GabrielAmorim Araújo, MatheusCavalcante de Sousa, Lucas2020-07-10T22:27:12Zoai:periodicos.ufrn.br:article/20566Revistahttps://periodicos.ufrn.br/rcpPUBhttps://periodicos.ufrn.br/rcp/oai||irisdoceu.ufrn@gmail.com2446-72862446-7286opendoar:2020-07-10T22:27:12Revista Ciência Plural - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA “FORMANDO SORRISOS” PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA
title CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA “FORMANDO SORRISOS” PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA
spellingShingle CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA “FORMANDO SORRISOS” PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA
Paiva, Daniel Felipe Fernandes
title_short CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA “FORMANDO SORRISOS” PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA
title_full CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA “FORMANDO SORRISOS” PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA
title_fullStr CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA “FORMANDO SORRISOS” PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA “FORMANDO SORRISOS” PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA
title_sort CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA “FORMANDO SORRISOS” PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA
author Paiva, Daniel Felipe Fernandes
author_facet Paiva, Daniel Felipe Fernandes
Beatriz de Freitas Lira, Karla
Campos Pinheiro, Juliana
Gomes da Silva, Gabriel
Amorim Araújo, Matheus
Cavalcante de Sousa, Lucas
author_role author
author2 Beatriz de Freitas Lira, Karla
Campos Pinheiro, Juliana
Gomes da Silva, Gabriel
Amorim Araújo, Matheus
Cavalcante de Sousa, Lucas
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Daniel Felipe Fernandes
Beatriz de Freitas Lira, Karla
Campos Pinheiro, Juliana
Gomes da Silva, Gabriel
Amorim Araújo, Matheus
Cavalcante de Sousa, Lucas
description Introdução: Os projetos de extensão universitária apresentam grande importância para os estudantes e para a sociedade como um todo, uma vez que possibilitam uma reflexão crítica nos indivíduos, a fim de integrar os conhecimentos acadêmicos à sociedade. O projeto Formando Sorrisos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, promove atendimento odontológico aos estudantes da instituição que sejam caracterizados como vulneráveis socioeconomicamente; durante as atividades os pacientes são constantemente instruídos sobre cuidados orais e incentivados a levar as práticas às suas residências, configurando-se um vetor inicial para prevenção de agravos orais. Objetivo: Relatar a contribuição do projeto na formação do estudante de Odontologia. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência com base na rotina clínica existente no projeto de extensão referido desde a recepção dos pacientes até a finalização de seus tratamentos odontológicos. Resultados: A experiência nas diferentes atividades do projeto possibilita aos estudantes um olhar mais integral do paciente. A vivência clínica desde cedo na graduação auxilia ao aluno um maior entendimento sobre a Odontologia, motivando-o em relação ao curso, facilitando o aprendizado e contribuindo para a formação profissional. Conclusões: As atividades desenvolvidas pelo projeto contribuem para a formação acadêmica do estudante de Odontologia e proporciona aos estudantes universitários atendimento odontológico de qualidade e em horários flexíveis.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/20566
10.21680/2446-7286.2020v6n2ID20566
url https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/20566
identifier_str_mv 10.21680/2446-7286.2020v6n2ID20566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/20566/12851
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Ciência Plural
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Ciência Plural
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciência Plural; v. 6 n. 2 (2020): Revista Ciência Plural; 192-204
2446-7286
10.21680/2446-7286.2020v6n2
reponame:Revista Ciência Plural
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Revista Ciência Plural
collection Revista Ciência Plural
repository.name.fl_str_mv Revista Ciência Plural - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||irisdoceu.ufrn@gmail.com
_version_ 1799770062478901248