CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA “FORMANDO SORRISOS” PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ciência Plural |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/20566 |
Resumo: | Introdução: Os projetos de extensão universitária apresentam grande importância para os estudantes e para a sociedade como um todo, uma vez que possibilitam uma reflexão crítica nos indivíduos, a fim de integrar os conhecimentos acadêmicos à sociedade. O projeto Formando Sorrisos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, promove atendimento odontológico aos estudantes da instituição que sejam caracterizados como vulneráveis socioeconomicamente; durante as atividades os pacientes são constantemente instruídos sobre cuidados orais e incentivados a levar as práticas às suas residências, configurando-se um vetor inicial para prevenção de agravos orais. Objetivo: Relatar a contribuição do projeto na formação do estudante de Odontologia. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência com base na rotina clínica existente no projeto de extensão referido desde a recepção dos pacientes até a finalização de seus tratamentos odontológicos. Resultados: A experiência nas diferentes atividades do projeto possibilita aos estudantes um olhar mais integral do paciente. A vivência clínica desde cedo na graduação auxilia ao aluno um maior entendimento sobre a Odontologia, motivando-o em relação ao curso, facilitando o aprendizado e contribuindo para a formação profissional. Conclusões: As atividades desenvolvidas pelo projeto contribuem para a formação acadêmica do estudante de Odontologia e proporciona aos estudantes universitários atendimento odontológico de qualidade e em horários flexíveis. |
id |
UFRN-4_b77bc74d9b17972ee647ca52c33544ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufrn.br:article/20566 |
network_acronym_str |
UFRN-4 |
network_name_str |
Revista Ciência Plural |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA “FORMANDO SORRISOS” PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA Introdução: Os projetos de extensão universitária apresentam grande importância para os estudantes e para a sociedade como um todo, uma vez que possibilitam uma reflexão crítica nos indivíduos, a fim de integrar os conhecimentos acadêmicos à sociedade. O projeto Formando Sorrisos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, promove atendimento odontológico aos estudantes da instituição que sejam caracterizados como vulneráveis socioeconomicamente; durante as atividades os pacientes são constantemente instruídos sobre cuidados orais e incentivados a levar as práticas às suas residências, configurando-se um vetor inicial para prevenção de agravos orais. Objetivo: Relatar a contribuição do projeto na formação do estudante de Odontologia. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência com base na rotina clínica existente no projeto de extensão referido desde a recepção dos pacientes até a finalização de seus tratamentos odontológicos. Resultados: A experiência nas diferentes atividades do projeto possibilita aos estudantes um olhar mais integral do paciente. A vivência clínica desde cedo na graduação auxilia ao aluno um maior entendimento sobre a Odontologia, motivando-o em relação ao curso, facilitando o aprendizado e contribuindo para a formação profissional. Conclusões: As atividades desenvolvidas pelo projeto contribuem para a formação acadêmica do estudante de Odontologia e proporciona aos estudantes universitários atendimento odontológico de qualidade e em horários flexíveis.Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN2020-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/2056610.21680/2446-7286.2020v6n2ID20566Revista Ciência Plural; v. 6 n. 2 (2020): Revista Ciência Plural; 192-2042446-728610.21680/2446-7286.2020v6n2reponame:Revista Ciência Pluralinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/20566/12851Copyright (c) 2020 Revista Ciência Pluralinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, Daniel Felipe FernandesBeatriz de Freitas Lira, KarlaCampos Pinheiro, JulianaGomes da Silva, GabrielAmorim Araújo, MatheusCavalcante de Sousa, Lucas2020-07-10T22:27:12Zoai:periodicos.ufrn.br:article/20566Revistahttps://periodicos.ufrn.br/rcpPUBhttps://periodicos.ufrn.br/rcp/oai||irisdoceu.ufrn@gmail.com2446-72862446-7286opendoar:2020-07-10T22:27:12Revista Ciência Plural - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA “FORMANDO SORRISOS” PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA |
title |
CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA “FORMANDO SORRISOS” PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA “FORMANDO SORRISOS” PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA Paiva, Daniel Felipe Fernandes |
title_short |
CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA “FORMANDO SORRISOS” PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA |
title_full |
CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA “FORMANDO SORRISOS” PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA “FORMANDO SORRISOS” PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA “FORMANDO SORRISOS” PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA |
title_sort |
CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA “FORMANDO SORRISOS” PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA |
author |
Paiva, Daniel Felipe Fernandes |
author_facet |
Paiva, Daniel Felipe Fernandes Beatriz de Freitas Lira, Karla Campos Pinheiro, Juliana Gomes da Silva, Gabriel Amorim Araújo, Matheus Cavalcante de Sousa, Lucas |
author_role |
author |
author2 |
Beatriz de Freitas Lira, Karla Campos Pinheiro, Juliana Gomes da Silva, Gabriel Amorim Araújo, Matheus Cavalcante de Sousa, Lucas |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Daniel Felipe Fernandes Beatriz de Freitas Lira, Karla Campos Pinheiro, Juliana Gomes da Silva, Gabriel Amorim Araújo, Matheus Cavalcante de Sousa, Lucas |
description |
Introdução: Os projetos de extensão universitária apresentam grande importância para os estudantes e para a sociedade como um todo, uma vez que possibilitam uma reflexão crítica nos indivíduos, a fim de integrar os conhecimentos acadêmicos à sociedade. O projeto Formando Sorrisos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, promove atendimento odontológico aos estudantes da instituição que sejam caracterizados como vulneráveis socioeconomicamente; durante as atividades os pacientes são constantemente instruídos sobre cuidados orais e incentivados a levar as práticas às suas residências, configurando-se um vetor inicial para prevenção de agravos orais. Objetivo: Relatar a contribuição do projeto na formação do estudante de Odontologia. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência com base na rotina clínica existente no projeto de extensão referido desde a recepção dos pacientes até a finalização de seus tratamentos odontológicos. Resultados: A experiência nas diferentes atividades do projeto possibilita aos estudantes um olhar mais integral do paciente. A vivência clínica desde cedo na graduação auxilia ao aluno um maior entendimento sobre a Odontologia, motivando-o em relação ao curso, facilitando o aprendizado e contribuindo para a formação profissional. Conclusões: As atividades desenvolvidas pelo projeto contribuem para a formação acadêmica do estudante de Odontologia e proporciona aos estudantes universitários atendimento odontológico de qualidade e em horários flexíveis. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/20566 10.21680/2446-7286.2020v6n2ID20566 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/20566 |
identifier_str_mv |
10.21680/2446-7286.2020v6n2ID20566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/20566/12851 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Ciência Plural info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Ciência Plural |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ciência Plural; v. 6 n. 2 (2020): Revista Ciência Plural; 192-204 2446-7286 10.21680/2446-7286.2020v6n2 reponame:Revista Ciência Plural instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Revista Ciência Plural |
collection |
Revista Ciência Plural |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ciência Plural - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||irisdoceu.ufrn@gmail.com |
_version_ |
1799770062478901248 |