A pintura abstrata e Schelling: atravessar a “pele da natureza” [Abstract painting and Schelling: crossing "Nature's skin"]
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Princípios (Natal. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/11877 |
Resumo: | A filosofia das artes plásticas de F. W. J. Schelling (1775-1845) é enraizada em sua filosofia da natureza, seja no postulado da natureza como produtividade, seja nos conceitos de aconsciente e desaceleração. O paralelismo entre produtividade da natureza e criação artística é base, para Schelling, de uma proposta de mímesis que emule a natureza não como mero produto passivo e inerte que se reproduz com fidelidade extrema, mas como força produtora, expressa pela imaginação do artista em seu trabalho de transformar a matéria. Nessa via, intérpretes como Beierwaltes, Frank e Schuback notaram afinidades entre as concepções schellinguianas e os escritos de pintores abstratos, especialmente Paul Klee (1879-1940) e Wassily Kandinsky (1866-1944). Todavia, desses trabalhos, apenas o de Schuback desenvolve textualmente tal proximidade em Klee. Nossa proposta, nesse sentido, consiste em explicitar textualmente a relação entre natureza e pintura abstrata, apontando como tal vínculo norteia a crítica e reavaliação positiva da mímesis de Kandinsky e Klee, aproximando-os de Schelling. [Schelling’s philosophy of plastic arts is deeply rooted in his Philosophy of Nature, whether in the postulate of Nature as productivity or in the concepts of deceleration and a-concious. The parallel between Nature’s productivity and artistic creation is the cornerstone of the Schellinguian conception of mimesis qua emulation of nature as a productive force, and not a mere product. In this line of argument, some interpreters such as Beierwaltes, Frank and Schuback noticed similarities between the writings of abstract painters, particularly Paul Klee (1879-1940) and Wassily Kandinsky (1866-1944). However, only Schuback further developed a conceptual connection between Klee and Schelling based on their writings. Our proposal, in that sense, is to develop the connection between nature and abstract painting in Kandinsky and Klee, thus revealing the similarities between their tenets and Schelling’s.] |
id |
UFRN-5_21874aa45c26b05e5416cf9fec025581 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufrn.br:article/11877 |
network_acronym_str |
UFRN-5 |
network_name_str |
Princípios (Natal. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A pintura abstrata e Schelling: atravessar a “pele da natureza” [Abstract painting and Schelling: crossing "Nature's skin"]KandiskyKleeMímesisNaturezaPinturaSchelling [KandiskyMimesisNaturePaintingSchelling]A filosofia das artes plásticas de F. W. J. Schelling (1775-1845) é enraizada em sua filosofia da natureza, seja no postulado da natureza como produtividade, seja nos conceitos de aconsciente e desaceleração. O paralelismo entre produtividade da natureza e criação artística é base, para Schelling, de uma proposta de mímesis que emule a natureza não como mero produto passivo e inerte que se reproduz com fidelidade extrema, mas como força produtora, expressa pela imaginação do artista em seu trabalho de transformar a matéria. Nessa via, intérpretes como Beierwaltes, Frank e Schuback notaram afinidades entre as concepções schellinguianas e os escritos de pintores abstratos, especialmente Paul Klee (1879-1940) e Wassily Kandinsky (1866-1944). Todavia, desses trabalhos, apenas o de Schuback desenvolve textualmente tal proximidade em Klee. Nossa proposta, nesse sentido, consiste em explicitar textualmente a relação entre natureza e pintura abstrata, apontando como tal vínculo norteia a crítica e reavaliação positiva da mímesis de Kandinsky e Klee, aproximando-os de Schelling. [Schelling’s philosophy of plastic arts is deeply rooted in his Philosophy of Nature, whether in the postulate of Nature as productivity or in the concepts of deceleration and a-concious. The parallel between Nature’s productivity and artistic creation is the cornerstone of the Schellinguian conception of mimesis qua emulation of nature as a productive force, and not a mere product. In this line of argument, some interpreters such as Beierwaltes, Frank and Schuback noticed similarities between the writings of abstract painters, particularly Paul Klee (1879-1940) and Wassily Kandinsky (1866-1944). However, only Schuback further developed a conceptual connection between Klee and Schelling based on their writings. Our proposal, in that sense, is to develop the connection between nature and abstract painting in Kandinsky and Klee, thus revealing the similarities between their tenets and Schelling’s.]EDUFRN2018-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa em nível de Pós-Graduação em Filosofia; pesquisa comparativa e diacrônicaapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/1187710.21680/1983-2109.2017v24n45ID11877Princípios: Revista de Filosofia (UFRN); v. 24 n. 45 (2017): Princípios: Revista de Filosofia (UFRN); 59-791983-21090104-869410.21680/1983-2109.2017v24n45reponame:Princípios (Natal. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/11877/pdfCopyright (c) 2017 Gabriel Almeida Assumpçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAssumpção, Gabriel Almeida2019-06-05T23:32:27Zoai:periodicos.ufrn.br:article/11877Revistahttps://periodicos.ufrn.br/principiosPUBhttps://periodicos.ufrn.br/principios/oai||principios@cchla.ufrn.br1983-21090104-8694opendoar:2019-06-05T23:32:27Princípios (Natal. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pintura abstrata e Schelling: atravessar a “pele da natureza” [Abstract painting and Schelling: crossing "Nature's skin"] |
title |
A pintura abstrata e Schelling: atravessar a “pele da natureza” [Abstract painting and Schelling: crossing "Nature's skin"] |
spellingShingle |
A pintura abstrata e Schelling: atravessar a “pele da natureza” [Abstract painting and Schelling: crossing "Nature's skin"] Assumpção, Gabriel Almeida Kandisky Klee Mímesis Natureza Pintura Schelling [Kandisky Mimesis Nature Painting Schelling] |
title_short |
A pintura abstrata e Schelling: atravessar a “pele da natureza” [Abstract painting and Schelling: crossing "Nature's skin"] |
title_full |
A pintura abstrata e Schelling: atravessar a “pele da natureza” [Abstract painting and Schelling: crossing "Nature's skin"] |
title_fullStr |
A pintura abstrata e Schelling: atravessar a “pele da natureza” [Abstract painting and Schelling: crossing "Nature's skin"] |
title_full_unstemmed |
A pintura abstrata e Schelling: atravessar a “pele da natureza” [Abstract painting and Schelling: crossing "Nature's skin"] |
title_sort |
A pintura abstrata e Schelling: atravessar a “pele da natureza” [Abstract painting and Schelling: crossing "Nature's skin"] |
author |
Assumpção, Gabriel Almeida |
author_facet |
Assumpção, Gabriel Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assumpção, Gabriel Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Kandisky Klee Mímesis Natureza Pintura Schelling [Kandisky Mimesis Nature Painting Schelling] |
topic |
Kandisky Klee Mímesis Natureza Pintura Schelling [Kandisky Mimesis Nature Painting Schelling] |
description |
A filosofia das artes plásticas de F. W. J. Schelling (1775-1845) é enraizada em sua filosofia da natureza, seja no postulado da natureza como produtividade, seja nos conceitos de aconsciente e desaceleração. O paralelismo entre produtividade da natureza e criação artística é base, para Schelling, de uma proposta de mímesis que emule a natureza não como mero produto passivo e inerte que se reproduz com fidelidade extrema, mas como força produtora, expressa pela imaginação do artista em seu trabalho de transformar a matéria. Nessa via, intérpretes como Beierwaltes, Frank e Schuback notaram afinidades entre as concepções schellinguianas e os escritos de pintores abstratos, especialmente Paul Klee (1879-1940) e Wassily Kandinsky (1866-1944). Todavia, desses trabalhos, apenas o de Schuback desenvolve textualmente tal proximidade em Klee. Nossa proposta, nesse sentido, consiste em explicitar textualmente a relação entre natureza e pintura abstrata, apontando como tal vínculo norteia a crítica e reavaliação positiva da mímesis de Kandinsky e Klee, aproximando-os de Schelling. [Schelling’s philosophy of plastic arts is deeply rooted in his Philosophy of Nature, whether in the postulate of Nature as productivity or in the concepts of deceleration and a-concious. The parallel between Nature’s productivity and artistic creation is the cornerstone of the Schellinguian conception of mimesis qua emulation of nature as a productive force, and not a mere product. In this line of argument, some interpreters such as Beierwaltes, Frank and Schuback noticed similarities between the writings of abstract painters, particularly Paul Klee (1879-1940) and Wassily Kandinsky (1866-1944). However, only Schuback further developed a conceptual connection between Klee and Schelling based on their writings. Our proposal, in that sense, is to develop the connection between nature and abstract painting in Kandinsky and Klee, thus revealing the similarities between their tenets and Schelling’s.] |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa em nível de Pós-Graduação em Filosofia; pesquisa comparativa e diacrônica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/11877 10.21680/1983-2109.2017v24n45ID11877 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/11877 |
identifier_str_mv |
10.21680/1983-2109.2017v24n45ID11877 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/11877/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Gabriel Almeida Assumpção info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Gabriel Almeida Assumpção |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFRN |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFRN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Princípios: Revista de Filosofia (UFRN); v. 24 n. 45 (2017): Princípios: Revista de Filosofia (UFRN); 59-79 1983-2109 0104-8694 10.21680/1983-2109.2017v24n45 reponame:Princípios (Natal. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Princípios (Natal. Online) |
collection |
Princípios (Natal. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Princípios (Natal. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||principios@cchla.ufrn.br |
_version_ |
1789436767445712896 |