A pintura abstrata e Schelling: atravessar a “pele da natureza” [Abstract painting and Schelling: crossing "Nature's skin"]

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assumpção, Gabriel Almeida
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Princípios (Natal. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/11877
Resumo: A filosofia das artes plásticas de F. W. J. Schelling (1775-1845) é enraizada em sua filosofia da natureza, seja no postulado da natureza como produtividade, seja nos conceitos de aconsciente e desaceleração. O paralelismo entre produtividade da natureza e criação artística é base, para Schelling, de uma proposta de mímesis que emule a natureza não como mero produto passivo e inerte que se reproduz com fidelidade extrema, mas como força produtora, expressa pela imaginação do artista em seu trabalho de transformar a matéria. Nessa via, intérpretes como Beierwaltes, Frank e Schuback notaram afinidades entre as concepções schellinguianas e os escritos de pintores abstratos, especialmente Paul Klee (1879-1940) e Wassily Kandinsky (1866-1944). Todavia, desses trabalhos, apenas o de Schuback desenvolve textualmente tal proximidade em Klee. Nossa proposta, nesse sentido, consiste em explicitar textualmente a relação entre natureza e pintura abstrata, apontando como tal vínculo norteia a crítica e reavaliação positiva da mímesis de Kandinsky e Klee, aproximando-os de Schelling. [Schelling’s philosophy of plastic arts is deeply rooted in his Philosophy of Nature, whether in the postulate of Nature as productivity or in the concepts of deceleration and a-concious. The parallel between Nature’s productivity and artistic creation is the cornerstone of the Schellinguian conception of mimesis qua emulation of nature as a productive force, and not a mere product. In this line of argument, some interpreters such as Beierwaltes, Frank and Schuback noticed similarities between the writings of abstract painters, particularly Paul Klee (1879-1940) and Wassily Kandinsky (1866-1944). However, only Schuback further developed a conceptual connection between Klee and Schelling based on their writings. Our proposal, in that sense, is to develop the connection between nature and abstract painting in Kandinsky and Klee, thus revealing the similarities between their tenets and Schelling’s.]
id UFRN-5_21874aa45c26b05e5416cf9fec025581
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/11877
network_acronym_str UFRN-5
network_name_str Princípios (Natal. Online)
repository_id_str
spelling A pintura abstrata e Schelling: atravessar a “pele da natureza” [Abstract painting and Schelling: crossing "Nature's skin"]KandiskyKleeMímesisNaturezaPinturaSchelling [KandiskyMimesisNaturePaintingSchelling]A filosofia das artes plásticas de F. W. J. Schelling (1775-1845) é enraizada em sua filosofia da natureza, seja no postulado da natureza como produtividade, seja nos conceitos de aconsciente e desaceleração. O paralelismo entre produtividade da natureza e criação artística é base, para Schelling, de uma proposta de mímesis que emule a natureza não como mero produto passivo e inerte que se reproduz com fidelidade extrema, mas como força produtora, expressa pela imaginação do artista em seu trabalho de transformar a matéria. Nessa via, intérpretes como Beierwaltes, Frank e Schuback notaram afinidades entre as concepções schellinguianas e os escritos de pintores abstratos, especialmente Paul Klee (1879-1940) e Wassily Kandinsky (1866-1944). Todavia, desses trabalhos, apenas o de Schuback desenvolve textualmente tal proximidade em Klee. Nossa proposta, nesse sentido, consiste em explicitar textualmente a relação entre natureza e pintura abstrata, apontando como tal vínculo norteia a crítica e reavaliação positiva da mímesis de Kandinsky e Klee, aproximando-os de Schelling. [Schelling’s philosophy of plastic arts is deeply rooted in his Philosophy of Nature, whether in the postulate of Nature as productivity or in the concepts of deceleration and a-concious. The parallel between Nature’s productivity and artistic creation is the cornerstone of the Schellinguian conception of mimesis qua emulation of nature as a productive force, and not a mere product. In this line of argument, some interpreters such as Beierwaltes, Frank and Schuback noticed similarities between the writings of abstract painters, particularly Paul Klee (1879-1940) and Wassily Kandinsky (1866-1944). However, only Schuback further developed a conceptual connection between Klee and Schelling based on their writings. Our proposal, in that sense, is to develop the connection between nature and abstract painting in Kandinsky and Klee, thus revealing the similarities between their tenets and Schelling’s.]EDUFRN2018-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa em nível de Pós-Graduação em Filosofia; pesquisa comparativa e diacrônicaapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/1187710.21680/1983-2109.2017v24n45ID11877Princípios: Revista de Filosofia (UFRN); v. 24 n. 45 (2017): Princípios: Revista de Filosofia (UFRN); 59-791983-21090104-869410.21680/1983-2109.2017v24n45reponame:Princípios (Natal. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/11877/pdfCopyright (c) 2017 Gabriel Almeida Assumpçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAssumpção, Gabriel Almeida2019-06-05T23:32:27Zoai:periodicos.ufrn.br:article/11877Revistahttps://periodicos.ufrn.br/principiosPUBhttps://periodicos.ufrn.br/principios/oai||principios@cchla.ufrn.br1983-21090104-8694opendoar:2019-06-05T23:32:27Princípios (Natal. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv A pintura abstrata e Schelling: atravessar a “pele da natureza” [Abstract painting and Schelling: crossing "Nature's skin"]
title A pintura abstrata e Schelling: atravessar a “pele da natureza” [Abstract painting and Schelling: crossing "Nature's skin"]
spellingShingle A pintura abstrata e Schelling: atravessar a “pele da natureza” [Abstract painting and Schelling: crossing "Nature's skin"]
Assumpção, Gabriel Almeida
Kandisky
Klee
Mímesis
Natureza
Pintura
Schelling [Kandisky
Mimesis
Nature
Painting
Schelling]
title_short A pintura abstrata e Schelling: atravessar a “pele da natureza” [Abstract painting and Schelling: crossing "Nature's skin"]
title_full A pintura abstrata e Schelling: atravessar a “pele da natureza” [Abstract painting and Schelling: crossing "Nature's skin"]
title_fullStr A pintura abstrata e Schelling: atravessar a “pele da natureza” [Abstract painting and Schelling: crossing "Nature's skin"]
title_full_unstemmed A pintura abstrata e Schelling: atravessar a “pele da natureza” [Abstract painting and Schelling: crossing "Nature's skin"]
title_sort A pintura abstrata e Schelling: atravessar a “pele da natureza” [Abstract painting and Schelling: crossing "Nature's skin"]
author Assumpção, Gabriel Almeida
author_facet Assumpção, Gabriel Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assumpção, Gabriel Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Kandisky
Klee
Mímesis
Natureza
Pintura
Schelling [Kandisky
Mimesis
Nature
Painting
Schelling]
topic Kandisky
Klee
Mímesis
Natureza
Pintura
Schelling [Kandisky
Mimesis
Nature
Painting
Schelling]
description A filosofia das artes plásticas de F. W. J. Schelling (1775-1845) é enraizada em sua filosofia da natureza, seja no postulado da natureza como produtividade, seja nos conceitos de aconsciente e desaceleração. O paralelismo entre produtividade da natureza e criação artística é base, para Schelling, de uma proposta de mímesis que emule a natureza não como mero produto passivo e inerte que se reproduz com fidelidade extrema, mas como força produtora, expressa pela imaginação do artista em seu trabalho de transformar a matéria. Nessa via, intérpretes como Beierwaltes, Frank e Schuback notaram afinidades entre as concepções schellinguianas e os escritos de pintores abstratos, especialmente Paul Klee (1879-1940) e Wassily Kandinsky (1866-1944). Todavia, desses trabalhos, apenas o de Schuback desenvolve textualmente tal proximidade em Klee. Nossa proposta, nesse sentido, consiste em explicitar textualmente a relação entre natureza e pintura abstrata, apontando como tal vínculo norteia a crítica e reavaliação positiva da mímesis de Kandinsky e Klee, aproximando-os de Schelling. [Schelling’s philosophy of plastic arts is deeply rooted in his Philosophy of Nature, whether in the postulate of Nature as productivity or in the concepts of deceleration and a-concious. The parallel between Nature’s productivity and artistic creation is the cornerstone of the Schellinguian conception of mimesis qua emulation of nature as a productive force, and not a mere product. In this line of argument, some interpreters such as Beierwaltes, Frank and Schuback noticed similarities between the writings of abstract painters, particularly Paul Klee (1879-1940) and Wassily Kandinsky (1866-1944). However, only Schuback further developed a conceptual connection between Klee and Schelling based on their writings. Our proposal, in that sense, is to develop the connection between nature and abstract painting in Kandinsky and Klee, thus revealing the similarities between their tenets and Schelling’s.]
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa em nível de Pós-Graduação em Filosofia; pesquisa comparativa e diacrônica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/11877
10.21680/1983-2109.2017v24n45ID11877
url https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/11877
identifier_str_mv 10.21680/1983-2109.2017v24n45ID11877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/11877/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Gabriel Almeida Assumpção
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Gabriel Almeida Assumpção
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFRN
publisher.none.fl_str_mv EDUFRN
dc.source.none.fl_str_mv Princípios: Revista de Filosofia (UFRN); v. 24 n. 45 (2017): Princípios: Revista de Filosofia (UFRN); 59-79
1983-2109
0104-8694
10.21680/1983-2109.2017v24n45
reponame:Princípios (Natal. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Princípios (Natal. Online)
collection Princípios (Natal. Online)
repository.name.fl_str_mv Princípios (Natal. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||principios@cchla.ufrn.br
_version_ 1789436767445712896