“Higiene e educação physica”: modelando corpos robustos e sadios no Instituto Pedagógico (décadas de 1920-1930)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mneme (Caicó. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8716 |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho consiste em analisar a produção de corpos robustos e sadios nas disciplinas de Higiene e Educação Física que circularam no Instituto Pedagógico em Campina Grande nas décadas de 1920 e 1930, fazendo parte de um processo chamado medicalização e disciplinarização de corpos. Para tanto, utilizamos como fonte de pesquisa a Revista do Ensino do Estado da Paraíba (1932 a 1937) e a Revista Evolução (1931-1932). Estabelecemos um diálogo com a historiografia que discute o tema, a exemplo, de Ghiraldelli Júnior (1991), Vago (2002), Lenharo (1986), Buriti (2002) e Soares Júnior (2011). Nossa narrativa será construída/arquitetada a partir da contribuição da Nova História Cultural, principalmente através de conceitos como o de poder disciplinar elaborado pelo filosofo francês Michel Foucault (2010), que estuda a disciplina na sociedade moderna, fazendo parte de um processo que tem como alvo a disciplina do corpo dos sujeitos, produzindo dessa forma corpos “dóceis”. |
id |
UFRN-6_014cef3b54822a120ed55948d34216bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufrn.br:article/8716 |
network_acronym_str |
UFRN-6 |
network_name_str |
Mneme (Caicó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
“Higiene e educação physica”: modelando corpos robustos e sadios no Instituto Pedagógico (décadas de 1920-1930)Higiene. Educação Física. Instituto Pedagógico. Campina Grande. Poder disciplinar.O objetivo do presente trabalho consiste em analisar a produção de corpos robustos e sadios nas disciplinas de Higiene e Educação Física que circularam no Instituto Pedagógico em Campina Grande nas décadas de 1920 e 1930, fazendo parte de um processo chamado medicalização e disciplinarização de corpos. Para tanto, utilizamos como fonte de pesquisa a Revista do Ensino do Estado da Paraíba (1932 a 1937) e a Revista Evolução (1931-1932). Estabelecemos um diálogo com a historiografia que discute o tema, a exemplo, de Ghiraldelli Júnior (1991), Vago (2002), Lenharo (1986), Buriti (2002) e Soares Júnior (2011). Nossa narrativa será construída/arquitetada a partir da contribuição da Nova História Cultural, principalmente através de conceitos como o de poder disciplinar elaborado pelo filosofo francês Michel Foucault (2010), que estuda a disciplina na sociedade moderna, fazendo parte de um processo que tem como alvo a disciplina do corpo dos sujeitos, produzindo dessa forma corpos “dóceis”.Mneme - Revista de Humanidades2016-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8716Mneme - Revista de Humanidades; v. 17 n. 38 (2016): Dossiê História e Tecnologias da Saúde; 34-551518-3394reponame:Mneme (Caicó. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8716/7072Copyright (c) 2016 Mneme - Revista de Humanidadesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Alexandro dos2016-08-13T14:42:52Zoai:periodicos.ufrn.br:article/8716Revistahttps://periodicos.ufrn.br/mnemePUBhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/oai||muirakytan@uol.com.br1518-33941518-3394opendoar:2016-08-13T14:42:52Mneme (Caicó. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Higiene e educação physica”: modelando corpos robustos e sadios no Instituto Pedagógico (décadas de 1920-1930) |
title |
“Higiene e educação physica”: modelando corpos robustos e sadios no Instituto Pedagógico (décadas de 1920-1930) |
spellingShingle |
“Higiene e educação physica”: modelando corpos robustos e sadios no Instituto Pedagógico (décadas de 1920-1930) Santos, Alexandro dos Higiene. Educação Física. Instituto Pedagógico. Campina Grande. Poder disciplinar. |
title_short |
“Higiene e educação physica”: modelando corpos robustos e sadios no Instituto Pedagógico (décadas de 1920-1930) |
title_full |
“Higiene e educação physica”: modelando corpos robustos e sadios no Instituto Pedagógico (décadas de 1920-1930) |
title_fullStr |
“Higiene e educação physica”: modelando corpos robustos e sadios no Instituto Pedagógico (décadas de 1920-1930) |
title_full_unstemmed |
“Higiene e educação physica”: modelando corpos robustos e sadios no Instituto Pedagógico (décadas de 1920-1930) |
title_sort |
“Higiene e educação physica”: modelando corpos robustos e sadios no Instituto Pedagógico (décadas de 1920-1930) |
author |
Santos, Alexandro dos |
author_facet |
Santos, Alexandro dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Alexandro dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Higiene. Educação Física. Instituto Pedagógico. Campina Grande. Poder disciplinar. |
topic |
Higiene. Educação Física. Instituto Pedagógico. Campina Grande. Poder disciplinar. |
description |
O objetivo do presente trabalho consiste em analisar a produção de corpos robustos e sadios nas disciplinas de Higiene e Educação Física que circularam no Instituto Pedagógico em Campina Grande nas décadas de 1920 e 1930, fazendo parte de um processo chamado medicalização e disciplinarização de corpos. Para tanto, utilizamos como fonte de pesquisa a Revista do Ensino do Estado da Paraíba (1932 a 1937) e a Revista Evolução (1931-1932). Estabelecemos um diálogo com a historiografia que discute o tema, a exemplo, de Ghiraldelli Júnior (1991), Vago (2002), Lenharo (1986), Buriti (2002) e Soares Júnior (2011). Nossa narrativa será construída/arquitetada a partir da contribuição da Nova História Cultural, principalmente através de conceitos como o de poder disciplinar elaborado pelo filosofo francês Michel Foucault (2010), que estuda a disciplina na sociedade moderna, fazendo parte de um processo que tem como alvo a disciplina do corpo dos sujeitos, produzindo dessa forma corpos “dóceis”. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8716 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8716 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8716/7072 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Mneme - Revista de Humanidades info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Mneme - Revista de Humanidades |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Mneme - Revista de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Mneme - Revista de Humanidades |
dc.source.none.fl_str_mv |
Mneme - Revista de Humanidades; v. 17 n. 38 (2016): Dossiê História e Tecnologias da Saúde; 34-55 1518-3394 reponame:Mneme (Caicó. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Mneme (Caicó. Online) |
collection |
Mneme (Caicó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Mneme (Caicó. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||muirakytan@uol.com.br |
_version_ |
1789436746068393984 |