Redes, territórios e cidades: a rede de ação social na área metropolitana de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Joaquim
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Casquilho-Martins, Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-legere
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/31468
Resumo: A complexidade dos problemas sociais e o contexto generalizado de incerteza coloca aos interventores sociais e aos decisores políticos um conjunto de desafios complexos face a uma realidade sistémica, em que os problemas sociais devem ser considerados de forma integrada e holística. Este artigo tem como objetivo analisar o diagnóstico da rede de ação social da Área Metropolitana de Lisboa (Portugal), sistematizando as principais problemáticas identificadas neste território. A abordagem metodológica deste estudo recorreu à Social Network Analysis para mapear as lógicas de interação nos domínios de intervenção da rede social da Área Metropolitana de Lisboa, tendo por base os diagnósticos sociais existentes. A partir deles foram identificadas diversas dinâmicas da rede e a sua relação com o território. Posteriormente, optámos por centrar a análise na ação social e, a partir daí, proceder ao tratamento de dados através de análise de conteúdo categorial. Este processamento dos dados conduziu à sistematização de resultados quanto às problemáticas diagnosticadas como eixos de atuação prioritária. Verificou-se que os municípios da Área Metropolitana de Lisboa necessitam de um maior reforço na atualização periódica do diagnóstico do território, em particular num período em que assiste à transferência de competências de ação social do Estado Central para o Poder Local. Consequentemente, é necessário um envolvimento mais participado dos diferentes parceiros da Rede Social destes territórios, para que efetivamente se possa detetar, prevenir e atuar perante os problemas e necessidades sociais prioritários, visando à promoção dos recursos e potencialidades da rede para um melhor desenvolvimento social e local.
id UFRN-9_b2784780db48a001b06b5f86b1f84808
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/31468
network_acronym_str UFRN-9
network_name_str Inter-legere
repository_id_str
spelling Redes, territórios e cidades: a rede de ação social na área metropolitana de LisboaAção socialCidadesRede socialTerritóriosA complexidade dos problemas sociais e o contexto generalizado de incerteza coloca aos interventores sociais e aos decisores políticos um conjunto de desafios complexos face a uma realidade sistémica, em que os problemas sociais devem ser considerados de forma integrada e holística. Este artigo tem como objetivo analisar o diagnóstico da rede de ação social da Área Metropolitana de Lisboa (Portugal), sistematizando as principais problemáticas identificadas neste território. A abordagem metodológica deste estudo recorreu à Social Network Analysis para mapear as lógicas de interação nos domínios de intervenção da rede social da Área Metropolitana de Lisboa, tendo por base os diagnósticos sociais existentes. A partir deles foram identificadas diversas dinâmicas da rede e a sua relação com o território. Posteriormente, optámos por centrar a análise na ação social e, a partir daí, proceder ao tratamento de dados através de análise de conteúdo categorial. Este processamento dos dados conduziu à sistematização de resultados quanto às problemáticas diagnosticadas como eixos de atuação prioritária. Verificou-se que os municípios da Área Metropolitana de Lisboa necessitam de um maior reforço na atualização periódica do diagnóstico do território, em particular num período em que assiste à transferência de competências de ação social do Estado Central para o Poder Local. Consequentemente, é necessário um envolvimento mais participado dos diferentes parceiros da Rede Social destes territórios, para que efetivamente se possa detetar, prevenir e atuar perante os problemas e necessidades sociais prioritários, visando à promoção dos recursos e potencialidades da rede para um melhor desenvolvimento social e local.UFRN2023-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/3146810.21680/1982-1662.2023v6n36ID31468Revista Inter-Legere; v. 6 n. 36 (2023): REDES, TERRITÓRIOS, CIDADES; c314681982-166210.21680/1982-1662.2023v6n36reponame:Inter-legereinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/31468/16734Copyright (c) 2023 Joaquim Fialho, Inês Casquilho-Martinshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFialho, JoaquimCasquilho-Martins, Inês2023-05-24T20:19:56Zoai:periodicos.ufrn.br:article/31468Revistahttps://periodicos.ufrn.br/interlegerePUBhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/oai||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br1982-16621982-1662opendoar:2023-05-24T20:19:56Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv Redes, territórios e cidades: a rede de ação social na área metropolitana de Lisboa
title Redes, territórios e cidades: a rede de ação social na área metropolitana de Lisboa
spellingShingle Redes, territórios e cidades: a rede de ação social na área metropolitana de Lisboa
Fialho, Joaquim
Ação social
Cidades
Rede social
Territórios
title_short Redes, territórios e cidades: a rede de ação social na área metropolitana de Lisboa
title_full Redes, territórios e cidades: a rede de ação social na área metropolitana de Lisboa
title_fullStr Redes, territórios e cidades: a rede de ação social na área metropolitana de Lisboa
title_full_unstemmed Redes, territórios e cidades: a rede de ação social na área metropolitana de Lisboa
title_sort Redes, territórios e cidades: a rede de ação social na área metropolitana de Lisboa
author Fialho, Joaquim
author_facet Fialho, Joaquim
Casquilho-Martins, Inês
author_role author
author2 Casquilho-Martins, Inês
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho, Joaquim
Casquilho-Martins, Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Ação social
Cidades
Rede social
Territórios
topic Ação social
Cidades
Rede social
Territórios
description A complexidade dos problemas sociais e o contexto generalizado de incerteza coloca aos interventores sociais e aos decisores políticos um conjunto de desafios complexos face a uma realidade sistémica, em que os problemas sociais devem ser considerados de forma integrada e holística. Este artigo tem como objetivo analisar o diagnóstico da rede de ação social da Área Metropolitana de Lisboa (Portugal), sistematizando as principais problemáticas identificadas neste território. A abordagem metodológica deste estudo recorreu à Social Network Analysis para mapear as lógicas de interação nos domínios de intervenção da rede social da Área Metropolitana de Lisboa, tendo por base os diagnósticos sociais existentes. A partir deles foram identificadas diversas dinâmicas da rede e a sua relação com o território. Posteriormente, optámos por centrar a análise na ação social e, a partir daí, proceder ao tratamento de dados através de análise de conteúdo categorial. Este processamento dos dados conduziu à sistematização de resultados quanto às problemáticas diagnosticadas como eixos de atuação prioritária. Verificou-se que os municípios da Área Metropolitana de Lisboa necessitam de um maior reforço na atualização periódica do diagnóstico do território, em particular num período em que assiste à transferência de competências de ação social do Estado Central para o Poder Local. Consequentemente, é necessário um envolvimento mais participado dos diferentes parceiros da Rede Social destes territórios, para que efetivamente se possa detetar, prevenir e atuar perante os problemas e necessidades sociais prioritários, visando à promoção dos recursos e potencialidades da rede para um melhor desenvolvimento social e local.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/31468
10.21680/1982-1662.2023v6n36ID31468
url https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/31468
identifier_str_mv 10.21680/1982-1662.2023v6n36ID31468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/31468/16734
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Joaquim Fialho, Inês Casquilho-Martins
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Joaquim Fialho, Inês Casquilho-Martins
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRN
publisher.none.fl_str_mv UFRN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Inter-Legere; v. 6 n. 36 (2023): REDES, TERRITÓRIOS, CIDADES; c31468
1982-1662
10.21680/1982-1662.2023v6n36
reponame:Inter-legere
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Inter-legere
collection Inter-legere
repository.name.fl_str_mv Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br
_version_ 1798043140306763776