Desenvolvimento de processo de codesign para criação de novos serviços educacionais

Bibliographic Details
Main Author: Oliveira Neto, Júlio Mariano de
Publication Date: 2021
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFRN
Download full: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45316
Summary: Evoluções tecnológicas geram um contínuo de novas demandas para a escola, seus alunos e professores. Uma dessas demandas é o domínio da língua inglesa que oferece benefícios à sociedade e ao indivíduo em termos de empregabilidade e avanço de carreira. Entretanto, o nível de proficiência no Brasil é baixo segundo o English Proficiency Index (EPI, 2020) e para elevar esse quadro atual é necessário inovar nos serviços até então oferecidos. O uso do Codesign é uma alternativa viável de busca da inovação nesse setor. Trata-se de uma forma de criação em que usuários e designers colaboram para gerar ideias e testá-las de maneira colaborativa. Esse processo de criação adota a percepção do usuário final como um parceiro com papel ativo na criação da tecnologia que irá usar no futuro. O objetivo da presente pesquisa foi aplicar o Codesign na geração de serviços para educação de idiomas a partir da estruturação e validação de um kit de ferramentas para o desenvolvimento de novas experiências de ensino de idiomas. Para desenvolver o kit, foi realizado inicialmente um levantamento de atividades presentes em kits de tradição americana. Estas atividades foram analisadas e reimaginadas para se adequar aos requerimentos do Codesign em termos de participação ativa do usuário final e depois validada em um teste em escola de idiomas independente. O novo kit, nomeado de Oficina Supersônica de Criação Inovadora, foi capaz de oferecer aos participantes, sem experiência prévia com Codesign, um processo inovador que permitiu que gerassem e avaliassem ideias de maneira eficiente e, ao final, tivesse uma delas testada e validada. O kit consiste em um manual com instruções para o facilitador, acompanhado de slide deck e handouts para os participantes. As oficinas serão oferecidas como serviço e um modelo de negócio Canvas foi elaborado considerando a estratégia de manter a estrutura de custos ao mínimo necessário para permitir uma estratégia de crescimento de bootstrapping.
id UFRN_014c9ca7ae64b73d8b1ad0de862abdce
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45316
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira Neto, Júlio Mariano dehttp://lattes.cnpq.br/0071413129846455http://lattes.cnpq.br/5893551656862490Santos, Herculana Torres doshttp://lattes.cnpq.br/9285165063900970Silvestre, Marcela Aparecida Cuccihttp://lattes.cnpq.br/2437965005095571Nóbrega, Claudia Coutinhohttp://lattes.cnpq.br/8208309251703934Lucena, Luciana de Figueiredo Lopes2021-12-09T20:20:20Z2021-12-09T20:20:20Z2021-08-30OLIVEIRA NETO, Júlio Mariano de. Desenvolvimento de processo de codesign para criação de novos serviços educacionais. 2021. 146f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação) - Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45316Evoluções tecnológicas geram um contínuo de novas demandas para a escola, seus alunos e professores. Uma dessas demandas é o domínio da língua inglesa que oferece benefícios à sociedade e ao indivíduo em termos de empregabilidade e avanço de carreira. Entretanto, o nível de proficiência no Brasil é baixo segundo o English Proficiency Index (EPI, 2020) e para elevar esse quadro atual é necessário inovar nos serviços até então oferecidos. O uso do Codesign é uma alternativa viável de busca da inovação nesse setor. Trata-se de uma forma de criação em que usuários e designers colaboram para gerar ideias e testá-las de maneira colaborativa. Esse processo de criação adota a percepção do usuário final como um parceiro com papel ativo na criação da tecnologia que irá usar no futuro. O objetivo da presente pesquisa foi aplicar o Codesign na geração de serviços para educação de idiomas a partir da estruturação e validação de um kit de ferramentas para o desenvolvimento de novas experiências de ensino de idiomas. Para desenvolver o kit, foi realizado inicialmente um levantamento de atividades presentes em kits de tradição americana. Estas atividades foram analisadas e reimaginadas para se adequar aos requerimentos do Codesign em termos de participação ativa do usuário final e depois validada em um teste em escola de idiomas independente. O novo kit, nomeado de Oficina Supersônica de Criação Inovadora, foi capaz de oferecer aos participantes, sem experiência prévia com Codesign, um processo inovador que permitiu que gerassem e avaliassem ideias de maneira eficiente e, ao final, tivesse uma delas testada e validada. O kit consiste em um manual com instruções para o facilitador, acompanhado de slide deck e handouts para os participantes. As oficinas serão oferecidas como serviço e um modelo de negócio Canvas foi elaborado considerando a estratégia de manter a estrutura de custos ao mínimo necessário para permitir uma estratégia de crescimento de bootstrapping.Technological development generates a plethora of new demands on schools, learners and educators. One of them is the proficiency in English, which offers benefits not only to society but also to individuals who become better able to acquire jobs and to advance in their careers. The English Proficiency Index (EPI, 2020) regards Brazilian population’s English skills as low and to enhance the current state of affairs educators must innovate and create new services. Codesign has the potential to be a viable alternative to seek innovation in this industry once it is defined as a novel way of creation in which both users and designer engage in a collaborative effort to generate and test ideas. Its process views the final users as partners who play active roles in the development of the technology that will be used in the future by them. The goal of this research was to use Codesign to generate new ideas for services in foreign language education by developing and validating a toolkit able to assist teachers and students to cocreate services for this line of activity. The effort of designing the toolkit consisted of reviewing activities used in design processes inside the North American tradition following its analysis and adaptation to make them meet the Codesign requirements related to active participation of final users. It was tested in an in-person workshop hosted by an independent foreign language school in João Pessoa, Brazil. The toolkit was successful in providing an innovative process to people who had not had any experience with Codesign in which they generated ideas in an efficient way and, by the end of this endeavor, they were able to create prototypes that were used and validated. It consists of a short handbook that provides instruction to the workshop facilitator, a slide deck to assist with visuals and handouts to the participants. The workshop will be offered as a service to the market and a Business Model Canvas were filled up taking into account the strategy of maintaining costs as low as possible and bootstrapping the investment necessary to grow.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃOUFRNBrasilCodesignKit de ferramentasEducaçãoTecnologia educacionalDesenvolvimento de processo de codesign para criação de novos serviços educacionaisDevelopment of a Codesign process to generate ideas regarding new educational servicesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDesenvolvimentoprocessocodesign_OliveiraNeto_2021.pdfapplication/pdf8589170https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45316/1/Desenvolvimentoprocessocodesign_OliveiraNeto_2021.pdf5ee2d96fd8b9e876d1a8fc5264a1a1b4MD51123456789/453162022-05-02 12:11:22.566oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45316Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:11:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento de processo de codesign para criação de novos serviços educacionais
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Development of a Codesign process to generate ideas regarding new educational services
title Desenvolvimento de processo de codesign para criação de novos serviços educacionais
spellingShingle Desenvolvimento de processo de codesign para criação de novos serviços educacionais
Oliveira Neto, Júlio Mariano de
Codesign
Kit de ferramentas
Educação
Tecnologia educacional
title_short Desenvolvimento de processo de codesign para criação de novos serviços educacionais
title_full Desenvolvimento de processo de codesign para criação de novos serviços educacionais
title_fullStr Desenvolvimento de processo de codesign para criação de novos serviços educacionais
title_full_unstemmed Desenvolvimento de processo de codesign para criação de novos serviços educacionais
title_sort Desenvolvimento de processo de codesign para criação de novos serviços educacionais
author Oliveira Neto, Júlio Mariano de
author_facet Oliveira Neto, Júlio Mariano de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0071413129846455
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5893551656862490
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Santos, Herculana Torres dos
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9285165063900970
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silvestre, Marcela Aparecida Cucci
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2437965005095571
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Nóbrega, Claudia Coutinho
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8208309251703934
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Neto, Júlio Mariano de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lucena, Luciana de Figueiredo Lopes
contributor_str_mv Lucena, Luciana de Figueiredo Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Codesign
Kit de ferramentas
Educação
Tecnologia educacional
topic Codesign
Kit de ferramentas
Educação
Tecnologia educacional
description Evoluções tecnológicas geram um contínuo de novas demandas para a escola, seus alunos e professores. Uma dessas demandas é o domínio da língua inglesa que oferece benefícios à sociedade e ao indivíduo em termos de empregabilidade e avanço de carreira. Entretanto, o nível de proficiência no Brasil é baixo segundo o English Proficiency Index (EPI, 2020) e para elevar esse quadro atual é necessário inovar nos serviços até então oferecidos. O uso do Codesign é uma alternativa viável de busca da inovação nesse setor. Trata-se de uma forma de criação em que usuários e designers colaboram para gerar ideias e testá-las de maneira colaborativa. Esse processo de criação adota a percepção do usuário final como um parceiro com papel ativo na criação da tecnologia que irá usar no futuro. O objetivo da presente pesquisa foi aplicar o Codesign na geração de serviços para educação de idiomas a partir da estruturação e validação de um kit de ferramentas para o desenvolvimento de novas experiências de ensino de idiomas. Para desenvolver o kit, foi realizado inicialmente um levantamento de atividades presentes em kits de tradição americana. Estas atividades foram analisadas e reimaginadas para se adequar aos requerimentos do Codesign em termos de participação ativa do usuário final e depois validada em um teste em escola de idiomas independente. O novo kit, nomeado de Oficina Supersônica de Criação Inovadora, foi capaz de oferecer aos participantes, sem experiência prévia com Codesign, um processo inovador que permitiu que gerassem e avaliassem ideias de maneira eficiente e, ao final, tivesse uma delas testada e validada. O kit consiste em um manual com instruções para o facilitador, acompanhado de slide deck e handouts para os participantes. As oficinas serão oferecidas como serviço e um modelo de negócio Canvas foi elaborado considerando a estratégia de manter a estrutura de custos ao mínimo necessário para permitir uma estratégia de crescimento de bootstrapping.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-09T20:20:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-09T20:20:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA NETO, Júlio Mariano de. Desenvolvimento de processo de codesign para criação de novos serviços educacionais. 2021. 146f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação) - Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45316
identifier_str_mv OLIVEIRA NETO, Júlio Mariano de. Desenvolvimento de processo de codesign para criação de novos serviços educacionais. 2021. 146f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação) - Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45316/1/Desenvolvimentoprocessocodesign_OliveiraNeto_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5ee2d96fd8b9e876d1a8fc5264a1a1b4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777057893056512