Investigação do ensino de engenharia de requisitos na perspectiva da academia e da indústria: um enfoque em documentação de requisitos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26121 |
Resumo: | Na literatura muitos problemas são apontados referentes ao processo da Engenharia de Requisitos. Pesquisas recentes demonstram que os ambientes de desenvolvimento de software enfrentam muitos desa os que vão desde a elicitação de requisitos até à sua validação. Os desa os listados na literatura fazem parte de tópicos ensinados na disciplina de Engenharia de Requisitos oferecidos nos cursos de graduação em Ciência da Computação e cursos a ns. Esses desa os impactam na qualidade dos produtos e podem colocar em risco a continuidade de um projeto. Logo, percebe-se a existência de um dé cit no ensino da disciplina que impacta na indústria bem como a falta de conexão em ambos os contextos. A disciplina costuma ter um modelo de ensino tradicional, diante desse cenário, este trabalho elencou metodologias e atividades, com foco em documentação, que dinamizem o ensino. Foi necessário realizar uma revisão sistemática da literatura bem como a realização de survey com professores e engenheiros. Concluiu-se que no contexto da academia muitos desa os, que impactam na indústria, podem ser contornados. Há também a necessidade de atividades mais práticas e novas abordagens em sala de aula. Na indústria, recomendase a colaboração com à academia. Desta forma, uma vez identi cadas as demandas do setor, a academia pode proporcionar aos futuros pro ssionais uma formação baseada nas habilidades esperadas. |
id |
UFRN_1ee4ae6e2f3213b8f7cac425ad0c1de2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26121 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, João Carlos Epifânio daSilva, Lyrene Fernandes daNunes, Isabel DillmannCruz, Maria Lencastre Pinheiro de Menezes eLucena, Marcia Jacyntha Nunes Rodrigues2018-11-22T21:09:32Z2018-11-22T21:09:32Z2018-08-15SILVA, João Carlos Epifânio da. Investigação do ensino de engenharia de requisitos na perspectiva da academia e da indústria: um enfoque em documentação de requisitos. 2018. 135f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26121Na literatura muitos problemas são apontados referentes ao processo da Engenharia de Requisitos. Pesquisas recentes demonstram que os ambientes de desenvolvimento de software enfrentam muitos desa os que vão desde a elicitação de requisitos até à sua validação. Os desa os listados na literatura fazem parte de tópicos ensinados na disciplina de Engenharia de Requisitos oferecidos nos cursos de graduação em Ciência da Computação e cursos a ns. Esses desa os impactam na qualidade dos produtos e podem colocar em risco a continuidade de um projeto. Logo, percebe-se a existência de um dé cit no ensino da disciplina que impacta na indústria bem como a falta de conexão em ambos os contextos. A disciplina costuma ter um modelo de ensino tradicional, diante desse cenário, este trabalho elencou metodologias e atividades, com foco em documentação, que dinamizem o ensino. Foi necessário realizar uma revisão sistemática da literatura bem como a realização de survey com professores e engenheiros. Concluiu-se que no contexto da academia muitos desa os, que impactam na indústria, podem ser contornados. Há também a necessidade de atividades mais práticas e novas abordagens em sala de aula. Na indústria, recomendase a colaboração com à academia. Desta forma, uma vez identi cadas as demandas do setor, a academia pode proporcionar aos futuros pro ssionais uma formação baseada nas habilidades esperadas.In the literature, many problems are pointed out regarding the process of Requirements Engineering. Recent research shows that software development environments face many challenges ranging from requirement elicitation to validation. The challenges listed in the literature are part of topics within the academy in the lecture of Requirements Engineering in undergraduate courses in Computer Science and related elds. Those challenges impact on product quality and may compromise the continuity of a project. Therefore, we believe that maybe there is a de cit in the teaching of the lecture that impacts on the industry, besides a possible lack of connection in both contexts. The discipline usually has a traditional teaching model, concerning that scenario, this work lists methodologies and activities with a focus on requirements documentation. For that, it was necessary to perform a systematic review of the literature and a survey directed to professors and industry. It was concluded that in the context of academia many challenges, which impact on industry, can be overcome. There is Also a need for more practical activities and new approaches in the classroom. In the industry, we recommend that they collaborate with the academy. In this way, once the industry demands are identi ed, academy can provide, for the future professionals, a formation based on expected skills.porCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOEngenharia de requisitosEnsino-aprendizagemRecomendaçõesInvestigação do ensino de engenharia de requisitos na perspectiva da academia e da indústria: um enfoque em documentação de requisitosResearch engineering requirements education from the academy and industry perspective: a focus on requirements documentationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTInvestigaçãoensinoengenharia_Silva_2018.pdf.txtInvestigaçãoensinoengenharia_Silva_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain257697https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26121/2/Investiga%c3%a7%c3%a3oensinoengenharia_Silva_2018.pdf.txtc06904d1f58c9384b3c9eecf937bf435MD52THUMBNAILInvestigaçãoensinoengenharia_Silva_2018.pdf.jpgInvestigaçãoensinoengenharia_Silva_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3061https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26121/3/Investiga%c3%a7%c3%a3oensinoengenharia_Silva_2018.pdf.jpg189d595f17d15d682a0d820aede26cc3MD53ORIGINALInvestigaçãoensinoengenharia_Silva_2018.pdfapplication/pdf3262879https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26121/1/Investiga%c3%a7%c3%a3oensinoengenharia_Silva_2018.pdf91c25d5c4e9d36b8e19fa1c78ab1afb6MD51123456789/261212019-01-30 10:31:49.87oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26121Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T13:31:49Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Investigação do ensino de engenharia de requisitos na perspectiva da academia e da indústria: um enfoque em documentação de requisitos |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Research engineering requirements education from the academy and industry perspective: a focus on requirements documentation |
title |
Investigação do ensino de engenharia de requisitos na perspectiva da academia e da indústria: um enfoque em documentação de requisitos |
spellingShingle |
Investigação do ensino de engenharia de requisitos na perspectiva da academia e da indústria: um enfoque em documentação de requisitos Silva, João Carlos Epifânio da CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO Engenharia de requisitos Ensino-aprendizagem Recomendações |
title_short |
Investigação do ensino de engenharia de requisitos na perspectiva da academia e da indústria: um enfoque em documentação de requisitos |
title_full |
Investigação do ensino de engenharia de requisitos na perspectiva da academia e da indústria: um enfoque em documentação de requisitos |
title_fullStr |
Investigação do ensino de engenharia de requisitos na perspectiva da academia e da indústria: um enfoque em documentação de requisitos |
title_full_unstemmed |
Investigação do ensino de engenharia de requisitos na perspectiva da academia e da indústria: um enfoque em documentação de requisitos |
title_sort |
Investigação do ensino de engenharia de requisitos na perspectiva da academia e da indústria: um enfoque em documentação de requisitos |
author |
Silva, João Carlos Epifânio da |
author_facet |
Silva, João Carlos Epifânio da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Silva, Lyrene Fernandes da |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Nunes, Isabel Dillmann |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Cruz, Maria Lencastre Pinheiro de Menezes e |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, João Carlos Epifânio da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lucena, Marcia Jacyntha Nunes Rodrigues |
contributor_str_mv |
Lucena, Marcia Jacyntha Nunes Rodrigues |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO Engenharia de requisitos Ensino-aprendizagem Recomendações |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de requisitos Ensino-aprendizagem Recomendações |
description |
Na literatura muitos problemas são apontados referentes ao processo da Engenharia de Requisitos. Pesquisas recentes demonstram que os ambientes de desenvolvimento de software enfrentam muitos desa os que vão desde a elicitação de requisitos até à sua validação. Os desa os listados na literatura fazem parte de tópicos ensinados na disciplina de Engenharia de Requisitos oferecidos nos cursos de graduação em Ciência da Computação e cursos a ns. Esses desa os impactam na qualidade dos produtos e podem colocar em risco a continuidade de um projeto. Logo, percebe-se a existência de um dé cit no ensino da disciplina que impacta na indústria bem como a falta de conexão em ambos os contextos. A disciplina costuma ter um modelo de ensino tradicional, diante desse cenário, este trabalho elencou metodologias e atividades, com foco em documentação, que dinamizem o ensino. Foi necessário realizar uma revisão sistemática da literatura bem como a realização de survey com professores e engenheiros. Concluiu-se que no contexto da academia muitos desa os, que impactam na indústria, podem ser contornados. Há também a necessidade de atividades mais práticas e novas abordagens em sala de aula. Na indústria, recomendase a colaboração com à academia. Desta forma, uma vez identi cadas as demandas do setor, a academia pode proporcionar aos futuros pro ssionais uma formação baseada nas habilidades esperadas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-11-22T21:09:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-11-22T21:09:32Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, João Carlos Epifânio da. Investigação do ensino de engenharia de requisitos na perspectiva da academia e da indústria: um enfoque em documentação de requisitos. 2018. 135f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26121 |
identifier_str_mv |
SILVA, João Carlos Epifânio da. Investigação do ensino de engenharia de requisitos na perspectiva da academia e da indústria: um enfoque em documentação de requisitos. 2018. 135f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26121/2/Investiga%c3%a7%c3%a3oensinoengenharia_Silva_2018.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26121/3/Investiga%c3%a7%c3%a3oensinoengenharia_Silva_2018.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26121/1/Investiga%c3%a7%c3%a3oensinoengenharia_Silva_2018.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c06904d1f58c9384b3c9eecf937bf435 189d595f17d15d682a0d820aede26cc3 91c25d5c4e9d36b8e19fa1c78ab1afb6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797777043233964032 |