Investigação do ensino de engenharia de requisitos na perspectiva da academia e da indústria: um enfoque em documentação de requisitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Carlos Epifânio da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26121
Resumo: Na literatura muitos problemas são apontados referentes ao processo da Engenharia de Requisitos. Pesquisas recentes demonstram que os ambientes de desenvolvimento de software enfrentam muitos desa os que vão desde a elicitação de requisitos até à sua validação. Os desa os listados na literatura fazem parte de tópicos ensinados na disciplina de Engenharia de Requisitos oferecidos nos cursos de graduação em Ciência da Computação e cursos a ns. Esses desa os impactam na qualidade dos produtos e podem colocar em risco a continuidade de um projeto. Logo, percebe-se a existência de um dé cit no ensino da disciplina que impacta na indústria bem como a falta de conexão em ambos os contextos. A disciplina costuma ter um modelo de ensino tradicional, diante desse cenário, este trabalho elencou metodologias e atividades, com foco em documentação, que dinamizem o ensino. Foi necessário realizar uma revisão sistemática da literatura bem como a realização de survey com professores e engenheiros. Concluiu-se que no contexto da academia muitos desa os, que impactam na indústria, podem ser contornados. Há também a necessidade de atividades mais práticas e novas abordagens em sala de aula. Na indústria, recomendase a colaboração com à academia. Desta forma, uma vez identi cadas as demandas do setor, a academia pode proporcionar aos futuros pro ssionais uma formação baseada nas habilidades esperadas.
id UFRN_1ee4ae6e2f3213b8f7cac425ad0c1de2
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26121
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, João Carlos Epifânio daSilva, Lyrene Fernandes daNunes, Isabel DillmannCruz, Maria Lencastre Pinheiro de Menezes eLucena, Marcia Jacyntha Nunes Rodrigues2018-11-22T21:09:32Z2018-11-22T21:09:32Z2018-08-15SILVA, João Carlos Epifânio da. Investigação do ensino de engenharia de requisitos na perspectiva da academia e da indústria: um enfoque em documentação de requisitos. 2018. 135f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26121Na literatura muitos problemas são apontados referentes ao processo da Engenharia de Requisitos. Pesquisas recentes demonstram que os ambientes de desenvolvimento de software enfrentam muitos desa os que vão desde a elicitação de requisitos até à sua validação. Os desa os listados na literatura fazem parte de tópicos ensinados na disciplina de Engenharia de Requisitos oferecidos nos cursos de graduação em Ciência da Computação e cursos a ns. Esses desa os impactam na qualidade dos produtos e podem colocar em risco a continuidade de um projeto. Logo, percebe-se a existência de um dé cit no ensino da disciplina que impacta na indústria bem como a falta de conexão em ambos os contextos. A disciplina costuma ter um modelo de ensino tradicional, diante desse cenário, este trabalho elencou metodologias e atividades, com foco em documentação, que dinamizem o ensino. Foi necessário realizar uma revisão sistemática da literatura bem como a realização de survey com professores e engenheiros. Concluiu-se que no contexto da academia muitos desa os, que impactam na indústria, podem ser contornados. Há também a necessidade de atividades mais práticas e novas abordagens em sala de aula. Na indústria, recomendase a colaboração com à academia. Desta forma, uma vez identi cadas as demandas do setor, a academia pode proporcionar aos futuros pro ssionais uma formação baseada nas habilidades esperadas.In the literature, many problems are pointed out regarding the process of Requirements Engineering. Recent research shows that software development environments face many challenges ranging from requirement elicitation to validation. The challenges listed in the literature are part of topics within the academy in the lecture of Requirements Engineering in undergraduate courses in Computer Science and related elds. Those challenges impact on product quality and may compromise the continuity of a project. Therefore, we believe that maybe there is a de cit in the teaching of the lecture that impacts on the industry, besides a possible lack of connection in both contexts. The discipline usually has a traditional teaching model, concerning that scenario, this work lists methodologies and activities with a focus on requirements documentation. For that, it was necessary to perform a systematic review of the literature and a survey directed to professors and industry. It was concluded that in the context of academia many challenges, which impact on industry, can be overcome. There is Also a need for more practical activities and new approaches in the classroom. In the industry, we recommend that they collaborate with the academy. In this way, once the industry demands are identi ed, academy can provide, for the future professionals, a formation based on expected skills.porCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOEngenharia de requisitosEnsino-aprendizagemRecomendaçõesInvestigação do ensino de engenharia de requisitos na perspectiva da academia e da indústria: um enfoque em documentação de requisitosResearch engineering requirements education from the academy and industry perspective: a focus on requirements documentationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTInvestigaçãoensinoengenharia_Silva_2018.pdf.txtInvestigaçãoensinoengenharia_Silva_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain257697https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26121/2/Investiga%c3%a7%c3%a3oensinoengenharia_Silva_2018.pdf.txtc06904d1f58c9384b3c9eecf937bf435MD52THUMBNAILInvestigaçãoensinoengenharia_Silva_2018.pdf.jpgInvestigaçãoensinoengenharia_Silva_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3061https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26121/3/Investiga%c3%a7%c3%a3oensinoengenharia_Silva_2018.pdf.jpg189d595f17d15d682a0d820aede26cc3MD53ORIGINALInvestigaçãoensinoengenharia_Silva_2018.pdfapplication/pdf3262879https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26121/1/Investiga%c3%a7%c3%a3oensinoengenharia_Silva_2018.pdf91c25d5c4e9d36b8e19fa1c78ab1afb6MD51123456789/261212019-01-30 10:31:49.87oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26121Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T13:31:49Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Investigação do ensino de engenharia de requisitos na perspectiva da academia e da indústria: um enfoque em documentação de requisitos
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Research engineering requirements education from the academy and industry perspective: a focus on requirements documentation
title Investigação do ensino de engenharia de requisitos na perspectiva da academia e da indústria: um enfoque em documentação de requisitos
spellingShingle Investigação do ensino de engenharia de requisitos na perspectiva da academia e da indústria: um enfoque em documentação de requisitos
Silva, João Carlos Epifânio da
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Engenharia de requisitos
Ensino-aprendizagem
Recomendações
title_short Investigação do ensino de engenharia de requisitos na perspectiva da academia e da indústria: um enfoque em documentação de requisitos
title_full Investigação do ensino de engenharia de requisitos na perspectiva da academia e da indústria: um enfoque em documentação de requisitos
title_fullStr Investigação do ensino de engenharia de requisitos na perspectiva da academia e da indústria: um enfoque em documentação de requisitos
title_full_unstemmed Investigação do ensino de engenharia de requisitos na perspectiva da academia e da indústria: um enfoque em documentação de requisitos
title_sort Investigação do ensino de engenharia de requisitos na perspectiva da academia e da indústria: um enfoque em documentação de requisitos
author Silva, João Carlos Epifânio da
author_facet Silva, João Carlos Epifânio da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Silva, Lyrene Fernandes da
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Nunes, Isabel Dillmann
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Cruz, Maria Lencastre Pinheiro de Menezes e
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, João Carlos Epifânio da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lucena, Marcia Jacyntha Nunes Rodrigues
contributor_str_mv Lucena, Marcia Jacyntha Nunes Rodrigues
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Engenharia de requisitos
Ensino-aprendizagem
Recomendações
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de requisitos
Ensino-aprendizagem
Recomendações
description Na literatura muitos problemas são apontados referentes ao processo da Engenharia de Requisitos. Pesquisas recentes demonstram que os ambientes de desenvolvimento de software enfrentam muitos desa os que vão desde a elicitação de requisitos até à sua validação. Os desa os listados na literatura fazem parte de tópicos ensinados na disciplina de Engenharia de Requisitos oferecidos nos cursos de graduação em Ciência da Computação e cursos a ns. Esses desa os impactam na qualidade dos produtos e podem colocar em risco a continuidade de um projeto. Logo, percebe-se a existência de um dé cit no ensino da disciplina que impacta na indústria bem como a falta de conexão em ambos os contextos. A disciplina costuma ter um modelo de ensino tradicional, diante desse cenário, este trabalho elencou metodologias e atividades, com foco em documentação, que dinamizem o ensino. Foi necessário realizar uma revisão sistemática da literatura bem como a realização de survey com professores e engenheiros. Concluiu-se que no contexto da academia muitos desa os, que impactam na indústria, podem ser contornados. Há também a necessidade de atividades mais práticas e novas abordagens em sala de aula. Na indústria, recomendase a colaboração com à academia. Desta forma, uma vez identi cadas as demandas do setor, a academia pode proporcionar aos futuros pro ssionais uma formação baseada nas habilidades esperadas.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-22T21:09:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-11-22T21:09:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, João Carlos Epifânio da. Investigação do ensino de engenharia de requisitos na perspectiva da academia e da indústria: um enfoque em documentação de requisitos. 2018. 135f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26121
identifier_str_mv SILVA, João Carlos Epifânio da. Investigação do ensino de engenharia de requisitos na perspectiva da academia e da indústria: um enfoque em documentação de requisitos. 2018. 135f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26121/2/Investiga%c3%a7%c3%a3oensinoengenharia_Silva_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26121/3/Investiga%c3%a7%c3%a3oensinoengenharia_Silva_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26121/1/Investiga%c3%a7%c3%a3oensinoengenharia_Silva_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c06904d1f58c9384b3c9eecf937bf435
189d595f17d15d682a0d820aede26cc3
91c25d5c4e9d36b8e19fa1c78ab1afb6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777043233964032