Gestão de pessoas por competências: uma avaliação do modelo implantado no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte – TRE/RN na percepção dos membros do Comitê de implantação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Manuella Mendes de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35122
Resumo: O presente estudo tem como objetivo avaliar o modelo de gestão de pessoas implantado no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande e assim contribuir para a ampliação do número de trabalhos que visem identificar e analisar os resultados gerados pela gestão por competências em Instituições do setor público de modo a entregar melhores serviços para a sociedade. Quanto a metodologia, a pesquisa se caracteriza como estudo de caso, de natureza exploratória e qualitativa, tendo como técnica de coleta de dados a entrevista semiestrutura com os membros do Comitê de Implantação. Para a análise dos resultados, foi realizada a técnica de análise de conteúdo, classificando as informações coletadas em cinco principais categorias de análise: alinhamento com as estratégias organizacionais, resultados positivos, sugestões e críticas, desafios e por fim, próximo passos. Os resultados mostraram que embora a gestão de pessoas por competências esteja na fase inicial de implantação no Tribunal, há percepção de resultados positivos acerca do nível de alinhamento do modelo com a estratégia organizacional, melhoria na motivação e interesse do servidor na busca por capacitação, o qual passou a se sentir mais valorizado e reconhecido a partir de práticas de seleção por competências. Entretanto, foram mencionados os desafios de consolidar o modelo sem um constante apoio e incentivo da alta administração e alinhar o plano de capacitação com as lacunas de competências existentes. Diante do estudo, conclui-se que o modelo está no caminho certo, sendo fundamental a continuidade das práticas de sensibilização e gestão para obter ainda melhores resultados.
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