Letramento no museu: agência e desenvolvimento social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Andréa Cristina Soares
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31915
Resumo: Os museus são espaços educativos não formais que propiciam a organização de atividades e ações que englobam, ao mesmo tempo, diversas áreas do conhecimento, sendo a inter/transdisciplinaridade uma característica inerente desses espaços, atravessando toda a sua dinâmica de funcionamento e rotinas. Em vista da compreensão de que o espaço museal pode ser percebido sob diversos olhares e perspectivas, este estudo se desenvolve tendo como cenário uma instituição museológica situada no interior do estado do Ceará. O principal objetivo da pesquisa é examinar se o referido museu atua como agência catalisadora de letramentos. A pesquisa está situada na Linguística Aplicada, campo que se reconhece transdisciplinar e aberto a diálogos com outros campos/áreas do conhecimento. No âmbito teórico, o estudo está fundamentado nas postulações dos Estudos do Letramento (STREET, 1984; BARTON e HAMILTON, 1998; KLEIMAN, 1995; 2008; OLIVEIRA, 2008; PAZ, 2008), elegendo como categorias de análise os elementos: participantes, domínio, artefatos e atividades, elementos importantes para a noção de evento de letramento estabelecida por Hamilton (2000); na abordagem social de gênero inspirada na Nova Retórica (BAZERMAN, 2005, 2006; MILLER, 1984, 2009); na Nova Museologia (CHAGAS, 1994; MOUTINHO, 2014; GABRIELE, 2014; TOLENTINO, 2016). No aspecto metodológico, a pesquisa acolhe a abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994; MASON, 1998) de base interpretativista (MOITA LOPES, 2006), assumindo viés etnográfico. O corpus da pesquisa compreende 08 eventos de letramento observados no museu, observações e anotações de campo, questionários aplicados junto a 05 profissionais do museu (funcionários e diretores), roda de conversa com uma turma de 7° ano, visitante do museu. A relevância da pesquisa reside em três aspectos: a) nas contribuições que proporcionará aos Estudos do Letramento, sobretudo em pensar o museu como agência catalisadora de letramentos; b) na colaboração para o desenvolvimento dos trabalhos na Linguística Aplicada; c) no destaque da potencialidade de diálogos transdisciplinares entre os Estudos do Letramento e a Museologia. A análise dos dados evidencia que o museu assume papéis sociais diversos, destacando-se a sua capacidade multifacetada de informar, educar, catalisar letramentos e estimular agentes de letramento, mediante a promoção de exposições permanentes e temporárias, atividades de visitação, lançamentos de livros, viabilização de palestras e rodas de conversa, bem como outras atividades/eventos que possam emergir de novas demandas. Nesse sentido, concluímos que a troca de saberes entre a Museologia e os Estudos do Letramento é capaz de gerar uma aproximação entre esses campos e também de produzir uma significativa discussão entre a atuação do museu como agência catalisadora de letramentos e sua importância na colaboração do desenvolvimento social local.
id UFRN_3aba50df0329b492267aab7878977cc3
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31915
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Costa, Andréa Cristina Soareshttp://lattes.cnpq.br/8976890657784435http://lattes.cnpq.br/6720657795281498Paz, Ana Maria de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/3154455138181144Alves, Maria da Penha Casadohttp://lattes.cnpq.br/7377731555637172Gabriele, Maria Cecília Filgueiras Limahttp://lattes.cnpq.br/3028768679163538Melo, Nadia Maria Silveira Costa dehttp://lattes.cnpq.br/1868232750766520Oliveira, Maria do Socorro2021-03-17T18:24:10Z2021-03-17T18:24:10Z2020-07-28COSTA, Andréa Cristina Soares. Letramento no museu: agência e desenvolvimento social. 2020. 153f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31915Os museus são espaços educativos não formais que propiciam a organização de atividades e ações que englobam, ao mesmo tempo, diversas áreas do conhecimento, sendo a inter/transdisciplinaridade uma característica inerente desses espaços, atravessando toda a sua dinâmica de funcionamento e rotinas. Em vista da compreensão de que o espaço museal pode ser percebido sob diversos olhares e perspectivas, este estudo se desenvolve tendo como cenário uma instituição museológica situada no interior do estado do Ceará. O principal objetivo da pesquisa é examinar se o referido museu atua como agência catalisadora de letramentos. A pesquisa está situada na Linguística Aplicada, campo que se reconhece transdisciplinar e aberto a diálogos com outros campos/áreas do conhecimento. No âmbito teórico, o estudo está fundamentado nas postulações dos Estudos do Letramento (STREET, 1984; BARTON e HAMILTON, 1998; KLEIMAN, 1995; 2008; OLIVEIRA, 2008; PAZ, 2008), elegendo como categorias de análise os elementos: participantes, domínio, artefatos e atividades, elementos importantes para a noção de evento de letramento estabelecida por Hamilton (2000); na abordagem social de gênero inspirada na Nova Retórica (BAZERMAN, 2005, 2006; MILLER, 1984, 2009); na Nova Museologia (CHAGAS, 1994; MOUTINHO, 2014; GABRIELE, 2014; TOLENTINO, 2016). No aspecto metodológico, a pesquisa acolhe a abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994; MASON, 1998) de base interpretativista (MOITA LOPES, 2006), assumindo viés etnográfico. O corpus da pesquisa compreende 08 eventos de letramento observados no museu, observações e anotações de campo, questionários aplicados junto a 05 profissionais do museu (funcionários e diretores), roda de conversa com uma turma de 7° ano, visitante do museu. A relevância da pesquisa reside em três aspectos: a) nas contribuições que proporcionará aos Estudos do Letramento, sobretudo em pensar o museu como agência catalisadora de letramentos; b) na colaboração para o desenvolvimento dos trabalhos na Linguística Aplicada; c) no destaque da potencialidade de diálogos transdisciplinares entre os Estudos do Letramento e a Museologia. A análise dos dados evidencia que o museu assume papéis sociais diversos, destacando-se a sua capacidade multifacetada de informar, educar, catalisar letramentos e estimular agentes de letramento, mediante a promoção de exposições permanentes e temporárias, atividades de visitação, lançamentos de livros, viabilização de palestras e rodas de conversa, bem como outras atividades/eventos que possam emergir de novas demandas. Nesse sentido, concluímos que a troca de saberes entre a Museologia e os Estudos do Letramento é capaz de gerar uma aproximação entre esses campos e também de produzir uma significativa discussão entre a atuação do museu como agência catalisadora de letramentos e sua importância na colaboração do desenvolvimento social local.Museums are non-formal educational spaces that provide the organization of activities and initiatives that encompass many areas of knowledge since interdisciplinarity and transdisciplinarity are inherent characteristics of theses places and, at the same time, traverses its entire dynamics of working and routines. In sight of the understanding that museums may be perceived through different viewpoints and approaches, this study is developed having as its scenery a museum institution located in the countryside of the state of Ceará. The research is based on the field of Applied Linguistics, a field that understands itself as transdiciplinar and open to dialogues with other areas and fileds of knowledge. The main goal of this research is to comprehend how the aforementioned museum acts as a literacy catalytic agent. In the theoretical scope, the study is based on the postulations of the Literacy Studies (STREET, 1984; BARTON e HAMILTON, 1993, 1998; KLEIMAN, 1995; 2001; OLIVEIRA, 2008; PAZ, 2008), electing as categories of analysis the elements: participants, dominance, artefacts and activities as established by Hamilton (2000); in the genre social approach inspired by New Rhetoric (BAZERMAN, 2005, 2006; MILLER, 1984, 2009); in New Museology (CHAGAS, 1994; MOUTINHO, 2014; GABRIELE, 2014; TOLENTINO, 2016). Regarding methodology, the research follows a qualitative approach (BOGDAN; BILKLEN, 1994; MASON,1998) of interpretative basis (MOITA LOPES, 2006), assuming an ethnographic perspective. The corpus of the research comprises 8 different events devoted to literacy observed at the museum, field observation and notes, questionnaries answered by 5 professionals from the museum (staff members and directors), a Conversation Circle with 7th grade visiting students. The relevance of this research resides in three aspects: a) in the contributions it will provide to Literacy Studies, especially in thinking the museum as a literacy catalytic agent; b) in the colaboration for the development of works of Applied Linguistics; c) in the emphasis on the potential of transdisciplinary dialogues between Literacy Studies and Museology. The data analysis shows that the museum plays diverse social roles, making it clear its multifaceted capability to inform, educate, catalyze literacies and motivate literacy agents, through the promotion of permanent and temporary exhibitions, visitation activities, book lauching, enablement of lectures and Conversation Circles as well as other activities and events that may emerge from new requests. In this sense, we conclude that the exchange between Museology and Literacy Studies is capable of generating a convergence between these fields and also produce a considerably meaningful discussion about the role of museums as literacy catalytic agents and their propensity for the colaboration of local social development.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilLetramentosMuseuAgência catalisadora de letramentosDesenvolvimento socialLetramento no museu: agência e desenvolvimento socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLetramentomuseuagencia_Costa_2020.pdfapplication/pdf1563859https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31915/1/Letramentomuseuagencia_Costa_2020.pdff9fda952f6cd7679356c1b89f46f62ddMD51TEXTLetramentomuseuagencia_Costa_2020.pdf.txtLetramentomuseuagencia_Costa_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain302743https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31915/2/Letramentomuseuagencia_Costa_2020.pdf.txtc3ff1fff6ebae0de299748e50612deb0MD52THUMBNAILLetramentomuseuagencia_Costa_2020.pdf.jpgLetramentomuseuagencia_Costa_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1263https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31915/3/Letramentomuseuagencia_Costa_2020.pdf.jpgdc6157775f20a3e99bf1eb71b477943dMD53123456789/319152021-03-21 05:47:59.731oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31915Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-03-21T08:47:59Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Letramento no museu: agência e desenvolvimento social
title Letramento no museu: agência e desenvolvimento social
spellingShingle Letramento no museu: agência e desenvolvimento social
Costa, Andréa Cristina Soares
Letramentos
Museu
Agência catalisadora de letramentos
Desenvolvimento social
title_short Letramento no museu: agência e desenvolvimento social
title_full Letramento no museu: agência e desenvolvimento social
title_fullStr Letramento no museu: agência e desenvolvimento social
title_full_unstemmed Letramento no museu: agência e desenvolvimento social
title_sort Letramento no museu: agência e desenvolvimento social
author Costa, Andréa Cristina Soares
author_facet Costa, Andréa Cristina Soares
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8976890657784435
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6720657795281498
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Paz, Ana Maria de Oliveira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3154455138181144
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Alves, Maria da Penha Casado
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7377731555637172
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Gabriele, Maria Cecília Filgueiras Lima
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3028768679163538
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Melo, Nadia Maria Silveira Costa de
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1868232750766520
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Andréa Cristina Soares
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Maria do Socorro
contributor_str_mv Oliveira, Maria do Socorro
dc.subject.por.fl_str_mv Letramentos
Museu
Agência catalisadora de letramentos
Desenvolvimento social
topic Letramentos
Museu
Agência catalisadora de letramentos
Desenvolvimento social
description Os museus são espaços educativos não formais que propiciam a organização de atividades e ações que englobam, ao mesmo tempo, diversas áreas do conhecimento, sendo a inter/transdisciplinaridade uma característica inerente desses espaços, atravessando toda a sua dinâmica de funcionamento e rotinas. Em vista da compreensão de que o espaço museal pode ser percebido sob diversos olhares e perspectivas, este estudo se desenvolve tendo como cenário uma instituição museológica situada no interior do estado do Ceará. O principal objetivo da pesquisa é examinar se o referido museu atua como agência catalisadora de letramentos. A pesquisa está situada na Linguística Aplicada, campo que se reconhece transdisciplinar e aberto a diálogos com outros campos/áreas do conhecimento. No âmbito teórico, o estudo está fundamentado nas postulações dos Estudos do Letramento (STREET, 1984; BARTON e HAMILTON, 1998; KLEIMAN, 1995; 2008; OLIVEIRA, 2008; PAZ, 2008), elegendo como categorias de análise os elementos: participantes, domínio, artefatos e atividades, elementos importantes para a noção de evento de letramento estabelecida por Hamilton (2000); na abordagem social de gênero inspirada na Nova Retórica (BAZERMAN, 2005, 2006; MILLER, 1984, 2009); na Nova Museologia (CHAGAS, 1994; MOUTINHO, 2014; GABRIELE, 2014; TOLENTINO, 2016). No aspecto metodológico, a pesquisa acolhe a abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994; MASON, 1998) de base interpretativista (MOITA LOPES, 2006), assumindo viés etnográfico. O corpus da pesquisa compreende 08 eventos de letramento observados no museu, observações e anotações de campo, questionários aplicados junto a 05 profissionais do museu (funcionários e diretores), roda de conversa com uma turma de 7° ano, visitante do museu. A relevância da pesquisa reside em três aspectos: a) nas contribuições que proporcionará aos Estudos do Letramento, sobretudo em pensar o museu como agência catalisadora de letramentos; b) na colaboração para o desenvolvimento dos trabalhos na Linguística Aplicada; c) no destaque da potencialidade de diálogos transdisciplinares entre os Estudos do Letramento e a Museologia. A análise dos dados evidencia que o museu assume papéis sociais diversos, destacando-se a sua capacidade multifacetada de informar, educar, catalisar letramentos e estimular agentes de letramento, mediante a promoção de exposições permanentes e temporárias, atividades de visitação, lançamentos de livros, viabilização de palestras e rodas de conversa, bem como outras atividades/eventos que possam emergir de novas demandas. Nesse sentido, concluímos que a troca de saberes entre a Museologia e os Estudos do Letramento é capaz de gerar uma aproximação entre esses campos e também de produzir uma significativa discussão entre a atuação do museu como agência catalisadora de letramentos e sua importância na colaboração do desenvolvimento social local.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-07-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-17T18:24:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-17T18:24:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Andréa Cristina Soares. Letramento no museu: agência e desenvolvimento social. 2020. 153f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31915
identifier_str_mv COSTA, Andréa Cristina Soares. Letramento no museu: agência e desenvolvimento social. 2020. 153f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31915/1/Letramentomuseuagencia_Costa_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31915/2/Letramentomuseuagencia_Costa_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31915/3/Letramentomuseuagencia_Costa_2020.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f9fda952f6cd7679356c1b89f46f62dd
c3ff1fff6ebae0de299748e50612deb0
dc6157775f20a3e99bf1eb71b477943d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1796766707343163392