A inclusão social da pessoa com deficiência em escolas pública e privada do município de Natal: uma reflexão sobre a atuação do assistente social na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Karla Katielle Oliveira da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36423
Resumo: A pesquisa monográfica destaca a atuação do assistente social na defesa por uma educação inclusiva. Apresenta a análise da inclusão social da pessoa com deficiência na educação pública e privada no município de Natal-RN tendo como recorte, duas escolas que foram cenários para o projeto de intervenção de estágio em serviço social que tinha o objetivo geral de estabelecer um estudo comparativo entre ambas. Para isso, a metodologia adotada fundamenta-se nas entrevistas semiestruturada, questionários e pesquisa bibliográfica. Menciona o perfil dos professores, os resultados da avaliação dos docentes e coordenadores pedagógicos quanto às escolas as quais trabalham, considerando os aspectos da acessibilidade na estrutura arquitetônica, salas de recursos multifuncionais, capacitação, a aproximação com a pessoa com deficiência, bem como o desenvolvimento da educação inclusiva no setor público e privado dado ao contexto do neoliberalismo e dos rebatimentos na área educacional. Relata as principais dificuldades enfrentadas pelas instituições de ensino no que se refere à inserção da pessoa com deficiência e o acompanhamento de seu desenvolvimento, contribuindo para a discussão acadêmica acerca do papel do assistente social na escola ressaltando suas atribuições, dentre elas, a mediação na relação entre família, professor e aluno. Afirma que sua prática deve ser pautada nos valores do projeto ético político, além de ter como norte o Código de Ética Profissional de 1993 e Lei de Regulamentação da Profissão (8662/93). Destaca a atuação da Subcoordenadoria de Educação Especial (SUESP-RN) frente às demandas relacionadas às pessoas com deficiência no ambiente escolar apresentando como o poder público na representação do Estado tem se organizado para inclui-las tendo como base as legislações.
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