A experiência da Escola Estadual Professora Maria Araújo (2005-2011): uma gestão escolar outra é possível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Edilson Paulo de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58034
Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo a experiência da gestão da Escola Estadual Professora Maria Araújo, localizada no distrito litoral Pium, Parnamirim, Rio Grande do Norte, durante o período compreendido entre dezembro de 2005 a dezembro de 2011. O estudo dessa experiência se constitui em um exercício introdutório ao pensamento decolonial em gestão escolar, articulando o pensamento freiriano à concepção metodológica do artesanato intelectual, considerando a investigação científica associada à vida cotidiana, à busca epistêmica do Grupo de Pesquisa Sertania e Educação, por um entendimento crítico do processo histórico que envolve a educação no Brasil. Nesse sentido, indaga-se: é possível pensar uma decolonialidade da gestão escolar a partir da experiência vivenciada pela Escola Estadual Professora Maria Araújo? Desse modo, investiga-se a colonialidade da gestão e da educação escolar relacionando-as aos conceitos da colonialidade do poder, do saber e do ser, a partir do referencial Modernidade/colonialidade, definido por autores como Aníbal Quijano, Walter Mignolo, Catherine Walsh, Maldonado-Torres, entre outros. Assim, afasta-se a afirmação de que a gestão escolar é necessariamente democrática, apenas pela sua determinação normativa, importando imergir no objeto de estudo, de modo que ele possa falar sem partir de verdades pré-estabelecidas, como por exemplo a afirmação de que a gestão é democrática porque encontra-se na Constituição Federal ou na LDB. Por isso, além do estudo do marco normativo que define e regula o processo das primeiras eleições diretas para diretor e vice-diretor na rede estadual de educação do Rio Grande do Norte, no ano de 2005, destaca-se o papel assumido pelo Conselho Escolar como ente institucional essencial para a manutenção do processo sucessório através de eleições diretas, com a participação da comunidade. Ademais, enfatiza a experiência da FLIEMA, no período compreendido entre 2008 a 2011, situando-a como o elemento articulador fundamental da gestão da escola, durante o período pesquisado, bem como seu reconhecimento social na comunidade. Busca-se, portanto, nos indícios da gestão da Escola Estudada; nas pessoas e em suas atitudes no trabalho da gestão, as respostas à compreensão do que foi a experiência vivenciada nessa unidade de ensino, problematizando a possibilidade de uma educação escolar outra enquanto forma de resistência ontológica.
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O estudo dessa experiência se constitui em um exercício introdutório ao pensamento decolonial em gestão escolar, articulando o pensamento freiriano à concepção metodológica do artesanato intelectual, considerando a investigação científica associada à vida cotidiana, à busca epistêmica do Grupo de Pesquisa Sertania e Educação, por um entendimento crítico do processo histórico que envolve a educação no Brasil. Nesse sentido, indaga-se: é possível pensar uma decolonialidade da gestão escolar a partir da experiência vivenciada pela Escola Estadual Professora Maria Araújo? Desse modo, investiga-se a colonialidade da gestão e da educação escolar relacionando-as aos conceitos da colonialidade do poder, do saber e do ser, a partir do referencial Modernidade/colonialidade, definido por autores como Aníbal Quijano, Walter Mignolo, Catherine Walsh, Maldonado-Torres, entre outros. Assim, afasta-se a afirmação de que a gestão escolar é necessariamente democrática, apenas pela sua determinação normativa, importando imergir no objeto de estudo, de modo que ele possa falar sem partir de verdades pré-estabelecidas, como por exemplo a afirmação de que a gestão é democrática porque encontra-se na Constituição Federal ou na LDB. Por isso, além do estudo do marco normativo que define e regula o processo das primeiras eleições diretas para diretor e vice-diretor na rede estadual de educação do Rio Grande do Norte, no ano de 2005, destaca-se o papel assumido pelo Conselho Escolar como ente institucional essencial para a manutenção do processo sucessório através de eleições diretas, com a participação da comunidade. Ademais, enfatiza a experiência da FLIEMA, no período compreendido entre 2008 a 2011, situando-a como o elemento articulador fundamental da gestão da escola, durante o período pesquisado, bem como seu reconhecimento social na comunidade. Busca-se, portanto, nos indícios da gestão da Escola Estudada; nas pessoas e em suas atitudes no trabalho da gestão, as respostas à compreensão do que foi a experiência vivenciada nessa unidade de ensino, problematizando a possibilidade de uma educação escolar outra enquanto forma de resistência ontológica.Este trabajo tiene como objeto de estudio la experiencia de gestión de la Escuela Estadual Profesora María Araújo, ubicada en el distrito costero de Pium, Parnamirim, Rio Grande do Norte, durante el período comprendido entre diciembre de 2005 y diciembre de 2011. El estudio de esta experiencia constituye en un ejercicio introductorio al pensamiento descolonial en la gestión escolar, articulando el pensamiento freiriano con la concepción metodológica de artesanía intelectual, considerando la investigación científica asociada a la vida cotidiana, la búsqueda epistémica del Grupo de Investigación Sertania y Educación, por una comprensión crítica del proceso histórico que involucra la educación en Brasil. En este sentido, la pregunta es: ¿es posible pensar en una decolonialidad de la gestión escolar a partir de la experiencia vivida por la Escola Estadual Professora Maria Araújo? De esta manera, se investiga la colonialidad de la gestión y la educación escolar, relacionándolas con los conceptos de colonialidad del poder, el conocimiento y el ser, a partir del marco Modernidad/colonialidad, definido por autores como Aníbal Quijano, Walter Mignolo, Catherine Walsh, Maldonado Torres, entre otros. Se descarta así la afirmación de que la gestión escolar es necesariamente democrática, simplemente por su determinación normativa, y es importante sumergirse en el objeto de estudio, para que éste pueda hablar sin partir de verdades preestablecidas, como la afirmación de que la gestión es democrática porque se encuentra en la Constitución Federal o en la LDB. Así, además del estudio del marco normativo que define y regula el proceso de las primeras elecciones directas para director y subdirector en la red educativa estatal de Rio Grande do Norte, en 2005, se destaca el papel asumido por el Consejo Escolar como entidad institucional esencial para mantener el proceso de sucesión mediante elecciones directas, con la participación de la comunidad. Además, destaca la experiencia de la FLIEMA, en el período comprendido entre 2008 y 2011, ubicándola como el elemento articulador fundamental de la gestión escolar, durante el período investigado, así como su reconocimiento social en la comunidad. Por eso, buscamos indicios de la gestión del Colegio Estudiado; en las personas y en sus actitudes hacia el trabajo de gestión, las respuestas a la comprensión de lo que fue la experiencia vivida en esta unidad didáctica, problematizando la posibilidad de otra formación escolar como forma de resistência ontológica.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOGestão escolar decolonialColonialidade da educação escolarFeira literáriaSertaniaDireito social à educaçãoA experiência da Escola Estadual Professora Maria Araújo (2005-2011): uma gestão escolar outra é possívelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALExperienciaEscolaEstadual_Souza_2023.pdfapplication/pdf19309643https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58034/1/ExperienciaEscolaEstadual_Souza_2023.pdf8dafaa8171a59d897a611434fa7f16faMD51123456789/580342024-04-05 20:37:31.26oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58034Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-04-05T23:37:31Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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