Serviço social no contexto educacional do IFRN: uma análise dos programas de assistência aos estudantes
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36195 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) realizou um estudo de caso de natureza exploratória da realidade dos alunos do Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), participantes dos programas Alimentação Escolar, Auxílio Transporte e Bolsa de Iniciação Profissional, os discentes são beneficiados pela Política de Assistência Estudantil, nas áreas previstas pelas Modalidades de Bolsa de Assistência Estudantil do IFRN. Este também é resultado do estágio curricular obrigatório realizado no IFRN, especificamente, na Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis (DIGAE) entre os semestres 2012.2 e 2013.1. Tem como objetivo geral avaliar a efetividade dos programas Alimentação Escolar, Auxílio Transporte e Bolsa de Iniciação Profissional.Já os objetivos específicos são: Traçar um perfil social dos alunos participantes dos programas do serviço social; Identificar o conhecimento sobre assistência estudantil por parte dos discentes em relação aos programas oferecidos pelo IFRN e conhecer as principais dificuldades enfrentas pelos alunos para se inserirem nos programas de assistência estudantil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa no Campus Natal Central acompanhada de questionário estruturado.Procede-se de uma abordagem quanti-qualitativa à técnica de análise de conteúdo em relação aos dados obtidos, através de questionário aplicado com discentes dos níveis de ensino: técnico integrado, técnico subsequente, superior tecnólogo e superior licenciatura. As entrevistas ocorreram entre os meses de março e abril de 2013.1. Por fim, com esta pesquisa, é possível afirmar que a maioria dos alunos participantes é do gênero feminino, estudaram em escola pública e não veem a assistência estudantil como um direito, mas sim como uma ajuda. A burocracia e a demora no processo de seleção são dificuldades destacadas pela população entrevistada. |
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