A imagem da mulher em campanhas publicitárias de cerveja sob a ótica de consumidoras potiguares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55931 |
Resumo: | A publicidade é uma importante ferramenta de comunicação que pode influenciar a percepção das pessoas sobre produtos, serviços e ideias. No caso das mulheres, a publicidade tem sido historicamente marcada por representações estereotipadas e objetificadoras. No mercado de cerveja, esse cenário é ainda mais evidente. As campanhas publicitárias de cerveja costumam retratar as mulheres como objetos de desejo, subordinadas aos homens ou como meras coadjuvantes. No entanto, em meados de 2017, a Skol lançou a campanha Reposter, que marcou uma verdadeira transformação nas representações femininas em propagandas de cerveja. Na campanha, as mulheres eram retratadas como protagonistas que consumiam a cerveja, e não apenas como objetos de desejo ou coadjuvantes. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo analisar a percepção das campanhas publicitárias de cervejas por parte de consumidoras do Rio Grande do Norte. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com 7 mulheres cis através de pesquisa qualitativa. Obtivemos como resultado a unanimidade por parte das entrevistadas a respeito das imagens, onde todas afirmaram ser campanhas machistas, que objetificam e sexualizavam a mulher. |
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Vieira, Juliana MartinsMoreira, Marília Diógenes2023-12-14T17:50:40Z2023-12-14T17:50:40Z2023-12-11VIEIRA, Juliana Martins. A imagem da mulher em campanhas publicitárias de cerveja sob a ótica de consumidoras potiguares. 2023. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55931Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social - Publicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de Comunicação SocialMulherObjetificaçãoCervejaPublicidadeA imagem da mulher em campanhas publicitárias de cerveja sob a ótica de consumidoras potiguaresThe image of women in beer advertising campaigns from the perspective of potiguares consumersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA publicidade é uma importante ferramenta de comunicação que pode influenciar a percepção das pessoas sobre produtos, serviços e ideias. No caso das mulheres, a publicidade tem sido historicamente marcada por representações estereotipadas e objetificadoras. No mercado de cerveja, esse cenário é ainda mais evidente. As campanhas publicitárias de cerveja costumam retratar as mulheres como objetos de desejo, subordinadas aos homens ou como meras coadjuvantes. No entanto, em meados de 2017, a Skol lançou a campanha Reposter, que marcou uma verdadeira transformação nas representações femininas em propagandas de cerveja. Na campanha, as mulheres eram retratadas como protagonistas que consumiam a cerveja, e não apenas como objetos de desejo ou coadjuvantes. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo analisar a percepção das campanhas publicitárias de cervejas por parte de consumidoras do Rio Grande do Norte. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com 7 mulheres cis através de pesquisa qualitativa. Obtivemos como resultado a unanimidade por parte das entrevistadas a respeito das imagens, onde todas afirmaram ser campanhas machistas, que objetificam e sexualizavam a mulher.porreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMonografia - Juliana Martins.pdfMonografia - Juliana Martins.pdfapplication/pdf37385814https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55931/1/Monografia%20-%20Juliana%20Martins.pdf16e0730457457d8aaf5201f5f43f9ca8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55931/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52123456789/559312023-12-14 14:50:40.456oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-14T17:50:40Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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