A imagem da mulher em campanhas publicitárias de cerveja sob a ótica de consumidoras potiguares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Juliana Martins
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55931
Resumo: A publicidade é uma importante ferramenta de comunicação que pode influenciar a percepção das pessoas sobre produtos, serviços e ideias. No caso das mulheres, a publicidade tem sido historicamente marcada por representações estereotipadas e objetificadoras. No mercado de cerveja, esse cenário é ainda mais evidente. As campanhas publicitárias de cerveja costumam retratar as mulheres como objetos de desejo, subordinadas aos homens ou como meras coadjuvantes. No entanto, em meados de 2017, a Skol lançou a campanha Reposter, que marcou uma verdadeira transformação nas representações femininas em propagandas de cerveja. Na campanha, as mulheres eram retratadas como protagonistas que consumiam a cerveja, e não apenas como objetos de desejo ou coadjuvantes. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo analisar a percepção das campanhas publicitárias de cervejas por parte de consumidoras do Rio Grande do Norte. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com 7 mulheres cis através de pesquisa qualitativa. Obtivemos como resultado a unanimidade por parte das entrevistadas a respeito das imagens, onde todas afirmaram ser campanhas machistas, que objetificam e sexualizavam a mulher.
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