Corpo, aprendizagem e movimento: um diálogo com a docência na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Esmirna Silva Rezende
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45276
Resumo: A Educação Infantil tem uma função pedagógica e um trabalho que toma a realidade e os conhecimentos infantis como pontos de partida, ampliando através de atividades que têm significado concreto para a vida das crianças, simultaneamente asseguram a aquisição de novos conhecimentos. Portanto, é através do movimento que podemos observar sua socialização, o que contribui com a ampliação das relações sociais, das regras de convivência e exploração do ambiente com atitudes de curiosidade, beneficiando, de sobremaneira, o processo de aprendizagem da criança que está na Educação Infantil. Assim, objetivo geral deste estudo é analisar a concepção de corpo apresentado pelas docentes da Educação Infantil no que se refere ao processo de aprendizagem das crianças. E como objetivos específicos, propomos: identificar a concepção de corpo apresentado pelas docentes da Educação Infantil no que se refere ao processo de aprendizagem das crianças e construir um diálogo com as professoras da Educação Infantil a partir de suas concepções do corpo/movimento em suas práticas docentes. Para tanto, assumimos os princípios da pesquisa qualitativa como abordagem metodológica pelo viés do grupo focal, de inegável importância para tratar questões da educação, que sugerem a integração e discussão. No que diz respeito à participação dos sujeitos nos encontros on-line, variou de 27 (vinte sente) a 29 (vinte nove) pedagogas do Ensino Infantil da rede Municipal do Parnamirim/RN. No momento em que estamos vivenciando uma pandemia mundial, o impedimento dos encontros presenciais foi inevitável, por isso o itinerário da pesquisa se efetivou através da realização 03 (três) encontros de forma remota, com a duração de aproximadamente 02 (duas) horas, que possibilitaram reflexões do fazer pedagógico nas práticas docentes. Para a construção de dados, utilizamos de questionário semiestruturado, rodas de conversas, registro no diário de campo, assim como os registros de imagens e áudios. Nossos objetivos traçados foram alcançados. Durante os encontros, analisamos a concepção de corpo apresentado pelas docentes da Educação Infantil, partindo da construção do diálogo com as professoras, destacando a relação do corpo com a aprendizagem dos seus alunos, contribuindo para a reflexão sobre a importância do corpo como lugar de aprendizagem, tão importante na Educação Infantil. Nesse sentido, entendemos que foi possível ampliar o nosso olhar investigativo a partir da prática pedagógica diante das discussões e reflexões sobre o corpo como lugar de aprendizagem, em seus diversos aspectos com sentido e significado para as professoras participantes.
id UFRN_4a5f32426b9b45eeefb8bae02c4958fe
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45276
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Machado, Esmirna Silva Rezendehttp://lattes.cnpq.br/3827389615864239http://lattes.cnpq.br/1131977255034974Santos, Antônio de Padua doshttp://lattes.cnpq.br/9063486087784385Melo, José Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/9283008377235258Silva, Maria Eleni Henrique dahttp://lattes.cnpq.br/2076267318309264Fonseca, Michele Pereira de Souza dahttp://lattes.cnpq.br/3628782671116228Dias, Maria Aparecida2021-12-08T15:44:17Z2021-12-08T15:44:17Z2021-08-06MACHADO, Esmirna Silva Rezende. Corpo, aprendizagem e movimento: um diálogo com a docência na educação infantil. 2021. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45276A Educação Infantil tem uma função pedagógica e um trabalho que toma a realidade e os conhecimentos infantis como pontos de partida, ampliando através de atividades que têm significado concreto para a vida das crianças, simultaneamente asseguram a aquisição de novos conhecimentos. Portanto, é através do movimento que podemos observar sua socialização, o que contribui com a ampliação das relações sociais, das regras de convivência e exploração do ambiente com atitudes de curiosidade, beneficiando, de sobremaneira, o processo de aprendizagem da criança que está na Educação Infantil. Assim, objetivo geral deste estudo é analisar a concepção de corpo apresentado pelas docentes da Educação Infantil no que se refere ao processo de aprendizagem das crianças. E como objetivos específicos, propomos: identificar a concepção de corpo apresentado pelas docentes da Educação Infantil no que se refere ao processo de aprendizagem das crianças e construir um diálogo com as professoras da Educação Infantil a partir de suas concepções do corpo/movimento em suas práticas docentes. Para tanto, assumimos os princípios da pesquisa qualitativa como abordagem metodológica pelo viés do grupo focal, de inegável importância para tratar questões da educação, que sugerem a integração e discussão. No que diz respeito à participação dos sujeitos nos encontros on-line, variou de 27 (vinte sente) a 29 (vinte nove) pedagogas do Ensino Infantil da rede Municipal do Parnamirim/RN. No momento em que estamos vivenciando uma pandemia mundial, o impedimento dos encontros presenciais foi inevitável, por isso o itinerário da pesquisa se efetivou através da realização 03 (três) encontros de forma remota, com a duração de aproximadamente 02 (duas) horas, que possibilitaram reflexões do fazer pedagógico nas práticas docentes. Para a construção de dados, utilizamos de questionário semiestruturado, rodas de conversas, registro no diário de campo, assim como os registros de imagens e áudios. Nossos objetivos traçados foram alcançados. Durante os encontros, analisamos a concepção de corpo apresentado pelas docentes da Educação Infantil, partindo da construção do diálogo com as professoras, destacando a relação do corpo com a aprendizagem dos seus alunos, contribuindo para a reflexão sobre a importância do corpo como lugar de aprendizagem, tão importante na Educação Infantil. Nesse sentido, entendemos que foi possível ampliar o nosso olhar investigativo a partir da prática pedagógica diante das discussões e reflexões sobre o corpo como lugar de aprendizagem, em seus diversos aspectos com sentido e significado para as professoras participantes.Early childhood education has a pedagogical function, and a work that takes children's reality and knowledge as a starting point, expanding through activities that have concrete meaning for children's lives, simultaneously ensuring the acquisition of new knowledge. Therefore, it is through the movement that we can observe its socialization, which contributes to the expansion of social relationships, the rules of coexistence and exploration of the environment that surrounds it with attitudes of curiosity, greatly benefiting the learning process of the child who is in early childhood education. Therefore, the general objective of this study is to analyze the body conception presented by the Kindergarten teachers regarding the children's learning process. And as specific objectives we propose: To identify the body conception presented by the Kindergarten teachers regarding the children's learning process. Build a dialogue with Kindergarten teachers from their conceptions of the body/movement in their teaching practices. Therefore, we take the principles of qualitative research as a methodological approach, through the focus group bias, of undeniable importance to address issues of education, which suggests integration and discussion. Regarding the participation of subjects in online meetings, it ranged from 27 (twenty-seven) to 29 (twenty-nine) Kindergarten pedagogues from the Municipal network of Parnamirim/RN. At a time when we are experiencing a global pandemic, the impediment of face-to-face meetings was inevitable, so the research itinerary was carried out by holding 03 (three) meetings remotely, lasting approximately 02 (two) hours, which they enabled reflections on the pedagogical practice in teaching practices. For data construction, we used a semi-structured questionnaire, conversation circles, field diary records, as well as images and audio records. Our goals were achieved, in which during the meetings, we analyzed the conception of the body presented by the Kindergarten teachers, starting from the construction of a dialogue with the teachers, highlighting their relationship between the body and their students' learning. Contributing to the importance of the body as a place of learning, so important in early childhood education. In this sense, we understand that it was possible to broaden our investigative perspective from the pedagogical practice in the face of discussions and reflections on the body as a place of learning, in its various aspects with meaning and meaning for the participating teachers.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilEducação InfantilCorpoAprendizagemMovimentoCorpo, aprendizagem e movimento: um diálogo com a docência na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCorpoaprendizagemmovimento_Machado_2021.pdfapplication/pdf2121165https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45276/1/Corpoaprendizagemmovimento_Machado_2021.pdf895b0a2e54941ec335e51ab90140fa8eMD51123456789/452762022-05-02 12:26:05.54oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45276Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:26:05Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Corpo, aprendizagem e movimento: um diálogo com a docência na educação infantil
title Corpo, aprendizagem e movimento: um diálogo com a docência na educação infantil
spellingShingle Corpo, aprendizagem e movimento: um diálogo com a docência na educação infantil
Machado, Esmirna Silva Rezende
Educação Infantil
Corpo
Aprendizagem
Movimento
title_short Corpo, aprendizagem e movimento: um diálogo com a docência na educação infantil
title_full Corpo, aprendizagem e movimento: um diálogo com a docência na educação infantil
title_fullStr Corpo, aprendizagem e movimento: um diálogo com a docência na educação infantil
title_full_unstemmed Corpo, aprendizagem e movimento: um diálogo com a docência na educação infantil
title_sort Corpo, aprendizagem e movimento: um diálogo com a docência na educação infantil
author Machado, Esmirna Silva Rezende
author_facet Machado, Esmirna Silva Rezende
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3827389615864239
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1131977255034974
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Santos, Antônio de Padua dos
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9063486087784385
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Melo, José Pereira de
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9283008377235258
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Silva, Maria Eleni Henrique da
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2076267318309264
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Fonseca, Michele Pereira de Souza da
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3628782671116228
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Esmirna Silva Rezende
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dias, Maria Aparecida
contributor_str_mv Dias, Maria Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Corpo
Aprendizagem
Movimento
topic Educação Infantil
Corpo
Aprendizagem
Movimento
description A Educação Infantil tem uma função pedagógica e um trabalho que toma a realidade e os conhecimentos infantis como pontos de partida, ampliando através de atividades que têm significado concreto para a vida das crianças, simultaneamente asseguram a aquisição de novos conhecimentos. Portanto, é através do movimento que podemos observar sua socialização, o que contribui com a ampliação das relações sociais, das regras de convivência e exploração do ambiente com atitudes de curiosidade, beneficiando, de sobremaneira, o processo de aprendizagem da criança que está na Educação Infantil. Assim, objetivo geral deste estudo é analisar a concepção de corpo apresentado pelas docentes da Educação Infantil no que se refere ao processo de aprendizagem das crianças. E como objetivos específicos, propomos: identificar a concepção de corpo apresentado pelas docentes da Educação Infantil no que se refere ao processo de aprendizagem das crianças e construir um diálogo com as professoras da Educação Infantil a partir de suas concepções do corpo/movimento em suas práticas docentes. Para tanto, assumimos os princípios da pesquisa qualitativa como abordagem metodológica pelo viés do grupo focal, de inegável importância para tratar questões da educação, que sugerem a integração e discussão. No que diz respeito à participação dos sujeitos nos encontros on-line, variou de 27 (vinte sente) a 29 (vinte nove) pedagogas do Ensino Infantil da rede Municipal do Parnamirim/RN. No momento em que estamos vivenciando uma pandemia mundial, o impedimento dos encontros presenciais foi inevitável, por isso o itinerário da pesquisa se efetivou através da realização 03 (três) encontros de forma remota, com a duração de aproximadamente 02 (duas) horas, que possibilitaram reflexões do fazer pedagógico nas práticas docentes. Para a construção de dados, utilizamos de questionário semiestruturado, rodas de conversas, registro no diário de campo, assim como os registros de imagens e áudios. Nossos objetivos traçados foram alcançados. Durante os encontros, analisamos a concepção de corpo apresentado pelas docentes da Educação Infantil, partindo da construção do diálogo com as professoras, destacando a relação do corpo com a aprendizagem dos seus alunos, contribuindo para a reflexão sobre a importância do corpo como lugar de aprendizagem, tão importante na Educação Infantil. Nesse sentido, entendemos que foi possível ampliar o nosso olhar investigativo a partir da prática pedagógica diante das discussões e reflexões sobre o corpo como lugar de aprendizagem, em seus diversos aspectos com sentido e significado para as professoras participantes.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-08T15:44:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-08T15:44:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MACHADO, Esmirna Silva Rezende. Corpo, aprendizagem e movimento: um diálogo com a docência na educação infantil. 2021. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45276
identifier_str_mv MACHADO, Esmirna Silva Rezende. Corpo, aprendizagem e movimento: um diálogo com a docência na educação infantil. 2021. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45276/1/Corpoaprendizagemmovimento_Machado_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 895b0a2e54941ec335e51ab90140fa8e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777320111505408