E-book multimídia como recurso didático no ensino de História: disputa de narrativas sobre a memória da ditadura civil-militar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Landoaldo Martins
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47644
Resumo: Esta pesquisa trata sobre a memória da ditatura militar e as suas respectivas narrativas no típico ambiente escolar. Seu estudo formal se sucedeu mediante o confronto das versões das narrativas quanto à ditadura civil-militar no Brasil, sumariadas numa análise descritiva, comparando até onde são ou não coerentes com o registro da memória local sobre o governo dos militares na época. Portanto, o objetivo principal desta pesquisa é foi analisar de que maneira a memória da Ditadura Militar é abordada nas narrativas que tratam sobre ela, considerando os conteúdos expressos nos argumentos dos autores das narrativas. Sendo assim, busca-se elaborar uma abordagem didático-pedagógica visando a preservar a memória dos documentos que se correlacionam ao período da Ditadura Militar no Brasil. Por fim, a pesquisa objetiva apontar caminhos para inserir o estudo da memória da Ditadura Militar e as suas respectivas narrativas dentro do ensino de História. Não é à toa a importância do estudo para o ensino de História, inclusive se aproveitando dos resultados do mestrado profissional mediante a produção de um ebook que se centra na temática aqui investigada.
id UFRN_4c2468248283d8f6000787a63e7aed3e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47644
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Coelho, Landoaldo Martinshttp://lattes.cnpq.br/0572217968220353https://orcid.org/0000-0002-5720-5942http://lattes.cnpq.br/9609541796507055Vargas Netto, Sebastião Leal Ferreirahttps://orcid.org/0000-0003-0778-4031http://lattes.cnpq.br/9840632250442779Knack, DiegoPereira, Henrique Alonso de Albuquerque Rodrigues2022-06-13T23:27:33Z2022-06-13T23:27:33Z2022-02-11COELHO, Landoaldo Martins. E-book multimídia como recurso didático no ensino de História: disputa de narrativas sobre a memória da ditadura civil-militar. 2022. 100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47644Esta pesquisa trata sobre a memória da ditatura militar e as suas respectivas narrativas no típico ambiente escolar. Seu estudo formal se sucedeu mediante o confronto das versões das narrativas quanto à ditadura civil-militar no Brasil, sumariadas numa análise descritiva, comparando até onde são ou não coerentes com o registro da memória local sobre o governo dos militares na época. Portanto, o objetivo principal desta pesquisa é foi analisar de que maneira a memória da Ditadura Militar é abordada nas narrativas que tratam sobre ela, considerando os conteúdos expressos nos argumentos dos autores das narrativas. Sendo assim, busca-se elaborar uma abordagem didático-pedagógica visando a preservar a memória dos documentos que se correlacionam ao período da Ditadura Militar no Brasil. Por fim, a pesquisa objetiva apontar caminhos para inserir o estudo da memória da Ditadura Militar e as suas respectivas narrativas dentro do ensino de História. Não é à toa a importância do estudo para o ensino de História, inclusive se aproveitando dos resultados do mestrado profissional mediante a produção de um ebook que se centra na temática aqui investigada.This research deals with the memory of the military dictatorship and its respective narratives in the typical school environment. Its formal study took place through the confrontation of the versions of the narratives regarding the civil-military dictatorship in Brazil, summarized in a descriptive analysis, comparing to what extent they are or are not consistent with the record of local memory about the government of the military at the time. Therefore, the main objective of this research is to analyze how the memory of the Military Dictatorship is approached in the narratives that deal with it, considering the contents expressed in the arguments of the authors of the narratives. Therefore, we seek to develop a didactic-pedagogical approach aimed at preserving the memory of documents that correlate to the period of the Military Dictatorship in Brazil. Finally, the research aims to point out ways to insert the study of the memory of the Military Dictatorship and its respective narratives within the teaching of History. It is no wonder the importance of study for the teaching of History, including taking advantage of the results of the professional master's degree through the production of an e-book that focuses on the theme investigated here.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONALUFRNBrasilEnsino de HistóriaDitadura militarBrasilE-book multimídia como recurso didático no ensino de História: disputa de narrativas sobre a memória da ditadura civil-militarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEbookmultimidiarecurso_Coelho_2022.pdfapplication/pdf2670646https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47644/1/Ebookmultimidiarecurso_Coelho_2022.pdf06334d60272ef97db214e70e379a2829MD51123456789/476442022-06-13 20:28:08.967oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47644Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-06-13T23:28:08Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv E-book multimídia como recurso didático no ensino de História: disputa de narrativas sobre a memória da ditadura civil-militar
title E-book multimídia como recurso didático no ensino de História: disputa de narrativas sobre a memória da ditadura civil-militar
spellingShingle E-book multimídia como recurso didático no ensino de História: disputa de narrativas sobre a memória da ditadura civil-militar
Coelho, Landoaldo Martins
Ensino de História
Ditadura militar
Brasil
title_short E-book multimídia como recurso didático no ensino de História: disputa de narrativas sobre a memória da ditadura civil-militar
title_full E-book multimídia como recurso didático no ensino de História: disputa de narrativas sobre a memória da ditadura civil-militar
title_fullStr E-book multimídia como recurso didático no ensino de História: disputa de narrativas sobre a memória da ditadura civil-militar
title_full_unstemmed E-book multimídia como recurso didático no ensino de História: disputa de narrativas sobre a memória da ditadura civil-militar
title_sort E-book multimídia como recurso didático no ensino de História: disputa de narrativas sobre a memória da ditadura civil-militar
author Coelho, Landoaldo Martins
author_facet Coelho, Landoaldo Martins
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0572217968220353
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-5720-5942
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9609541796507055
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Vargas Netto, Sebastião Leal Ferreira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-0778-4031
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9840632250442779
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Knack, Diego
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Landoaldo Martins
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Henrique Alonso de Albuquerque Rodrigues
contributor_str_mv Pereira, Henrique Alonso de Albuquerque Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Ditadura militar
Brasil
topic Ensino de História
Ditadura militar
Brasil
description Esta pesquisa trata sobre a memória da ditatura militar e as suas respectivas narrativas no típico ambiente escolar. Seu estudo formal se sucedeu mediante o confronto das versões das narrativas quanto à ditadura civil-militar no Brasil, sumariadas numa análise descritiva, comparando até onde são ou não coerentes com o registro da memória local sobre o governo dos militares na época. Portanto, o objetivo principal desta pesquisa é foi analisar de que maneira a memória da Ditadura Militar é abordada nas narrativas que tratam sobre ela, considerando os conteúdos expressos nos argumentos dos autores das narrativas. Sendo assim, busca-se elaborar uma abordagem didático-pedagógica visando a preservar a memória dos documentos que se correlacionam ao período da Ditadura Militar no Brasil. Por fim, a pesquisa objetiva apontar caminhos para inserir o estudo da memória da Ditadura Militar e as suas respectivas narrativas dentro do ensino de História. Não é à toa a importância do estudo para o ensino de História, inclusive se aproveitando dos resultados do mestrado profissional mediante a produção de um ebook que se centra na temática aqui investigada.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-13T23:27:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-13T23:27:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-02-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COELHO, Landoaldo Martins. E-book multimídia como recurso didático no ensino de História: disputa de narrativas sobre a memória da ditadura civil-militar. 2022. 100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47644
identifier_str_mv COELHO, Landoaldo Martins. E-book multimídia como recurso didático no ensino de História: disputa de narrativas sobre a memória da ditadura civil-militar. 2022. 100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47644/1/Ebookmultimidiarecurso_Coelho_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 06334d60272ef97db214e70e379a2829
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797776969016803328