Para um cinema da crueldade em Antonin Artaud

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Fagner Torres de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21150
Resumo: Antonin Artaud (1896-1948) publicou mais de duas mil páginas apenas pela editora Gallimard. Sessenta e oito anos após a sua morte seus escritos continuam sendo lançados. Artaud escrevia compulsivamente sobre diversos assuntos, lançando pseudópodes em tantas direções quantos eram seus interesses, alguns dos quais se ramificavam e se desenvolviam, enquanto outros adormeciam esperando desdobramentos que, por vezes, vinham ou não. Teatro, cinema, poesia, literatura, filosofia, história, pintura e desenho eram alguns dos seus temas de reflexão. A incursão pela chamada sétima arte, por exemplo, foi um dos projetos interrompidos pelo francês de Marselha. Deixou poucos - mas profundos - textos sobre o assunto, variando entre o encantamento e o desânimo. Atuou em vinte e dois filmes e deixou sete roteiros, dos quais apenas um foi filmado. Relativamente curta (1923-1935), mas consistente, a carreira de Artaud pelo cinema é ainda pouco analisada, sendo mais conhecidas suas propostas para o teatro, principalmente a noção de Teatro da Crueldade. É a partir dela que responderemos a algumas questões: Artaud elaborou uma noção de crueldade para além do teatro? É possível pensar a cultura da crueldade para o cinema? Podemos refletir sobre o sujeito contemporâneo a partir dessa abertura? A ideia de crueldade pensada pela chave do cinema propõe estabelecer uma nova relação do sujeito contemporâneo com a imagem, o corpo e o pensamento, no sentido de abrir um outro canal de diálogo com a cultura e resgatar a potência inexplorada da arte como meio de se posicionar frente ao mundo e aos desafios que ele diariamente nos coloca.
id UFRN_50857c34e9cfc18f0ec6227403b5ccca
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21150
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling França, Fagner Torres dehttp://lattes.cnpq.br/9989009345118785http://lattes.cnpq.br/2568499843473943Silva, Gustavo de Castrod daLima, Hermano Machado Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/3544078387684243Silva, Josimey Costa dahttp://lattes.cnpq.br/7619869688485452Almeida, Maria da Conceição Xavier dehttp://lattes.cnpq.br/99618621399645622016-08-15T19:55:24Z2016-08-15T19:55:24Z2016-02-18FRANÇA, Fagner Torres de. Para um cinema da crueldade em Antonin Artaud. 2016. 231f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21150Antonin Artaud (1896-1948) publicou mais de duas mil páginas apenas pela editora Gallimard. Sessenta e oito anos após a sua morte seus escritos continuam sendo lançados. Artaud escrevia compulsivamente sobre diversos assuntos, lançando pseudópodes em tantas direções quantos eram seus interesses, alguns dos quais se ramificavam e se desenvolviam, enquanto outros adormeciam esperando desdobramentos que, por vezes, vinham ou não. Teatro, cinema, poesia, literatura, filosofia, história, pintura e desenho eram alguns dos seus temas de reflexão. A incursão pela chamada sétima arte, por exemplo, foi um dos projetos interrompidos pelo francês de Marselha. Deixou poucos - mas profundos - textos sobre o assunto, variando entre o encantamento e o desânimo. Atuou em vinte e dois filmes e deixou sete roteiros, dos quais apenas um foi filmado. Relativamente curta (1923-1935), mas consistente, a carreira de Artaud pelo cinema é ainda pouco analisada, sendo mais conhecidas suas propostas para o teatro, principalmente a noção de Teatro da Crueldade. É a partir dela que responderemos a algumas questões: Artaud elaborou uma noção de crueldade para além do teatro? É possível pensar a cultura da crueldade para o cinema? Podemos refletir sobre o sujeito contemporâneo a partir dessa abertura? A ideia de crueldade pensada pela chave do cinema propõe estabelecer uma nova relação do sujeito contemporâneo com a imagem, o corpo e o pensamento, no sentido de abrir um outro canal de diálogo com a cultura e resgatar a potência inexplorada da arte como meio de se posicionar frente ao mundo e aos desafios que ele diariamente nos coloca.Antonin Artaud (1896-1948) est un poète, acteur, dramaturge et écrivain français né à Marseille, mais dont la vie artistique se développe principalement à Paris. Artaud est l'auteur de la notion bien connue de Théâtre de cruauté, qui inspire encore aujourd'hui de nombreux groupes de théâtre dans différents coins du monde. Il a écrit sur le théâtre, la poésie, l'art, la philosophie, entre autres. De 1924-1935 est également dédié au cinéma, à la fois dans son théorique et pratique. Une étape un peu inconnu et peu exploré dans sa vie. Elle a joué dans 22 films avec certains des réalisateurs les plus importants dans le monde, et a laissé huit scénarios, dont un seul a été realizé, et huit écrits théoriques sur le cinéma. Cette thèse cherche à examiner précisément cette période insuffisamment étudié dans sa carrière, à partir de trois questions initiales: Artaud développé un sens de la cruauté au-delà du théâtre? Nous pouvons penser à la culture de la cruauté envers les films, en d‘autres termes, un cinéma de la cruauté ? Nous pouvons penser sur le sujet contemporain de cette culture? La réponse à ces trois questions est oui. L'idée de la pensée de la cruauté au cinéma est intervenue concomitamment à leurs expériences et élaborations de ce qu'il a appelé Théâtre de la cruauté. Les deux réflexions sont donnés concomitamment et de manière récursive. Plus que cela, toutes ses productions artistiques, dont la poésie et la peinture, ont été traversés par la notion de cruauté. Nous concluons que leurs élaborations sur un cinéma de la cruauté a eté interrompu au moment même que le développement technique a souligné la possibilité de sa réalisation. De plus, à l'enquête de son travail, nous pouvons voir que presque toute sa pensée a été préparé sous les images, de sorte que nous pouvons même parler d'une pensée cinématographique d‘Antonin Artaud. En conséquence, nous ne concevons pas sa théorie au septième art comme secondaire à leurs intérêts, comme le rapporte la plupart de ses commentateurs, mais absolument essentiel dans le développement de ses écrits, qui jusqu'à maintenant accumulé plus de deux mille pages. En outre, Artaud ne pense pas l'art pour l'art, mais seulement comme un dialogue fructueux et intensif avec l'homme et la culture. L‘art était l'instrument privilégié de proposer un diagnostic et une nouvelle façon de voir la société contemporaine. À travers le film il a imaginé la possibilité d'une reprise de forces éthico-esthétique-politiques perdus sous les décombres de la civilisation occidentale. L'établissement d'une nouvelle relation avec l'image, le sujet de la (post-) modernité pourrait sauver une puissance esthétique du corps et de la pensée que, réinterprété, agiraient envers eux-mêmes et le monde à réinventer.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIAAntonin ArtaudCinema da crueldadeCorpoPensamentoCulturaPara um cinema da crueldade em Antonin Artaudinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCinemaCrueldadeAntonin_Franca_2016.pdfCinemaCrueldadeAntonin_Franca_2016.pdfapplication/pdf2827009https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21150/1/CinemaCrueldadeAntonin_Franca_2016.pdf5500a707565ea5b4a9ac51855029c594MD51TEXTFagnerTorresDeFranca_TESE.pdf.txtFagnerTorresDeFranca_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain590618https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21150/6/FagnerTorresDeFranca_TESE.pdf.txtda9af1dce32f9a70ce131cc3ccd05e2bMD56CinemaCrueldadeAntonin_Franca_2016.pdf.txtCinemaCrueldadeAntonin_Franca_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain590898https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21150/8/CinemaCrueldadeAntonin_Franca_2016.pdf.txt40c20eab024ee59a7d95b3db4795dcf3MD58THUMBNAILFagnerTorresDeFranca_TESE.pdf.jpgFagnerTorresDeFranca_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2066https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21150/7/FagnerTorresDeFranca_TESE.pdf.jpg788e05d17d2ed7dcd9b6d9319365e66aMD57CinemaCrueldadeAntonin_Franca_2016.pdf.jpgCinemaCrueldadeAntonin_Franca_2016.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1218https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21150/9/CinemaCrueldadeAntonin_Franca_2016.pdf.jpge6b5da95f5821433a3d1c7bc1fd1585fMD59123456789/211502019-05-26 02:45:54.417oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21150Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T05:45:54Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Para um cinema da crueldade em Antonin Artaud
title Para um cinema da crueldade em Antonin Artaud
spellingShingle Para um cinema da crueldade em Antonin Artaud
França, Fagner Torres de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Antonin Artaud
Cinema da crueldade
Corpo
Pensamento
Cultura
title_short Para um cinema da crueldade em Antonin Artaud
title_full Para um cinema da crueldade em Antonin Artaud
title_fullStr Para um cinema da crueldade em Antonin Artaud
title_full_unstemmed Para um cinema da crueldade em Antonin Artaud
title_sort Para um cinema da crueldade em Antonin Artaud
author França, Fagner Torres de
author_facet França, Fagner Torres de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9989009345118785
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2568499843473943
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Silva, Gustavo de Castrod da
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Lima, Hermano Machado Ferreira
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3544078387684243
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Silva, Josimey Costa da
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7619869688485452
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Almeida, Maria da Conceição Xavier de
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9961862139964562
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Fagner Torres de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Antonin Artaud
Cinema da crueldade
Corpo
Pensamento
Cultura
dc.subject.por.fl_str_mv Antonin Artaud
Cinema da crueldade
Corpo
Pensamento
Cultura
description Antonin Artaud (1896-1948) publicou mais de duas mil páginas apenas pela editora Gallimard. Sessenta e oito anos após a sua morte seus escritos continuam sendo lançados. Artaud escrevia compulsivamente sobre diversos assuntos, lançando pseudópodes em tantas direções quantos eram seus interesses, alguns dos quais se ramificavam e se desenvolviam, enquanto outros adormeciam esperando desdobramentos que, por vezes, vinham ou não. Teatro, cinema, poesia, literatura, filosofia, história, pintura e desenho eram alguns dos seus temas de reflexão. A incursão pela chamada sétima arte, por exemplo, foi um dos projetos interrompidos pelo francês de Marselha. Deixou poucos - mas profundos - textos sobre o assunto, variando entre o encantamento e o desânimo. Atuou em vinte e dois filmes e deixou sete roteiros, dos quais apenas um foi filmado. Relativamente curta (1923-1935), mas consistente, a carreira de Artaud pelo cinema é ainda pouco analisada, sendo mais conhecidas suas propostas para o teatro, principalmente a noção de Teatro da Crueldade. É a partir dela que responderemos a algumas questões: Artaud elaborou uma noção de crueldade para além do teatro? É possível pensar a cultura da crueldade para o cinema? Podemos refletir sobre o sujeito contemporâneo a partir dessa abertura? A ideia de crueldade pensada pela chave do cinema propõe estabelecer uma nova relação do sujeito contemporâneo com a imagem, o corpo e o pensamento, no sentido de abrir um outro canal de diálogo com a cultura e resgatar a potência inexplorada da arte como meio de se posicionar frente ao mundo e aos desafios que ele diariamente nos coloca.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-15T19:55:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-08-15T19:55:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FRANÇA, Fagner Torres de. Para um cinema da crueldade em Antonin Artaud. 2016. 231f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21150
identifier_str_mv FRANÇA, Fagner Torres de. Para um cinema da crueldade em Antonin Artaud. 2016. 231f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21150/1/CinemaCrueldadeAntonin_Franca_2016.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21150/6/FagnerTorresDeFranca_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21150/8/CinemaCrueldadeAntonin_Franca_2016.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21150/7/FagnerTorresDeFranca_TESE.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21150/9/CinemaCrueldadeAntonin_Franca_2016.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5500a707565ea5b4a9ac51855029c594
da9af1dce32f9a70ce131cc3ccd05e2b
40c20eab024ee59a7d95b3db4795dcf3
788e05d17d2ed7dcd9b6d9319365e66a
e6b5da95f5821433a3d1c7bc1fd1585f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777002842816512