A importância da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da criança na Educação Infantil, em Apodi-RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Paula Thuanne Costa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42085
Resumo: Este trabalho objetiva discutir o uso de métodos lúdicos e sua importância no processo de ensino e aprendizagem da criança. Buscamos promover pensamentos reflexivos através de estudos de documentos oficiais do Ministério da Educação, e de pensamentos de teóricos que defendem a brincadeira como um método pedagógico de ensino. Tentaremos esclareces as indagações: Porque a infância, o brincar, e o educar são termos vistos como indissociáveis na primeira etapa da educação básica? Qual a importância de incluir as brincadeiras na rotina escolar das crianças? E, Como fazer do lúdico um método facilitador de desenvolvimento infantil em uma escola em Apodi/RN? Para tanto, Metodologicamente, trataremos por meio de pesquisas Exploratórias e Bibliográficas abordagens e reflexões fundamentadas em autores como: Vygotsky (1988), Piaget (1978), Stearns (2006) Referencial Curricular para Educação Infantil (BRASIL 1998), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), Brinquedos e brincadeiras de Creche (BRASIL, 2012), Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Infantil (2010), Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (2006). O artigo denota a importante valorização da infância e de todos os direitos que condizem às crianças nesta fase da vida, dentre esses direitos se destaca o brincar como o motivador do pleno desenvolvimento infantil. Durante o estudo, observa-se a insistente promoção do lúdico nas escrituras dos documentos oficiais do MEC para educação infantil ressalvando o papel do professor como o responsável em preparar ambientes e situações estimuladoras de aprendizagens. Esses dados levarão o educador a pensar e repensar suas práticas pedagógicas, associando o lúdico ao cuidar e ao educar.
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