Esportivização dos jogos eletrônicos: os e-sports são esportes?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, João Paulo Alves de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47990
Resumo: O presente estudo teve como problemática de pesquisa a recém popularidade dos jogos eletrônicos nos últimos tempos, a sua visibilidade e o processo de esportivização que eles vêm passando atualmente. Como objetivo, procuramos compreender se a definição de esporte pode ser empregada para jogos eletrônicos competitivo ou electronic sport também descrito na literatura como e-sport. A pesquisa é do tipo descritiva com abordagem qualitativa, e como instrumentos de pesquisa foram utilizados, além de livros, artigos das plataformas de pesquisa Google Acadêmico, Portal CAPES, Pubmed e Researchgate, em que utilizamos como descritores de pesquisa as palavras chave: e-sport, electronic sport, vídeo game, competitive vídeo gaming, jogo eletrônico e esporte. Levando em consideração a definição para as palavras esporte e e-sport adotadas pelos autores abordados na revisão bibliográfica, conclui-se que o que, para alguns deles, o que compreendido como esporte não pode ser empregado para os e-sports devido, entre vários aspectos, a ausência de gasto energético, por exemplo, contudo para outros pode sim ser classificado como esporte, pois estes não o classificam pela obrigatoriedade de atividade física vigorosa ou habilidades motoras, proeza física ou esforço físico, mas sim por exemplo, pela institucionalização do e-sports entre outros.
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