O futebol nas aulas de Educação Física: aprendizados do chão de terra ao sensor de movimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lisboa, Thiago Felipe Maia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25188
Resumo: A presente dissertação é oriunda do entraves percebidos sobre e a utilização da tecnologia midiática na escola, em especial nas aulas de Educação Fisica, além de ser debruçada em um dos seus conteúdos mais tradicionais, os esportes, e tem como temática o futebol. O nascimento da problemática advém da inquietude do pesquisador, praticante da modalidade, árbitro de futebol profissional e amante dos jogos digitais. Como pontapé inicial compreendemos que existe uma penetração das tecnologias na escola de maneira que se torna difícil negá-las, fazendo surgir assim, a necessidade de trabalhar com elas. Surge então a seguinte questão de estudo: Como as experiências de virtualização do futebol favorecem na compreensão do conteúdo? Baseado nessa questão e em outras motivações o presente estudo tem por objetivo geral: identificar os aprendizados decorrentes da experiência virtualizada do futebol. Como objetivos específicos se propõe a analisar se, a partir de vivências na modalidade futebol, existe a ampliação dos conhecimentos entre as plataformas experimentadas, a virtualizada e a tradicional. Como segundo objetivo específico pretende identificar as potencialidades e fragilidades do uso dos jogos de sensores de movimento no aprendizado do futebol. O estudo descritivo adota uma abordagem qualitativa e tem como modalidade de pesquisa o estudo de caso. Para o debate, utilizamos como suporte as concepções Freireanas de ensino aliadas a Pedagogia Crítico-emancipatória de ensino da Educação Física, utilizando como metodologia de intervenção a pedagogia de ação didática comunicativa. Nossa interlocução na prática pedagógica foi composta por 6 encontros realizados na Escola Municipal Dr. Júlio Gomes de Senna localizada no município de Ceará-Mirim/RN, na turma do 7º ano do Ensino Fundamental II e constou de uma unidade didática sobre futebol onde os alunos desfrutaram de vivências do futebol convencional e o jogo virtual, além de aulas expositivas e dialogadas. Como coleta de dados utilizou: questionário diagnóstico, observação sistemática das aulas, diário de campo e registros imagéticos. Concluímos que não são somente os videogames com sensores de movimento que promovem os aprendizados do conteúdo futebol partindo da compreensão do fenômeno de maneira global, mas sim a tecnologia trabalhando de forma colaborativa com os conteúdos tradicionais de modo a permitir ressignificações das práticas corporais fomentando o desenvolvimento da criticidade, oportunizando o debate sobre as questões de gênero, e construindo significados para os alunos a partir da experiência lúdica.
id UFRN_62127af6e4bc95a7da9bc0780dd711fa
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25188
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lisboa, Thiago Felipe MaiaSurdi, Aguinaldo CesarLeiro, Augusto César RiosAraújo, Bruno Medeiros Roldão deOliveira, Márcio Romeu Ribas deAraújo, Allyson Carvalho de2018-05-11T21:11:08Z2018-05-11T21:11:08Z2018-03-10LISBOA, Thiago Felipe Maia. O futebol nas aulas de Educação Física: aprendizados do chão de terra ao sensor de movimento. 2018. 131f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25188A presente dissertação é oriunda do entraves percebidos sobre e a utilização da tecnologia midiática na escola, em especial nas aulas de Educação Fisica, além de ser debruçada em um dos seus conteúdos mais tradicionais, os esportes, e tem como temática o futebol. O nascimento da problemática advém da inquietude do pesquisador, praticante da modalidade, árbitro de futebol profissional e amante dos jogos digitais. Como pontapé inicial compreendemos que existe uma penetração das tecnologias na escola de maneira que se torna difícil negá-las, fazendo surgir assim, a necessidade de trabalhar com elas. Surge então a seguinte questão de estudo: Como as experiências de virtualização do futebol favorecem na compreensão do conteúdo? Baseado nessa questão e em outras motivações o presente estudo tem por objetivo geral: identificar os aprendizados decorrentes da experiência virtualizada do futebol. Como objetivos específicos se propõe a analisar se, a partir de vivências na modalidade futebol, existe a ampliação dos conhecimentos entre as plataformas experimentadas, a virtualizada e a tradicional. Como segundo objetivo específico pretende identificar as potencialidades e fragilidades do uso dos jogos de sensores de movimento no aprendizado do futebol. O estudo descritivo adota uma abordagem qualitativa e tem como modalidade de pesquisa o estudo de caso. Para o debate, utilizamos como suporte as concepções Freireanas de ensino aliadas a Pedagogia Crítico-emancipatória de ensino da Educação Física, utilizando como metodologia de intervenção a pedagogia de ação didática comunicativa. Nossa interlocução na prática pedagógica foi composta por 6 encontros realizados na Escola Municipal Dr. Júlio Gomes de Senna localizada no município de Ceará-Mirim/RN, na turma do 7º ano do Ensino Fundamental II e constou de uma unidade didática sobre futebol onde os alunos desfrutaram de vivências do futebol convencional e o jogo virtual, além de aulas expositivas e dialogadas. Como coleta de dados utilizou: questionário diagnóstico, observação sistemática das aulas, diário de campo e registros imagéticos. Concluímos que não são somente os videogames com sensores de movimento que promovem os aprendizados do conteúdo futebol partindo da compreensão do fenômeno de maneira global, mas sim a tecnologia trabalhando de forma colaborativa com os conteúdos tradicionais de modo a permitir ressignificações das práticas corporais fomentando o desenvolvimento da criticidade, oportunizando o debate sobre as questões de gênero, e construindo significados para os alunos a partir da experiência lúdica.The present dissertation comes from the perceived obstacles about the use of media technology in school, especially in Physical Education classes, besides being considered in one of its more traditional contents, sports, and having as thematic the soccer. The birth of the problem comes from the restlessness of the researcher, practitioner of the sport, referee of professional football and lover of digital games. As a kick-off we understand that there is a penetration of digital technologies in school in a way that makes it difficult to deny them, thus giving rise to the need to work with them. The following study question arises: How do soccer's virtualization experiences favor understanding comprehension content? Based on this question and on other motivations, the present study has as general objective: to identify the learning resulting from the virtualized soccer experience. As specific objectives it is proposed to analyze if, from experiences in the soccer modality, there is a enlargement of the knowledge between the tried platforms, the virtualized and the traditional. The second specific objective is to identify the potentialities and weaknesses of the use of motion sensor games in soccer learning. The descriptive study adopts a qualitative approach and has as a research modality the case study. For the discussion, we used as support the Freire conceptions of teaching allied to the Critical-emancipatory Pedagogy of Physical Education teaching, using as methodology the pedagogy of communicative didactic action. Our interlocution in pedagogical practice was composed of 6 meetings held at the Municipal School Dr. Júlio Gomes de Senna located in the municipality of Ceará-Mirim / RN, in the 7th grade class of Elementary School II and consisted of a didactic unit on soccer where the students enjoyed the experiences of conventional soccer and the virtual game, as well as classes lectures and dialogues. As data collection used: diagnostic questionnaire, systematic observation of the classes, field diary and imagery records. We conclude that it is not only motion-sensing video games that promote the learning of soccer content based on the understanding of the phenomenon in a global way, but rather the technology working in a collaborative way with the traditional contents in order to allow re-significances of the corporal practices fomenting the development of criticality, providing the debate on gender issues, and constructing meanings for students from the experience of playful.porCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAEducação FísicaAprendizagemFutebolSensores remotosO futebol nas aulas de Educação Física: aprendizados do chão de terra ao sensor de movimentoThe footbaal in the lessons of physical education: learning from the ground floor to the motion sensorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALThiagoFelipeMaiaLisboa_DISSERT.pdfThiagoFelipeMaiaLisboa_DISSERT.pdfapplication/pdf3326959https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25188/1/ThiagoFelipeMaiaLisboa_DISSERT.pdf70e9db298b096073b4f8ac3e67c24dcaMD51TEXTThiagoFelipeMaiaLisboa_DISSERT.pdf.txtThiagoFelipeMaiaLisboa_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain234768https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25188/2/ThiagoFelipeMaiaLisboa_DISSERT.pdf.txt549766f7ec091b159435faef50da4909MD52THUMBNAILThiagoFelipeMaiaLisboa_DISSERT.pdf.jpgThiagoFelipeMaiaLisboa_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg11575https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25188/3/ThiagoFelipeMaiaLisboa_DISSERT.pdf.jpg37d14696de106e9a4dd3ffb99adfb491MD53TEXTThiagoFelipeMaiaLisboa_DISSERT.pdf.txtThiagoFelipeMaiaLisboa_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain234768https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25188/2/ThiagoFelipeMaiaLisboa_DISSERT.pdf.txt549766f7ec091b159435faef50da4909MD52THUMBNAILThiagoFelipeMaiaLisboa_DISSERT.pdf.jpgThiagoFelipeMaiaLisboa_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg11575https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25188/3/ThiagoFelipeMaiaLisboa_DISSERT.pdf.jpg37d14696de106e9a4dd3ffb99adfb491MD53123456789/251882019-01-30 06:03:36.053oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25188Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T09:03:36Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O futebol nas aulas de Educação Física: aprendizados do chão de terra ao sensor de movimento
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The footbaal in the lessons of physical education: learning from the ground floor to the motion sensor
title O futebol nas aulas de Educação Física: aprendizados do chão de terra ao sensor de movimento
spellingShingle O futebol nas aulas de Educação Física: aprendizados do chão de terra ao sensor de movimento
Lisboa, Thiago Felipe Maia
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Educação Física
Aprendizagem
Futebol
Sensores remotos
title_short O futebol nas aulas de Educação Física: aprendizados do chão de terra ao sensor de movimento
title_full O futebol nas aulas de Educação Física: aprendizados do chão de terra ao sensor de movimento
title_fullStr O futebol nas aulas de Educação Física: aprendizados do chão de terra ao sensor de movimento
title_full_unstemmed O futebol nas aulas de Educação Física: aprendizados do chão de terra ao sensor de movimento
title_sort O futebol nas aulas de Educação Física: aprendizados do chão de terra ao sensor de movimento
author Lisboa, Thiago Felipe Maia
author_facet Lisboa, Thiago Felipe Maia
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Surdi, Aguinaldo Cesar
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Leiro, Augusto César Rios
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Araújo, Bruno Medeiros Roldão de
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Oliveira, Márcio Romeu Ribas de
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lisboa, Thiago Felipe Maia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Allyson Carvalho de
contributor_str_mv Araújo, Allyson Carvalho de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Educação Física
Aprendizagem
Futebol
Sensores remotos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Aprendizagem
Futebol
Sensores remotos
description A presente dissertação é oriunda do entraves percebidos sobre e a utilização da tecnologia midiática na escola, em especial nas aulas de Educação Fisica, além de ser debruçada em um dos seus conteúdos mais tradicionais, os esportes, e tem como temática o futebol. O nascimento da problemática advém da inquietude do pesquisador, praticante da modalidade, árbitro de futebol profissional e amante dos jogos digitais. Como pontapé inicial compreendemos que existe uma penetração das tecnologias na escola de maneira que se torna difícil negá-las, fazendo surgir assim, a necessidade de trabalhar com elas. Surge então a seguinte questão de estudo: Como as experiências de virtualização do futebol favorecem na compreensão do conteúdo? Baseado nessa questão e em outras motivações o presente estudo tem por objetivo geral: identificar os aprendizados decorrentes da experiência virtualizada do futebol. Como objetivos específicos se propõe a analisar se, a partir de vivências na modalidade futebol, existe a ampliação dos conhecimentos entre as plataformas experimentadas, a virtualizada e a tradicional. Como segundo objetivo específico pretende identificar as potencialidades e fragilidades do uso dos jogos de sensores de movimento no aprendizado do futebol. O estudo descritivo adota uma abordagem qualitativa e tem como modalidade de pesquisa o estudo de caso. Para o debate, utilizamos como suporte as concepções Freireanas de ensino aliadas a Pedagogia Crítico-emancipatória de ensino da Educação Física, utilizando como metodologia de intervenção a pedagogia de ação didática comunicativa. Nossa interlocução na prática pedagógica foi composta por 6 encontros realizados na Escola Municipal Dr. Júlio Gomes de Senna localizada no município de Ceará-Mirim/RN, na turma do 7º ano do Ensino Fundamental II e constou de uma unidade didática sobre futebol onde os alunos desfrutaram de vivências do futebol convencional e o jogo virtual, além de aulas expositivas e dialogadas. Como coleta de dados utilizou: questionário diagnóstico, observação sistemática das aulas, diário de campo e registros imagéticos. Concluímos que não são somente os videogames com sensores de movimento que promovem os aprendizados do conteúdo futebol partindo da compreensão do fenômeno de maneira global, mas sim a tecnologia trabalhando de forma colaborativa com os conteúdos tradicionais de modo a permitir ressignificações das práticas corporais fomentando o desenvolvimento da criticidade, oportunizando o debate sobre as questões de gênero, e construindo significados para os alunos a partir da experiência lúdica.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-11T21:11:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-05-11T21:11:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-03-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LISBOA, Thiago Felipe Maia. O futebol nas aulas de Educação Física: aprendizados do chão de terra ao sensor de movimento. 2018. 131f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25188
identifier_str_mv LISBOA, Thiago Felipe Maia. O futebol nas aulas de Educação Física: aprendizados do chão de terra ao sensor de movimento. 2018. 131f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25188/1/ThiagoFelipeMaiaLisboa_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25188/2/ThiagoFelipeMaiaLisboa_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25188/3/ThiagoFelipeMaiaLisboa_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25188/2/ThiagoFelipeMaiaLisboa_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25188/3/ThiagoFelipeMaiaLisboa_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 70e9db298b096073b4f8ac3e67c24dca
549766f7ec091b159435faef50da4909
37d14696de106e9a4dd3ffb99adfb491
549766f7ec091b159435faef50da4909
37d14696de106e9a4dd3ffb99adfb491
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777216209158144