Analysis of advertisements of infant food commercialized in the city of Natal, Rio Grande do Norte, Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pagnoncelli, Maria Giovana Binder
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Batista, Almária Mariz, Silva, Michelle Cristine Medeiros da, Costa, Ana Paula Marques da, Araújo, Fábio Resende de, Marques, Marcela Pinheiro, Fidalgo, Cláudia Margareth de Quelhas, Carvalho, Maria Cleide Ribeiro Dantas de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31431
Resumo: A propaganda de substitutos do leite materno tem sido apontada como um dos fatores responsáveis pelos baixos índices da amamentação. Neste sentido, dispositivos legais foram criados para assegurar o uso desses produtos, sem que haja interferência no aleitamento materno. Este estudo objetivou analisar propagandas de alimentos abrangidos pela Lei nº 11.265/2006, que regulamenta a comercialização e publicidade de alimentos para lactentes e crianças de primeira infância no Brasil, no período de junho 2006 a maio de 2008, na cidade de Natal/RN. Foram coletadas 220 propagandas, sendo 141 de material técnico-científico e 79 de promoção comercial que foram avaliadas quanto às exigências legais. O resultado desta análise demonstrou que 100% das propagandas veiculadas em material técnico-científico infringiram o inciso V; 18,4% o inciso IV e 14,2% os incisos I, II e III do artigo 19 da Lei nº 11.265/2006. Em 42% das promoções comerciais não foram veiculadas as informações obrigatórias constantes dos incisos I e II do artigo 5º. Em 8,7% das que continham essas informações, estas estavam postas em local que dificultava sua identificação e leitura devido ao tamanho e cor das letras, semelhantemente ao ocorrido com as informações exigidas pelo artigo 19 nas propagandas veiculadas em material técnico-científico
id UFRN_67342243125c5349dc92dc877431e6a2
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31431
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Pagnoncelli, Maria Giovana BinderBatista, Almária MarizSilva, Michelle Cristine Medeiros daCosta, Ana Paula Marques daAraújo, Fábio Resende deMarques, Marcela PinheiroFidalgo, Cláudia Margareth de QuelhasCarvalho, Maria Cleide Ribeiro Dantas de Carvalho2021-02-09T17:23:14Z2021-02-09T17:23:14Z2009-06PAGNONCELLI, Maria Giovana Binder; BATISTA, Almária Mariz; SILVA, Michelle Cristine Medeiros da; COSTA, Ana Paula Marques da; ARAÚJO, Fábio Resende de; MARQUES, Marcela Pinheiro; FIDALGO, Cláudia M. de Quelhas; CARVALHO, Maria Cleide Ribeiro Dantas de. Analysis of advertisements of infant food commercialized in the city of Natal, Rio Grande do Norte, Brazil. Brazilian Journal Of Pharmaceutical Sciences, [s. l.], v. 45, n. 2, p. 339-348, jun. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-82502009000200020&lng=en&tlng=en. Acesso em: 17 ago. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-825020090002000202175-9790https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/3143110.1590/s1984-82502009000200020A propaganda de substitutos do leite materno tem sido apontada como um dos fatores responsáveis pelos baixos índices da amamentação. Neste sentido, dispositivos legais foram criados para assegurar o uso desses produtos, sem que haja interferência no aleitamento materno. Este estudo objetivou analisar propagandas de alimentos abrangidos pela Lei nº 11.265/2006, que regulamenta a comercialização e publicidade de alimentos para lactentes e crianças de primeira infância no Brasil, no período de junho 2006 a maio de 2008, na cidade de Natal/RN. Foram coletadas 220 propagandas, sendo 141 de material técnico-científico e 79 de promoção comercial que foram avaliadas quanto às exigências legais. O resultado desta análise demonstrou que 100% das propagandas veiculadas em material técnico-científico infringiram o inciso V; 18,4% o inciso IV e 14,2% os incisos I, II e III do artigo 19 da Lei nº 11.265/2006. Em 42% das promoções comerciais não foram veiculadas as informações obrigatórias constantes dos incisos I e II do artigo 5º. Em 8,7% das que continham essas informações, estas estavam postas em local que dificultava sua identificação e leitura devido ao tamanho e cor das letras, semelhantemente ao ocorrido com as informações exigidas pelo artigo 19 nas propagandas veiculadas em material técnico-científicoThe advertising about maternal milk substitutes has been pointed as one of the factors responsible for the breastfeeding low rates. In this way, legal support was created to assure that the use of such products would not interfere on the healthy breastfeeding habit of the population. This study, developed between June 2006 and May 2008 in the city of Natal, state of Rio Grande do Norte, analyzed the food advertisements divulged under the validity of Law # 11.265/2006, which controls in Brazil the food commercialization and the publicity addressed to parents or keepers of nursling and children in the first childhood. 220 advertisements, being 141 of technical-scientific nature, and 79 for strictly commercial promotion, were collected and evaluated according to legal requirements. The results from this analysis showed that 100% of the advertisements of technical-scientific nature overstepped the clause V; 18.4% the clause IV and 14.2% the clauses I, II and III of article 19th of Law # 11265/2006. In 42% of the advertisements strictly for commercial promotion, the mandatory information mentioned at clauses I and II of the article 5th were not shown. In 8.7% of the advertisements containing such information, it was placed in an area that embarrassed its identification and reading, due to used fonts size and/or color; similarly as occurred with the information required by article 19th, in the advertisements of technical-scientific natureUniversidade de São Paulo (Faculdade de Ciências Farmacêuticas)Attribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAmamentaçãoPropaganda de alimentos, análiseLeite materno, substitutosBreast-feedingFood advertising, analysisMaternal milk, substitutesAnalysis of advertisements of infant food commercialized in the city of Natal, Rio Grande do Norte, Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleengreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAdvertisementsInfantFood_Batista_2009.pdfAdvertisementsInfantFood_Batista_2009.pdfapplication/pdf716250https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31431/1/AdvertisementsInfantFood_Batista_2009.pdf7ab9f1120bf34a587a94aa2536ab7ddbMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31431/2/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31431/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53TEXTAdvertisementsInfantFood_Batista_2009.pdf.txtAdvertisementsInfantFood_Batista_2009.pdf.txtExtracted texttext/plain43156https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31431/4/AdvertisementsInfantFood_Batista_2009.pdf.txt9230bc5028c05d5b107e696ab2bfe977MD54THUMBNAILAdvertisementsInfantFood_Batista_2009.pdf.jpgAdvertisementsInfantFood_Batista_2009.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1675https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31431/5/AdvertisementsInfantFood_Batista_2009.pdf.jpg83acfeb41e18ad344e77dc43fdf7a702MD55123456789/314312021-02-14 05:48:12.86oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-02-14T08:48:12Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Analysis of advertisements of infant food commercialized in the city of Natal, Rio Grande do Norte, Brazil
title Analysis of advertisements of infant food commercialized in the city of Natal, Rio Grande do Norte, Brazil
spellingShingle Analysis of advertisements of infant food commercialized in the city of Natal, Rio Grande do Norte, Brazil
Pagnoncelli, Maria Giovana Binder
Amamentação
Propaganda de alimentos, análise
Leite materno, substitutos
Breast-feeding
Food advertising, analysis
Maternal milk, substitutes
title_short Analysis of advertisements of infant food commercialized in the city of Natal, Rio Grande do Norte, Brazil
title_full Analysis of advertisements of infant food commercialized in the city of Natal, Rio Grande do Norte, Brazil
title_fullStr Analysis of advertisements of infant food commercialized in the city of Natal, Rio Grande do Norte, Brazil
title_full_unstemmed Analysis of advertisements of infant food commercialized in the city of Natal, Rio Grande do Norte, Brazil
title_sort Analysis of advertisements of infant food commercialized in the city of Natal, Rio Grande do Norte, Brazil
author Pagnoncelli, Maria Giovana Binder
author_facet Pagnoncelli, Maria Giovana Binder
Batista, Almária Mariz
Silva, Michelle Cristine Medeiros da
Costa, Ana Paula Marques da
Araújo, Fábio Resende de
Marques, Marcela Pinheiro
Fidalgo, Cláudia Margareth de Quelhas
Carvalho, Maria Cleide Ribeiro Dantas de Carvalho
author_role author
author2 Batista, Almária Mariz
Silva, Michelle Cristine Medeiros da
Costa, Ana Paula Marques da
Araújo, Fábio Resende de
Marques, Marcela Pinheiro
Fidalgo, Cláudia Margareth de Quelhas
Carvalho, Maria Cleide Ribeiro Dantas de Carvalho
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pagnoncelli, Maria Giovana Binder
Batista, Almária Mariz
Silva, Michelle Cristine Medeiros da
Costa, Ana Paula Marques da
Araújo, Fábio Resende de
Marques, Marcela Pinheiro
Fidalgo, Cláudia Margareth de Quelhas
Carvalho, Maria Cleide Ribeiro Dantas de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Amamentação
Propaganda de alimentos, análise
Leite materno, substitutos
Breast-feeding
Food advertising, analysis
Maternal milk, substitutes
topic Amamentação
Propaganda de alimentos, análise
Leite materno, substitutos
Breast-feeding
Food advertising, analysis
Maternal milk, substitutes
description A propaganda de substitutos do leite materno tem sido apontada como um dos fatores responsáveis pelos baixos índices da amamentação. Neste sentido, dispositivos legais foram criados para assegurar o uso desses produtos, sem que haja interferência no aleitamento materno. Este estudo objetivou analisar propagandas de alimentos abrangidos pela Lei nº 11.265/2006, que regulamenta a comercialização e publicidade de alimentos para lactentes e crianças de primeira infância no Brasil, no período de junho 2006 a maio de 2008, na cidade de Natal/RN. Foram coletadas 220 propagandas, sendo 141 de material técnico-científico e 79 de promoção comercial que foram avaliadas quanto às exigências legais. O resultado desta análise demonstrou que 100% das propagandas veiculadas em material técnico-científico infringiram o inciso V; 18,4% o inciso IV e 14,2% os incisos I, II e III do artigo 19 da Lei nº 11.265/2006. Em 42% das promoções comerciais não foram veiculadas as informações obrigatórias constantes dos incisos I e II do artigo 5º. Em 8,7% das que continham essas informações, estas estavam postas em local que dificultava sua identificação e leitura devido ao tamanho e cor das letras, semelhantemente ao ocorrido com as informações exigidas pelo artigo 19 nas propagandas veiculadas em material técnico-científico
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-09T17:23:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-02-09T17:23:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PAGNONCELLI, Maria Giovana Binder; BATISTA, Almária Mariz; SILVA, Michelle Cristine Medeiros da; COSTA, Ana Paula Marques da; ARAÚJO, Fábio Resende de; MARQUES, Marcela Pinheiro; FIDALGO, Cláudia M. de Quelhas; CARVALHO, Maria Cleide Ribeiro Dantas de. Analysis of advertisements of infant food commercialized in the city of Natal, Rio Grande do Norte, Brazil. Brazilian Journal Of Pharmaceutical Sciences, [s. l.], v. 45, n. 2, p. 339-348, jun. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-82502009000200020&lng=en&tlng=en. Acesso em: 17 ago. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-82502009000200020
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31431
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2175-9790
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/s1984-82502009000200020
identifier_str_mv PAGNONCELLI, Maria Giovana Binder; BATISTA, Almária Mariz; SILVA, Michelle Cristine Medeiros da; COSTA, Ana Paula Marques da; ARAÚJO, Fábio Resende de; MARQUES, Marcela Pinheiro; FIDALGO, Cláudia M. de Quelhas; CARVALHO, Maria Cleide Ribeiro Dantas de. Analysis of advertisements of infant food commercialized in the city of Natal, Rio Grande do Norte, Brazil. Brazilian Journal Of Pharmaceutical Sciences, [s. l.], v. 45, n. 2, p. 339-348, jun. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-82502009000200020&lng=en&tlng=en. Acesso em: 17 ago. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-82502009000200020
2175-9790
10.1590/s1984-82502009000200020
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31431
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo (Faculdade de Ciências Farmacêuticas)
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo (Faculdade de Ciências Farmacêuticas)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31431/1/AdvertisementsInfantFood_Batista_2009.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31431/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31431/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31431/4/AdvertisementsInfantFood_Batista_2009.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31431/5/AdvertisementsInfantFood_Batista_2009.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7ab9f1120bf34a587a94aa2536ab7ddb
4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
9230bc5028c05d5b107e696ab2bfe977
83acfeb41e18ad344e77dc43fdf7a702
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777325005209600