Economia criativa e estratégia como prática social: uma abordagem teórico-empírico-conceitual a partir de ambientes criativos de grupos musicais

Bibliographic Details
Main Author: D'Amore, Ticiano Maciel
Publication Date: 2015
Format: Doctoral thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFRN
Download full: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20674
Summary: O presente estudo busca compreender de que forma ambientes criativos de grupos musicais se configuram na perspectiva da Estratégia como Prática como concepção teórico-empírico-conceitual. Desenvolve no arcabouço teórico discussões sobre o contexto da Economia Criativa, a Indústria Criativa, o ambiente criativo, o paradigma organizacional da Economia Criativa, a música como um ambiente criativo e de negócio, concepção e dinâmica da Estratégia como Prática e as conjecturas acerca do contextualismo e de outras correntes epistemológicas. Configura-se como uma pesquisa exploratório-descritiva, utilizando o método qualitativo e se caracterizando como uma Grounded Theory. Ao todo, quatro bandas musicais de estilos, mercados e áreas de atuação distintas, com mais de dez anos de atuação, foram pesquisadas. Tanto para a coleta quanto para a análise dos dados, foi utilizado o método da Grounded Theory e da observação simples, e a análise foi auxiliada pelo software ATLAS.ti. A pesquisa mostra que os grupos estudados percebem a atuação especializada nas mídias sociais virtuais como diferencial estratégico. Demonstra também que as bandas fomentam a individuação e diferenciação no seu relacionamento com o indivíduo. Por fim, atesta que essas organizações envolvem as equipes e valorizam a concepção dinâmica de suas rotinas para tomar decisões estratégicas, dando atenção a um viés social da estratégia. A categoria central Estratégia como Prática Criativa que emergiu dos dados é explicada através dos três resultados supracitados e revela que organizações inseridas na Economia Criativa realizam de forma simultânea e dinâmica o fazer criativo e estratégico nos âmbitos artístico e gerencial. A teoria gerada torna-se validada pelos princípios grau de coerência, funcionalidade, relevância, flexibilidade, densidade e integração, bem como se insere na corrente do contextualismo, a qual aponta o conhecimento como relativo ao contexto em que está inserido e no qual é discutido.
id UFRN_69864d618b04078b01981511a535d270
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20674
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling D'Amore, Ticiano Macielhttp://lattes.cnpq.br/6120254989739580http://lattes.cnpq.br/7233203993967359Ramos, Anatália Saraiva Martinshttp://lattes.cnpq.br/1151025937054810Cruz, Fernando Manuel Rocha dahttp://lattes.cnpq.br/1048087637452959Vieira, Ricardo Sérgio Gomeshttp://lattes.cnpq.br/6579657188607902Aouar, Walid Abbas Elhttp://lattes.cnpq.br/90687444555648292016-06-10T22:04:32Z2016-06-10T22:04:32Z2015-11-19D'AMORE, Ticiano Maciel. Economia criativa e estratégia como prática social: uma abordagem teórico-empírico-conceitual a partir de ambientes criativos de grupos musicais. 2015. 190f. Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20674O presente estudo busca compreender de que forma ambientes criativos de grupos musicais se configuram na perspectiva da Estratégia como Prática como concepção teórico-empírico-conceitual. Desenvolve no arcabouço teórico discussões sobre o contexto da Economia Criativa, a Indústria Criativa, o ambiente criativo, o paradigma organizacional da Economia Criativa, a música como um ambiente criativo e de negócio, concepção e dinâmica da Estratégia como Prática e as conjecturas acerca do contextualismo e de outras correntes epistemológicas. Configura-se como uma pesquisa exploratório-descritiva, utilizando o método qualitativo e se caracterizando como uma Grounded Theory. Ao todo, quatro bandas musicais de estilos, mercados e áreas de atuação distintas, com mais de dez anos de atuação, foram pesquisadas. Tanto para a coleta quanto para a análise dos dados, foi utilizado o método da Grounded Theory e da observação simples, e a análise foi auxiliada pelo software ATLAS.ti. A pesquisa mostra que os grupos estudados percebem a atuação especializada nas mídias sociais virtuais como diferencial estratégico. Demonstra também que as bandas fomentam a individuação e diferenciação no seu relacionamento com o indivíduo. Por fim, atesta que essas organizações envolvem as equipes e valorizam a concepção dinâmica de suas rotinas para tomar decisões estratégicas, dando atenção a um viés social da estratégia. A categoria central Estratégia como Prática Criativa que emergiu dos dados é explicada através dos três resultados supracitados e revela que organizações inseridas na Economia Criativa realizam de forma simultânea e dinâmica o fazer criativo e estratégico nos âmbitos artístico e gerencial. A teoria gerada torna-se validada pelos princípios grau de coerência, funcionalidade, relevância, flexibilidade, densidade e integração, bem como se insere na corrente do contextualismo, a qual aponta o conhecimento como relativo ao contexto em que está inserido e no qual é discutido.This study seeks to identify how creative environments of musical groups are configured in the Strategy as Practice perspective as theoretical, empirical and conceptual models. It develops within the theoretical framework, discussions on the context of the Creative Economy, Creative Industries, creative environment, organizational paradigm of Creative Economy, music as a creative environment and business, design and dynamics of Strategy as Practice and conjecture about the contextualism and other epistemological currents. The study is shaped as an exploratory and descriptive research, utilizing the qualitative method and being characterized as a Grounded Theory. A total of four musical groups of different styles, markets and areas of operation with over ten years of activity were surveyed. The Grounded Theory and simple observation methods were used for both data collection and analysis. The software ATLAS.ti. was used to help with the analysis. The research shows that the bands perceive the specialized expertise in the virtual social media as a strategic differentiator. It also shows that the groups nourish individuation and the differentiation in their relationship with the individual. Finally, it validates that these organizations get teams involved and value the dynamic design of their routines in strategic decision making, paying attention to a strategic social bias. Strategy and Creative Practice is the main category that emerged from the data. This category is explained through the three aforementioned results. It shows that organizations that are part of the Creative Economy perform simultaneously and dynamically creative and strategic making at both artistic and managerial levels.The theory created is validated by the principles of degree of coherence, functionality, relevance, flexibility, density and integration, and it is inserted in the contextualism principle, which points the knowledge as related to the context in which it is placed and discussed.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOEconomia criativaEstratégia como práticaGrounded theoryEnvolvimento adaptativoRedes sociaisIndividuaçãoIndiferenciaçãoEconomia criativa e estratégia como prática social: uma abordagem teórico-empírico-conceitual a partir de ambientes criativos de grupos musicaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEconomiaCriativaEstrategia_Damore_2015.pdfEconomiaCriativaEstrategia_Damore_2015.pdfapplication/pdf2913692https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20674/1/EconomiaCriativaEstrategia_Damore_2015.pdf699ac652281b8627f7d015399f81edb3MD51TEXTTicianoMacielDamore_TESE (1).pdf.txtTicianoMacielDamore_TESE (1).pdf.txtExtracted texttext/plain449068https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20674/6/TicianoMacielDamore_TESE%20%281%29.pdf.txtca798479829676acefe022e4335f822bMD56EconomiaCriativaEstrategia_Damore_2015.pdf.txtEconomiaCriativaEstrategia_Damore_2015.pdf.txtExtracted texttext/plain449068https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20674/8/EconomiaCriativaEstrategia_Damore_2015.pdf.txtca798479829676acefe022e4335f822bMD58THUMBNAILTicianoMacielDamore_TESE (1).pdf.jpgTicianoMacielDamore_TESE (1).pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2697https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20674/7/TicianoMacielDamore_TESE%20%281%29.pdf.jpg224ef6d2b21e759e9c92377ece84d3c5MD57EconomiaCriativaEstrategia_Damore_2015.pdf.jpgEconomiaCriativaEstrategia_Damore_2015.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2697https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20674/9/EconomiaCriativaEstrategia_Damore_2015.pdf.jpg224ef6d2b21e759e9c92377ece84d3c5MD59123456789/206742019-01-29 19:41:10.518oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20674Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-29T22:41:10Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Economia criativa e estratégia como prática social: uma abordagem teórico-empírico-conceitual a partir de ambientes criativos de grupos musicais
title Economia criativa e estratégia como prática social: uma abordagem teórico-empírico-conceitual a partir de ambientes criativos de grupos musicais
spellingShingle Economia criativa e estratégia como prática social: uma abordagem teórico-empírico-conceitual a partir de ambientes criativos de grupos musicais
D'Amore, Ticiano Maciel
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Economia criativa
Estratégia como prática
Grounded theory
Envolvimento adaptativo
Redes sociais
Individuação
Indiferenciação
title_short Economia criativa e estratégia como prática social: uma abordagem teórico-empírico-conceitual a partir de ambientes criativos de grupos musicais
title_full Economia criativa e estratégia como prática social: uma abordagem teórico-empírico-conceitual a partir de ambientes criativos de grupos musicais
title_fullStr Economia criativa e estratégia como prática social: uma abordagem teórico-empírico-conceitual a partir de ambientes criativos de grupos musicais
title_full_unstemmed Economia criativa e estratégia como prática social: uma abordagem teórico-empírico-conceitual a partir de ambientes criativos de grupos musicais
title_sort Economia criativa e estratégia como prática social: uma abordagem teórico-empírico-conceitual a partir de ambientes criativos de grupos musicais
author D'Amore, Ticiano Maciel
author_facet D'Amore, Ticiano Maciel
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6120254989739580
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7233203993967359
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Ramos, Anatália Saraiva Martins
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1151025937054810
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Cruz, Fernando Manuel Rocha da
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1048087637452959
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Vieira, Ricardo Sérgio Gomes
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6579657188607902
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Aouar, Walid Abbas El
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9068744455564829
dc.contributor.author.fl_str_mv D'Amore, Ticiano Maciel
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Economia criativa
Estratégia como prática
Grounded theory
Envolvimento adaptativo
Redes sociais
Individuação
Indiferenciação
dc.subject.por.fl_str_mv Economia criativa
Estratégia como prática
Grounded theory
Envolvimento adaptativo
Redes sociais
Individuação
Indiferenciação
description O presente estudo busca compreender de que forma ambientes criativos de grupos musicais se configuram na perspectiva da Estratégia como Prática como concepção teórico-empírico-conceitual. Desenvolve no arcabouço teórico discussões sobre o contexto da Economia Criativa, a Indústria Criativa, o ambiente criativo, o paradigma organizacional da Economia Criativa, a música como um ambiente criativo e de negócio, concepção e dinâmica da Estratégia como Prática e as conjecturas acerca do contextualismo e de outras correntes epistemológicas. Configura-se como uma pesquisa exploratório-descritiva, utilizando o método qualitativo e se caracterizando como uma Grounded Theory. Ao todo, quatro bandas musicais de estilos, mercados e áreas de atuação distintas, com mais de dez anos de atuação, foram pesquisadas. Tanto para a coleta quanto para a análise dos dados, foi utilizado o método da Grounded Theory e da observação simples, e a análise foi auxiliada pelo software ATLAS.ti. A pesquisa mostra que os grupos estudados percebem a atuação especializada nas mídias sociais virtuais como diferencial estratégico. Demonstra também que as bandas fomentam a individuação e diferenciação no seu relacionamento com o indivíduo. Por fim, atesta que essas organizações envolvem as equipes e valorizam a concepção dinâmica de suas rotinas para tomar decisões estratégicas, dando atenção a um viés social da estratégia. A categoria central Estratégia como Prática Criativa que emergiu dos dados é explicada através dos três resultados supracitados e revela que organizações inseridas na Economia Criativa realizam de forma simultânea e dinâmica o fazer criativo e estratégico nos âmbitos artístico e gerencial. A teoria gerada torna-se validada pelos princípios grau de coerência, funcionalidade, relevância, flexibilidade, densidade e integração, bem como se insere na corrente do contextualismo, a qual aponta o conhecimento como relativo ao contexto em que está inserido e no qual é discutido.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-11-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-10T22:04:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-06-10T22:04:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv D'AMORE, Ticiano Maciel. Economia criativa e estratégia como prática social: uma abordagem teórico-empírico-conceitual a partir de ambientes criativos de grupos musicais. 2015. 190f. Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20674
identifier_str_mv D'AMORE, Ticiano Maciel. Economia criativa e estratégia como prática social: uma abordagem teórico-empírico-conceitual a partir de ambientes criativos de grupos musicais. 2015. 190f. Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20674
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20674/1/EconomiaCriativaEstrategia_Damore_2015.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20674/6/TicianoMacielDamore_TESE%20%281%29.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20674/8/EconomiaCriativaEstrategia_Damore_2015.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20674/7/TicianoMacielDamore_TESE%20%281%29.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20674/9/EconomiaCriativaEstrategia_Damore_2015.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 699ac652281b8627f7d015399f81edb3
ca798479829676acefe022e4335f822b
ca798479829676acefe022e4335f822b
224ef6d2b21e759e9c92377ece84d3c5
224ef6d2b21e759e9c92377ece84d3c5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797776983409557504