Escola infantil focada na inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista para Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Maria Eduarda Carvalho
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53958
Resumo: Após o decreto da Constituição Federal de 1988, que exige a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, a inclusão de todos os grupos tornou-se uma demanda fundamental para as instituições de ensino. Atualmente, percebe-se uma grande evolução com relação à acessibilidade na arquitetura escolar; entretanto, a maioria dessas estratégias são voltadas para alunos com algum tipo de limitação física, enquanto outras necessidades são menos associadas a soluções arquitetônicas. Quando se trata de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), os primeiros desafios são encontrados no início da vida escolar. Entre tais dificuldades, destaca-se a sobrecarga sensorial, condição experienciada por pessoas autistas que está associada ao desconforto gerado pelos estímulos do ambiente, devido à hipersensibilidade. Ao saber que a arquitetura possui uma influência direta no comportamento e bem-estar do indivíduo, acredita-se que o projeto de ambientes voltados para alunos com TEA e suas necessidades, em sintonia com métodos pedagógicos adequados, pode garantir a inclusão e aprendizado necessários a esses usuários. Assim, o presente trabalho tem como objetivo geral desenvolver o projeto arquitetônico de uma escola pública de ensino infantil adaptada para alunos com Transtorno do Espectro Autista, com enfoque em estratégias relacionadas à arquitetura multissensorial. Para alcançar tal objetivo, buscou-se entender a relação entre o autismo e a percepção de espaços construídos, adotar estratégias relacionadas à arquitetura multissensorial em soluções construtivas para ambientes escolares e, por fim, aplicar no projeto soluções arquitetônicas que contribuam para uma melhor vivência dos estudantes com autismo nos espaços das escolas. Para o embasamento da proposta, foi realizado um levantamento teórico relacionado ao tema discutido, bem como o estudo de referências e das condicionantes legais e ambientais do terreno escolhido. Assim, serão abordadas as etapas projetuais que concretizaram o desenvolvimento da Escola Infantil, que busca garantir a inclusão e o aprendizado de todos os alunos, o bem-estar e conforto dos usuários por meio da setorização dos espaços e a exploração da multissensorialidade dos ambientes, conectando-os às áreas comuns e externas.
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Atualmente, percebe-se uma grande evolução com relação à acessibilidade na arquitetura escolar; entretanto, a maioria dessas estratégias são voltadas para alunos com algum tipo de limitação física, enquanto outras necessidades são menos associadas a soluções arquitetônicas. Quando se trata de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), os primeiros desafios são encontrados no início da vida escolar. Entre tais dificuldades, destaca-se a sobrecarga sensorial, condição experienciada por pessoas autistas que está associada ao desconforto gerado pelos estímulos do ambiente, devido à hipersensibilidade. Ao saber que a arquitetura possui uma influência direta no comportamento e bem-estar do indivíduo, acredita-se que o projeto de ambientes voltados para alunos com TEA e suas necessidades, em sintonia com métodos pedagógicos adequados, pode garantir a inclusão e aprendizado necessários a esses usuários. Assim, o presente trabalho tem como objetivo geral desenvolver o projeto arquitetônico de uma escola pública de ensino infantil adaptada para alunos com Transtorno do Espectro Autista, com enfoque em estratégias relacionadas à arquitetura multissensorial. Para alcançar tal objetivo, buscou-se entender a relação entre o autismo e a percepção de espaços construídos, adotar estratégias relacionadas à arquitetura multissensorial em soluções construtivas para ambientes escolares e, por fim, aplicar no projeto soluções arquitetônicas que contribuam para uma melhor vivência dos estudantes com autismo nos espaços das escolas. Para o embasamento da proposta, foi realizado um levantamento teórico relacionado ao tema discutido, bem como o estudo de referências e das condicionantes legais e ambientais do terreno escolhido. Assim, serão abordadas as etapas projetuais que concretizaram o desenvolvimento da Escola Infantil, que busca garantir a inclusão e o aprendizado de todos os alunos, o bem-estar e conforto dos usuários por meio da setorização dos espaços e a exploração da multissensorialidade dos ambientes, conectando-os às áreas comuns e externas.After the decree of the Federal Constitution of 1988, which requires equal conditions for access and permanence in school, the inclusion of all groups became a fundamental demand for educational institutions. Currently, there is a great evolution in terms of accessibility in school architecture; however, most of these strategies are aimed at students with some type of physical limitation, while other needs are less associated with architectural solutions. When it comes to children with Autistic Spectrum Disorder (ASD), the first challenges are encountered at the beginning of school life. Among such difficulties, sensory overload stands out, a condition experienced by autistic people that is associated with the discomfort generated by environmental stimuli, due to hypersensitivity. Knowing that architecture has a direct influence on the behavior and well-being of the individual, it is believed that the design of environments aimed at students with ASD and their needs, in line with appropriate pedagogical methods, can guarantee the inclusion and learning necessary to these users. Thus, the present work has as its general objective to develop the architectural project of a public kindergarten school adapted for students with Autistic Spectrum Disorder, focusing on strategies related to multisensory architecture. To achieve this objective, we sought to understand the relationship between autism and the perception of built spaces, adopt strategies related to multisensory architecture in constructive solutions for school environments and, finally, apply architectural solutions to the project that contribute to a better experience of the students with autism in school spaces. For the basis of the proposal, a theoretical survey related to the topic discussed was carried out, as well as the study of references and the legal and environmental conditions of the chosen land. Thus, the design stages that materialized the development of the Kindergarten will be discussed, which seeks to ensure the inclusion and learning of all students, the well-being and comfort of users through the sectorization of spaces and the exploration of the environments' multisensoriality, connecting them to the common and external areas.Universidade Federal do Rio Grande do NorteArquitetura e UrbanismoUFRNBrasilArquiteturaAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOarquitetura escolarinclusãoautismoarquitetura multissensorialschool architectureinclusionautismmultisensory architectureEscola infantil focada na inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista para Natal/RNChildren's school focused on the inclusion of students with Autistic Spectrum Disorder in Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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