Eleição direta para diretor de escola na rede municipal de ensino de Natal/RN: construções históricas e embates políticos

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Main Author: Girardi, Fabíola Fontenele
Publication Date: 2020
Format: Doctoral thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFRN
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Summary: A presente pesquisa versa sobre a eleição para diretores das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Natal/RN, cujo processo vem ocorrendo ininterruptamente desde 1987. Natal foi um dos primeiros municípios no Brasil a implementar a eleição direta para diretor escolar e a estabelecer a gestão democrática de forma institucional em sua rede de ensino, antes da Constituição Federal de 1988, e a aprovar Lei específica municipal de Gestão Democrática (2008 e 2015). Busca compreender e analisar o processo de construção e de implementação da eleição para a escolha de diretor na Rede Municipal de Ensino em Natal/RN, situando-o historicamente no contexto local e nacional. Para tanto, apresenta como base epistemológica o materialismo histórico-dialético e como procedimentos técnicos a análise documental e entrevistas semiestruturadas realizadas com sujeitos históricos que viveram, de forma direta ou indireta, a eleição para diretor de escola nas unidades de ensino municipal em Natal/RN. Nesse percurso, a pesquisa reconstituiu a trajetória histórica, os anseios e a concretização de práticas sob a luz de documentos e dos entrevistados. Ainda, considerou que a permanência resulta de um processo histórico pautado pela contradição inerente ao poder político no país. Estabelece uma relação direta entre a eleição e a materialização da gestão democrática, em que estas se compõem historicamente e se constituem na condução da experiência democrática. As unidades de ensino se revelam como resistência e reprodutoras de uma prática construída historicamente no Brasil nos espaços democráticos. Apesar de enfrentar múltiplos problemas e conflitos, a sua permanência é uma luta que se faz necessária, uma vez que, sem ela, deixa-se margem a perdas de espaços para o diálogo, importante em um país ainda em processo de aprendizagem democrática.
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Natal foi um dos primeiros municípios no Brasil a implementar a eleição direta para diretor escolar e a estabelecer a gestão democrática de forma institucional em sua rede de ensino, antes da Constituição Federal de 1988, e a aprovar Lei específica municipal de Gestão Democrática (2008 e 2015). Busca compreender e analisar o processo de construção e de implementação da eleição para a escolha de diretor na Rede Municipal de Ensino em Natal/RN, situando-o historicamente no contexto local e nacional. Para tanto, apresenta como base epistemológica o materialismo histórico-dialético e como procedimentos técnicos a análise documental e entrevistas semiestruturadas realizadas com sujeitos históricos que viveram, de forma direta ou indireta, a eleição para diretor de escola nas unidades de ensino municipal em Natal/RN. Nesse percurso, a pesquisa reconstituiu a trajetória histórica, os anseios e a concretização de práticas sob a luz de documentos e dos entrevistados. Ainda, considerou que a permanência resulta de um processo histórico pautado pela contradição inerente ao poder político no país. Estabelece uma relação direta entre a eleição e a materialização da gestão democrática, em que estas se compõem historicamente e se constituem na condução da experiência democrática. As unidades de ensino se revelam como resistência e reprodutoras de uma prática construída historicamente no Brasil nos espaços democráticos. Apesar de enfrentar múltiplos problemas e conflitos, a sua permanência é uma luta que se faz necessária, uma vez que, sem ela, deixa-se margem a perdas de espaços para o diálogo, importante em um país ainda em processo de aprendizagem democrática.This research deals with the election for principals of school units in the Municipal Education Network of Natal/RN, whose process has been going on continuously since 1987. Natal was one of the first municipalities in Brazil to implement the direct election for school principal and to establish the democratic management in an institutional way in its education system, before the Federal Constitution of 1988 and approving specific municipal Law of Democratic Management (2008 and 2015). Thus, this investigation aims to understand and analyse the process of construction and implementation of the election for choice of principal in the Municipal Education Network in Natal / RN, placing it, historically, in the local and national context. In order to do that, the dialectical historical materialism was based on epistemological and the documentary analysis and semi-structured interviews carried out with historical subjects who lived, directly or indirectly, the election for school principal in the municipal teaching units in Natal/RN, as technical procedures. In this path, its historical origin was reconstructed, the desires and the realization of this practice from the perspective of documents and interviewees. In addition, considering that its permanence results from a historical process that is guided by the contradiction of power inherent to the way of doing politics in the country. In this sense, there is a direct relationship between the election and the materialization of democratic management, these are historically composed, and are constituted in the conduct of the democratic experience. The teaching units are revealed as resistance and reproducer of a practice historically constructed in Brazil in democratic spaces. Despite its multiple problems and conflicts, its permanence is a struggle that is necessary, without it, there is room for loss of spaces for important dialogues in a country that is still in the process of democratic learning.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilDemocraciaGestão democráticaEleição para diretor de escolaEleição direta para diretor de escola na rede municipal de ensino de Natal/RN: construções históricas e embates políticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEleicaodiretadiretor_Girardi_2020.pdfapplication/pdf2730807https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30130/1/Eleicaodiretadiretor_Girardi_2020.pdf993c27e59e7f748dbf8dab6727820b93MD51TEXTEleicaodiretadiretor_Girardi_2020.pdf.txtEleicaodiretadiretor_Girardi_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain643390https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30130/2/Eleicaodiretadiretor_Girardi_2020.pdf.txtbab0abca06db3e20f42c1e9862cb94cdMD52THUMBNAILEleicaodiretadiretor_Girardi_2020.pdf.jpgEleicaodiretadiretor_Girardi_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1659https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30130/3/Eleicaodiretadiretor_Girardi_2020.pdf.jpg6910492d5744d785de4da49c11e2ad05MD53123456789/301302020-09-27 04:55:54.063oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30130Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-09-27T07:55:54Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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