Juventude (s) e participação: construção da justiça restaurativa em escolas públicas

Bibliographic Details
Main Author: Ramos, Katury Rayane Rodrigues
Publication Date: 2021
Format: Doctoral thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFRN
Download full: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44898
Summary: A escola pública brasileira é o reflexo das conflitualidades experimentadas na sociedade em geral com suas múltiplas expressões culturais da violência. Nesse contexto, partimos do pressuposto de que as práticas educativas punitivas são insuficientes para a resolução efetiva dos conflitos vivenciados no cotidiano escolar. É necessário criarmos estratégias que ressignifiquem a esfera educativa com o exercício de um olhar diferenciado baseado no paradigma restaurativo. Isso é realizado por meio do resgate de redes de cooperação e de solidariedade que favorecem o pertencimento em relação à escola, bem como a fundamentação de uma cultura de paz. Esta pesquisa traz reflexões em torno da construção da justiça restaurativa no ambiente escolar no que se refere à participação e à organização social das juventudes em escolas públicas das cidades de Natal-RN e de Fortaleza- CE. A justiça restaurativa é uma possibilidade que aponta para a unidade na heterogeneidade a partir da vivência sistêmica que revela a interconexão dos atores plurais - professores, alunos, núcleo gestor e outros profissionais. A ação restaurativa acontece com a incorporação de práticas, como: círculos de paz e mediação de conflitos. As indagações são norteadas pela seguinte problematização: Quais são as estratégias que dão sentido à concretização da justiça restaurativa nas escolas públicas? O objetivo é compreender as ações que caracterizam os procedimentos restaurativos vivenciados nas escolas. Nossa hipótese é que as ferramentas da justiça restaurativa colocam em foco a autonomia dos indivíduos, bem como favorecem a escuta ativa, o diálogo e a participação. A abordagem desta investigação é qualitativa com coleta de dados realizada no período de 2017 a 2020. Utilizamos como técnicas de pesquisa a observação direta, a aplicação de questionários, as entrevistas semiestruturadas e os grupos focais. Assim, problematizamos a lógica da instituição social ao criar laços de sociabilidade, como também buscar novos horizontes para o resgate da função educativa da escola.
id UFRN_7ceccdfb676e82a41389405a4f83d7ca
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/44898
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Ramos, Katury Rayane Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/4840759559899907http://lattes.cnpq.br/7842254018559167Santana, Gilmarhttp://lattes.cnpq.br/2957801541347646Sales, Ana Patrícia Diashttp://lattes.cnpq.br/8695979411366952Vasconcellos, Fernanda Bestetti dehttp://lattes.cnpq.br/7816244903166292Pereira, Márcio Ferreira Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/0886576951570531Paiva, Irene Alves de2021-11-11T23:35:26Z2021-11-11T23:35:26Z2021-08-30RAMOS, Katury Rayane Rodrigues. Juventude (s) e participação: construção da justiça restaurativa em escolas públicas. 2021. 220f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44898A escola pública brasileira é o reflexo das conflitualidades experimentadas na sociedade em geral com suas múltiplas expressões culturais da violência. Nesse contexto, partimos do pressuposto de que as práticas educativas punitivas são insuficientes para a resolução efetiva dos conflitos vivenciados no cotidiano escolar. É necessário criarmos estratégias que ressignifiquem a esfera educativa com o exercício de um olhar diferenciado baseado no paradigma restaurativo. Isso é realizado por meio do resgate de redes de cooperação e de solidariedade que favorecem o pertencimento em relação à escola, bem como a fundamentação de uma cultura de paz. Esta pesquisa traz reflexões em torno da construção da justiça restaurativa no ambiente escolar no que se refere à participação e à organização social das juventudes em escolas públicas das cidades de Natal-RN e de Fortaleza- CE. A justiça restaurativa é uma possibilidade que aponta para a unidade na heterogeneidade a partir da vivência sistêmica que revela a interconexão dos atores plurais - professores, alunos, núcleo gestor e outros profissionais. A ação restaurativa acontece com a incorporação de práticas, como: círculos de paz e mediação de conflitos. As indagações são norteadas pela seguinte problematização: Quais são as estratégias que dão sentido à concretização da justiça restaurativa nas escolas públicas? O objetivo é compreender as ações que caracterizam os procedimentos restaurativos vivenciados nas escolas. Nossa hipótese é que as ferramentas da justiça restaurativa colocam em foco a autonomia dos indivíduos, bem como favorecem a escuta ativa, o diálogo e a participação. A abordagem desta investigação é qualitativa com coleta de dados realizada no período de 2017 a 2020. Utilizamos como técnicas de pesquisa a observação direta, a aplicação de questionários, as entrevistas semiestruturadas e os grupos focais. Assim, problematizamos a lógica da instituição social ao criar laços de sociabilidade, como também buscar novos horizontes para o resgate da função educativa da escola.The Brazilian public school is a reflection of the conflicts experienced in society in general with its multiple cultural expressions of violence. In this context, we start from the assumption that punitive educational practices are insufficient for the effective resolution of conflicts experienced in school daily life. It is necessary to create strategies that re-signify the educational sphere with the exercise of a different look based on the restorative paradigm. This is accomplished through the rescue of cooperation and solidarity networks that favor belonging in relation to the school, as well as the foundation of a culture of peace. This research brings reflections on the construction of restorative justice in the school environment with regard to the participation and social organization of youth in public schools in the cities of Natal-RN and Fortaleza-CE. Restorative justice is a possibility that points to the unity in heterogeneity from the systemic experience that reveals the interconnection of plural actors - teachers, students, managerial nucleus and other professionals. Restorative action takes place with the incorporation of practices, such as: peace circles and conflict mediation. The questions are guided by the following problematization: What are the strategies that give meaning to the realization of restorative justice in public schools? The objective is to understand the actions that characterize the restorative procedures experienced in schools. Our hypothesis is that the tools of restorative justice focus on the autonomy of individuals, as well as favor active listening, dialogue and participation. The approach of this investigation is qualitative, with data collection carried out from 2017 to 2020. We use direct observation, questionnaires, semi-structured interviews and focus groups as research techniques. Thus, we problematize the logic of the social institution when creating bonds of sociability, as well as looking for new horizons to rescue the educational function of the school.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFRNBrasilEscolaJuventudesJustiça restaurativaJuventude (s) e participação: construção da justiça restaurativa em escolas públicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJuventudesparticipacaoconstrucao_Ramos_2021.pdfapplication/pdf4972966https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44898/1/Juventudesparticipacaoconstrucao_Ramos_2021.pdfb4ebf944103e1661806983d6abf3191eMD51123456789/448982022-05-02 12:17:40.749oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/44898Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:17:40Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Juventude (s) e participação: construção da justiça restaurativa em escolas públicas
title Juventude (s) e participação: construção da justiça restaurativa em escolas públicas
spellingShingle Juventude (s) e participação: construção da justiça restaurativa em escolas públicas
Ramos, Katury Rayane Rodrigues
Escola
Juventudes
Justiça restaurativa
title_short Juventude (s) e participação: construção da justiça restaurativa em escolas públicas
title_full Juventude (s) e participação: construção da justiça restaurativa em escolas públicas
title_fullStr Juventude (s) e participação: construção da justiça restaurativa em escolas públicas
title_full_unstemmed Juventude (s) e participação: construção da justiça restaurativa em escolas públicas
title_sort Juventude (s) e participação: construção da justiça restaurativa em escolas públicas
author Ramos, Katury Rayane Rodrigues
author_facet Ramos, Katury Rayane Rodrigues
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4840759559899907
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7842254018559167
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Santana, Gilmar
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2957801541347646
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Sales, Ana Patrícia Dias
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8695979411366952
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Vasconcellos, Fernanda Bestetti de
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7816244903166292
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Pereira, Márcio Ferreira Rodrigues
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0886576951570531
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Katury Rayane Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paiva, Irene Alves de
contributor_str_mv Paiva, Irene Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Juventudes
Justiça restaurativa
topic Escola
Juventudes
Justiça restaurativa
description A escola pública brasileira é o reflexo das conflitualidades experimentadas na sociedade em geral com suas múltiplas expressões culturais da violência. Nesse contexto, partimos do pressuposto de que as práticas educativas punitivas são insuficientes para a resolução efetiva dos conflitos vivenciados no cotidiano escolar. É necessário criarmos estratégias que ressignifiquem a esfera educativa com o exercício de um olhar diferenciado baseado no paradigma restaurativo. Isso é realizado por meio do resgate de redes de cooperação e de solidariedade que favorecem o pertencimento em relação à escola, bem como a fundamentação de uma cultura de paz. Esta pesquisa traz reflexões em torno da construção da justiça restaurativa no ambiente escolar no que se refere à participação e à organização social das juventudes em escolas públicas das cidades de Natal-RN e de Fortaleza- CE. A justiça restaurativa é uma possibilidade que aponta para a unidade na heterogeneidade a partir da vivência sistêmica que revela a interconexão dos atores plurais - professores, alunos, núcleo gestor e outros profissionais. A ação restaurativa acontece com a incorporação de práticas, como: círculos de paz e mediação de conflitos. As indagações são norteadas pela seguinte problematização: Quais são as estratégias que dão sentido à concretização da justiça restaurativa nas escolas públicas? O objetivo é compreender as ações que caracterizam os procedimentos restaurativos vivenciados nas escolas. Nossa hipótese é que as ferramentas da justiça restaurativa colocam em foco a autonomia dos indivíduos, bem como favorecem a escuta ativa, o diálogo e a participação. A abordagem desta investigação é qualitativa com coleta de dados realizada no período de 2017 a 2020. Utilizamos como técnicas de pesquisa a observação direta, a aplicação de questionários, as entrevistas semiestruturadas e os grupos focais. Assim, problematizamos a lógica da instituição social ao criar laços de sociabilidade, como também buscar novos horizontes para o resgate da função educativa da escola.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-11T23:35:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-11T23:35:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RAMOS, Katury Rayane Rodrigues. Juventude (s) e participação: construção da justiça restaurativa em escolas públicas. 2021. 220f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44898
identifier_str_mv RAMOS, Katury Rayane Rodrigues. Juventude (s) e participação: construção da justiça restaurativa em escolas públicas. 2021. 220f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44898/1/Juventudesparticipacaoconstrucao_Ramos_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b4ebf944103e1661806983d6abf3191e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777312748404736