Matemáticas a ensinar e para ensinar em dissertações e teses sobre história da matemática para o ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rômulo Alexandre
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29332
Resumo: O presente texto doutoral é resultante de uma pesquisa cujo objeto é a produção acadêmica brasileira presente nas dissertações e teses defendidas entre 2010 e 2017, que teve como foco de investigação a História da Matemática para o Ensino de Matemática. O objetivo principal do estudo foi analisar de que modo as matemáticas a ensinar e para ensinar foram exploradas ou não nas dissertações e teses cujos objetos voltaram-se para os usos da História da Matemática para o Ensino de Matemática. O ponto de partida do estudo foi o projeto de pesquisa Cartografias da produção em História da Matemática no Brasil: um estudo centrado nas dissertações e teses defendidas entre 1990 e 2010 (MENDES, 2011; 2014), que tomamos como base para consulta e avanço na pesquisa. Para a identificação e análise das dissertações e teses consultamos o banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e as bibliotecas digitais dos Programas de Pós-Graduação em Educação, Educação Matemática, Ensino de Ciências e Matemática e áreas afins. Neste sentido, realizamos um mapeamento dos trabalhos, com base em descritores estabelecidos previamente, a fim de identificar as instituições de origem, os objetivos estabelecidos, a abordagem metodológica estabelecida bem como outras informações que se mostraram relevantes para a área, dentro do período estabelecido. Identificamos, nesse movimento de ampliação no volume de trabalhos apresentados, do número de pesquisadores e consequentemente no volume de pesquisas relacionadas à História da Matemática, História para o Ensino da Matemática e História da Educação Matemática, contribuindo, assim, para a compreensão do que foi produzido nessas pesquisas e como poderão implicar para que futuros pesquisadores em formação possam estabelecer questões de investigação que ainda não foram exploradas no programa de pesquisa coordenado por Mendes (2017; 2018). Durante o estudo identificamos trabalhos que se propõem ao uso da História da Matemática para o Ensino, mas que em muitos casos com abordagem superficial, revelando a dificuldade de entendimento do tema.
id UFRN_7d710cdacd1cebb5fb33136f1f514151
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29332
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Rômulo AlexandreMorey, Bernadete BarbosaGonzalez, Fredy EnriquePaiva, Marlucia Menezes deChaquiam, MiguelAssis, Márcia Maria Alves deBarros, Rafael José Alves do RegoMendes, Iran Abreu2020-06-23T17:36:58Z2020-06-23T17:36:58Z2020-01-31SILVA, Rômulo Alexandre. Matemáticas a ensinar e para ensinar em dissertações e teses sobre história da matemática para o ensino. 2020. 236f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29332O presente texto doutoral é resultante de uma pesquisa cujo objeto é a produção acadêmica brasileira presente nas dissertações e teses defendidas entre 2010 e 2017, que teve como foco de investigação a História da Matemática para o Ensino de Matemática. O objetivo principal do estudo foi analisar de que modo as matemáticas a ensinar e para ensinar foram exploradas ou não nas dissertações e teses cujos objetos voltaram-se para os usos da História da Matemática para o Ensino de Matemática. O ponto de partida do estudo foi o projeto de pesquisa Cartografias da produção em História da Matemática no Brasil: um estudo centrado nas dissertações e teses defendidas entre 1990 e 2010 (MENDES, 2011; 2014), que tomamos como base para consulta e avanço na pesquisa. Para a identificação e análise das dissertações e teses consultamos o banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e as bibliotecas digitais dos Programas de Pós-Graduação em Educação, Educação Matemática, Ensino de Ciências e Matemática e áreas afins. Neste sentido, realizamos um mapeamento dos trabalhos, com base em descritores estabelecidos previamente, a fim de identificar as instituições de origem, os objetivos estabelecidos, a abordagem metodológica estabelecida bem como outras informações que se mostraram relevantes para a área, dentro do período estabelecido. Identificamos, nesse movimento de ampliação no volume de trabalhos apresentados, do número de pesquisadores e consequentemente no volume de pesquisas relacionadas à História da Matemática, História para o Ensino da Matemática e História da Educação Matemática, contribuindo, assim, para a compreensão do que foi produzido nessas pesquisas e como poderão implicar para que futuros pesquisadores em formação possam estabelecer questões de investigação que ainda não foram exploradas no programa de pesquisa coordenado por Mendes (2017; 2018). Durante o estudo identificamos trabalhos que se propõem ao uso da História da Matemática para o Ensino, mas que em muitos casos com abordagem superficial, revelando a dificuldade de entendimento do tema.The present doctoral text is the result of a research whose object is the Brazilian academic production present in the dissertations and theses defended between 2010 and 2017, which focused on the History of Mathematics for the Teaching of Mathematics. The main objective of the study was to analyze how the mathematics to teach and to teach were explored or not in the dissertations and theses whose objects turned to the uses of the History of Mathematics for the Teaching of Mathematics. The starting point of the study was the research project Cartographies of the production in History of Mathematics in Brazil: a study centered on the dissertations and theses defended between 1990 and 2010 (MENDES, 2011; 2014), which we took as a basis for consultation and advancement in research. search. For the identification and analysis of dissertations and theses, we consulted the database of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and the digital libraries of the Graduate Programs in Education, Mathematical Education, Science and Mathematics Education and related areas. in this sense, we performed a mapping of the works, based on previously established descriptors, in order to identify the institutions of origin, the established objectives, the established methodological approach and other information that proved relevant to the area within the established period. We identified, in this movement of expansion in the volume of works presented, the number of researchers and consequently in the volume of research related to the History of Mathematics, History for the teaching of Mathematics and History of Mathematical Education, thus contributing to the understanding of what was produced in this research and how they may imply that future researchers in formation can establish research questions that have not yet been explored in the research program coordinated by Mendes (2017; 2018). During the study we identified works that propose the use of the History of Mathematics for Teaching, but that in many cases this theme was explored superficially, revealing the difficulty of understanding the theme.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOHistória da Matemática para o ensinoPesquisa em História da MatemáticaEnsino de MatemáticaMatemáticas a ensinarMatemáticas para ensinarMatemáticas a ensinar e para ensinar em dissertações e teses sobre história da matemática para o ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTMatematicasensinarensinar_Silva_2020.pdf.txtMatematicasensinarensinar_Silva_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain582807https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29332/2/Matematicasensinarensinar_Silva_2020.pdf.txt7c735e96d3bea629c4faa67cbaf0b730MD52THUMBNAILMatematicasensinarensinar_Silva_2020.pdf.jpgMatematicasensinarensinar_Silva_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1204https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29332/3/Matematicasensinarensinar_Silva_2020.pdf.jpgb6211a14985553c68932f9fdceb2fe6dMD53ORIGINALMatematicasensinarensinar_Silva_2020.pdfapplication/pdf2239942https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29332/1/Matematicasensinarensinar_Silva_2020.pdfe79ab74ecad47f1c491f77b1bf448b11MD51123456789/293322020-06-28 04:41:27.125oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29332Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-06-28T07:41:27Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Matemáticas a ensinar e para ensinar em dissertações e teses sobre história da matemática para o ensino
title Matemáticas a ensinar e para ensinar em dissertações e teses sobre história da matemática para o ensino
spellingShingle Matemáticas a ensinar e para ensinar em dissertações e teses sobre história da matemática para o ensino
Silva, Rômulo Alexandre
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
História da Matemática para o ensino
Pesquisa em História da Matemática
Ensino de Matemática
Matemáticas a ensinar
Matemáticas para ensinar
title_short Matemáticas a ensinar e para ensinar em dissertações e teses sobre história da matemática para o ensino
title_full Matemáticas a ensinar e para ensinar em dissertações e teses sobre história da matemática para o ensino
title_fullStr Matemáticas a ensinar e para ensinar em dissertações e teses sobre história da matemática para o ensino
title_full_unstemmed Matemáticas a ensinar e para ensinar em dissertações e teses sobre história da matemática para o ensino
title_sort Matemáticas a ensinar e para ensinar em dissertações e teses sobre história da matemática para o ensino
author Silva, Rômulo Alexandre
author_facet Silva, Rômulo Alexandre
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Morey, Bernadete Barbosa
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Gonzalez, Fredy Enrique
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Paiva, Marlucia Menezes de
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Chaquiam, Miguel
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Assis, Márcia Maria Alves de
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv Barros, Rafael José Alves do Rego
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rômulo Alexandre
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendes, Iran Abreu
contributor_str_mv Mendes, Iran Abreu
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
História da Matemática para o ensino
Pesquisa em História da Matemática
Ensino de Matemática
Matemáticas a ensinar
Matemáticas para ensinar
dc.subject.por.fl_str_mv História da Matemática para o ensino
Pesquisa em História da Matemática
Ensino de Matemática
Matemáticas a ensinar
Matemáticas para ensinar
description O presente texto doutoral é resultante de uma pesquisa cujo objeto é a produção acadêmica brasileira presente nas dissertações e teses defendidas entre 2010 e 2017, que teve como foco de investigação a História da Matemática para o Ensino de Matemática. O objetivo principal do estudo foi analisar de que modo as matemáticas a ensinar e para ensinar foram exploradas ou não nas dissertações e teses cujos objetos voltaram-se para os usos da História da Matemática para o Ensino de Matemática. O ponto de partida do estudo foi o projeto de pesquisa Cartografias da produção em História da Matemática no Brasil: um estudo centrado nas dissertações e teses defendidas entre 1990 e 2010 (MENDES, 2011; 2014), que tomamos como base para consulta e avanço na pesquisa. Para a identificação e análise das dissertações e teses consultamos o banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e as bibliotecas digitais dos Programas de Pós-Graduação em Educação, Educação Matemática, Ensino de Ciências e Matemática e áreas afins. Neste sentido, realizamos um mapeamento dos trabalhos, com base em descritores estabelecidos previamente, a fim de identificar as instituições de origem, os objetivos estabelecidos, a abordagem metodológica estabelecida bem como outras informações que se mostraram relevantes para a área, dentro do período estabelecido. Identificamos, nesse movimento de ampliação no volume de trabalhos apresentados, do número de pesquisadores e consequentemente no volume de pesquisas relacionadas à História da Matemática, História para o Ensino da Matemática e História da Educação Matemática, contribuindo, assim, para a compreensão do que foi produzido nessas pesquisas e como poderão implicar para que futuros pesquisadores em formação possam estabelecer questões de investigação que ainda não foram exploradas no programa de pesquisa coordenado por Mendes (2017; 2018). Durante o estudo identificamos trabalhos que se propõem ao uso da História da Matemática para o Ensino, mas que em muitos casos com abordagem superficial, revelando a dificuldade de entendimento do tema.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-23T17:36:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-23T17:36:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-01-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Rômulo Alexandre. Matemáticas a ensinar e para ensinar em dissertações e teses sobre história da matemática para o ensino. 2020. 236f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29332
identifier_str_mv SILVA, Rômulo Alexandre. Matemáticas a ensinar e para ensinar em dissertações e teses sobre história da matemática para o ensino. 2020. 236f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29332/2/Matematicasensinarensinar_Silva_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29332/3/Matematicasensinarensinar_Silva_2020.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29332/1/Matematicasensinarensinar_Silva_2020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7c735e96d3bea629c4faa67cbaf0b730
b6211a14985553c68932f9fdceb2fe6d
e79ab74ecad47f1c491f77b1bf448b11
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797776971744149504