Satisfação do usuário na atenção básica: um caso em uma pequena cidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Medeiros, Isabela Talita Dantas, Brito, Max Leandro de Araújo, Araújo, Maria Valéria Pereira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32578
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar a satisfação de usuários que frequentam a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Dinarte Mariz, no município de Parelhas-RN. A metodologia do trabalho é quantitativa, baseada em um estudo de caso com amostragem não probabilística por conveniência, e foi realizada por meio de uma pesquisa com um grupo de pacientes que aguardavam pelo atendimento. Entre os resultados encontrados, é possível perceber que há um alto grau de satisfação dos usuários com os serviços oferecidos pelas UBS da cidade. É essencial analisar a satisfação da população, pois é a partir disso que o gestor pode criar formas de melhorar os serviços oferecidos no município. Ao final do estudo, é possível o entendimento que é necessário, apesar do alto nível de satisfação, investir em programas de promoção e prevenção da saúde, aumentando assim a qualidade da atenção à saúde da população
id UFRN_8111287874dd0f5fb817e7e212a2cf65
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32578
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Guardia, Mabel Simone de Araújo BezerraMedeiros, Isabela Talita DantasBrito, Max Leandro de AraújoAraújo, Maria Valéria Pereira de2021-05-27T10:17:17Z2021-05-27T10:17:17Z2020GUARDIA, Mabel Simone de Araújo Bezerra; MEDEIROS, Isabela Talita Dantas; BRITO, Max Leandro de Araújo; ARAÚJO, Maria Valéria Pereira de. Satisfação do usuário na atenção básica: um caso em uma pequena cidade. Humanidades & Inovação, [s. l.], v. 7, n. 2, p. 257-266, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1651. Acesso em: 8 nov. 2020.2358-8322https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32578Humanidades & InovaçãoAttribution-NonCommercial 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSaúdeGestão públicaServiçosSatisfação do usuário na atenção básica: um caso em uma pequena cidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEste artigo tem como objetivo analisar a satisfação de usuários que frequentam a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Dinarte Mariz, no município de Parelhas-RN. A metodologia do trabalho é quantitativa, baseada em um estudo de caso com amostragem não probabilística por conveniência, e foi realizada por meio de uma pesquisa com um grupo de pacientes que aguardavam pelo atendimento. Entre os resultados encontrados, é possível perceber que há um alto grau de satisfação dos usuários com os serviços oferecidos pelas UBS da cidade. É essencial analisar a satisfação da população, pois é a partir disso que o gestor pode criar formas de melhorar os serviços oferecidos no município. Ao final do estudo, é possível o entendimento que é necessário, apesar do alto nível de satisfação, investir em programas de promoção e prevenção da saúde, aumentando assim a qualidade da atenção à saúde da populaçãoporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALUsuárioAtençãoBásica_Guardia_2020.pdfUsuárioAtençãoBásica_Guardia_2020.pdfapplication/pdf255326https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32578/1/Usu%c3%a1rioAten%c3%a7%c3%a3oB%c3%a1sica_Guardia_2020.pdf5828aa42c69a1d553699c5d04cbfaf64MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8920https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32578/2/license_rdf728dfda2fa81b274c619d08d1dfc1a03MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32578/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/325782021-05-27 07:17:18.245oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32578Tk9OLUVYQ0xVU0lWRSBESVNUUklCVVRJT04gTElDRU5TRQoKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIGRlbGl2ZXJpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBNci4gKGF1dGhvciBvciBjb3B5cmlnaHQgaG9sZGVyKToKCgphKSBHcmFudHMgdGhlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIFJpbyBHcmFuZGUgZG8gTm9ydGUgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgb2YKcmVwcm9kdWNlLCBjb252ZXJ0IChhcyBkZWZpbmVkIGJlbG93KSwgY29tbXVuaWNhdGUgYW5kIC8gb3IKZGlzdHJpYnV0ZSB0aGUgZGVsaXZlcmVkIGRvY3VtZW50IChpbmNsdWRpbmcgYWJzdHJhY3QgLyBhYnN0cmFjdCkgaW4KZGlnaXRhbCBvciBwcmludGVkIGZvcm1hdCBhbmQgaW4gYW55IG1lZGl1bS4KCmIpIERlY2xhcmVzIHRoYXQgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBpdHMgb3JpZ2luYWwgd29yaywgYW5kIHRoYXQKeW91IGhhdmUgdGhlIHJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSByaWdodHMgY29udGFpbmVkIGluIHRoaXMgbGljZW5zZS4gRGVjbGFyZXMKdGhhdCB0aGUgZGVsaXZlcnkgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50IGRvZXMgbm90IGluZnJpbmdlLCBhcyBmYXIgYXMgaXQgaXMKdGhlIHJpZ2h0cyBvZiBhbnkgb3RoZXIgcGVyc29uIG9yIGVudGl0eS4KCmMpIElmIHRoZSBkb2N1bWVudCBkZWxpdmVyZWQgY29udGFpbnMgbWF0ZXJpYWwgd2hpY2ggZG9lcyBub3QKcmlnaHRzLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBvYnRhaW5lZCBhdXRob3JpemF0aW9uIGZyb20gdGhlIGhvbGRlciBvZiB0aGUKY29weXJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdCB0aGlzIG1hdGVyaWFsIHdob3NlIHJpZ2h0cyBhcmUgb2YKdGhpcmQgcGFydGllcyBpcyBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZpZWQgYW5kIHJlY29nbml6ZWQgaW4gdGhlIHRleHQgb3IKY29udGVudCBvZiB0aGUgZG9jdW1lbnQgZGVsaXZlcmVkLgoKSWYgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBiYXNlZCBvbiBmdW5kZWQgb3Igc3VwcG9ydGVkIHdvcmsKYnkgYW5vdGhlciBpbnN0aXR1dGlvbiBvdGhlciB0aGFuIHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBmdWxmaWxsZWQgYW55IG9ibGlnYXRpb25zIHJlcXVpcmVkIGJ5IHRoZSByZXNwZWN0aXZlIGFncmVlbWVudCBvciBhZ3JlZW1lbnQuCgpUaGUgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZG8gUmlvIEdyYW5kZSBkbyBOb3J0ZSB3aWxsIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZnkgaXRzIG5hbWUgKHMpIGFzIHRoZSBhdXRob3IgKHMpIG9yIGhvbGRlciAocykgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50J3MgcmlnaHRzCmRlbGl2ZXJlZCwgYW5kIHdpbGwgbm90IG1ha2UgYW55IGNoYW5nZXMsIG90aGVyIHRoYW4gdGhvc2UgcGVybWl0dGVkIGJ5CnRoaXMgbGljZW5zZQo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-05-27T10:17:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Satisfação do usuário na atenção básica: um caso em uma pequena cidade
title Satisfação do usuário na atenção básica: um caso em uma pequena cidade
spellingShingle Satisfação do usuário na atenção básica: um caso em uma pequena cidade
Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra
Saúde
Gestão pública
Serviços
title_short Satisfação do usuário na atenção básica: um caso em uma pequena cidade
title_full Satisfação do usuário na atenção básica: um caso em uma pequena cidade
title_fullStr Satisfação do usuário na atenção básica: um caso em uma pequena cidade
title_full_unstemmed Satisfação do usuário na atenção básica: um caso em uma pequena cidade
title_sort Satisfação do usuário na atenção básica: um caso em uma pequena cidade
author Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra
author_facet Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra
Medeiros, Isabela Talita Dantas
Brito, Max Leandro de Araújo
Araújo, Maria Valéria Pereira de
author_role author
author2 Medeiros, Isabela Talita Dantas
Brito, Max Leandro de Araújo
Araújo, Maria Valéria Pereira de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra
Medeiros, Isabela Talita Dantas
Brito, Max Leandro de Araújo
Araújo, Maria Valéria Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde
Gestão pública
Serviços
topic Saúde
Gestão pública
Serviços
description Este artigo tem como objetivo analisar a satisfação de usuários que frequentam a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Dinarte Mariz, no município de Parelhas-RN. A metodologia do trabalho é quantitativa, baseada em um estudo de caso com amostragem não probabilística por conveniência, e foi realizada por meio de uma pesquisa com um grupo de pacientes que aguardavam pelo atendimento. Entre os resultados encontrados, é possível perceber que há um alto grau de satisfação dos usuários com os serviços oferecidos pelas UBS da cidade. É essencial analisar a satisfação da população, pois é a partir disso que o gestor pode criar formas de melhorar os serviços oferecidos no município. Ao final do estudo, é possível o entendimento que é necessário, apesar do alto nível de satisfação, investir em programas de promoção e prevenção da saúde, aumentando assim a qualidade da atenção à saúde da população
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-27T10:17:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-27T10:17:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GUARDIA, Mabel Simone de Araújo Bezerra; MEDEIROS, Isabela Talita Dantas; BRITO, Max Leandro de Araújo; ARAÚJO, Maria Valéria Pereira de. Satisfação do usuário na atenção básica: um caso em uma pequena cidade. Humanidades & Inovação, [s. l.], v. 7, n. 2, p. 257-266, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1651. Acesso em: 8 nov. 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32578
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2358-8322
identifier_str_mv GUARDIA, Mabel Simone de Araújo Bezerra; MEDEIROS, Isabela Talita Dantas; BRITO, Max Leandro de Araújo; ARAÚJO, Maria Valéria Pereira de. Satisfação do usuário na atenção básica: um caso em uma pequena cidade. Humanidades & Inovação, [s. l.], v. 7, n. 2, p. 257-266, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1651. Acesso em: 8 nov. 2020.
2358-8322
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Humanidades & Inovação
publisher.none.fl_str_mv Humanidades & Inovação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32578/1/Usu%c3%a1rioAten%c3%a7%c3%a3oB%c3%a1sica_Guardia_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32578/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32578/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5828aa42c69a1d553699c5d04cbfaf64
728dfda2fa81b274c619d08d1dfc1a03
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777036033392640