Adesão das agências de viagens ao comércio eletrônico: um estudo de múltiplos casos em Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hora, Gustavo Araújo da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37511
Resumo: Atualmente a internet vem se tornando a inovação tecnológica que ganha destaque também no turismo, por disponibilizar uma vasta quantidade de informações sobre o tema em qualquer lugar do mundo 24 horas por dia sem que seja necessário investir muito esforço, tempo ou dinheiro. Com isso, o segmento das agências de viagens, apesar de sofrer com o processo da desintermediação ocasionado pelas grandes companhias aéreas e de hotéis que entraram em contato direto com o cliente através do crescimento da internet, viu ao mesmo tempo o surgimento das Agências Virtuais (OTAS – Online Travel Agencies) que veem a internet não como uma ameaça e sim como uma oportunidade através de suas tecnologias de suporte que permitem uma maior divulgação e interação com os usuários e mais agilidade para as vendas com o chamado comércio eletrônico, visto que, essa nova oportunidade disponibilizada pela internet para as vendas na área do turismo é a nova maneira de se manter competitiva no segmento. Diante do exposto, o presente estudo pretende verificar nas agências pesquisadas em Natal/RN, como se encontra esse processo de adesão ao comércio eletrônico tendo como base o modelo “Estrutura de Análise de Comércio Eletrônico de Albertin (2002)”. A metodologia adotada foi à pesquisa qualitativa através do método descritivo exploratório. Foram pesquisadas cinco Agências de Viagens localizadas em Natal/RN (Atlântico Operadora de Turismo, Arituba Turismo, Aerotur, Cap Viagens e Turismo, WRT Viagens e Turismo). Utilizou-se uma entrevista estruturada com 13 questões com perguntas abertas direcionadas para contemplar os aspectos do modelo “Estrutura de Análise de Comércio Eletrônico” de Albertin (2002). Através da análise de conteúdo das respostas obtidas pelos agentes de viagem, verificou-se que o comércio eletrônico já é uma realidade nas agências de viagem pesquisadas em Natal/RN, contudo vale ressaltar que apresentam aspectos de adesão que precisam serem revistos e investidos pelos diretores, logo, as agências de viagens devem continuar a evoluir no processo de adesão ao comércio eletrônico, tendo em vista que, atualmente, apresenta-se como o novo canal de distribuição dos produtos e serviços turísticos e pelo fator de manterem-se competitivas diante o mercado.
id UFRN_88c99772a8f25370eecdb6453a91db28
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37511
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Hora, Gustavo Araújo daChagas, Márcio Marreiro dasBatista, Saulo GomesMendes Filho, Luiz Augusto Machado2017-12-08T14:37:53Z2021-09-22T13:52:43Z2017-12-08T14:37:53Z2021-09-22T13:52:43Z2012200706047HORA, Gustavo Araújo da. Adesão das agências de viagens ao comércio eletrônico: um estudo de múltiplos casos em Natal/RN. 2012. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37511Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilTurismoAgências de viagens e turismoInternetComércio eletrônicoAdesão das agências de viagens ao comércio eletrônico: um estudo de múltiplos casos em Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAtualmente a internet vem se tornando a inovação tecnológica que ganha destaque também no turismo, por disponibilizar uma vasta quantidade de informações sobre o tema em qualquer lugar do mundo 24 horas por dia sem que seja necessário investir muito esforço, tempo ou dinheiro. Com isso, o segmento das agências de viagens, apesar de sofrer com o processo da desintermediação ocasionado pelas grandes companhias aéreas e de hotéis que entraram em contato direto com o cliente através do crescimento da internet, viu ao mesmo tempo o surgimento das Agências Virtuais (OTAS – Online Travel Agencies) que veem a internet não como uma ameaça e sim como uma oportunidade através de suas tecnologias de suporte que permitem uma maior divulgação e interação com os usuários e mais agilidade para as vendas com o chamado comércio eletrônico, visto que, essa nova oportunidade disponibilizada pela internet para as vendas na área do turismo é a nova maneira de se manter competitiva no segmento. Diante do exposto, o presente estudo pretende verificar nas agências pesquisadas em Natal/RN, como se encontra esse processo de adesão ao comércio eletrônico tendo como base o modelo “Estrutura de Análise de Comércio Eletrônico de Albertin (2002)”. A metodologia adotada foi à pesquisa qualitativa através do método descritivo exploratório. Foram pesquisadas cinco Agências de Viagens localizadas em Natal/RN (Atlântico Operadora de Turismo, Arituba Turismo, Aerotur, Cap Viagens e Turismo, WRT Viagens e Turismo). Utilizou-se uma entrevista estruturada com 13 questões com perguntas abertas direcionadas para contemplar os aspectos do modelo “Estrutura de Análise de Comércio Eletrônico” de Albertin (2002). Através da análise de conteúdo das respostas obtidas pelos agentes de viagem, verificou-se que o comércio eletrônico já é uma realidade nas agências de viagem pesquisadas em Natal/RN, contudo vale ressaltar que apresentam aspectos de adesão que precisam serem revistos e investidos pelos diretores, logo, as agências de viagens devem continuar a evoluir no processo de adesão ao comércio eletrônico, tendo em vista que, atualmente, apresenta-se como o novo canal de distribuição dos produtos e serviços turísticos e pelo fator de manterem-se competitivas diante o mercado.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTGustavoAH_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain90353https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37511/1/GustavoAH_Monografia.pdf.txt4c9c68a976da95c4be119a3fce63817bMD51ORIGINALGustavoAH_Monografia.pdfTurismoapplication/pdf489991https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37511/2/GustavoAH_Monografia.pdfddb57ce4ec9f7cc33092be6a6216a83fMD52LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37511/3/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD531_license.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37511/4/1_license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD54123456789/375112021-09-22 10:52:43.203oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-22T13:52:43Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pr_BR.fl_str_mv Adesão das agências de viagens ao comércio eletrônico: um estudo de múltiplos casos em Natal/RN
title Adesão das agências de viagens ao comércio eletrônico: um estudo de múltiplos casos em Natal/RN
spellingShingle Adesão das agências de viagens ao comércio eletrônico: um estudo de múltiplos casos em Natal/RN
Hora, Gustavo Araújo da
Agências de viagens e turismo
Internet
Comércio eletrônico
title_short Adesão das agências de viagens ao comércio eletrônico: um estudo de múltiplos casos em Natal/RN
title_full Adesão das agências de viagens ao comércio eletrônico: um estudo de múltiplos casos em Natal/RN
title_fullStr Adesão das agências de viagens ao comércio eletrônico: um estudo de múltiplos casos em Natal/RN
title_full_unstemmed Adesão das agências de viagens ao comércio eletrônico: um estudo de múltiplos casos em Natal/RN
title_sort Adesão das agências de viagens ao comércio eletrônico: um estudo de múltiplos casos em Natal/RN
author Hora, Gustavo Araújo da
author_facet Hora, Gustavo Araújo da
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Chagas, Márcio Marreiro das
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Batista, Saulo Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Hora, Gustavo Araújo da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendes Filho, Luiz Augusto Machado
contributor_str_mv Mendes Filho, Luiz Augusto Machado
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv Agências de viagens e turismo
Internet
Comércio eletrônico
topic Agências de viagens e turismo
Internet
Comércio eletrônico
description Atualmente a internet vem se tornando a inovação tecnológica que ganha destaque também no turismo, por disponibilizar uma vasta quantidade de informações sobre o tema em qualquer lugar do mundo 24 horas por dia sem que seja necessário investir muito esforço, tempo ou dinheiro. Com isso, o segmento das agências de viagens, apesar de sofrer com o processo da desintermediação ocasionado pelas grandes companhias aéreas e de hotéis que entraram em contato direto com o cliente através do crescimento da internet, viu ao mesmo tempo o surgimento das Agências Virtuais (OTAS – Online Travel Agencies) que veem a internet não como uma ameaça e sim como uma oportunidade através de suas tecnologias de suporte que permitem uma maior divulgação e interação com os usuários e mais agilidade para as vendas com o chamado comércio eletrônico, visto que, essa nova oportunidade disponibilizada pela internet para as vendas na área do turismo é a nova maneira de se manter competitiva no segmento. Diante do exposto, o presente estudo pretende verificar nas agências pesquisadas em Natal/RN, como se encontra esse processo de adesão ao comércio eletrônico tendo como base o modelo “Estrutura de Análise de Comércio Eletrônico de Albertin (2002)”. A metodologia adotada foi à pesquisa qualitativa através do método descritivo exploratório. Foram pesquisadas cinco Agências de Viagens localizadas em Natal/RN (Atlântico Operadora de Turismo, Arituba Turismo, Aerotur, Cap Viagens e Turismo, WRT Viagens e Turismo). Utilizou-se uma entrevista estruturada com 13 questões com perguntas abertas direcionadas para contemplar os aspectos do modelo “Estrutura de Análise de Comércio Eletrônico” de Albertin (2002). Através da análise de conteúdo das respostas obtidas pelos agentes de viagem, verificou-se que o comércio eletrônico já é uma realidade nas agências de viagem pesquisadas em Natal/RN, contudo vale ressaltar que apresentam aspectos de adesão que precisam serem revistos e investidos pelos diretores, logo, as agências de viagens devem continuar a evoluir no processo de adesão ao comércio eletrônico, tendo em vista que, atualmente, apresenta-se como o novo canal de distribuição dos produtos e serviços turísticos e pelo fator de manterem-se competitivas diante o mercado.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-08T14:37:53Z
2021-09-22T13:52:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-08T14:37:53Z
2021-09-22T13:52:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv 200706047
dc.identifier.citation.fl_str_mv HORA, Gustavo Araújo da. Adesão das agências de viagens ao comércio eletrônico: um estudo de múltiplos casos em Natal/RN. 2012. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37511
identifier_str_mv 200706047
HORA, Gustavo Araújo da. Adesão das agências de viagens ao comércio eletrônico: um estudo de múltiplos casos em Natal/RN. 2012. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Turismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37511/1/GustavoAH_Monografia.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37511/2/GustavoAH_Monografia.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37511/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37511/4/1_license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4c9c68a976da95c4be119a3fce63817b
ddb57ce4ec9f7cc33092be6a6216a83f
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797776977241833472