MARGEO: uma linguagem no estudo da geopolítica nas aulas da Geografia escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Jadson dos Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32422
Resumo: A geopolítica é matricial na evolução da ciência geográfica e estruturante para formação do raciocínio espacial em escala global, mundial e local. Essa visão torna, em certa medida, a geografia como a que ensina sobre a divisão da Terra em continentes, países, estados, cidades. A tarefa de desenvolver competências e habilidades que leve a aprendizagem dessas divisões, requer ensinar como os diferentes interesses sociais, econômicos, políticos e culturais tramam as permanências e alterações que movem o cenário geopolítico. Desta feita, o professor de Geografia é levado a desenvolver estratégias de ensino para atingir o propósito. As histórias em quadrinhos apresentam-se como um campo de estudo inovador, considerando que as explorações de temas geopolíticos são recorrentes nessas revistas. O trabalho investiga como as narrativas das Histórias em Quadrinhos podem ser problematizadas para ensinar temáticas da Geopolítica prescritas para a geografia escolar. Outrossim, como a linguagem em quadrinhos pode ser uma estratégia para ensinar Geografia, considerando as escalas de vivência dos alunos, das séries finais do ensino fundamental II, em São Bento do Trairi/RN. As questões nos remetem a análise de Histórias em Quadrinhos (HQs) como uma linguagem que associa ensino e estratégia, com ênfase na Geopolítica e na realidade escolar da cidade de São Bento do Trairi/RN e a proposição de uma HQ para ser usado em sala de aula. A metodologia está baseada na pesquisa bibliográfica, cujo resultado embasa teórico e metodologicamente o trabalho em autores como Serres (2013); Raffestin (1993), Andrade (1995), Souza (1995), Haesbaert (2004), Santos (1999), Vesentini (2010), Fonseca (2017), Claval (1979), Castro (2005), Mello (1999); Costa (1992); Vergueiro (2004), Campos (2013), Silva (2012), Rezende (2009), Cirne (2000), Eisner (1995), Rama e Vergueiro (2006), Pires (2005), Filho (2017); Souza (2019) e na pesquisa exploratória com levantamento e análise de documentos como Plano Municipal de Educação (PME), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Projetos Políticos Pedagógicos e Regimentos Internos das escolas, os planejamentos anuais dos professores dessa disciplina, além de histórias em quadrinhos antigas, livros didáticos da disciplina de Geografia. Foi realizado um levantamento de informações nas escolas objeto da pesquisa sobre o processo de ensino e aprendizagem em Geografia, além de com observações de aulas do 8ª ano e 9ª ano do Ensino Fundamental II. Feito registros fotográficos e anotações em diário de campo, ampliaram os suportes utilizados na pesquisa. Diagnosticamos a carências quanto aos recursos didáticos, estratégias de ensino e as linguagens usadas em sala de aula para trabalhar com os conteúdos da Geopolítica. Considerando essa lacuna propusemos e desenvolvemos a HQ MARGEO para possibilitar aos docentes um material auxiliar ao ensino do raciocínio espacial por meio de uma linguagem especifica.
id UFRN_88d89367c43b7c28fba704b8dfbf0861
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32422
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, José Jadson dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/4613929368777279Troleis, Adriano LimaMelo, Evaneide Maria deDantas, Eugênia Maria2021-05-06T18:08:54Z2021-05-06T18:08:54Z2020-12-17SILVA, José Jadson dos Santos. MARGEO: uma linguagem no estudo da geopolítica nas aulas da Geografia escolar. 2020. 151f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32422Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERESUFRNBrasilGeopolíticaMarvel ComicMARGEOGeografia escolarMARGEO: uma linguagem no estudo da geopolítica nas aulas da Geografia escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA geopolítica é matricial na evolução da ciência geográfica e estruturante para formação do raciocínio espacial em escala global, mundial e local. Essa visão torna, em certa medida, a geografia como a que ensina sobre a divisão da Terra em continentes, países, estados, cidades. A tarefa de desenvolver competências e habilidades que leve a aprendizagem dessas divisões, requer ensinar como os diferentes interesses sociais, econômicos, políticos e culturais tramam as permanências e alterações que movem o cenário geopolítico. Desta feita, o professor de Geografia é levado a desenvolver estratégias de ensino para atingir o propósito. As histórias em quadrinhos apresentam-se como um campo de estudo inovador, considerando que as explorações de temas geopolíticos são recorrentes nessas revistas. O trabalho investiga como as narrativas das Histórias em Quadrinhos podem ser problematizadas para ensinar temáticas da Geopolítica prescritas para a geografia escolar. Outrossim, como a linguagem em quadrinhos pode ser uma estratégia para ensinar Geografia, considerando as escalas de vivência dos alunos, das séries finais do ensino fundamental II, em São Bento do Trairi/RN. As questões nos remetem a análise de Histórias em Quadrinhos (HQs) como uma linguagem que associa ensino e estratégia, com ênfase na Geopolítica e na realidade escolar da cidade de São Bento do Trairi/RN e a proposição de uma HQ para ser usado em sala de aula. A metodologia está baseada na pesquisa bibliográfica, cujo resultado embasa teórico e metodologicamente o trabalho em autores como Serres (2013); Raffestin (1993), Andrade (1995), Souza (1995), Haesbaert (2004), Santos (1999), Vesentini (2010), Fonseca (2017), Claval (1979), Castro (2005), Mello (1999); Costa (1992); Vergueiro (2004), Campos (2013), Silva (2012), Rezende (2009), Cirne (2000), Eisner (1995), Rama e Vergueiro (2006), Pires (2005), Filho (2017); Souza (2019) e na pesquisa exploratória com levantamento e análise de documentos como Plano Municipal de Educação (PME), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Projetos Políticos Pedagógicos e Regimentos Internos das escolas, os planejamentos anuais dos professores dessa disciplina, além de histórias em quadrinhos antigas, livros didáticos da disciplina de Geografia. Foi realizado um levantamento de informações nas escolas objeto da pesquisa sobre o processo de ensino e aprendizagem em Geografia, além de com observações de aulas do 8ª ano e 9ª ano do Ensino Fundamental II. Feito registros fotográficos e anotações em diário de campo, ampliaram os suportes utilizados na pesquisa. Diagnosticamos a carências quanto aos recursos didáticos, estratégias de ensino e as linguagens usadas em sala de aula para trabalhar com os conteúdos da Geopolítica. Considerando essa lacuna propusemos e desenvolvemos a HQ MARGEO para possibilitar aos docentes um material auxiliar ao ensino do raciocínio espacial por meio de uma linguagem especifica.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMARGEOlinguagemestudo_Silva_2020.pdfapplication/pdf13213681https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32422/1/MARGEOlinguagemestudo_Silva_2020.pdf936446b9900f116d7d048055b7c8ee0cMD51123456789/324222021-05-11 20:48:04.623oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32422Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-05-11T23:48:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv MARGEO: uma linguagem no estudo da geopolítica nas aulas da Geografia escolar
title MARGEO: uma linguagem no estudo da geopolítica nas aulas da Geografia escolar
spellingShingle MARGEO: uma linguagem no estudo da geopolítica nas aulas da Geografia escolar
Silva, José Jadson dos Santos
Geopolítica
Marvel Comic
MARGEO
Geografia escolar
title_short MARGEO: uma linguagem no estudo da geopolítica nas aulas da Geografia escolar
title_full MARGEO: uma linguagem no estudo da geopolítica nas aulas da Geografia escolar
title_fullStr MARGEO: uma linguagem no estudo da geopolítica nas aulas da Geografia escolar
title_full_unstemmed MARGEO: uma linguagem no estudo da geopolítica nas aulas da Geografia escolar
title_sort MARGEO: uma linguagem no estudo da geopolítica nas aulas da Geografia escolar
author Silva, José Jadson dos Santos
author_facet Silva, José Jadson dos Santos
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4613929368777279
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Troleis, Adriano Lima
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Melo, Evaneide Maria de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, José Jadson dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dantas, Eugênia Maria
contributor_str_mv Dantas, Eugênia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Geopolítica
Marvel Comic
MARGEO
Geografia escolar
topic Geopolítica
Marvel Comic
MARGEO
Geografia escolar
description A geopolítica é matricial na evolução da ciência geográfica e estruturante para formação do raciocínio espacial em escala global, mundial e local. Essa visão torna, em certa medida, a geografia como a que ensina sobre a divisão da Terra em continentes, países, estados, cidades. A tarefa de desenvolver competências e habilidades que leve a aprendizagem dessas divisões, requer ensinar como os diferentes interesses sociais, econômicos, políticos e culturais tramam as permanências e alterações que movem o cenário geopolítico. Desta feita, o professor de Geografia é levado a desenvolver estratégias de ensino para atingir o propósito. As histórias em quadrinhos apresentam-se como um campo de estudo inovador, considerando que as explorações de temas geopolíticos são recorrentes nessas revistas. O trabalho investiga como as narrativas das Histórias em Quadrinhos podem ser problematizadas para ensinar temáticas da Geopolítica prescritas para a geografia escolar. Outrossim, como a linguagem em quadrinhos pode ser uma estratégia para ensinar Geografia, considerando as escalas de vivência dos alunos, das séries finais do ensino fundamental II, em São Bento do Trairi/RN. As questões nos remetem a análise de Histórias em Quadrinhos (HQs) como uma linguagem que associa ensino e estratégia, com ênfase na Geopolítica e na realidade escolar da cidade de São Bento do Trairi/RN e a proposição de uma HQ para ser usado em sala de aula. A metodologia está baseada na pesquisa bibliográfica, cujo resultado embasa teórico e metodologicamente o trabalho em autores como Serres (2013); Raffestin (1993), Andrade (1995), Souza (1995), Haesbaert (2004), Santos (1999), Vesentini (2010), Fonseca (2017), Claval (1979), Castro (2005), Mello (1999); Costa (1992); Vergueiro (2004), Campos (2013), Silva (2012), Rezende (2009), Cirne (2000), Eisner (1995), Rama e Vergueiro (2006), Pires (2005), Filho (2017); Souza (2019) e na pesquisa exploratória com levantamento e análise de documentos como Plano Municipal de Educação (PME), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Projetos Políticos Pedagógicos e Regimentos Internos das escolas, os planejamentos anuais dos professores dessa disciplina, além de histórias em quadrinhos antigas, livros didáticos da disciplina de Geografia. Foi realizado um levantamento de informações nas escolas objeto da pesquisa sobre o processo de ensino e aprendizagem em Geografia, além de com observações de aulas do 8ª ano e 9ª ano do Ensino Fundamental II. Feito registros fotográficos e anotações em diário de campo, ampliaram os suportes utilizados na pesquisa. Diagnosticamos a carências quanto aos recursos didáticos, estratégias de ensino e as linguagens usadas em sala de aula para trabalhar com os conteúdos da Geopolítica. Considerando essa lacuna propusemos e desenvolvemos a HQ MARGEO para possibilitar aos docentes um material auxiliar ao ensino do raciocínio espacial por meio de uma linguagem especifica.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-06T18:08:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-06T18:08:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, José Jadson dos Santos. MARGEO: uma linguagem no estudo da geopolítica nas aulas da Geografia escolar. 2020. 151f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32422
identifier_str_mv SILVA, José Jadson dos Santos. MARGEO: uma linguagem no estudo da geopolítica nas aulas da Geografia escolar. 2020. 151f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERES
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32422/1/MARGEOlinguagemestudo_Silva_2020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 936446b9900f116d7d048055b7c8ee0c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777164128485376