A representação de infância e criança em Chapeuzinhos Coloridos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Xenia Liane Pereira da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42052
Resumo: A Literatura Infantil possibilita ao leitor uma experiência significativa quando relacionada com a forma peculiar de contar do texto literário. Neste acontece à fusão de realidade e fantasia o que permite a criança constituir relação entre o evidenciado no texto e o seu cotidiano. Apropriando-se da forma com que a sociedade se organiza além do código linguístico e imagético. O presente estudo tem o propósito de descrever e analisar como é construída a representação de criança e infância no livro Chapeuzinhos Coloridos, escrito por José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta (2014). Este é composto por seis histórias (Chapeuzinho Azul, Chapeuzinho Cor de Abóbora, Chapeuzinho Verde, Chapeuzinho Branco, Chapeuzinho Lilás e Chapeuzinho Preto) inspiradas no conto Clássico Chapeuzinho Vermelho. A investigação pautou-se com base nos pontos elencados no trabalho: a apresentação das personagens infantis; a construção de sentidos estabelecida pela cor que determina cada uma das personagens em cada conto, assim como, nas ilustrações; Os aspectos em que o conto moderno aproximam-se e/ou divergem do tradicional. Em termos metodológicos, a pesquisa assume uma abordagem de natureza qualitativa conforme Prodanov & Freitas (2013), também enquadra-se quanto à classificação da pesquisa como bibliográfica, segundo Oliveira (2007). A princípio discorreu-se sobre o surgimento e o conceito de Literatura Infantil. Em seguida, buscou-se conhecer como a concepção de criança e infância foi construída ao longo da história. Posteriormente, fez-se a leitura criteriosa das seis histórias que compõem a obra objeto de estudo, e por fim, realizou-se a análise dos Contos. No tocante aos conhecimentos literários, tem-se como aportes teóricos Lajolo & Zilberman (1991); Palo & Oliveira (1986); Mattar & Mattar (2014). E com relação aos conceitos de criança e infância historicamente construídos conferimos a Ariès (1981). Os resultados evidenciaram que as personagens infantis do livro assemelham-se a representação moderna de criança, pois são construídas a partir de um contexto social e histórico atual. Uma vez que nas narrativas encontram-se característica de conto moderno tanto no enredo como na construção das personagens e temáticas abordadas, entretanto, também foram percebidas características do conto tradicional relacionadas basicamente no que se refere à estrutura e número de personagens, assim como a presença da moral ao fim de cada conto.
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