Margem de segmento como ferramenta de gestão; estudo de caso em Centro de Educação Profissional do SENAC/RN
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40960 |
Resumo: | No Brasil, dentre as inúmeras empresas que ofertam cursos profissionalizantes, estão as instituições do Sistema S, que desempenham um papel significativo na preparação e qualificação de pessoas para o mercado de trabalho. O Sistema S, é caracterizado por ter personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e autorizadas a realizar atividades ou prestar serviços de interesse público, embora esta prestação não seja exclusiva do estado. A prestação de serviço público é realizada através da oferta de cursos gratuitos à população a partir do recebimento de receita compulsória, determinada por lei. Além disso, por não ser exclusivo do Estado, o sistema oferta cursos com a modalidade comercial, ou seja, aqueles pagos por pessoas que tem interesse em se qualificar e não se enquadram nos programas gratuitos. O Serviço Nacional do Comércio (Senac), por exemplo, faz parte deste sistema, ofertando cursos no segmento de comércio de bens, serviços e turismo. Percebendo a necessidade da gestão de custos para o gerenciamento do negócio, o objetivo da pesquisa foi identificar a margem de segmento de 22 turmas (com 5 segmentos diferentes) de um Centro de Educação Profissional (CEP) do Senac RN executados no primeiro semestre de 2015. Para isso, foi necessário recolher informações como: características da entidade, turmas executadas no período estudado e a estrutura dos cursos e os gastos incorridos no período. Este trabalho tem caráter exploratório e descritivo, foi classificado quanto aos procedimentos como sendo um estudo de caso, documental e bibliográfico, utilizando-se de abordagem qualitativa e quantitativa. Quanto a coleta de dados se deu in loco através de levantamento de custos e despesas relativas aos segmentos e ao CEP, e entrevistas com setores responsáveis pela produção das informações, bem como entrevista com o gestor. Os resultados encontrados apontam que todos os segmentos tiveram margem positiva, apesar de uma das turmas ter apresentado segunda margem de segmento negativa. |
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