Otimização de escalas de serviço de tripulações estudo de caso em uma empresa de transporte urbano na região metropolitana de Natal/RN
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15036 |
Resumo: | This work aims to "build" rostering urban bus crews to minimize the cost of overtime. For this purpose a mathematical model was developed based on case study in an urban transport company in the metropolitan region of Natal. This problem is usually known in the literature as the Crew Scheduling Problem (CSP) and classified as NP-hard. The mathematical programming takes into account constraints such as: completion of all trips, daily and maximum allowable range of home and / or food. We used the Xpress-MP software to implement and validate the proposed model. For the tested instances the application of the model allowed a reduction in overtime from 38% to 84% |
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Rocha, Miriam Karlahttp://lattes.cnpq.br/1389310423761626http://lattes.cnpq.br/7266011798625538Leite, Laura Silvia Bahiense da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2291334095539768Lima Júnior, Francisco Chagas deAloise, Dario José2014-12-17T14:53:08Z2013-04-152014-12-17T14:53:08Z2012-06-25ROCHA, Miriam Karla. Otimização de escalas de serviço de tripulações estudo de caso em uma empresa de transporte urbano na região metropolitana de Natal/RN. 2012. 65 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15036This work aims to "build" rostering urban bus crews to minimize the cost of overtime. For this purpose a mathematical model was developed based on case study in an urban transport company in the metropolitan region of Natal. This problem is usually known in the literature as the Crew Scheduling Problem (CSP) and classified as NP-hard. The mathematical programming takes into account constraints such as: completion of all trips, daily and maximum allowable range of home and / or food. We used the Xpress-MP software to implement and validate the proposed model. For the tested instances the application of the model allowed a reduction in overtime from 38% to 84%Este trabalho tem por objetivo construir escalas de serviços de tripulações de ônibus urbano de forma a minimizar o custo com horas extras. Para tanto desenvolveu-se um modelo matemático por meio de um estudo de caso em uma empresa de transporte urbano na região metropolitana de Natal. Este problema, de uma maneira geral, é conhecido na literatura como Problema de Programação de Tripulação (PPT) e classificado como NP-difícil. A programação matemática contempla restrições tais como: realização de todas as viagens, jornada diária máxima permitida e intervalo de repouso e/ou alimentação. Foi utilizado o aplicativo Xpress-MP para implementar e validar o modelo proposto. Para as instâncias testadas o modelo apresentou uma redução da hora extra entre 38% e 84%.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoUFRNBREstratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e OperaçõesEscala de serviço. Transporte urbano. Programação matemática. Xpress- MPRostering. Urban bus. Mathematical programming. Xpress-MPCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOOtimização de escalas de serviço de tripulações estudo de caso em uma empresa de transporte urbano na região metropolitana de Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMiriamKR_DISSERT.pdfapplication/pdf394744https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/15036/1/MiriamKR_DISSERT.pdf86723bb7ac2b34e7cfb757711ca68d77MD51TEXTMiriamKR_DISSERT.pdf.txtMiriamKR_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain85206https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/15036/6/MiriamKR_DISSERT.pdf.txt9c2d85f299ab3f8a9bb77cdb35adecb8MD56THUMBNAILMiriamKR_DISSERT.pdf.jpgMiriamKR_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1884https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/15036/7/MiriamKR_DISSERT.pdf.jpg41ef0167561090d791431e8b2c01f0afMD57123456789/150362017-11-02 03:39:15.243oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/15036Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T06:39:15Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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