Análise do uso do Portal de Periódicos da CAPES na perspectiva de mestres e doutores formados pelo Programa de Pós-graduação em Administração da UFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Ana Cláudia Carvalho de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20937
Resumo: O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) tem como missão prover a Informação em Ciência e Tecnologia (ICT) para usuários do meio acadêmico e é considerado um instrumento relevante para a política de dinamização da pós-graduação para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (C&T) do país. Apesar da sua importância, existem poucos estudos focados na análise da eficácia dessa política. Esta pesquisa visa preencher essa lacuna, pois busca analisar o uso do Portal de Periódicos da CAPES na realização de pesquisas por mestres e doutores formados pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A operacionalização deste objetivo se deu através dos seguintes objetivos específicos: a) caracterizar o perfil dos egressos do PPGA da UFRN quanto a motivação para o uso do Portal de Periódicos da CAPES; b) identificar os aspectos positivos e as dificuldades percebidas pelos egressos no processo de busca da informação no Portal de Periódicos da CAPES; c) identificar o grau de satisfação dos egressos no processo de busca da informação no Portal de Periódicos da CAPES; d) verificar o uso das informações obtidas pelos egressos ao acessarem o Portal para desenvolvimento de suas atividades acadêmicas. A pesquisa é do tipo descritiva, empregando uma estratégia metodológica mista, com predomínio da abordagem quantitativa. A coleta de dados foi feita através de um questionário online (websurvey). Para a análise quantitativa dos dados, foi empregado o método estatístico. Para a análise qualitativa, foi adotado o modelo teórico-metodológico Sense Making de Brenda Dervin e a análise de conteúdo das questões abertas. A amostra investigada foi composta por 90 egressos do PPGA da UFRN que defenderam suas dissertações/teses no período entre 2010-2013, representando 88% dessa população. Quanto ao perfil dos egressos, a análise evidenciou que inexiste diferença quantitativa significativa no tocante ao sexo. Porém, percebeu-se a predominância dos egressos do sexo masculino com idades entre 26 e 30 anos, enquanto que no sexo feminino, a maioria concentrou-se entre 31 e 35 anos. A maioria dos egressos tem formação em nível de mestrado e em sua maioria obtiveram bolsas para cursar sua pós-graduação. Atestou-se também que a imensa maioria dos respondentes disseram ter utilizado o Portal durante sua pós-graduação, sendo que os principais motivos apontados para seu não uso foram: a preferência por acessar outras bases e a falta de conhecimento do Portal. Observou-se que o material informacional mais utilizado no Portal foram as dissertações/teses. Os dados também indicaram que a maior dificuldade para suprir as necessidades de informação, através do uso do Portal, foi o acesso ao texto completo. Destaca-se, também, que todos os que disseram ter utilizado o Portal, também afirmaram ter buscado outras fontes eletrônicas para suprirem suas necessidades de informação. No que se refere ao uso das fontes de informação pesquisadas fora do Portal, foram identificadas fontes tais como: monografias, dissertações, teses. Também ficou em evidência que a fonte de informação eletrônica mais utilizada foi a Scielo. Os resultados revelaram, portanto, que, em relação ao acesso e uso do Portal de Periódicos da CAPES, o Portal tem sido utilizado de forma regular durante a pós-graduação, mas os egressos também acessam outras fontes de informação eletrônicas para suprirem suas necessidades de informação. O estudo também comprovou a importante missão desempenhada pelo Portal para produção da comunicação científica brasileira, embora os usuários tenham reportado a necessidade de melhora de alguns aspectos, para que seu uso seja mais intenso, tais como: realização de treinamentos periódicos para divulgar, incentivar e ensinar a utilizar o Portal de modo mais eficaz; investimento na ampliação do acervo destinado à área de Ciências Sociais Aplicadas e implementação de processos contínuos de avaliação da satisfação dos usuários em relação aos serviços prestados.
id UFRN_966bd71d65ce43f72bc06e27b9e1fae9
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20937
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Miranda, Ana Cláudia Carvalho deCarvalho, Andrea VasconcelosFernandes, Antonio Sérgio AraújoTacconi, Marli de Fátima Ferraz da SilvaRamos, Anatalia Saraiva Martins2016-07-13T18:09:20Z2016-07-13T18:09:20Z2014-09-26MIRANDA, Ana Cláudia Carvalho de. Análise do uso do Portal de Periódicos da CAPES na perspectiva de mestres e doutores formados pelo Programa de Pós-graduação em Administração da UFRN. 2014. 196f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20937O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) tem como missão prover a Informação em Ciência e Tecnologia (ICT) para usuários do meio acadêmico e é considerado um instrumento relevante para a política de dinamização da pós-graduação para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (C&T) do país. Apesar da sua importância, existem poucos estudos focados na análise da eficácia dessa política. Esta pesquisa visa preencher essa lacuna, pois busca analisar o uso do Portal de Periódicos da CAPES na realização de pesquisas por mestres e doutores formados pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A operacionalização deste objetivo se deu através dos seguintes objetivos específicos: a) caracterizar o perfil dos egressos do PPGA da UFRN quanto a motivação para o uso do Portal de Periódicos da CAPES; b) identificar os aspectos positivos e as dificuldades percebidas pelos egressos no processo de busca da informação no Portal de Periódicos da CAPES; c) identificar o grau de satisfação dos egressos no processo de busca da informação no Portal de Periódicos da CAPES; d) verificar o uso das informações obtidas pelos egressos ao acessarem o Portal para desenvolvimento de suas atividades acadêmicas. A pesquisa é do tipo descritiva, empregando uma estratégia metodológica mista, com predomínio da abordagem quantitativa. A coleta de dados foi feita através de um questionário online (websurvey). Para a análise quantitativa dos dados, foi empregado o método estatístico. Para a análise qualitativa, foi adotado o modelo teórico-metodológico Sense Making de Brenda Dervin e a análise de conteúdo das questões abertas. A amostra investigada foi composta por 90 egressos do PPGA da UFRN que defenderam suas dissertações/teses no período entre 2010-2013, representando 88% dessa população. Quanto ao perfil dos egressos, a análise evidenciou que inexiste diferença quantitativa significativa no tocante ao sexo. Porém, percebeu-se a predominância dos egressos do sexo masculino com idades entre 26 e 30 anos, enquanto que no sexo feminino, a maioria concentrou-se entre 31 e 35 anos. A maioria dos egressos tem formação em nível de mestrado e em sua maioria obtiveram bolsas para cursar sua pós-graduação. Atestou-se também que a imensa maioria dos respondentes disseram ter utilizado o Portal durante sua pós-graduação, sendo que os principais motivos apontados para seu não uso foram: a preferência por acessar outras bases e a falta de conhecimento do Portal. Observou-se que o material informacional mais utilizado no Portal foram as dissertações/teses. Os dados também indicaram que a maior dificuldade para suprir as necessidades de informação, através do uso do Portal, foi o acesso ao texto completo. Destaca-se, também, que todos os que disseram ter utilizado o Portal, também afirmaram ter buscado outras fontes eletrônicas para suprirem suas necessidades de informação. No que se refere ao uso das fontes de informação pesquisadas fora do Portal, foram identificadas fontes tais como: monografias, dissertações, teses. Também ficou em evidência que a fonte de informação eletrônica mais utilizada foi a Scielo. Os resultados revelaram, portanto, que, em relação ao acesso e uso do Portal de Periódicos da CAPES, o Portal tem sido utilizado de forma regular durante a pós-graduação, mas os egressos também acessam outras fontes de informação eletrônicas para suprirem suas necessidades de informação. O estudo também comprovou a importante missão desempenhada pelo Portal para produção da comunicação científica brasileira, embora os usuários tenham reportado a necessidade de melhora de alguns aspectos, para que seu uso seja mais intenso, tais como: realização de treinamentos periódicos para divulgar, incentivar e ensinar a utilizar o Portal de modo mais eficaz; investimento na ampliação do acervo destinado à área de Ciências Sociais Aplicadas e implementação de processos contínuos de avaliação da satisfação dos usuários em relação aos serviços prestados.The Brazilian CAPES Journal Portal aims to provide Information in Science and Technology (IST) for academic users. Thus, it is considered a relevant instrument for post-graduation dynamics and the country´s Science and Technology (S&T) development. Despite its importance, there are still few studies that focus on the policy analysis and efficiency of these resources. This research aims to fill in this gap once it proposes an analysis of the use of the CAPES Journal Portal done on behalf of the master´s and doctoral alumni of the Post Graduate Program in Management (PPGA) at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). The operationalization of the research´s main objective was possible through the specific objectives: characterize graduate profile as CAPES Journal Portal users b) identify motivation for the use of CAPES Journal Portal c) detect graduate satisfaction degree in information seeking done at CAPES Journal Portal d) verify graduate satisfaction regarding the use of the CAPES Journal Portal e) verify the use of the information that is obtained by graduates in the development of their academic activities. The research is of descriptive nature employing a mixed methodological strategy in which quantitative approach predominates. Data collection was done through a web survey questionnaire. Quantitative data analysis was made possible through the use of a statistical method. As for qualitative analysis, there was use of the Brenda Dervin´s sense-making approach as well as content analysis in open ended questions. The research samples were composed by 90 graduate students who had defended their dissertation/thesis in the PPGA program at UFRN in the time span of 2010-2013. This represented by 88% of this population. As for user profile, the analysis has made evident that there are no quantitative differences related to gender. There is predominance of male graduates that were aged 26 to 30 years old. As for female graduates, the great majority were 31 o 35 years old. Most graduates had Master´s degree scholarship in order to support their study. It was also seen that the great majority claim to use the Portal during their post graduation studies. The main reasons responsible for non use was: preference for the use of other data bases and lack of knowledge regarding the Portal. It was observed that the most used information resources were theses and dissertations. Data also indicate preference for complete text. Those who have used the Portal also claimed to have used other electronic information fonts in order to fulfill their information needs. The information fonts that were researched outside in the Portal were monographs, dissertations and thesis. Scielo was the most used information font. Results reveal that access and use of the Portal has been done in a regular manner during post graduation studies. But on the other hand, graduates also make use of other electronic information fonts in order to meet their information needs. The study also confirmed the important mission performed by the Portal regarding Brazilian scientific communication production. This was seen even though users have reported the need for improvement in some aspects such as: periodic training in order to promote, encourage and teach more effective use of the portal; investment aiming the expansion of Social Sciences Collection in the Portal as well as the need to implement continuous evaluation process related to user satisfaction in regarding the services provided.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOPortal de Periódicos da CAPESComunicação científicaEstudo de usuáriosPeriódicos eletrônicosPolíticas públicasAnálise do uso do Portal de Periódicos da CAPES na perspectiva de mestres e doutores formados pelo Programa de Pós-graduação em Administração da UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAnáliseUsoPortal_Miranda_2014.pdfAnáliseUsoPortal_Miranda_2014.pdfapplication/pdf2250286https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20937/1/An%c3%a1liseUsoPortal_Miranda_2014.pdf41e7fbaca4589f49453a9bae9427004dMD51TEXTAnaClaudiaCarvalhoDeMiranda_DISSERT.pdf.txtAnaClaudiaCarvalhoDeMiranda_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain424898https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20937/6/AnaClaudiaCarvalhoDeMiranda_DISSERT.pdf.txt4acd851e1f4088ca98304c21dd4fa9bbMD56AnáliseUsoPortal_Miranda_2014.pdf.txtAnáliseUsoPortal_Miranda_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain424898https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20937/8/An%c3%a1liseUsoPortal_Miranda_2014.pdf.txt4acd851e1f4088ca98304c21dd4fa9bbMD58THUMBNAILAnaClaudiaCarvalhoDeMiranda_DISSERT.pdf.jpgAnaClaudiaCarvalhoDeMiranda_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2757https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20937/7/AnaClaudiaCarvalhoDeMiranda_DISSERT.pdf.jpg89af14d8e53e3b0d6dfee99203dc8499MD57AnáliseUsoPortal_Miranda_2014.pdf.jpgAnáliseUsoPortal_Miranda_2014.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2757https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20937/9/An%c3%a1liseUsoPortal_Miranda_2014.pdf.jpg89af14d8e53e3b0d6dfee99203dc8499MD59123456789/209372019-01-29 21:57:24.073oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20937Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T00:57:24Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do uso do Portal de Periódicos da CAPES na perspectiva de mestres e doutores formados pelo Programa de Pós-graduação em Administração da UFRN
title Análise do uso do Portal de Periódicos da CAPES na perspectiva de mestres e doutores formados pelo Programa de Pós-graduação em Administração da UFRN
spellingShingle Análise do uso do Portal de Periódicos da CAPES na perspectiva de mestres e doutores formados pelo Programa de Pós-graduação em Administração da UFRN
Miranda, Ana Cláudia Carvalho de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Portal de Periódicos da CAPES
Comunicação científica
Estudo de usuários
Periódicos eletrônicos
Políticas públicas
title_short Análise do uso do Portal de Periódicos da CAPES na perspectiva de mestres e doutores formados pelo Programa de Pós-graduação em Administração da UFRN
title_full Análise do uso do Portal de Periódicos da CAPES na perspectiva de mestres e doutores formados pelo Programa de Pós-graduação em Administração da UFRN
title_fullStr Análise do uso do Portal de Periódicos da CAPES na perspectiva de mestres e doutores formados pelo Programa de Pós-graduação em Administração da UFRN
title_full_unstemmed Análise do uso do Portal de Periódicos da CAPES na perspectiva de mestres e doutores formados pelo Programa de Pós-graduação em Administração da UFRN
title_sort Análise do uso do Portal de Periódicos da CAPES na perspectiva de mestres e doutores formados pelo Programa de Pós-graduação em Administração da UFRN
author Miranda, Ana Cláudia Carvalho de
author_facet Miranda, Ana Cláudia Carvalho de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Fernandes, Antonio Sérgio Araújo
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da Silva
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Ana Cláudia Carvalho de
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Carvalho, Andrea Vasconcelos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Anatalia Saraiva Martins
contributor_str_mv Carvalho, Andrea Vasconcelos
Ramos, Anatalia Saraiva Martins
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Portal de Periódicos da CAPES
Comunicação científica
Estudo de usuários
Periódicos eletrônicos
Políticas públicas
dc.subject.por.fl_str_mv Portal de Periódicos da CAPES
Comunicação científica
Estudo de usuários
Periódicos eletrônicos
Políticas públicas
description O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) tem como missão prover a Informação em Ciência e Tecnologia (ICT) para usuários do meio acadêmico e é considerado um instrumento relevante para a política de dinamização da pós-graduação para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (C&T) do país. Apesar da sua importância, existem poucos estudos focados na análise da eficácia dessa política. Esta pesquisa visa preencher essa lacuna, pois busca analisar o uso do Portal de Periódicos da CAPES na realização de pesquisas por mestres e doutores formados pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A operacionalização deste objetivo se deu através dos seguintes objetivos específicos: a) caracterizar o perfil dos egressos do PPGA da UFRN quanto a motivação para o uso do Portal de Periódicos da CAPES; b) identificar os aspectos positivos e as dificuldades percebidas pelos egressos no processo de busca da informação no Portal de Periódicos da CAPES; c) identificar o grau de satisfação dos egressos no processo de busca da informação no Portal de Periódicos da CAPES; d) verificar o uso das informações obtidas pelos egressos ao acessarem o Portal para desenvolvimento de suas atividades acadêmicas. A pesquisa é do tipo descritiva, empregando uma estratégia metodológica mista, com predomínio da abordagem quantitativa. A coleta de dados foi feita através de um questionário online (websurvey). Para a análise quantitativa dos dados, foi empregado o método estatístico. Para a análise qualitativa, foi adotado o modelo teórico-metodológico Sense Making de Brenda Dervin e a análise de conteúdo das questões abertas. A amostra investigada foi composta por 90 egressos do PPGA da UFRN que defenderam suas dissertações/teses no período entre 2010-2013, representando 88% dessa população. Quanto ao perfil dos egressos, a análise evidenciou que inexiste diferença quantitativa significativa no tocante ao sexo. Porém, percebeu-se a predominância dos egressos do sexo masculino com idades entre 26 e 30 anos, enquanto que no sexo feminino, a maioria concentrou-se entre 31 e 35 anos. A maioria dos egressos tem formação em nível de mestrado e em sua maioria obtiveram bolsas para cursar sua pós-graduação. Atestou-se também que a imensa maioria dos respondentes disseram ter utilizado o Portal durante sua pós-graduação, sendo que os principais motivos apontados para seu não uso foram: a preferência por acessar outras bases e a falta de conhecimento do Portal. Observou-se que o material informacional mais utilizado no Portal foram as dissertações/teses. Os dados também indicaram que a maior dificuldade para suprir as necessidades de informação, através do uso do Portal, foi o acesso ao texto completo. Destaca-se, também, que todos os que disseram ter utilizado o Portal, também afirmaram ter buscado outras fontes eletrônicas para suprirem suas necessidades de informação. No que se refere ao uso das fontes de informação pesquisadas fora do Portal, foram identificadas fontes tais como: monografias, dissertações, teses. Também ficou em evidência que a fonte de informação eletrônica mais utilizada foi a Scielo. Os resultados revelaram, portanto, que, em relação ao acesso e uso do Portal de Periódicos da CAPES, o Portal tem sido utilizado de forma regular durante a pós-graduação, mas os egressos também acessam outras fontes de informação eletrônicas para suprirem suas necessidades de informação. O estudo também comprovou a importante missão desempenhada pelo Portal para produção da comunicação científica brasileira, embora os usuários tenham reportado a necessidade de melhora de alguns aspectos, para que seu uso seja mais intenso, tais como: realização de treinamentos periódicos para divulgar, incentivar e ensinar a utilizar o Portal de modo mais eficaz; investimento na ampliação do acervo destinado à área de Ciências Sociais Aplicadas e implementação de processos contínuos de avaliação da satisfação dos usuários em relação aos serviços prestados.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-09-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-13T18:09:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-07-13T18:09:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MIRANDA, Ana Cláudia Carvalho de. Análise do uso do Portal de Periódicos da CAPES na perspectiva de mestres e doutores formados pelo Programa de Pós-graduação em Administração da UFRN. 2014. 196f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20937
identifier_str_mv MIRANDA, Ana Cláudia Carvalho de. Análise do uso do Portal de Periódicos da CAPES na perspectiva de mestres e doutores formados pelo Programa de Pós-graduação em Administração da UFRN. 2014. 196f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20937/1/An%c3%a1liseUsoPortal_Miranda_2014.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20937/6/AnaClaudiaCarvalhoDeMiranda_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20937/8/An%c3%a1liseUsoPortal_Miranda_2014.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20937/7/AnaClaudiaCarvalhoDeMiranda_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20937/9/An%c3%a1liseUsoPortal_Miranda_2014.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 41e7fbaca4589f49453a9bae9427004d
4acd851e1f4088ca98304c21dd4fa9bb
4acd851e1f4088ca98304c21dd4fa9bb
89af14d8e53e3b0d6dfee99203dc8499
89af14d8e53e3b0d6dfee99203dc8499
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777113948880896