Omnichannel no Varejo: análises bibliométrica e cientométrica e mapeamento sistemático da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Maria Luisa Martins Sucupira de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35567
Resumo: As lojas de varejo têm sofrido mudanças significativas nos últimos anos com o desenvolvimento de novos canais de vendas e a necessidade de integrá-los para fornecer uma experiência perfeita para o consumidor, constituindo o chamado Omnichannel. O objetivo deste estudo foi obter um panorama do desenvolvimento das pesquisas científicas na área de Omnichannel. Para isso, realizou-se uma Análise Bibliométrica e Cientométrica, usando a ferramenta biblioshiny na base de periódicos Web of Science, seguida de um Mapeamento Sistemático da Literatura. A pesquisa é do tipo exploratória, com abordagem mista. A coleta de dados se deu com a aplicação da string de busca e recuperação dos documentos, sendo executado o protocolo de MSL para compor o portfólio da análise qualitativa. Quanto às técnicas de análise dos dados, no primeiro momento foi realizada uma análise quantitativa a partir de métodos estatísticos de medição da literatura. Em seguida, realizou-se uma análise de conteúdo, com a identificação de categorias/temas. O trabalho apresenta como resultado os artigos mais citados, as afiliações, autores e países mais relevantes, a aplicação da Lei de Bradford, da Lei de Lotka e os diagramas de redes de citações, co-citações e colaborações, facilitando a seleção do material para montagem de uma futura Revisão Sistemática da Literatura, comparando linhas de pensamentos, evolução da discussão do assunto e posições científicas dentro da área de estudo. Foi identificada a prevalência de 3 temas dentro dos textos: Estratégias de Varejo Omnichannel; Logística e Cadeia de Suprimentos; e Comportamento do Consumidor. Também foi proposta uma agenda de pesquisa futura com base nas lacunas encontradas.
id UFRN_9fbee388d4f00357cb586963d2620774
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35567
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Farias, Maria Luisa Martins Sucupira deRamos, Anatália Saraiva Martins2019-12-12T19:41:44Z2021-09-20T15:23:35Z2019-12-12T19:41:44Z2021-09-20T15:23:35Z2019-12-032016046120FARIAS, Maria Luisa Martins Sucupira de. Omnichannel no Varejo: análises bibliométrica e cientométrica e mapeamento sistemático da literatura. 2019. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35567As lojas de varejo têm sofrido mudanças significativas nos últimos anos com o desenvolvimento de novos canais de vendas e a necessidade de integrá-los para fornecer uma experiência perfeita para o consumidor, constituindo o chamado Omnichannel. O objetivo deste estudo foi obter um panorama do desenvolvimento das pesquisas científicas na área de Omnichannel. Para isso, realizou-se uma Análise Bibliométrica e Cientométrica, usando a ferramenta biblioshiny na base de periódicos Web of Science, seguida de um Mapeamento Sistemático da Literatura. A pesquisa é do tipo exploratória, com abordagem mista. A coleta de dados se deu com a aplicação da string de busca e recuperação dos documentos, sendo executado o protocolo de MSL para compor o portfólio da análise qualitativa. Quanto às técnicas de análise dos dados, no primeiro momento foi realizada uma análise quantitativa a partir de métodos estatísticos de medição da literatura. Em seguida, realizou-se uma análise de conteúdo, com a identificação de categorias/temas. O trabalho apresenta como resultado os artigos mais citados, as afiliações, autores e países mais relevantes, a aplicação da Lei de Bradford, da Lei de Lotka e os diagramas de redes de citações, co-citações e colaborações, facilitando a seleção do material para montagem de uma futura Revisão Sistemática da Literatura, comparando linhas de pensamentos, evolução da discussão do assunto e posições científicas dentro da área de estudo. Foi identificada a prevalência de 3 temas dentro dos textos: Estratégias de Varejo Omnichannel; Logística e Cadeia de Suprimentos; e Comportamento do Consumidor. Também foi proposta uma agenda de pesquisa futura com base nas lacunas encontradas.Retail stores have undergone significant changes in recent years with the development of new sales channels and the need to integrate them to provide a seamless customer experience, constituting the so-called Omnichannel. The objective of this study was to obtain an overview of the development of scientific research in the area of Omnichannel. For this, we performed a Bibliometric and Scientometric Analysis, using the biblioshiny tool in the Web of Science journals database, followed by a Systematic Mapping of Literature. The research is exploratory, with mixed approach. Data were collected by applying the search string and retrieving the documents, and the MSL protocol was executed to compose the qualitative analysis portfolio. Regarding data analysis techniques, a quantitative analysis was initially performed using statistical literature measurement methods. Then, a content analysis was performed, identifying categories / themes. It presents as a result the most cited articles, the most relevant affiliations, authors and countries, the application of the Bradford Law, the Lotka Law and the diagrams of citation networks, co-citations and collaborations, facilitating the selection of material for assembling a future Systematic Review of the Literature, comparing thought lines, evolution of the discussion of the subject and scientific positions within the area of study. The prevalence of 3 themes within the texts was identified: Omnichannel Retail Strategies; Logistics and Supply Chain; and Consumer Behavior. A future research agenda was also proposed based on the gaps found.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessVarejo OmnichannelAnálises bibliométrica e cientométricaMapeamento sistemático da literaturaOmnichannel no Varejo: análises bibliométrica e cientométrica e mapeamento sistemático da literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTOmnichannelNoVarejo_Farias_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain117950https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35567/1/OmnichannelNoVarejo_Farias_2019.pdf.txtfce4b0c0278eb650cc292d798de1adabMD51ORIGINALOmnichannelNoVarejo_Farias_2019.pdfapplication/pdf2320485https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35567/2/OmnichannelNoVarejo_Farias_2019.pdfe893701759095105195ac1992fa349d4MD52CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35567/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53LICENSElicense.txttext/plain762https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35567/4/license.txte428689918449bd69f843393981e4109MD54123456789/355672021-09-20 12:23:36.256oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:23:36Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Omnichannel no Varejo: análises bibliométrica e cientométrica e mapeamento sistemático da literatura
title Omnichannel no Varejo: análises bibliométrica e cientométrica e mapeamento sistemático da literatura
spellingShingle Omnichannel no Varejo: análises bibliométrica e cientométrica e mapeamento sistemático da literatura
Farias, Maria Luisa Martins Sucupira de
Varejo Omnichannel
Análises bibliométrica e cientométrica
Mapeamento sistemático da literatura
title_short Omnichannel no Varejo: análises bibliométrica e cientométrica e mapeamento sistemático da literatura
title_full Omnichannel no Varejo: análises bibliométrica e cientométrica e mapeamento sistemático da literatura
title_fullStr Omnichannel no Varejo: análises bibliométrica e cientométrica e mapeamento sistemático da literatura
title_full_unstemmed Omnichannel no Varejo: análises bibliométrica e cientométrica e mapeamento sistemático da literatura
title_sort Omnichannel no Varejo: análises bibliométrica e cientométrica e mapeamento sistemático da literatura
author Farias, Maria Luisa Martins Sucupira de
author_facet Farias, Maria Luisa Martins Sucupira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Maria Luisa Martins Sucupira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Anatália Saraiva Martins
contributor_str_mv Ramos, Anatália Saraiva Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Varejo Omnichannel
Análises bibliométrica e cientométrica
Mapeamento sistemático da literatura
topic Varejo Omnichannel
Análises bibliométrica e cientométrica
Mapeamento sistemático da literatura
description As lojas de varejo têm sofrido mudanças significativas nos últimos anos com o desenvolvimento de novos canais de vendas e a necessidade de integrá-los para fornecer uma experiência perfeita para o consumidor, constituindo o chamado Omnichannel. O objetivo deste estudo foi obter um panorama do desenvolvimento das pesquisas científicas na área de Omnichannel. Para isso, realizou-se uma Análise Bibliométrica e Cientométrica, usando a ferramenta biblioshiny na base de periódicos Web of Science, seguida de um Mapeamento Sistemático da Literatura. A pesquisa é do tipo exploratória, com abordagem mista. A coleta de dados se deu com a aplicação da string de busca e recuperação dos documentos, sendo executado o protocolo de MSL para compor o portfólio da análise qualitativa. Quanto às técnicas de análise dos dados, no primeiro momento foi realizada uma análise quantitativa a partir de métodos estatísticos de medição da literatura. Em seguida, realizou-se uma análise de conteúdo, com a identificação de categorias/temas. O trabalho apresenta como resultado os artigos mais citados, as afiliações, autores e países mais relevantes, a aplicação da Lei de Bradford, da Lei de Lotka e os diagramas de redes de citações, co-citações e colaborações, facilitando a seleção do material para montagem de uma futura Revisão Sistemática da Literatura, comparando linhas de pensamentos, evolução da discussão do assunto e posições científicas dentro da área de estudo. Foi identificada a prevalência de 3 temas dentro dos textos: Estratégias de Varejo Omnichannel; Logística e Cadeia de Suprimentos; e Comportamento do Consumidor. Também foi proposta uma agenda de pesquisa futura com base nas lacunas encontradas.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-12T19:41:44Z
2021-09-20T15:23:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-12T19:41:44Z
2021-09-20T15:23:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2016046120
dc.identifier.citation.fl_str_mv FARIAS, Maria Luisa Martins Sucupira de. Omnichannel no Varejo: análises bibliométrica e cientométrica e mapeamento sistemático da literatura. 2019. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35567
identifier_str_mv 2016046120
FARIAS, Maria Luisa Martins Sucupira de. Omnichannel no Varejo: análises bibliométrica e cientométrica e mapeamento sistemático da literatura. 2019. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35567/1/OmnichannelNoVarejo_Farias_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35567/2/OmnichannelNoVarejo_Farias_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35567/3/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35567/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fce4b0c0278eb650cc292d798de1adab
e893701759095105195ac1992fa349d4
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
e428689918449bd69f843393981e4109
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777077962801152