Omnichannel no Varejo: análises bibliométrica e cientométrica e mapeamento sistemático da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35567 |
Resumo: | As lojas de varejo têm sofrido mudanças significativas nos últimos anos com o desenvolvimento de novos canais de vendas e a necessidade de integrá-los para fornecer uma experiência perfeita para o consumidor, constituindo o chamado Omnichannel. O objetivo deste estudo foi obter um panorama do desenvolvimento das pesquisas científicas na área de Omnichannel. Para isso, realizou-se uma Análise Bibliométrica e Cientométrica, usando a ferramenta biblioshiny na base de periódicos Web of Science, seguida de um Mapeamento Sistemático da Literatura. A pesquisa é do tipo exploratória, com abordagem mista. A coleta de dados se deu com a aplicação da string de busca e recuperação dos documentos, sendo executado o protocolo de MSL para compor o portfólio da análise qualitativa. Quanto às técnicas de análise dos dados, no primeiro momento foi realizada uma análise quantitativa a partir de métodos estatísticos de medição da literatura. Em seguida, realizou-se uma análise de conteúdo, com a identificação de categorias/temas. O trabalho apresenta como resultado os artigos mais citados, as afiliações, autores e países mais relevantes, a aplicação da Lei de Bradford, da Lei de Lotka e os diagramas de redes de citações, co-citações e colaborações, facilitando a seleção do material para montagem de uma futura Revisão Sistemática da Literatura, comparando linhas de pensamentos, evolução da discussão do assunto e posições científicas dentro da área de estudo. Foi identificada a prevalência de 3 temas dentro dos textos: Estratégias de Varejo Omnichannel; Logística e Cadeia de Suprimentos; e Comportamento do Consumidor. Também foi proposta uma agenda de pesquisa futura com base nas lacunas encontradas. |
id |
UFRN_9fbee388d4f00357cb586963d2620774 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35567 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Farias, Maria Luisa Martins Sucupira deRamos, Anatália Saraiva Martins2019-12-12T19:41:44Z2021-09-20T15:23:35Z2019-12-12T19:41:44Z2021-09-20T15:23:35Z2019-12-032016046120FARIAS, Maria Luisa Martins Sucupira de. Omnichannel no Varejo: análises bibliométrica e cientométrica e mapeamento sistemático da literatura. 2019. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35567As lojas de varejo têm sofrido mudanças significativas nos últimos anos com o desenvolvimento de novos canais de vendas e a necessidade de integrá-los para fornecer uma experiência perfeita para o consumidor, constituindo o chamado Omnichannel. O objetivo deste estudo foi obter um panorama do desenvolvimento das pesquisas científicas na área de Omnichannel. Para isso, realizou-se uma Análise Bibliométrica e Cientométrica, usando a ferramenta biblioshiny na base de periódicos Web of Science, seguida de um Mapeamento Sistemático da Literatura. A pesquisa é do tipo exploratória, com abordagem mista. A coleta de dados se deu com a aplicação da string de busca e recuperação dos documentos, sendo executado o protocolo de MSL para compor o portfólio da análise qualitativa. Quanto às técnicas de análise dos dados, no primeiro momento foi realizada uma análise quantitativa a partir de métodos estatísticos de medição da literatura. Em seguida, realizou-se uma análise de conteúdo, com a identificação de categorias/temas. O trabalho apresenta como resultado os artigos mais citados, as afiliações, autores e países mais relevantes, a aplicação da Lei de Bradford, da Lei de Lotka e os diagramas de redes de citações, co-citações e colaborações, facilitando a seleção do material para montagem de uma futura Revisão Sistemática da Literatura, comparando linhas de pensamentos, evolução da discussão do assunto e posições científicas dentro da área de estudo. Foi identificada a prevalência de 3 temas dentro dos textos: Estratégias de Varejo Omnichannel; Logística e Cadeia de Suprimentos; e Comportamento do Consumidor. Também foi proposta uma agenda de pesquisa futura com base nas lacunas encontradas.Retail stores have undergone significant changes in recent years with the development of new sales channels and the need to integrate them to provide a seamless customer experience, constituting the so-called Omnichannel. The objective of this study was to obtain an overview of the development of scientific research in the area of Omnichannel. For this, we performed a Bibliometric and Scientometric Analysis, using the biblioshiny tool in the Web of Science journals database, followed by a Systematic Mapping of Literature. The research is exploratory, with mixed approach. Data were collected by applying the search string and retrieving the documents, and the MSL protocol was executed to compose the qualitative analysis portfolio. Regarding data analysis techniques, a quantitative analysis was initially performed using statistical literature measurement methods. Then, a content analysis was performed, identifying categories / themes. It presents as a result the most cited articles, the most relevant affiliations, authors and countries, the application of the Bradford Law, the Lotka Law and the diagrams of citation networks, co-citations and collaborations, facilitating the selection of material for assembling a future Systematic Review of the Literature, comparing thought lines, evolution of the discussion of the subject and scientific positions within the area of study. The prevalence of 3 themes within the texts was identified: Omnichannel Retail Strategies; Logistics and Supply Chain; and Consumer Behavior. A future research agenda was also proposed based on the gaps found.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessVarejo OmnichannelAnálises bibliométrica e cientométricaMapeamento sistemático da literaturaOmnichannel no Varejo: análises bibliométrica e cientométrica e mapeamento sistemático da literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTOmnichannelNoVarejo_Farias_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain117950https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35567/1/OmnichannelNoVarejo_Farias_2019.pdf.txtfce4b0c0278eb650cc292d798de1adabMD51ORIGINALOmnichannelNoVarejo_Farias_2019.pdfapplication/pdf2320485https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35567/2/OmnichannelNoVarejo_Farias_2019.pdfe893701759095105195ac1992fa349d4MD52CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35567/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53LICENSElicense.txttext/plain762https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35567/4/license.txte428689918449bd69f843393981e4109MD54123456789/355672021-09-20 12:23:36.256oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:23:36Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Omnichannel no Varejo: análises bibliométrica e cientométrica e mapeamento sistemático da literatura |
title |
Omnichannel no Varejo: análises bibliométrica e cientométrica e mapeamento sistemático da literatura |
spellingShingle |
Omnichannel no Varejo: análises bibliométrica e cientométrica e mapeamento sistemático da literatura Farias, Maria Luisa Martins Sucupira de Varejo Omnichannel Análises bibliométrica e cientométrica Mapeamento sistemático da literatura |
title_short |
Omnichannel no Varejo: análises bibliométrica e cientométrica e mapeamento sistemático da literatura |
title_full |
Omnichannel no Varejo: análises bibliométrica e cientométrica e mapeamento sistemático da literatura |
title_fullStr |
Omnichannel no Varejo: análises bibliométrica e cientométrica e mapeamento sistemático da literatura |
title_full_unstemmed |
Omnichannel no Varejo: análises bibliométrica e cientométrica e mapeamento sistemático da literatura |
title_sort |
Omnichannel no Varejo: análises bibliométrica e cientométrica e mapeamento sistemático da literatura |
author |
Farias, Maria Luisa Martins Sucupira de |
author_facet |
Farias, Maria Luisa Martins Sucupira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Maria Luisa Martins Sucupira de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ramos, Anatália Saraiva Martins |
contributor_str_mv |
Ramos, Anatália Saraiva Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Varejo Omnichannel Análises bibliométrica e cientométrica Mapeamento sistemático da literatura |
topic |
Varejo Omnichannel Análises bibliométrica e cientométrica Mapeamento sistemático da literatura |
description |
As lojas de varejo têm sofrido mudanças significativas nos últimos anos com o desenvolvimento de novos canais de vendas e a necessidade de integrá-los para fornecer uma experiência perfeita para o consumidor, constituindo o chamado Omnichannel. O objetivo deste estudo foi obter um panorama do desenvolvimento das pesquisas científicas na área de Omnichannel. Para isso, realizou-se uma Análise Bibliométrica e Cientométrica, usando a ferramenta biblioshiny na base de periódicos Web of Science, seguida de um Mapeamento Sistemático da Literatura. A pesquisa é do tipo exploratória, com abordagem mista. A coleta de dados se deu com a aplicação da string de busca e recuperação dos documentos, sendo executado o protocolo de MSL para compor o portfólio da análise qualitativa. Quanto às técnicas de análise dos dados, no primeiro momento foi realizada uma análise quantitativa a partir de métodos estatísticos de medição da literatura. Em seguida, realizou-se uma análise de conteúdo, com a identificação de categorias/temas. O trabalho apresenta como resultado os artigos mais citados, as afiliações, autores e países mais relevantes, a aplicação da Lei de Bradford, da Lei de Lotka e os diagramas de redes de citações, co-citações e colaborações, facilitando a seleção do material para montagem de uma futura Revisão Sistemática da Literatura, comparando linhas de pensamentos, evolução da discussão do assunto e posições científicas dentro da área de estudo. Foi identificada a prevalência de 3 temas dentro dos textos: Estratégias de Varejo Omnichannel; Logística e Cadeia de Suprimentos; e Comportamento do Consumidor. Também foi proposta uma agenda de pesquisa futura com base nas lacunas encontradas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-12T19:41:44Z 2021-09-20T15:23:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-12T19:41:44Z 2021-09-20T15:23:35Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-12-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
2016046120 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FARIAS, Maria Luisa Martins Sucupira de. Omnichannel no Varejo: análises bibliométrica e cientométrica e mapeamento sistemático da literatura. 2019. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35567 |
identifier_str_mv |
2016046120 FARIAS, Maria Luisa Martins Sucupira de. Omnichannel no Varejo: análises bibliométrica e cientométrica e mapeamento sistemático da literatura. 2019. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35567 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35567/1/OmnichannelNoVarejo_Farias_2019.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35567/2/OmnichannelNoVarejo_Farias_2019.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35567/3/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35567/4/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fce4b0c0278eb650cc292d798de1adab e893701759095105195ac1992fa349d4 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 e428689918449bd69f843393981e4109 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797777077962801152 |