Jogos digitais e a alfabetização matemática na educação infantil
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50906 |
Resumo: | As crianças da geração alpha estão expostas às tecnologias digitais de informação e comunicação desde o seu nascimento; brincam e aprendem utilizando esses recursos. Dentre as tecnologias digitais disponíveis que podem ser utilizadas como recurso pedagógico, os jogos digitais se destacam, tendo em vista a familiaridade das crianças com esses softwares e suas potencialidades, que podem favorecer a construção dos conceitos das diversas áreas do conhecimento, inclusive os da matemática. Sendo assim, esta pesquisa apresenta como objetivo geral analisar possibilidades de uso dos jogos digitais no processo de alfabetização matemática na educação infantil. Além desse, integram a pesquisa os seguintes objetivos específicos: identificar os jogos digitais que podem ser utilizados na alfabetização matemática na educação infantil; construir sequências didáticas que utilizem os jogos digitais para a alfabetização matemática; desenvolver uma proposta de formação para os professores da educação infantil sobre possibilidades de uso jogos digitais no processo de alfabetização matemática; avaliar sequências didáticas que utilizam jogos digitais para a alfabetização matemática, com a colaboração dos participantes do curso de formação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com características da pesquisa-ação, envolvendo os professores do CEI Rui Miranda, localizado no Município de Ceará-Mirim, Rio Grande do Norte. Para fundamentar as discussões foram tecidos diálogos com autores como Prensky (2012), Kenski (2008), Fittipaldi (2009), Alves (2008), Kamii (2012), entre outros. Em seus resultados, a pesquisa evidencia que os jogos digitais podem ser utilizados como recurso pedagógico com o intuito de favorecer o processo de alfabetização matemática e a construção do conceito de número, bem como aponta para a formação dos professores e a presença de uma estrutura tecnológica na escola como requisitos para a integração das tecnologias digitais à prática pedagógica. Apresenta como contribuição um e-book com as sequências didáticas analisadas no decorrer da pesquisa, que representam possibilidades de uso dos jogos digitais no processo de alfabetização matemática na educação infantil e podem inspirar a transformação da prática de muitos docentes, tornando a alfabetização matemática mais prazerosa para as crianças dessa etapa da educação básica. Além disso, também traz como contribuição a proposta formativa desenvolvida e implementada, que pode ser aplicada em outras escolas, visando promover uma formação em contexto sobre a utilização dos jogos digitais no processo de alfabetização matemática na educação infantil. |
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Dentre as tecnologias digitais disponíveis que podem ser utilizadas como recurso pedagógico, os jogos digitais se destacam, tendo em vista a familiaridade das crianças com esses softwares e suas potencialidades, que podem favorecer a construção dos conceitos das diversas áreas do conhecimento, inclusive os da matemática. Sendo assim, esta pesquisa apresenta como objetivo geral analisar possibilidades de uso dos jogos digitais no processo de alfabetização matemática na educação infantil. Além desse, integram a pesquisa os seguintes objetivos específicos: identificar os jogos digitais que podem ser utilizados na alfabetização matemática na educação infantil; construir sequências didáticas que utilizem os jogos digitais para a alfabetização matemática; desenvolver uma proposta de formação para os professores da educação infantil sobre possibilidades de uso jogos digitais no processo de alfabetização matemática; avaliar sequências didáticas que utilizam jogos digitais para a alfabetização matemática, com a colaboração dos participantes do curso de formação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com características da pesquisa-ação, envolvendo os professores do CEI Rui Miranda, localizado no Município de Ceará-Mirim, Rio Grande do Norte. Para fundamentar as discussões foram tecidos diálogos com autores como Prensky (2012), Kenski (2008), Fittipaldi (2009), Alves (2008), Kamii (2012), entre outros. Em seus resultados, a pesquisa evidencia que os jogos digitais podem ser utilizados como recurso pedagógico com o intuito de favorecer o processo de alfabetização matemática e a construção do conceito de número, bem como aponta para a formação dos professores e a presença de uma estrutura tecnológica na escola como requisitos para a integração das tecnologias digitais à prática pedagógica. Apresenta como contribuição um e-book com as sequências didáticas analisadas no decorrer da pesquisa, que representam possibilidades de uso dos jogos digitais no processo de alfabetização matemática na educação infantil e podem inspirar a transformação da prática de muitos docentes, tornando a alfabetização matemática mais prazerosa para as crianças dessa etapa da educação básica. Além disso, também traz como contribuição a proposta formativa desenvolvida e implementada, que pode ser aplicada em outras escolas, visando promover uma formação em contexto sobre a utilização dos jogos digitais no processo de alfabetização matemática na educação infantil.The alpha Generation children are exposed to digital information and communication technologies from birth, play and learn using these resources. Among the available digital technologies that can be used as a pedagogical resource, digital games stand out, given the children`s familiarity with these software and their potential, which can favor the construction of concepts in different areas of knowledge, including mathematics. Therefore, this research has as a general objective to analyze possibilities of use of digital games in the process of mathematical literacy in early childhood education. In addition to this, the following specific objectives are part of the research: identify digital games that can be used in mathematical literacy in early childhood education; build didactic sequences that use digital games for mathematical literacy, develop a training proposal for early childhood education teachers on the possibilities of using digital games in the process of mathematical literacy, to evaluate didactic sequences, using digital games for mathematical literacy, with the collaboration of the participants of the training course. This is a qualitative research, with action research characteristics, involving teachers from CEI Rui Miranda, located in the municipality of Ceará-Mirim, Rio Grande do Norte. To support the discussions, dialogues were woven with authors such as Prensky (2012), Kenski (2008), Fittipaldi (2009), Alves (2008), Kamii (2012), among others. In its results, the research shows that digital games can be used as a pedagogical resource in order to favor the process of mathematical literacy and the construction of the concept of number, as well as pointing to the of a technological structure in school as requirements for the integration of digital technologies into pedagogical practice. It presented as a contribution an e-book with the didactic sequences analyzed during the research, which represent possibilities for the use of digital games in the process of mathematical literacy in early childhood education and can inspire the transformation of the practice of many teachers, make mathematical literacy more enjoyable for children at this stage of basic education. In addition, it also brings as a contribution the training proposal developed and implemented, which can be applied in other schools, aiming to promote training in the context on the use of digital games in the process of mathematical literacy in early childhood education.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação infantilAlfabetização matemáticaJogos digitaisJogos digitais e a alfabetização matemática na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJogosdigitaisalfabetizacao_Gomes_2022.pdfapplication/pdf1964585https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50906/1/Jogosdigitaisalfabetizacao_Gomes_2022.pdf33454969fbca1ba8ff21c65132f15acdMD51123456789/509062023-01-10 16:44:59.276oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50906Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-10T19:44:59Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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