Jogos digitais e a alfabetização matemática na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Daniele Lorena
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50906
Resumo: As crianças da geração alpha estão expostas às tecnologias digitais de informação e comunicação desde o seu nascimento; brincam e aprendem utilizando esses recursos. Dentre as tecnologias digitais disponíveis que podem ser utilizadas como recurso pedagógico, os jogos digitais se destacam, tendo em vista a familiaridade das crianças com esses softwares e suas potencialidades, que podem favorecer a construção dos conceitos das diversas áreas do conhecimento, inclusive os da matemática. Sendo assim, esta pesquisa apresenta como objetivo geral analisar possibilidades de uso dos jogos digitais no processo de alfabetização matemática na educação infantil. Além desse, integram a pesquisa os seguintes objetivos específicos: identificar os jogos digitais que podem ser utilizados na alfabetização matemática na educação infantil; construir sequências didáticas que utilizem os jogos digitais para a alfabetização matemática; desenvolver uma proposta de formação para os professores da educação infantil sobre possibilidades de uso jogos digitais no processo de alfabetização matemática; avaliar sequências didáticas que utilizam jogos digitais para a alfabetização matemática, com a colaboração dos participantes do curso de formação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com características da pesquisa-ação, envolvendo os professores do CEI Rui Miranda, localizado no Município de Ceará-Mirim, Rio Grande do Norte. Para fundamentar as discussões foram tecidos diálogos com autores como Prensky (2012), Kenski (2008), Fittipaldi (2009), Alves (2008), Kamii (2012), entre outros. Em seus resultados, a pesquisa evidencia que os jogos digitais podem ser utilizados como recurso pedagógico com o intuito de favorecer o processo de alfabetização matemática e a construção do conceito de número, bem como aponta para a formação dos professores e a presença de uma estrutura tecnológica na escola como requisitos para a integração das tecnologias digitais à prática pedagógica. Apresenta como contribuição um e-book com as sequências didáticas analisadas no decorrer da pesquisa, que representam possibilidades de uso dos jogos digitais no processo de alfabetização matemática na educação infantil e podem inspirar a transformação da prática de muitos docentes, tornando a alfabetização matemática mais prazerosa para as crianças dessa etapa da educação básica. Além disso, também traz como contribuição a proposta formativa desenvolvida e implementada, que pode ser aplicada em outras escolas, visando promover uma formação em contexto sobre a utilização dos jogos digitais no processo de alfabetização matemática na educação infantil.
id UFRN_a2c1022181c41623529cea8357258fb1
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50906
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Gomes, Daniele Lorenahttp://lattes.cnpq.br/4744430844295365http://lattes.cnpq.br/5008583007971704Petry, Arlete dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/7426037066308934Kranz, Cláudia RosanaAlves, Francisca Terezinha OliveiraPaiva, Maria Cristina Leandro de2023-01-10T19:44:16Z2023-01-10T19:44:16Z2022-10-04GOMES, Daniele Lorena. Jogos digitais e a alfabetização matemática na educação infantil. Orientador: Maria Cristina Leandro de Paiva. 2022. 202f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50906As crianças da geração alpha estão expostas às tecnologias digitais de informação e comunicação desde o seu nascimento; brincam e aprendem utilizando esses recursos. Dentre as tecnologias digitais disponíveis que podem ser utilizadas como recurso pedagógico, os jogos digitais se destacam, tendo em vista a familiaridade das crianças com esses softwares e suas potencialidades, que podem favorecer a construção dos conceitos das diversas áreas do conhecimento, inclusive os da matemática. Sendo assim, esta pesquisa apresenta como objetivo geral analisar possibilidades de uso dos jogos digitais no processo de alfabetização matemática na educação infantil. Além desse, integram a pesquisa os seguintes objetivos específicos: identificar os jogos digitais que podem ser utilizados na alfabetização matemática na educação infantil; construir sequências didáticas que utilizem os jogos digitais para a alfabetização matemática; desenvolver uma proposta de formação para os professores da educação infantil sobre possibilidades de uso jogos digitais no processo de alfabetização matemática; avaliar sequências didáticas que utilizam jogos digitais para a alfabetização matemática, com a colaboração dos participantes do curso de formação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com características da pesquisa-ação, envolvendo os professores do CEI Rui Miranda, localizado no Município de Ceará-Mirim, Rio Grande do Norte. Para fundamentar as discussões foram tecidos diálogos com autores como Prensky (2012), Kenski (2008), Fittipaldi (2009), Alves (2008), Kamii (2012), entre outros. Em seus resultados, a pesquisa evidencia que os jogos digitais podem ser utilizados como recurso pedagógico com o intuito de favorecer o processo de alfabetização matemática e a construção do conceito de número, bem como aponta para a formação dos professores e a presença de uma estrutura tecnológica na escola como requisitos para a integração das tecnologias digitais à prática pedagógica. Apresenta como contribuição um e-book com as sequências didáticas analisadas no decorrer da pesquisa, que representam possibilidades de uso dos jogos digitais no processo de alfabetização matemática na educação infantil e podem inspirar a transformação da prática de muitos docentes, tornando a alfabetização matemática mais prazerosa para as crianças dessa etapa da educação básica. Além disso, também traz como contribuição a proposta formativa desenvolvida e implementada, que pode ser aplicada em outras escolas, visando promover uma formação em contexto sobre a utilização dos jogos digitais no processo de alfabetização matemática na educação infantil.The alpha Generation children are exposed to digital information and communication technologies from birth, play and learn using these resources. Among the available digital technologies that can be used as a pedagogical resource, digital games stand out, given the children`s familiarity with these software and their potential, which can favor the construction of concepts in different areas of knowledge, including mathematics. Therefore, this research has as a general objective to analyze possibilities of use of digital games in the process of mathematical literacy in early childhood education. In addition to this, the following specific objectives are part of the research: identify digital games that can be used in mathematical literacy in early childhood education; build didactic sequences that use digital games for mathematical literacy, develop a training proposal for early childhood education teachers on the possibilities of using digital games in the process of mathematical literacy, to evaluate didactic sequences, using digital games for mathematical literacy, with the collaboration of the participants of the training course. This is a qualitative research, with action research characteristics, involving teachers from CEI Rui Miranda, located in the municipality of Ceará-Mirim, Rio Grande do Norte. To support the discussions, dialogues were woven with authors such as Prensky (2012), Kenski (2008), Fittipaldi (2009), Alves (2008), Kamii (2012), among others. In its results, the research shows that digital games can be used as a pedagogical resource in order to favor the process of mathematical literacy and the construction of the concept of number, as well as pointing to the of a technological structure in school as requirements for the integration of digital technologies into pedagogical practice. It presented as a contribution an e-book with the didactic sequences analyzed during the research, which represent possibilities for the use of digital games in the process of mathematical literacy in early childhood education and can inspire the transformation of the practice of many teachers, make mathematical literacy more enjoyable for children at this stage of basic education. In addition, it also brings as a contribution the training proposal developed and implemented, which can be applied in other schools, aiming to promote training in the context on the use of digital games in the process of mathematical literacy in early childhood education.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação infantilAlfabetização matemáticaJogos digitaisJogos digitais e a alfabetização matemática na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJogosdigitaisalfabetizacao_Gomes_2022.pdfapplication/pdf1964585https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50906/1/Jogosdigitaisalfabetizacao_Gomes_2022.pdf33454969fbca1ba8ff21c65132f15acdMD51123456789/509062023-01-10 16:44:59.276oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50906Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-10T19:44:59Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogos digitais e a alfabetização matemática na educação infantil
title Jogos digitais e a alfabetização matemática na educação infantil
spellingShingle Jogos digitais e a alfabetização matemática na educação infantil
Gomes, Daniele Lorena
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Educação infantil
Alfabetização matemática
Jogos digitais
title_short Jogos digitais e a alfabetização matemática na educação infantil
title_full Jogos digitais e a alfabetização matemática na educação infantil
title_fullStr Jogos digitais e a alfabetização matemática na educação infantil
title_full_unstemmed Jogos digitais e a alfabetização matemática na educação infantil
title_sort Jogos digitais e a alfabetização matemática na educação infantil
author Gomes, Daniele Lorena
author_facet Gomes, Daniele Lorena
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4744430844295365
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5008583007971704
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Petry, Arlete dos Santos
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7426037066308934
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Kranz, Cláudia Rosana
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Alves, Francisca Terezinha Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Daniele Lorena
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paiva, Maria Cristina Leandro de
contributor_str_mv Paiva, Maria Cristina Leandro de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Educação infantil
Alfabetização matemática
Jogos digitais
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Alfabetização matemática
Jogos digitais
description As crianças da geração alpha estão expostas às tecnologias digitais de informação e comunicação desde o seu nascimento; brincam e aprendem utilizando esses recursos. Dentre as tecnologias digitais disponíveis que podem ser utilizadas como recurso pedagógico, os jogos digitais se destacam, tendo em vista a familiaridade das crianças com esses softwares e suas potencialidades, que podem favorecer a construção dos conceitos das diversas áreas do conhecimento, inclusive os da matemática. Sendo assim, esta pesquisa apresenta como objetivo geral analisar possibilidades de uso dos jogos digitais no processo de alfabetização matemática na educação infantil. Além desse, integram a pesquisa os seguintes objetivos específicos: identificar os jogos digitais que podem ser utilizados na alfabetização matemática na educação infantil; construir sequências didáticas que utilizem os jogos digitais para a alfabetização matemática; desenvolver uma proposta de formação para os professores da educação infantil sobre possibilidades de uso jogos digitais no processo de alfabetização matemática; avaliar sequências didáticas que utilizam jogos digitais para a alfabetização matemática, com a colaboração dos participantes do curso de formação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com características da pesquisa-ação, envolvendo os professores do CEI Rui Miranda, localizado no Município de Ceará-Mirim, Rio Grande do Norte. Para fundamentar as discussões foram tecidos diálogos com autores como Prensky (2012), Kenski (2008), Fittipaldi (2009), Alves (2008), Kamii (2012), entre outros. Em seus resultados, a pesquisa evidencia que os jogos digitais podem ser utilizados como recurso pedagógico com o intuito de favorecer o processo de alfabetização matemática e a construção do conceito de número, bem como aponta para a formação dos professores e a presença de uma estrutura tecnológica na escola como requisitos para a integração das tecnologias digitais à prática pedagógica. Apresenta como contribuição um e-book com as sequências didáticas analisadas no decorrer da pesquisa, que representam possibilidades de uso dos jogos digitais no processo de alfabetização matemática na educação infantil e podem inspirar a transformação da prática de muitos docentes, tornando a alfabetização matemática mais prazerosa para as crianças dessa etapa da educação básica. Além disso, também traz como contribuição a proposta formativa desenvolvida e implementada, que pode ser aplicada em outras escolas, visando promover uma formação em contexto sobre a utilização dos jogos digitais no processo de alfabetização matemática na educação infantil.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-10-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-10T19:44:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-10T19:44:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GOMES, Daniele Lorena. Jogos digitais e a alfabetização matemática na educação infantil. Orientador: Maria Cristina Leandro de Paiva. 2022. 202f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50906
identifier_str_mv GOMES, Daniele Lorena. Jogos digitais e a alfabetização matemática na educação infantil. Orientador: Maria Cristina Leandro de Paiva. 2022. 202f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50906/1/Jogosdigitaisalfabetizacao_Gomes_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 33454969fbca1ba8ff21c65132f15acd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797776927835029504